4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.

Por BeeOn 11/09/2020
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4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico

No mundo tecnológico em que vivemos é impossível falar de promover um negócio sem falar do Marketing Digital. Isso porque, a influência da internet nas nossas vidas fez das mídia digitais as principais ferramentas de marketing.


Isso inclui o marketing odontológico. Atualmente, contar com indicações feitas pelo velho boca a boca não é mais o suficiente para aumentar e fidelizar a clientela.


Investir no Marketing Digital é um meio mais efetivo e simples de alcançar o maior número de pessoas e manter os negócios estáveis. 

 

Afinal, por que investir no Marketing Digital Odontológico? 

Ao contrário do que se pensava no passado, um dentista não só pode como deve incluir um bom plano de marketing no dia a dia do consultório. 


Isso porque, a concorrência no meio odontológico é muito acirrada, o que, muita vezes, torna difícil se destacar em meio a tantos consultórios, especialmente se você está começando. 


Com o Marketing Digital, você conta com diversas ferramentas em um só lugar. Além disso, o objetivo desse tipo de marketing é promover você e seu consultório por meio do relacionamento com o público. 


Você constrói uma identidade sólida para a clínica no mercado, baseada em autoridade e relevância, ao mesmo tempo em que gera mais visibilidade para o seu negócio. Tudo isso, obviamente, tem como resultado final mais pacientes. 


Desta forma, não é preciso que outras pessoas indiquem diretamente o seu trabalho para confirmar que você é confiável e competente. Você pode fazer isso por si mesmo na internet.


Entre as vantagens do Marketing Digital estão: 

- Visibilidade;

- Autoridade no mercado;

- Aumento de pacientes;

- Maior retenção de pacientes;

- Ótimo retorno sobre investimento.


Para te ajudar, separamos algumas estratégias úteis para o seu consultório.

 

1.Marketing de Conteúdo

A relação de negócios entre as empresas e os clientes mudou com a internet. Se antes era o cliente que ia até a empresa em busca dos serviços oferecidos, agora essa relação se inverteu. 


Atualmente, uma pessoa não fecha negócio sem antes fazer uma ampla pesquisa sobre seus problemas e maneiras de solucioná-los. 


Sendo assim, tornou-se necessário que as empresas ofereçam seus produtos ou serviços de forma menos invasiva, sem, muitas vezes, falar de fato da empresa. 


A produção de conteúdo é a principal forma de fazer isso, já que o seu objetivo principal é esclarecer certos temas, de forma a dar soluções para os eventuais problemas. 


Isso irá conferir ao seu consultório autoridade na área, pois você se tornará uma fonte confiável de informações e, posteriormente, será a escolha dos possíveis pacientes para fazer determinados tratamentos. 


Tudo isso faz do Marketing de Conteúdo um dos pilares do marketing moderno.


Para usar essa estratégia você pode investir em diversos formatos, como:

- Blogs

- Landing Page 

- E-book

- Webinar 

- Podcast 

- Cases de clientes

- Redes sociais

- Infográfico 

- E-mail marketing

- Newsletter 

2.Redes Sociais 

Essa é a forma mais conhecida de se fazer  marketing na internet, afinal, quase todo mundo está conectado a pelos menos uma rede social.

Nas redes sociais você pode engajar os seus seguidores por meio de conteúdos relevantes, estimulando a sua audiência a compartilhá-los e compartilhar as experiências dela na sua clínica. Tem melhor boca a boca do que esse?

 

Além disso, as redes sociais são um canal contínuo com o seu público. Aqui é importante mencionar que clientes são diferentes de pacientes. No caso do paciente você o atende, resolve o problema e o contato acaba aí. 


Já com um cliente é necessário que você o atenda mais de uma vez e se relacione constantemente com ele. Isso é feito por meio de um ambiente aconchegante, atendimento telefônico de qualidade e boa presença na internet. 


Por isso, essa premissa precisa ser levada em consideração em todas as estratégias mencionadas aqui. Lembre-se que um paciente fidelizado é sinônimo de um cliente satisfeito. 


No caso das redes sociais, mantenha suas páginas atualizadas regularmente, pelo menos duas vezes na semana, e responda rapidamente a comentários e mensagens. 

3.Links patrocinados

Os links patrocinados são essenciais para quem está querendo resultados rápidos, pois tem bom desempenho no Google e nas redes sociais. 


No caso do Google, por exemplo, é possível comprar um espaço para anúncio. Essa alternativa permite que você posicione seus links em destaque na parte superior da página, antes dos resultados de determinado termo buscado. 


Por exemplo:


Se um usuário pesquisar pelo termo “plano empresarial odontológico” o seu link sobre convênio odontológico empresarial será o primeiro que ele verá.

4.Email marketing

Essa é uma estratégia na qual muitos acreditavam estar obsoleta. Bom, essas pessoas estavam erradas. 


O email marketing é uma ótima forma de fidelizar clientes e entregar conteúdos diretamente para as pessoas que estão dispostas a recebê-los. 


Você pode, por exemplo, criar conteúdos falando sobre a importância dos planos odontológicos ao mesmo tempo em que tira dúvidas sobre plano odontológico pessoa jurídica e plano odontológico pessoa física, por exemplo. 


Aqui é importante dar um aviso: não compre bases de email de terceiros, os seus contatos precisam ser conquistados por você. Colete informações por meio de formulários, por exemplo. 


Caso contrário, você corre o risco de jogar fora o seu investimento ao enviar emails para pessoas que não o querem receber e nem autorizaram o contato. 

Atenção à legislação

Antes de criar o seu plano de marketing digital é importante ficar atento à legislação. O Conselho Federal de Odontologia regulamenta, por meio do Código de Ética, o marketing odontológico. 


É proibido, por exemplo, o uso de expressões que caracterizem autopromoção, concorrência desleal, sensacionalismo, mercantilização da odontologia ou promessa de resultados. 


Também é proibido fazer sorteios de serviços como se fossem prêmios e divulgar vídeos de procedimentos sendo realizados. 


A resolução CFO 196/2019 também regulamenta o marketing na internet, ficam liberadas as selfies dos dentistas com seus pacientes e a divulgação de imagens com o antes e depois de procedimentos. 


Esses são apenas algumas das regras que padronizam o marketing odontológico. Para manter-se dentro da legislação não deixe de conferir os documentos citados na íntegra.
 



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