Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.

Por BeeOn 16/11/2021
Compartilhe

O marketing interativo é uma estratégia voltada para gerar interação e, consequentemente, o envolvimento de clientes. No mercado atual, uma troca bem estabelecida entre consumidor e marca, gera dados valiosos para aprimoramento.  

Interações ricas, assim como um diálogo íntimo e personalizado, são peças-chave para um relacionamento próspero e fiel.

Se você sempre ficou com dúvidas sobre o que é marketing interativo, como interagir com o seu público-alvo e gostaria de ver alguns exemplos, acompanhe o conteúdo!

O que é marketing interativo?

O marketing interativo provoca e promove a interação do consumidor com a sua marca, seja através de conversas regulares, questionários, lives, quizzes ou landing pages, aumentando o grau de envolvimento.

Assim, se trata de toda ação interativa baseada na troca e que, constantemente, inverte o papel do emissor e do receptor, possibilitando uma comunicação horizontal.

À medida que a persona interage com a sua marca, além do nível de confiança crescer, é possível coletar dados tanto sobre hábitos de consumo, frequência de compras, preferências e estilo de vida, como dificuldades encontradas no uso do serviço.

Quanto mais as empresas estabelecem diálogos satisfatórios, oferecem benefícios antes de um formulário ou se esforçam para criar experiências marcantes, os usuários se tornam mais suscetíveis a desenvolverem um relacionamento e guardam memórias afetivas sobre a marca.

É a partir da troca e do contato que o conhecimento acerca do consumidor pode ser aprofundado, permitindo aperfeiçoar produtos e serviços, atender necessidades que estavam ocultas e aumentar o engajamento nos canais digitais. 

Como se estivesse em um filme, o marketing interativo quebra a quarta parede. Certamente, você se lembra de alguma obra cinematográfica que te surpreendeu com uma interação direta, não lembra?

O que comprova, mais uma vez, como a interatividade tende a ficar mais tempo na memória dos clientes.

Ou seja, abrir espaço para que o público participe de uma ação tão próxima e incluí-lo em diferentes processos, desperta maior interesse e demonstra a preocupação da empresa em garantir uma excelente experiência. 

Quais são as vantagens do marketing interativo?

As vantagens do marketing interativo são inúmeras, como você deve ter percebido no tópico apresentado anteriormente. Assim, entre os principais benefícios estão:

  • Enriquecimento do banco de dados: 

Mais informações sobre o seu público-alvo e a sua persona significam mais chances de atender às expectativas de ambas, tomar decisões mais precisas, surpreender com atualizações coerentes e melhorar os resultados de sua empresa. 

  • Envolvimento:

Se um potencial comprador permanecer por mais tempo em seu site, empenhado em responder um quizz ou fornecer os primeiros dados em uma landing page, possivelmente, ele deve pesquisar por outras informações e se manter ainda mais imerso. 

  • Engajamento:

Assegurar que o cliente tenha interações positivas com a marca, sendo tratado como um amigo importante e querido, aumenta a possibilidade de ele relatar sua experiência satisfatória, acompanhar, nutrir um relacionamento e divulgar a empresa em suas redes sociais ou em conversas com amigos.

  • Valorização do cliente:

Ao criar esse espaço de relacionamento por meio do marketing interativo, o consumidor percebe que a marca não o trata como mais um, há a sensação de que ele é escutado e que também contribui para o crescimento da marca.

  • Fidelização:

Um cliente que sabe que é valorizado, confia mais no seu negócio. E a confiança é a base de um relacionamento de sucesso, o que impacta os níveis de fidelização e o comprometimento com a sua marca. 

Como fazer marketing interativo?

Ao longo do conteúdo, foram apresentadas algumas formas de implementar o marketing interativo no seu negócio. Então, preparamos uma lista com os principais exemplos. Confira:


  • Lives: o recurso de lives disponibilizado em diferentes redes sociais, permite que você fale com o seu público em tempo real, possibilitando uma conversa informal, esclarecimento de dúvidas e mais intimidade. 

  • Quizz: o hábito de responder quizzes e testes de personalidade têm crescido atualmente, sobretudo, como forma de entretenimento. As pessoas querem saber o que mais combina com elas, então, por que não utilizar perguntas descontraídas para obter respostas valiosas?

  • Diálogos frequentes: como o intuito é alimentar o relacionamento de vocês, é importante que o seu cliente não te esqueça. Por isso, o ideal é se manter presente, tanto através da interatividade nas redes sociais, como por meio de um suporte amigável.

Quais são as características do marketing transacional?

Diferentemente do marketing interativo, o marketing transacional busca transmitir a sua mensagem para todo o seu público-alvo, sem personalização, onde o emissor e o receptor são muito bem delineados. 

 

Se fala de uma estratégia tradicional, uma vez que o principal objetivo não é garantir uma experiência marcante ao cliente, mas se certificar de que um grande número de pessoas saiba da existência do seu produto ou serviço e o consuma mesmo que somente uma vez.


Neste sentido, o relacionamento com o cliente não é uma de suas grandes ambições. Já que, quando as marcas buscam por vendas rápidas, o consumidor sequer tem espaço para envolvimento e tão pouco foi educado para o produto que está prestes a adquirir. 


Como a satisfação ou atender às expectativas do usuário não é o foco da empresa, o tipo de relação que se prossegue é bastante superficial, o que significa que dificilmente ocorrerá a fidelização do cliente. 


Desse modo, o que o marketing transacional faz é perseguir um maior volume de vendas, a obtenção de novos clientes e os resultados a curto prazo. 


E atualmente, os consumidores procuram marcas cada vez mais humanizadas, que se preocupam em transmitir sentimentos e em oferecer a possibilidade de diálogo, tirando-os da posição de seres passivos. 


Como você deve ter percebido, por se tratar de uma ferramenta tradicional, a qual ignora parte da jornada do cliente, a retenção de clientes não é uma de suas consequências. 


Portanto, o seu uso deve ser feito com cautela, em momentos específicos e combinado a outras estratégias.

O que é o marketing de rede?

O marketing de rede é uma forma de venda direta, o que quer dizer que o vendedor comercializa um produto ou serviço diretamente para o consumidor final. Ou seja, não há outras interferências durante todo o processo.


O que ocorre é que os bens comercializados são comprados logo com o fabricante, assim, por serem adquiridos ainda em fábrica, os custos são menores e as chances de lucratividade maiores. 


A partir disso, o distribuidor deve se encarregar de criar a sua própria rede de contatos com parcerias confiáveis e clientes educados o suficiente para consumirem o seu produto. 


Por ser um processo tão direto, baseado no relacionamento entre vendedor e cliente, o marketing interativo se apresenta como um aliado indispensável. Garantir diálogos contínuos e a aproximação do consumidor, colocam a satisfação do cliente em foco e as chances do seu negócio prosperar. 


Depois de absorver o conteúdo, provavelmente, agora você sabe o quanto o marketing interativo é importante para consolidar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes. Aproveite para colocar essa estratégia em prática e aprender mais!

 

 

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.