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10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022

Por BeeOn 29/03/2022
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O número de lojas virtuais não para de aumentar, especialmente devido às mudanças de hábitos trazidas pela pandemia. Em janeiro de 2022, de acordo com os dados do indicador MCC-ENET, o mercado online brasileiro cresceu 20,56% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Se você está pensando em aproveitar essa tendência para abrir seu e-commerce, ou já tem um, é importante pensar em boas estratégias de marketing digital, assegurando tráfego e chances de vendas.

Para lhe ajudar, separamos as principais tendências de marketing para lojas virtuais. Confira!

#1- Omnichannel

Sem dúvida, quando falamos em lojas virtuais, uma das principais tendências – que deve ser incorporada como um “modo de fazer” em alguns anos – é o omnichannel. Essa também é uma crescente no varejo físico.

O omnichannel nada mais é do que a possibilidade do consumidor interagir com o seu negócio e fazer compras por diferentes canais, como apps, redes sociais, loja física etc. Assim, por exemplo, é possível comprar pelo app da sua loja, mas retirar o produto em uma loja física. Ou fazer toda a compra e entrega online, mas trocar o produto em uma loja física.

Por isso, se você quer que seu e-commerce seja visto de maneira diferenciada, é fundamental pensar em estratégias para unir on e offline e também formas de desenvolver uma experiência integrada e fluida em todos os seus canais de venda.

Isso significa, por exemplo, uma gestão de estoques eficiente, promoções e política de preços igual para compras online ou offline, além de mapeamento e acompanhamento da jornada do consumidor em todos os pontos de interação (respondendo dúvidas e assegurando um atendimento adequado em todos os canais de contato do cliente).

#2- Compras por voz

A busca por voz tem ganhado destaque ultimamente, com o Google ajustando seus algoritmos para priorizar essa experiência. 

E isso não é por acaso, já que temos visto muitas tecnologias que facilitam essa interação, como as assistentes de voz (Siri, Assistente Google, Alexa etc.) e também a crescente procura por podcasts, além da troca de mensagens por voz via WhatsApp e outros aplicativos de conversa.

A previsão é que, dentro de alguns anos, acabemos usando cada vez mais os comandos por voz, tanto para pesquisar no Google, como para navegar e comprar nas lojas virtuais. Inclusive, gigantes do setor, como a Natura e a Domino’s, já estão investindo em tecnologias que tornam possível realizar todo o processo de compra por comandos de voz.

Você não precisa investir rios de dinheiro em tecnologias assim, mas pode pensar em otimizar seu e-commerce para as pesquisas por voz, pensando em criar títulos e descrições dos produtos que soem mais natural à fala humana.

Pense, ainda, como as pessoas perguntariam no assistente de voz para encontrar e comprar o produto que você vende, usando essas palavras-chaves e expressões nas suas otimizações. 

#3- Chatbots

Os chatbots são robôs de conversação que automatizam grande parte dos processos, trazendo a conveniência de trabalharem 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, eles estão cada vez mais presentes nos canais de interação com os consumidores, especialmente nos SACs das lojas virtuais.

Você pode usar esses robôs no WhatsApp, Facebook Messenger e no próprio site da sua loja. Os modelos mais modernos usam inteligência artificial para aprenderem com a interação com o público, sendo capazes de resolver diversas demandas corriqueiras, como as dúvidas mais usuais, acompanhamento de pedido, procedimentos para trocas e outras questões.

Caso o robô não consiga resolver o problema sozinho ou o usuário deseje, você pode adicionar um atendente humano para continuar com os atendimentos. Esse funcionário já terá as informações mais importantes de cada caso, pois o robô terá realizado a triagem, tornando o atendimento mais ágil e preciso – e melhorando a experiência de consumo.

#4- Pagamentos instantâneos

Os métodos de pagamento estão cada vez mais amplos – e as lojas virtuais precisam acompanhar essas facilidades. O Pix, por exemplo, é uma tecnologia que já faz parte do dia a dia de inúmeros brasileiros, então, porque não incorporá-la no seu e-commerce?

Quanto mais opções de pagamento você tiver, menores as chances de abandono de carrinho. Além disso, muitas dessas novidades têm vantagens interessantes aos empreendedores, como taxas menores ou até inexistentes.

Existem, ainda, lojas que já aceitam pagamentos em criptomoedas – algo interessante dependendo do seu público e do nível de inovação da sua marca.

#5-Videomarketing

Além das pesquisas por voz, outra crescente no setor de marketing é o uso de vídeos. Eles também têm ganhado destaque nos algoritmos do Google, justamente porque permitem uma interação melhor dos consumidores, que podem ver o produto em movimento e em uso, aumentando a confiança na compra.

Por isso, vale a pena investir em vídeos nas descrições dos seus produtos. É possível usar vídeos demonstrativos e tutoriais. Outra ideia é criar vídeos com depoimentos dos clientes, gerando uma prova social de confiança da sua marca ou do que você vende.

Esses vídeos, é claro, também podem ser usados nas suas estratégias de marketing, como nas redes sociais, para gerar tráfego e melhorar o branding da sua loja virtual.

Vale a pena, ainda, pensar em uma estratégia de marketing de conteúdo usando vídeos, como um canal no Youtube, no qual você pode tirar as dúvidas mais usuais dos seus clientes e focar em educar sua clientela, criando uma interação e um relacionamento com a sua marca.

#6- Fidelização

A concorrência das lojas virtuais é cada vez maior, especialmente graças ao crescimento do setor. Por isso, pensar em estratégias de fidelização é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa.

Os programas de assinatura são tendências fortes e em franco crescimento, já que oferecem uma experiência diferenciada ao cliente, ao mesmo tempo que trazem uma renda com mais previsibilidade para o gestor.

Para funcionar, contudo, é preciso entender muito bem o perfil do seu consumidor e analisar o seu portfólio de produtos, analisando as melhores sugestões e formas de surpreender esse cliente, com itens que ele não está acostumado a comprar usualmente.

Por exemplo, se você tem uma loja de vinhos, é interessante, no clube de assinaturas, oferecer rótulos que não sejam tão facilmente encontrados em outras lojas, além de enviar, junto, explicações sobre o vinho escolhido, informações sobre as uvas, o produtor etc. 

É possível usar esse sistema para diferentes setores, como: café, maquiagem, livros, tecnologia etc.

#7- Preços dinâmicos

Os preços dinâmicos são poderosas estratégias de precificação que asseguram a saúde financeira das empresas, enquanto traz benefícios ao consumidor.

A ideia básica é ajustar o preço conforme a demanda. Assim, quando há mais procura pelo seu produto ou serviço, ele custa mais caro. Sabendo disso, o consumidor poderá planejar a sua compra para os períodos em baixa. Os preços dinâmicos são usados no Uber e 99, por exemplo.

Existem plataformas, atualmente, que fazem o rastreio dos preços e que também são muito usadas pelos consumidores, como o Zoom. Dependendo do que você vende, é possível pensar em precificações dinâmicas.

#8- Velocidade de entrega

Sabe aquela ideia de comprar algo online e esperar dias (às vezes até meses) para receber o produto? Isso está com os dias contados! 

Afinal, os consumidores estão cada vez mais imediatistas e podem acabar preferindo pagar mais caro, só para receber o produto mais rapidamente.

Assim, se você deseja que sua loja virtual se diferencie da concorrência, é fundamental pensar na logística, com estratégias que ajudem a baratear o frete e tornar a entrega mais rápida.

#9- Unboxing

A experiência de compra nas lojas virtuais não deve ser apenas durante a navegação no site, mas em todos os momentos da jornada. Por isso, pensar nas embalagens e no momento em que o consumidor receberá esse produto faz toda a diferença.

Tente criar encantamento, com uma embalagem funcional (que proteja adequadamente o produto), mas que também gere uma experiência diferenciada. Você pode usar sprays para uma experiência olfativa, enviar brindes e mimos, incluir cartões e vouchers de desconto, entre outras ações que favoreçam o encantamento e a fidelização.

Outra ideia é incluir um cartão com a hashtag exclusiva do seu negócio, incentivando o consumidor a postar uma foto nas redes sociais com um review da experiência na sua loja (você pode até oferecer um descontinho para quem realizar esse processo). Mas, é claro, para funcionar, você deve garantir que essa experiência realmente será positiva.

#10- Inteligência artificial e Big Data

A tecnologia para as lojas virtuais não para de crescer e é imprescindível acompanhar as tendências do setor. Cada vez mais os clientes desejam uma experiência única com os e-commerces e para isso a inteligência artificial e o big data podem ajudar.

O algoritmo acompanha os passos dos usuários, entendendo as preferências deles e oferecendo como sugestões de compras itens que façam sentido para a pesquisa de quem está navegando.

A tendência é tão forte que o Google já anunciou que, em breve, mostrará resultados personalizados para cada usuário, de acordo com suas preferências.

Contudo, não se esqueça de analisar a LGPD e assegurar que sua estratégia está de acordo com a nova lei. Então, nada de comprar dados e lembre-se de informar os usuários sempre que coletar informações (indicando para que está fazendo isso), com uma política de privacidade e aviso de cookies, ok?

Agora você já sabe quais são as principais tendências de marketing para lojas virtuais? Continue aprendendo: baixe nosso guia de introdução ao Inbound Marketing e otimize suas ações digitais!

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