O setor de comércio eletrônico não pára de crescer no Brasil. Em 2021, o comércio online atingiu a marca de 1,59 milhão de sites, o que significa 6% do varejo brasileiro. Para se destacar e conseguir converter, o SEO para e-commerce é indispensável.
Afinal, é por meio dessas técnicas que a sua loja virtual conseguirá ficar bem ranqueada no Google para as principais palavras-chaves. Com mais tráfego orgânico, há, também, maiores chances de vendas.
Não sabe como fazer o SEO no seu e-commerce? Confira as dicas dos especialistas da BeeOn!
O que é SEO no e-commerce?
SEO é a sigla que significa Search Engine Optimization. Ou otimização para mecanismos de busca, em português.
Ele compreende uma série de técnicas usadas para tornar seu site ou e-commerce mais bem posicionado no Google para as palavras-chaves relevantes.
Assim, no e-commerce, a ideia é fazer com que sua loja virtual fique no topo das pesquisas orgânicas para palavras-chaves relativas ao que você vende.
O tráfego orgânico é aquelas pessoas que chegam espontaneamente até o seu site, por meio dos resultados das pesquisas. Sem que você tenha que investir em anúncios.
Dessa forma, investir em SEO é uma maneira de otimizar seu orçamento de marketing e ainda melhorar a confiança da sua marca.
Pois, a maioria das pessoas prefere clicar nos resultados orgânicos do que nos anúncios, uma vez que eles acreditam que o conteúdo é mais confiável e adequado à pesquisa.
Como fazer SEO para e-commerce?
Já está convencido de que o SEO para e-commerce é fundamental na hora de atrair mais visitantes e converter mais vendas? Então confira as dicas mais importantes que separamos sobre o assunto.
1- Encontre as melhores palavras-chaves
Palavras-chaves são termos ou frases que as pessoas pesquisam online. Esses termos traduzem vontades, dúvidas ou produtos que as pessoas desejam consumir.
Você pode usar quantas palavras-chaves quiser em suas estratégias. Mas é importante ter algumas principais, para que o Google consiga entender sobre o que é o seu site.
Então, não foque em muitas palavras-chaves por página. Ao invés disso, use uma ou talvez duas principais para cada produto, página ou categoria de produtos.
Para determinar as melhores palavras-chaves, separamos algumas dicas:
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faça uma lista com termos dos produtos que você vende;
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use o Google Analytics e outras ferramentas para encontrar palavras-chaves correlatas, como o Moz Keyword Explorer ou o Keywordtool.io;
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separe palavras-chaves específicas. Por exemplo, se você roupas, ao invés de vestidos femininos, use vestido feminino vermelho midi;
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analise o volume de pesquisas e a concorrência, encontrando palavras-chaves que sejam mais fáceis de posicionar e tenham um bom número de pessoas pesquisando. Use o Google Keyword Planner;
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pense nas intenções dos usuários e separe as palavras-chaves dentro do funil de vendas. Algumas pessoas podem estar pesquisando apenas para descobrir as novidades do mundo da moda, por exemplo, enquanto outros já estão na fase de compra. Saiba quais palavras-chaves denotam essas ações.
2- Crie URLs amigáveis
A URL da página é mais do que apenas o endereço eletrônico. Ela comunica ao usuário e ao algoritmo do Google o assunto principal da página e oferece informações extras sobre a estrutura do site.
Por isso, atenção com a URL. Crie uma estrutura compreensível, com a palavra-chave em destaque, sem códigos, caracteres especiais e outros que podem confundir a compreensão. Lembre-se de usar o protocolo SSL que traz segurança ao seu visitante.
Uma URL curta também é mais fácil de compartilhar.
3- Cuidado com o título e meta description
Ao usar corretamente essas tags, você facilita para que os robôs do Google leiam seu site e entendam sobre o que ele é, ao mesmo tempo que ajudam a convencer o usuário a acessar o seu site.
Essas são as informações que ficarão visíveis na SERP. Por isso, use um título atraente (de até 60 caracteres) e uma boa meta description, que informe sobre o que é sua página. Lembre-se de posicionar a palavra-chave corretamente.
4- Atente-se à velocidade de carregamento do seu site
A Core Web Vitals é um novo pacote de atualizações para SEO do Google. Entre os pontos priorizados agora está a velocidade de carregamento, que oferece uma experiência melhor ao usuário.
Por isso, atenção ao tempo total de carregamento, tempo de carregamento das imagens, tempo de resposta do usuário e outros dados cruciais.
5- Sitemap.xml e Canonicals
O sitemap.xml é um ou mais arquivos que contém todas as URLs do site. É como se funcionasse como um mapa que os robôs dos buscadores irão usar, caso o SEO do seu site não esteja totalmente perfeito. A função, portanto, é auxiliar na compreensão dos robôs.
Canonicals é a tag incluída nas versões “oficiais” do seu site, indicando quais páginas devem ser indexadas pelo buscador.
Em um e-commerce, quando o usuário filtra por determinados produtos, ele gera uma nova URL, com diferentes parâmetros, mas relacionada a uma mesma página.
A Canonicals evita que o Google indexe as duas versões.
6- Evite conteúdos duplicados
Usar conteúdos que aparecem em diferentes sites, como no seu site e no de um fornecedor, é um erro fatal para o seu SEO.
De todas as técnicas, sem dúvida, a preocupação com o conteúdo é a mais importante.
Se você usar conteúdo duplicado, ficará difícil para os robôs entenderem qual versão é original e mais acurada com a pesquisa do usuário. E, com isso, você pode perder ranqueamento.
Por isso, nunca copie os conteúdos dos seus fornecedores. Mesmo porque, todo mundo que vende a mesma coisa, poderá usar a mesma descrição já pronta.
A dica é escrever conteúdos específicos para seus produtos. Se você vende itens similares, evite copiar e colar o mesmo conteúdo várias vezes. Dispense um tempo para criar cada um dos seus conteúdos.
7- Use palavras-chaves estratégicas nos textos âncora
Os links são muito valiosos em uma estratégia de SEO para ecommerce. Por isso, atenção com os textos âncora que você seleciona (tanto para incluir links internos como externos).
Evite aquelas frases clichê como “clique aqui” ou “cheque isso”. Não diga “clique aqui para receber nossa lista de indicações de produtos para o Natal”. Diga “nossa lista de indicações de produtos para o Natal conta com outras ideias ainda mais valiosas”.
8- Use Alt Text nas imagens
Os robôs do Google não são capazes de ver as imagens. Por isso, eles precisam de informação para “ler” e “entender” sobre o que cada imagem aborda. Quem faz esse papel de informar sobre as imagens é a tag Alt Text.
Inclua uma pequena legenda, palavra-chave ou descrição de cada imagem que você subir no seu e-commerce. De preferência use a palavra-chave que deseja ranquear.
9- Escolha corretamente a plataforma de e-commerce
A plataforma de e-commerce influencia diretamente nas estratégias de SEO. Ela precisa ser otimizada para facilitar todas as configurações que citamos e também a compreensão dos robôs do Google.
Além disso, é importante que ela ofereça opções de customização, boa velocidade de carregamento, entre muitos outros detalhes cruciais.
10- Foque em UX
UX está relacionado à experiência do usuário. E é, sem dúvida, uma das mais importantes dicas de SEO para e-commerce. Pois, cada vez mais, o Google privilegia sites que oferecem boa experiência de navegação.
Algumas dicas cruciais nesse sentido são:
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ter um site responsivo e mobile friendly capaz de atender às telas menores dos smartphones;
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tempo de carregamento de uma página abaixo de 2,5 segundos e tempo de resposta para uma ação de um usuário de até 100 milissegundos;
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evitar páginas de pop-ups que saltam os olhos do usuário (vale a pena configurá-las para o momento de saída da página);
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evitar anúncios intrusivos que atrapalhem a leitura e a visualização do conteúdo;
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usar HTTPS;
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não ter links quebrados.
E o SEO dos produtos?
O conteúdo é um dos pilares mais importantes do SEO para e-commerce. E não estamos falando apenas de aliar uma estratégia de marketing de conteúdo com um blog. Mas, principalmente, focar em boas descrições de produtos.
Lembre-se que é por meio do conteúdo que o usuário é atraído até o seu site e se sente impelido a comprar de você.
O segredo é focar em oferecer o máximo possível de informações, sempre com um toque de vendedor. Como o usuário não pode tocar ou experimentar seu produto, ele precisa ter todas as informações para se sentir confiante com a compra.
Inclua as principais palavras-chaves na descrição dos produtos, mas faça isso de forma natural, para não atrapalhar a experiência do usuário.
Voltando ao nosso exemplo de uma loja online de roupas. Na descrição, informe tamanhos e medidas disponíveis, o tecido usado, como é o corte, o tipo de gola, se possui ou não forro, como é o toque da peça, entre outros detalhes que complementem as imagens e vídeos.
Além da descrição de produtos, você pode usar:
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textos de apoio, presentes na lateral ou rodapé de uma página ou categoria visando auxiliar o usuário;
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conteúdo multimídia, como fotos e vídeos, de preferência mostrando o produto sendo aplicado, para que a experiência do consumidor e a segurança sejam ainda maiores;
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avaliações de outros usuários, para melhorar a experiência de compra, oferecer segurança e credibilidade a sua marca e ajudar os clientes na escolha do produto;
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marketing de conteúdo, criando um blog para o seu e-commerce e trabalhando as palavras-chaves mais importantes para o seu setor, além de tirar dúvidas dos usuários e transformar a relação dos consumidores com a sua marca, fortalecendo sua autoridade.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu que SEO para e-commerce envolve uma série de técnicas diferentes. Elas visam tanto deixar seu site mais atrativo e agradável para os usuários, como oferecer informações para os robôs do Google, de modo que eles compreendam sobre o que são suas páginas.
Ainda está precisando de ajuda para posicionar melhor seu e-commerce e aumentar suas vendas? Venha conversar com os especialistas da BeeOn!