Conhecer o público-alvo é uma das tarefas mais importantes para aqueles que estão começando um negócio ou estão prestes a embarcar em um lançamento, por isso mesmo, as ferramentas para definir público-alvo são indispensáveis.
O que acontece é que é impossível fazer a sua marca crescer sem saber quem precisa de seus produtos ou serviços. Esse pode ser o motivo das suas estratégias de marketing não funcionarem ou terem uma performance abaixo do esperado.
Pensando em uma forma de ajudá-lo, a seguir, você encontra as melhores ferramentas para definir público-alvo e conhecer os seus clientes em potencial. Pegue os óculos e aproveite a leitura!
O que é o público-alvo de uma empresa?
O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com características em comum, sobretudo, que possuem necessidades similares.
Ele é fundamental para que as empresas direcionem suas estratégias de marketing e campanhas com assertividade.
Quando pensamos em público-alvo, precisamos ter conhecimento de determinadas informações acerca de quem busca por uma marca. Por exemplo, características demográficas e comportamentais (idade, gênero, escolaridade, estilo de vida e etc).
Para obter todas essas informações, você pode recorrer às diversas ferramentas disponíveis, iniciando pesquisas mais aprofundadas e reunindo dados que mostrem as pessoas que possuem maior afinidade com o seu negócio.
Qual a importância de se conhecer o público-alvo?
Como desenvolver estratégias eficientes, estabelecer uma comunicação assertiva, fisgar a atenção de potenciais clientes e, de fato, chegar até eles se você não os conhece e nem possui informações o suficiente?
A partir do momento que a sua empresa utiliza ferramentas para definir público-alvo e entende com quais grupos está se comunicando, as vendas melhoram. Sabe por quê?
Porque a sua equipe consegue definir o público-alvo de um anúncio e investir em tráfego pago com precisão, criando segmentações que atinjam exatamente quem o seu negócio deseja, ou seja, aqueles que têm uma chance maior de se converterem em clientes.
E, é claro, quando você detém todas essas informações, também consegue criar conteúdos personalizados, utilizando os termos mais buscados pelo seu público e uma linguagem que se assemelha ao vocabulário dele.
Como descobrir o seu público-alvo?
Uma das melhores maneiras de descobrir o seu público-alvo é por meio de pesquisas. Para isso, as ferramentas para definir público-alvo podem ser bem úteis.
Com as informações obtidas através delas, fica fácil traçar o perfil completo do seu público e elaborar estratégias que realmente alavanquem as vendas.
Como nos preocupamos com o sucesso da sua empresa e com os seus resultados, a fim de ajudá-lo nessa missão, selecionamos para você algumas ferramentas para definir público-alvo.
1. Google Analytics
Sem sombra de dúvidas, o Google Analytics é uma excelente ferramenta para os empreendedores que ainda não conhecem muito bem o seu público e o melhor de tudo é que ele é gratuito.
Utilizando o Google Analytics, é possível rastrear e até mesmo monitorar os visitantes que navegam pelo seu site por determinado período de tempo, assim como os que o visitaram apenas uma vez e não realizaram nenhuma ação simbólica.
Dentro dele, você consegue ter acesso aos dados demográficos do seu público-alvo, como sexo, idade e interesses latentes. O que permite que o seu negócio:
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Compreenda a fundo o público-alvo da sua marca;
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Entenda o comportamento dos usuários que navegam pelo seu site;
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Segmente anúncios com base no perfil dos seus consumidores;
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Crie conteúdos com as palavras pesquisadas na busca interna do site.
2. Audience Insights
O Facebook conta com uma base de dados gigantesca e extremamente valiosa sobre a população.
O mais interessante é que está tudo disponibilizado em sua ferramenta para definir público-alvo, a Audience Insights.
Você tem a possibilidade de analisar todas as pessoas que possuem uma conta no Facebook, inclusive os usuários que estão conectados à sua página, e pode obter insights preciosos.
Essa é uma das ferramentas para definir público-alvo mais completas. Ela permite que você cruze diferentes dados, como gênero, idade, estado civil, localização, nível de escolaridade, cargo, interesses, estilo de vida e muito mais.
Com esses dados em mãos, o seu negócio compreende melhor o mercado em que está inserido, o perfil e os interesses do público, tendo a oportunidade de criar campanhas segmentadas que convertem em vendas.
3. Formulários online
Escute quem confia na sua marca e compra os seus produtos ou contrata os seus serviços. Entre as ferramentas para definir público-alvo mais simples e práticas, estão as pesquisas feitas através de formulários online.
Você pode conversar diretamente com a sua base de clientes e investigar as principais características do seu público-alvo.
O Google Forms pode ser um grande aliado na hora de elaborar um questionário com perguntas pontuais e armazenar os dados dessa pesquisa rápida e descomplicada.
4. SimilarWeb
O SimilarWeb é uma das ferramentas para definir público-alvo mais poderosas, isso porque permite que você colete certas informações, como classificação na busca, número de visitas no site e origens de tráfego.
Contudo, os dados os quais tem acesso não são os do seu site. Pelo contrário, as informações são dos sites de seus concorrentes.
Essa ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita, apesar de ter algumas limitações na versão grátis, ela fornece um relatório bastante completo sobre o site pesquisado.
Ainda, o SimilarWeb permite que faça comparativos entre o seu site, blog ou aplicativo e o de seus concorrentes.
Agora que você já conhece as principais ferramentas para definir público-alvo e entende a importância de usá-las, o que acha de ficar por dentro de outros conteúdos? Leia os últimos artigos do blog!