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4 Estratégias de Email Marketing para Aumentar suas Vendas

Por Beeon 21/10/2024
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4 Estratégias de email marketing para aumentar suas vendas
4 Estratégias de email marketing para aumentar suas vendas

 

 

Para muitas pessoas, principalmente aquelas que pertencem às novas gerações, a eficácia do Email Marketing é um assunto que causa uma certa ambiguidade. Afinal, esse tipo de público não costuma estar tão presente no canal. 


Mas a verdade é que, com as estratégias certas e bem estruturadas, o e-mail irá funcionar em qualquer que seja o público ou a etapa do funil de vendas. 


Esse meio de comunicação é um dos mais utilizados no Marketing Digital, e não é à toa. Ele é o maior responsável por promover a conexão entre marca e cliente, nutrindo os leads, construindo relacionamentos sólidos e convertendo em vendas. 


Quer alcançar melhores resultados para o seu e-commerce, mas ainda tem dúvidas sobre a eficiência desse canal? Então, fique conosco até o final desse conteúdo e descubra 4 estratégias essenciais para aumentar suas vendas com o Email Marketing. 

O que é Email Marketing e por que ele funciona?

O Email Marketing é uma estratégia de comunicação direta entre uma marca e seu público, seja ele formado por leads (potenciais clientes) ou clientes já fidelizados, permitindo que as empresas enviem mensagens segmentadas para um público-alvo específico, utilizando o e-mail como meio de contato.


Seu principal objetivo é fortalecer o relacionamento com os destinatários, oferecendo conteúdo relevante, promoções, novidades ou informações que atendam às suas necessidades e interesses, o que, consequentemente, pode converter em futuras vendas para a marca. 


Podemos dizer que um dos grandes trunfos do Email Marketing é a sua capacidade de personalização. Diferentemente de muitos outros meios de comunicação, ele permite que a mensagem seja adaptada para atender às características de cada grupo de destinatários.


Isso significa que você pode segmentar seu público com base em comportamento de compra, estágio no funil de vendas, preferências ou até mesmo localização geográfica.


Além disso, o Email Marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter o relacionamento com o público. Pois, ao manter um contato regular e direcionado, sua marca se mantém presente na mente dos consumidores, criando um laço de confiança.


Outro ponto de destaque é o custo-benefício que, comparado a outras estratégias de marketing, é bastante acessível, já que não requer grandes investimentos para atingir um grande número de pessoas.


Com esse canal de comunicação, também é possível acompanhar métricas detalhadas, como taxas de abertura, cliques e conversões, o que facilita ajustes em tempo real e otimiza a estratégia, garantindo que as campanhas possam ser continuamente aperfeiçoadas, maximizando os resultados.


Essas são as características que tornam a ferramenta ideal tanto para pequenas quanto para grandes empresas, especialmente quando o objetivo é atingir um público já interessado na marca.


Mas afinal, você sabe como criar uma campanha de e-mail para vender mais? Conheça as 4 principais estratégias a seguir. 

01) Segmentação de lista: A chave para enviar a mensagem certa

A segmentação de lista é uma das estratégias mais poderosas do Email Marketing, e não é à toa que está no topo da nossa lista de dicas.


Quando você segmenta sua lista de contatos, está basicamente separando seus leads e clientes em grupos com características ou comportamentos semelhantes. E por que isso é importante? Porque permite que você envie a mensagem certa para as pessoas certas, no momento mais adequado.


A segmentação pode ser feita com base em diversos critérios, como comportamento de navegação no site, interesses específicos, compras anteriores ou até o estágio em que o contato se encontra no funil de vendas.


Imagine o seguinte: você tem um grupo de pessoas que apenas conheceu sua marca recentemente e outro grupo que já fez várias compras. Esses dois públicos têm necessidades diferentes, certo? Portanto, não faz sentido enviar o mesmo conteúdo para ambos. É aqui que a segmentação faz toda a diferença.


Quando você segmenta suas listas, as chances de personalizar suas mensagens aumentam. Isso quer dizer que você pode enviar um e-mail altamente relevante, o que gera mais engajamento e, consequentemente, mais conversões.


Por exemplo, quem está conhecendo sua marca agora pode receber campanhas de apresentação, como uma newsletter que mostra seus valores, produtos e diferenciais. Já quem abandonou o carrinho no seu e-commerce precisa de uma campanha de recuperação, lembrando o que deixaram para trás e talvez até oferecendo um desconto exclusivo para completar a compra.


Ao adaptar sua comunicação para diferentes públicos, você não só aumenta a relevância do seu conteúdo, mas também melhora as chances de transformar seus contatos em clientes recorrentes.

02) Automação de Email Marketing: Economize tempo e venda mais

Para quem quer vender mais sem precisar dedicar tanto tempo à criação manual de cada campanha, o Email Marketing também será uma ótima aposta, visto suas possibilidades de automações.


Basicamente, a automação irá permitir que você programe o envio de e-mails para seus leads ou clientes em momentos estratégicos, de acordo com ações ou comportamentos que eles realizam.


Vamos simplificar: você já imaginou enviar uma mensagem de boas-vindas para cada novo cliente assim que ele se cadastrar na sua lista? Ou lembrar gentilmente alguém que abandonou o carrinho no seu e-commerce, incentivando-o a finalizar a compra?


Com a automação de Email Marketing, isso é possível. Essa tecnologia permite criar fluxos automatizados de e-mails que são disparados conforme as ações dos seus contatos. 


Alguns dos exemplos mais comuns incluem:

 

  • E-mail de boas-vindas: assim que alguém se cadastrar na sua lista, um Email Marketing de apresentação pode ser enviado automaticamente, introduzindo sua marca e os benefícios que ela oferece.

  • E-mail de carrinho abandonado: se um cliente coloca produtos no carrinho, mas não finaliza a compra, o sistema pode enviar uma mensagem lembrando do item e até oferecendo um incentivo, como um desconto exclusivo.

  • E-mail pós-venda: logo após uma compra, você pode disparar um Email Marketing agradecendo ao cliente pela confiança e oferecendo recomendações de produtos complementares.


A grande vantagem da automação é que, uma vez configurados esses fluxos, eles funcionam continuamente sem a necessidade de monitoramento constante.


Isso significa que você pode nutrir seus leads e fechar vendas a qualquer hora do dia, sem a necessidade de estar sempre ativo. Além disso, como os e-mails são disparados em momentos estratégicos, a relevância das mensagens é muito maior, o que naturalmente aumenta a taxa de conversão.


Saiba mais em: Quais são as ferramentas de integração e automação de Marketing?


03) O poder dos assuntos chamativos e CTAs direcionados

A primeira impressão é sempre a que fica, e no Email Marketing, ela começa já pelo assunto do e-mail. Por isso, criar um assunto chamativo é uma das principais estratégias para garantir que suas mensagens sejam abertas, afinal, é ele que define se o destinatário vai clicar ou ignorar a mensagem.


Um bom assunto precisa despertar curiosidade, gerar um senso de urgência ou entregar valor logo de cara. Para isso, você pode usar perguntas intrigantes, promessas de soluções ou até ofertas exclusivas.


Pense no que faz seus leitores pararem e se interessarem, seja uma vantagem irresistível ou algo que eles precisam saber naquele momento.


No entanto, de nada adianta seu e-mail ser aberto se ele não leva o leitor a uma ação clara. Um bom CTA (chamada para ação) é direto e específico, guiando o leitor para a próxima etapa desejada, como acessar uma página, finalizar uma compra ou baixar um conteúdo. 


Não deixe espaço para dúvidas! Frases como "Compre agora", "Descubra mais" ou "Aproveite o desconto" são ótimos exemplos, pois dizem exatamente o que o usuário deve fazer.


A combinação entre um assunto atrativo e um CTA eficiente pode elevar significativamente as suas taxas de cliques e conversões. No entanto, é importante lembrar que nem todas as estratégias funcionam da mesma forma para todos os públicos.


Por isso, testar diferentes variações de assuntos e CTAs como termos mais diretos em alguns casos e mais criativos em outros, é essencial para otimizar seus resultados. 


Use testes A/B para comparar abordagens e, assim, descobrir quais opções geram mais engajamento. Explicaremos mais sobre esse assunto no próximo tópico. 

04) Testes A/B para otimizar resultados

Nossa última dica para melhorar o desempenho da sua marca através do Email Marketing é realizar os testes A/B, uma ferramenta indispensável para quem quer otimizar suas campanhas e aumentar suas vendas.


Basicamente, esse tipo de teste permite que você envie duas ou mais versões diferentes de um mesmo e-mail para pequenos grupos de sua base e, a partir dos resultados, descobrir qual delas gera mais engajamento.


Quando estiver em dúvida sobre qual linha de assunto vai chamar mais atenção, você pode criar duas versões, uma com uma abordagem mais direta e outra mais criativa, e enviá-las para grupos diferentes. Sendo a versão que tiver a maior taxa de abertura a mais eficaz.


Além das linhas de assunto, você pode testar outras variáveis, como:

 

  • Layout: será que um e-mail mais visual e clean vai converter mais que um com mais texto?

  • Texto do CTA: termos como “Compre agora” ou “Saiba mais” podem gerar respostas diferentes, dependendo do público.

  • Imagens: usar uma imagem de produto versus uma imagem de lifestyle pode impactar a percepção do destinatário.

  • Cor e formato dos botões de CTA: até detalhes como a cor de um botão podem fazer a diferença.


Estes testes ajudam a entender o que seu público prefere, e o que, em última análise, vai aumentar a eficiência dos seus e-mails.


Mas não se esqueça, é importante monitorar de perto as métricas para avaliar o desempenho de cada elemento. Taxas de abertura, de cliques e conversões são as métricas essenciais para guiar seus ajustes.

Conclusão

Agora que você conhece as 4 estratégias poderosas de Email Marketing, está na hora de colocá-las em prática para aumentar suas vendas.


Lembre-se de segmentar bem sua lista, automatizar suas campanhas, criar assuntos e CTAs chamativos, e testar constantemente para otimizar seus resultados.


Com essas ações, você estará no caminho certo para fortalecer o relacionamento com seu público e impulsionar seu e-commerce de forma eficaz e consistente.


Para mais dicas e outras estratégias que podem elevar o seu negócio a outro patamar, acesse nosso blog e confira outros conteúdos completos. 

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