logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022

Por BeeOn 29/03/2022
Compartilhe

O número de lojas virtuais não para de aumentar, especialmente devido às mudanças de hábitos trazidas pela pandemia. Em janeiro de 2022, de acordo com os dados do indicador MCC-ENET, o mercado online brasileiro cresceu 20,56% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Se você está pensando em aproveitar essa tendência para abrir seu e-commerce, ou já tem um, é importante pensar em boas estratégias de marketing digital, assegurando tráfego e chances de vendas.

Para lhe ajudar, separamos as principais tendências de marketing para lojas virtuais. Confira!

#1- Omnichannel

Sem dúvida, quando falamos em lojas virtuais, uma das principais tendências – que deve ser incorporada como um “modo de fazer” em alguns anos – é o omnichannel. Essa também é uma crescente no varejo físico.

O omnichannel nada mais é do que a possibilidade do consumidor interagir com o seu negócio e fazer compras por diferentes canais, como apps, redes sociais, loja física etc. Assim, por exemplo, é possível comprar pelo app da sua loja, mas retirar o produto em uma loja física. Ou fazer toda a compra e entrega online, mas trocar o produto em uma loja física.

Por isso, se você quer que seu e-commerce seja visto de maneira diferenciada, é fundamental pensar em estratégias para unir on e offline e também formas de desenvolver uma experiência integrada e fluida em todos os seus canais de venda.

Isso significa, por exemplo, uma gestão de estoques eficiente, promoções e política de preços igual para compras online ou offline, além de mapeamento e acompanhamento da jornada do consumidor em todos os pontos de interação (respondendo dúvidas e assegurando um atendimento adequado em todos os canais de contato do cliente).

#2- Compras por voz

A busca por voz tem ganhado destaque ultimamente, com o Google ajustando seus algoritmos para priorizar essa experiência. 

E isso não é por acaso, já que temos visto muitas tecnologias que facilitam essa interação, como as assistentes de voz (Siri, Assistente Google, Alexa etc.) e também a crescente procura por podcasts, além da troca de mensagens por voz via WhatsApp e outros aplicativos de conversa.

A previsão é que, dentro de alguns anos, acabemos usando cada vez mais os comandos por voz, tanto para pesquisar no Google, como para navegar e comprar nas lojas virtuais. Inclusive, gigantes do setor, como a Natura e a Domino’s, já estão investindo em tecnologias que tornam possível realizar todo o processo de compra por comandos de voz.

Você não precisa investir rios de dinheiro em tecnologias assim, mas pode pensar em otimizar seu e-commerce para as pesquisas por voz, pensando em criar títulos e descrições dos produtos que soem mais natural à fala humana.

Pense, ainda, como as pessoas perguntariam no assistente de voz para encontrar e comprar o produto que você vende, usando essas palavras-chaves e expressões nas suas otimizações. 

#3- Chatbots

Os chatbots são robôs de conversação que automatizam grande parte dos processos, trazendo a conveniência de trabalharem 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, eles estão cada vez mais presentes nos canais de interação com os consumidores, especialmente nos SACs das lojas virtuais.

Você pode usar esses robôs no WhatsApp, Facebook Messenger e no próprio site da sua loja. Os modelos mais modernos usam inteligência artificial para aprenderem com a interação com o público, sendo capazes de resolver diversas demandas corriqueiras, como as dúvidas mais usuais, acompanhamento de pedido, procedimentos para trocas e outras questões.

Caso o robô não consiga resolver o problema sozinho ou o usuário deseje, você pode adicionar um atendente humano para continuar com os atendimentos. Esse funcionário já terá as informações mais importantes de cada caso, pois o robô terá realizado a triagem, tornando o atendimento mais ágil e preciso – e melhorando a experiência de consumo.

#4- Pagamentos instantâneos

Os métodos de pagamento estão cada vez mais amplos – e as lojas virtuais precisam acompanhar essas facilidades. O Pix, por exemplo, é uma tecnologia que já faz parte do dia a dia de inúmeros brasileiros, então, porque não incorporá-la no seu e-commerce?

Quanto mais opções de pagamento você tiver, menores as chances de abandono de carrinho. Além disso, muitas dessas novidades têm vantagens interessantes aos empreendedores, como taxas menores ou até inexistentes.

Existem, ainda, lojas que já aceitam pagamentos em criptomoedas – algo interessante dependendo do seu público e do nível de inovação da sua marca.

#5-Videomarketing

Além das pesquisas por voz, outra crescente no setor de marketing é o uso de vídeos. Eles também têm ganhado destaque nos algoritmos do Google, justamente porque permitem uma interação melhor dos consumidores, que podem ver o produto em movimento e em uso, aumentando a confiança na compra.

Por isso, vale a pena investir em vídeos nas descrições dos seus produtos. É possível usar vídeos demonstrativos e tutoriais. Outra ideia é criar vídeos com depoimentos dos clientes, gerando uma prova social de confiança da sua marca ou do que você vende.

Esses vídeos, é claro, também podem ser usados nas suas estratégias de marketing, como nas redes sociais, para gerar tráfego e melhorar o branding da sua loja virtual.

Vale a pena, ainda, pensar em uma estratégia de marketing de conteúdo usando vídeos, como um canal no Youtube, no qual você pode tirar as dúvidas mais usuais dos seus clientes e focar em educar sua clientela, criando uma interação e um relacionamento com a sua marca.

#6- Fidelização

A concorrência das lojas virtuais é cada vez maior, especialmente graças ao crescimento do setor. Por isso, pensar em estratégias de fidelização é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa.

Os programas de assinatura são tendências fortes e em franco crescimento, já que oferecem uma experiência diferenciada ao cliente, ao mesmo tempo que trazem uma renda com mais previsibilidade para o gestor.

Para funcionar, contudo, é preciso entender muito bem o perfil do seu consumidor e analisar o seu portfólio de produtos, analisando as melhores sugestões e formas de surpreender esse cliente, com itens que ele não está acostumado a comprar usualmente.

Por exemplo, se você tem uma loja de vinhos, é interessante, no clube de assinaturas, oferecer rótulos que não sejam tão facilmente encontrados em outras lojas, além de enviar, junto, explicações sobre o vinho escolhido, informações sobre as uvas, o produtor etc. 

É possível usar esse sistema para diferentes setores, como: café, maquiagem, livros, tecnologia etc.

#7- Preços dinâmicos

Os preços dinâmicos são poderosas estratégias de precificação que asseguram a saúde financeira das empresas, enquanto traz benefícios ao consumidor.

A ideia básica é ajustar o preço conforme a demanda. Assim, quando há mais procura pelo seu produto ou serviço, ele custa mais caro. Sabendo disso, o consumidor poderá planejar a sua compra para os períodos em baixa. Os preços dinâmicos são usados no Uber e 99, por exemplo.

Existem plataformas, atualmente, que fazem o rastreio dos preços e que também são muito usadas pelos consumidores, como o Zoom. Dependendo do que você vende, é possível pensar em precificações dinâmicas.

#8- Velocidade de entrega

Sabe aquela ideia de comprar algo online e esperar dias (às vezes até meses) para receber o produto? Isso está com os dias contados! 

Afinal, os consumidores estão cada vez mais imediatistas e podem acabar preferindo pagar mais caro, só para receber o produto mais rapidamente.

Assim, se você deseja que sua loja virtual se diferencie da concorrência, é fundamental pensar na logística, com estratégias que ajudem a baratear o frete e tornar a entrega mais rápida.

#9- Unboxing

A experiência de compra nas lojas virtuais não deve ser apenas durante a navegação no site, mas em todos os momentos da jornada. Por isso, pensar nas embalagens e no momento em que o consumidor receberá esse produto faz toda a diferença.

Tente criar encantamento, com uma embalagem funcional (que proteja adequadamente o produto), mas que também gere uma experiência diferenciada. Você pode usar sprays para uma experiência olfativa, enviar brindes e mimos, incluir cartões e vouchers de desconto, entre outras ações que favoreçam o encantamento e a fidelização.

Outra ideia é incluir um cartão com a hashtag exclusiva do seu negócio, incentivando o consumidor a postar uma foto nas redes sociais com um review da experiência na sua loja (você pode até oferecer um descontinho para quem realizar esse processo). Mas, é claro, para funcionar, você deve garantir que essa experiência realmente será positiva.

#10- Inteligência artificial e Big Data

A tecnologia para as lojas virtuais não para de crescer e é imprescindível acompanhar as tendências do setor. Cada vez mais os clientes desejam uma experiência única com os e-commerces e para isso a inteligência artificial e o big data podem ajudar.

O algoritmo acompanha os passos dos usuários, entendendo as preferências deles e oferecendo como sugestões de compras itens que façam sentido para a pesquisa de quem está navegando.

A tendência é tão forte que o Google já anunciou que, em breve, mostrará resultados personalizados para cada usuário, de acordo com suas preferências.

Contudo, não se esqueça de analisar a LGPD e assegurar que sua estratégia está de acordo com a nova lei. Então, nada de comprar dados e lembre-se de informar os usuários sempre que coletar informações (indicando para que está fazendo isso), com uma política de privacidade e aviso de cookies, ok?

Agora você já sabe quais são as principais tendências de marketing para lojas virtuais? Continue aprendendo: baixe nosso guia de introdução ao Inbound Marketing e otimize suas ações digitais!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
18/02/2022 - Audience Insights Facebook: o que é?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
08/04/2022 - Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
19/04/2022 - O que é TikTok Ads e como usar essa ferramenta?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
09/05/2022 - Instagram Reels: 11 dicas para lojas online
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é ActiveCampaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
MARKETING DIGITAL
15/03/2022 - Marketing imobiliário: estratégias digitais para sua imobiliária
MARKETING DIGITAL
23/03/2022 - Google Ads para imobiliárias: 7 dicas para suas estratégias!
MARKETING DIGITAL
30/05/2022 - Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!
MARKETING DIGITAL
08/06/2022 - Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
SEO
28/06/2022 - Como otimizar o SEO do meu site?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
REDES SOCIAIS
12/04/2022 - Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
INBOUND MARKETING
27/01/2022 - Como gerar tráfego orgânico?
INBOUND MARKETING
20/05/2022 - 8 formas de vender mais pelo e-mail marketing
INBOUND MARKETING
14/06/2022 - 9 estratégias de Inbound Marketing para e-commerces
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
E-COMMERCE
01/02/2022 - 10 cursos de e-commerce para quem deseja trabalhar na área
E-COMMERCE
09/02/2022 - Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?
E-COMMERCE
08/03/2022 - 9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido
E-COMMERCE
16/05/2022 - Qual a melhor plataforma de vendas online?
E-COMMERCE
21/06/2022 - O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.