4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias

Por Parceiro Convidado 11/06/2021
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Os métodos de divulgação de serviços e produtos seguem as inovações tecnológicas. Por isso, a ascensão do inbound marketing tem muito a ver com as novas possibilidades que a internet nos apresenta.

Basta pensar que em décadas anteriores toda a publicidade era baseada em públicos massivos e ações de grande escala.

Esse tipo de publicidade segue bastante eficiente, mas surgiram outras formas de propagar bens para o público.

Portanto, confira este texto sobre o conceito, os benefícios e as ferramentas adequadas para colocar em prática o inbound marketing.

Inbound marketing: origens e conceito

Também denominado marketing de atração, esse conjunto de técnicas se popularizou no fim da década passada nos Estados Unidos.

A base deste conceito é trabalhar para chamar a atenção do público. Isso é feito por meio de estratégias que demonstram na prática os benefícios que uma determinada marca pode representar na vida das pessoas.

Antes, os consumidores eram tratados como seres passivos, cabia às marcas enchê-los de informação e esperar pelas conversões.

Hoje em dia, essa concepção mudou, o marketing digital causou ampliações mercadológicas nunca vistas.

Embora as possibilidades de alcançar um número massivo de pessoas tenham diminuído, ainda é possível trabalhar em nichos.

Nesse contexto, ganha a empresa que produz conteúdos relevantes e explicita seus benefícios nas redes.

Por que o inbound marketing é benéfico?

O inbound marketing caiu nas graças de muitas empresas, visto que o leque de possibilidades que ele abre é atraente e traz resultados.

Sendo assim, conheça os principais benefícios a seguir.

Resultados mensuráveis

Os gestores podem acompanhar os resultados de uma campanha de Instagram Ads em tempo real.

Essa é uma importante vantagem, pois ter acesso instantâneo às estatísticas de uma ação dá meios para que a equipe corrija erros com agilidade, por exemplo.

Clientes qualificados

A publicidade padronizada na televisão interrompe a experiência do espectador. Essa lógica se inverte no inbound marketing.

O ponto central é produzir materiais que chamem a atenção do público. A partir deles, a marca dá mais informações sobre seu produto.

Existem muitos formatos viáveis para isso na internet, como:

  • Posts em blogs;

  • Vídeos;

  • Infográficos;

  • Lives.

Esses conteúdos servem para preparar os clientes em potencial para fazer a compra.

Efeito segmentado

Se alcançar um público massivo na internet é complexo, procure atrair consumidores mais seletos.

Existem plataformas, como anunciar no Google Ads, que otimizam esse processo de segmentação.

As marcas devem acompanhar de perto a jornada de compra de cada lead e traçar o perfil médio que acessa suas páginas. Dessa forma, a segmentação fica mais precisa.

As principais ferramentas de inbound marketing

O inbound marketing presume uma atuação em várias frentes. Assim, é preciso saber como funciona o Facebook Ads para utilizá-lo com competência, por exemplo.

Sendo assim, acompanhe os tópicos a seguir para conhecer as principais ferramentas de inbound marketing.

1- WordPress

Essa é uma das plataformas de criação de sites e blogs mais usadas. É de fácil manipulação e pode ser modificada de acordo com as necessidades dos usuários.

O WordPress tem plugins para analisar a otimização para mecanismos de busca (SEO) de textos, por exemplo.

2- CRM

Fazer o acompanhamento da jornada de compra de cada lead envolve muitos dados e ações.

Os softwares de CRM (administração de relacionamento com o consumidor, em português) servem para centralizar todos os dados e organizar as ações de conversão.

3- MailChimp

Para campanhas de e-mail marketing, o MailChimp é uma das ferramentas mais indicadas.

Por meio dessa plataforma gratuita você pode fazer layouts personalizados para e-mails, acompanhar as estatísticas de interações, fazer testes de abertura e encontrar maneiras eficientes de se comunicar com os clientes.

O disparo de newsletters é uma estratégia de e-mail marketing muito popular e pode ser feita por meio do MailChimp.

4- Semrush

As palavras-chaves são pontos centrais da produção de conteúdo para o meio virtual.

Utilizar palavras com alto volume de busca é uma garantia de que sua página será mais acessada.

Para isso, é necessário realizar pesquisas e identificar quais são os termos mais pesquisados.

O Semrush apresenta relatórios sobre as palavras que você utiliza, indicando o volume de busca, estimando o valor médio de lances para anúncios e mostrando palavras relacionadas.

Portanto, ao investir em inbound marketing, tenha em mente que é preciso se manter atualizado nesse ramo.

As inovações tecnológicas são constantes, e a empresa que cuida da capacitação e das condições de trabalho dos colaboradores tem vantagem no mercado.

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