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Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.

Por BeeOn 16/11/2021
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O marketing interativo é uma estratégia voltada para gerar interação e, consequentemente, o envolvimento de clientes. No mercado atual, uma troca bem estabelecida entre consumidor e marca, gera dados valiosos para aprimoramento.  

Interações ricas, assim como um diálogo íntimo e personalizado, são peças-chave para um relacionamento próspero e fiel.

Se você sempre ficou com dúvidas sobre o que é marketing interativo, como interagir com o seu público-alvo e gostaria de ver alguns exemplos, acompanhe o conteúdo!

O que é marketing interativo?

O marketing interativo provoca e promove a interação do consumidor com a sua marca, seja através de conversas regulares, questionários, lives, quizzes ou landing pages, aumentando o grau de envolvimento.

Assim, se trata de toda ação interativa baseada na troca e que, constantemente, inverte o papel do emissor e do receptor, possibilitando uma comunicação horizontal.

À medida que a persona interage com a sua marca, além do nível de confiança crescer, é possível coletar dados tanto sobre hábitos de consumo, frequência de compras, preferências e estilo de vida, como dificuldades encontradas no uso do serviço.

Quanto mais as empresas estabelecem diálogos satisfatórios, oferecem benefícios antes de um formulário ou se esforçam para criar experiências marcantes, os usuários se tornam mais suscetíveis a desenvolverem um relacionamento e guardam memórias afetivas sobre a marca.

É a partir da troca e do contato que o conhecimento acerca do consumidor pode ser aprofundado, permitindo aperfeiçoar produtos e serviços, atender necessidades que estavam ocultas e aumentar o engajamento nos canais digitais. 

Como se estivesse em um filme, o marketing interativo quebra a quarta parede. Certamente, você se lembra de alguma obra cinematográfica que te surpreendeu com uma interação direta, não lembra?

O que comprova, mais uma vez, como a interatividade tende a ficar mais tempo na memória dos clientes.

Ou seja, abrir espaço para que o público participe de uma ação tão próxima e incluí-lo em diferentes processos, desperta maior interesse e demonstra a preocupação da empresa em garantir uma excelente experiência. 

Quais são as vantagens do marketing interativo?

As vantagens do marketing interativo são inúmeras, como você deve ter percebido no tópico apresentado anteriormente. Assim, entre os principais benefícios estão:

  • Enriquecimento do banco de dados: 

Mais informações sobre o seu público-alvo e a sua persona significam mais chances de atender às expectativas de ambas, tomar decisões mais precisas, surpreender com atualizações coerentes e melhorar os resultados de sua empresa. 

  • Envolvimento:

Se um potencial comprador permanecer por mais tempo em seu site, empenhado em responder um quizz ou fornecer os primeiros dados em uma landing page, possivelmente, ele deve pesquisar por outras informações e se manter ainda mais imerso. 

  • Engajamento:

Assegurar que o cliente tenha interações positivas com a marca, sendo tratado como um amigo importante e querido, aumenta a possibilidade de ele relatar sua experiência satisfatória, acompanhar, nutrir um relacionamento e divulgar a empresa em suas redes sociais ou em conversas com amigos.

  • Valorização do cliente:

Ao criar esse espaço de relacionamento por meio do marketing interativo, o consumidor percebe que a marca não o trata como mais um, há a sensação de que ele é escutado e que também contribui para o crescimento da marca.

  • Fidelização:

Um cliente que sabe que é valorizado, confia mais no seu negócio. E a confiança é a base de um relacionamento de sucesso, o que impacta os níveis de fidelização e o comprometimento com a sua marca. 

Como fazer marketing interativo?

Ao longo do conteúdo, foram apresentadas algumas formas de implementar o marketing interativo no seu negócio. Então, preparamos uma lista com os principais exemplos. Confira:


  • Lives: o recurso de lives disponibilizado em diferentes redes sociais, permite que você fale com o seu público em tempo real, possibilitando uma conversa informal, esclarecimento de dúvidas e mais intimidade. 

  • Quizz: o hábito de responder quizzes e testes de personalidade têm crescido atualmente, sobretudo, como forma de entretenimento. As pessoas querem saber o que mais combina com elas, então, por que não utilizar perguntas descontraídas para obter respostas valiosas?

  • Diálogos frequentes: como o intuito é alimentar o relacionamento de vocês, é importante que o seu cliente não te esqueça. Por isso, o ideal é se manter presente, tanto através da interatividade nas redes sociais, como por meio de um suporte amigável.

Quais são as características do marketing transacional?

Diferentemente do marketing interativo, o marketing transacional busca transmitir a sua mensagem para todo o seu público-alvo, sem personalização, onde o emissor e o receptor são muito bem delineados. 

 

Se fala de uma estratégia tradicional, uma vez que o principal objetivo não é garantir uma experiência marcante ao cliente, mas se certificar de que um grande número de pessoas saiba da existência do seu produto ou serviço e o consuma mesmo que somente uma vez.


Neste sentido, o relacionamento com o cliente não é uma de suas grandes ambições. Já que, quando as marcas buscam por vendas rápidas, o consumidor sequer tem espaço para envolvimento e tão pouco foi educado para o produto que está prestes a adquirir. 


Como a satisfação ou atender às expectativas do usuário não é o foco da empresa, o tipo de relação que se prossegue é bastante superficial, o que significa que dificilmente ocorrerá a fidelização do cliente. 


Desse modo, o que o marketing transacional faz é perseguir um maior volume de vendas, a obtenção de novos clientes e os resultados a curto prazo. 


E atualmente, os consumidores procuram marcas cada vez mais humanizadas, que se preocupam em transmitir sentimentos e em oferecer a possibilidade de diálogo, tirando-os da posição de seres passivos. 


Como você deve ter percebido, por se tratar de uma ferramenta tradicional, a qual ignora parte da jornada do cliente, a retenção de clientes não é uma de suas consequências. 


Portanto, o seu uso deve ser feito com cautela, em momentos específicos e combinado a outras estratégias.

O que é o marketing de rede?

O marketing de rede é uma forma de venda direta, o que quer dizer que o vendedor comercializa um produto ou serviço diretamente para o consumidor final. Ou seja, não há outras interferências durante todo o processo.


O que ocorre é que os bens comercializados são comprados logo com o fabricante, assim, por serem adquiridos ainda em fábrica, os custos são menores e as chances de lucratividade maiores. 


A partir disso, o distribuidor deve se encarregar de criar a sua própria rede de contatos com parcerias confiáveis e clientes educados o suficiente para consumirem o seu produto. 


Por ser um processo tão direto, baseado no relacionamento entre vendedor e cliente, o marketing interativo se apresenta como um aliado indispensável. Garantir diálogos contínuos e a aproximação do consumidor, colocam a satisfação do cliente em foco e as chances do seu negócio prosperar. 


Depois de absorver o conteúdo, provavelmente, agora você sabe o quanto o marketing interativo é importante para consolidar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes. Aproveite para colocar essa estratégia em prática e aprender mais!

 

 

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