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Autoridade de domínio: como melhorar a do seu site?

Por Aricia Faria 13/09/2022
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Na hora de avaliar o potencial ou a reputação de um site, a autoridade de domínio faz parte das métricas a serem observadas.


O indicativo desenvolvido pela Moz faz parte das estratégias de SEO que os mecanismos de buscas, como o Google, identificam na hora de rankear um endereço eletrônico e colocá-lo nas primeiras páginas de pesquisa. 


Ter uma boa classificação na Autoridade de Domínio faz total diferença para que seu site esteja nas primeiras posições orgânicas e consiga um número expressivo de cliques. 


Para uma boa pontuação nessa métrica valorizada pelo Google, algumas práticas são essenciais. Acompanhe conosco e saiba como melhorar a autoridade de domínio de seu site!

Como saber a autoridade de um domínio?

Antes de tudo, é preciso entender que a autoridade de um domínio é medida em uma escala de 1 a 100. Sendo os números perto de 1 as classificações baixas e as próximas a 100, as mais altas.

Por algumas plataformas que simulam o comportamento do Google, você consegue descobrir a autoridade de domínio de seu site. Recomendamos a Ahrefs e Website Authority Checker para acompanhar essa e outras métricas importantes. Uma dica é gerar relatórios mensais para verificar se houve alguma evolução com as estratégias de SEO aplicadas. 

Como aumentar a autoridade de domínio?


Agora é a cereja do bolo deste conteúdo: é hora de aprender as práticas que melhoram a autoridade de domínio e contribuem com uma maior conversão de vendas. 

Backlinks

Indicação faz a diferença, não é mesmo? E isso é verdade até no Marketing Digital! Quando outros sites apontam para o seu através do link building, o Google entende que sua empresa é referência no assunto.  


Mas cuidado: para que essa referência seja positiva, os domínios referidos também precisam ter uma boa autoridade de domínio. E não adianta pedir troca de links para site que não tem nada a ver com sua empresa. O Google Bots vai entender que você está tentando burlar o sistema! 


Então, a boa prática é entender quais são os endereços que não são concorrentes, mas que fazem sentido pra sua empresa; depois, jogue o domínio no Ahrefs e confira se a marca tem uma classificação significativa de Domain Authority. Se faz sentido pro seu site e se tem uma positiva autoridade de domínio, é hora de propor uma parceria. 


Outra atenção: a troca recorrente de links entre dois domínios, pode ser classificado como Black Hat. Pense em tática triangular para o link building: a empresa A fará uma indicação para a empresa B, que fará uma linkagem para seu site (C). Lembre-se de fornecedores e parceiros para te ajudar nessa prática.


A tendência é que, ao receber um link follow de um site com autoridade superior ao seu, logo seu domain authority aumenta. 

Vida Útil

A idade do domínio também influencia em sua classificação. Naturalmente, sites mais antigos têm um volume maior de backlinks e já possuem uma reputação construída pelos mecanismos de buscas. 


Se seu domínio é novo, é natural que sua autoridade comece mínima. Se é o caso da sua empresa, ser citado por uma url mais antiga é uma boa prática para alcançar uma autoridade mais rápido. 

Otimizações On Page

Práticas de SEO são importantes para sinalizar ao Google a existência e finalidade de sua empresa. Assim, seu site tem mais chances de estar nas primeiras páginas de busca


Comece pelo básico:

  • Instale um plugin de SEO (Yoast ou Rank Math)

  • Crie um sitemap

  • Crie e adicione arquivos robots.txt na raíz de seu site

  • Instale o Google Analytics

  • Instale o Google Search Console


Para para o técnico:

  • Identifique e conserte erros de indexação

  • Verifique a velocidade

  • Conserte links quebrados

  • Confira se é responsivo para mobile

  • Migre para o HTTPs

  • Confira e conserte conteúdos duplicados


Um programador pode te ajudar nessas etapas!


Defina o foco do site:

  • Escolha e crie uma planilha com as palavras-chave principais

  • Defina as categorias e produtos

  • Escolha um tema com boa escaneabilidade


Otimize o conteúdo:

  • Use URLs curtas

  • Escreva as Titles, Meta Description e Texto Alternativo com as palavras-chave

  • Suba imagens leves 

  • Seja objetivo e prático nos textos 

  • Se houver blog, pense em pautas com os termos importantes e sempre atualize os conteúdos 


Ficou mais fácil de entender sobre o que é e como melhorar a autoridade de domínio? Confira outros assuntos que ajudam o seu site a converter mais vendas!




 

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