Conheça os 5 pilares do engajamento digital!
1º Pilar - Audiência construída:
A primeira coisa que se deve fazer para aumentar o engajamento com sua marca nos canais on-line, é segmentar uma audiência. De que adianta falar com um grande público, se a maioria das pessoas não estão interessadas no que você está dizendo? Entenda que o menor público viável é o que gera retorno para a sua empresa. E para atingi-lo, é preciso se concentrar em suas necessidades e dores. Pense em como seu cliente ideal se comporta na internet, quais são suas preocupações, liste-as e tente classificá-las em temas abrangentes para o foco editorial. Isso ajuda a definir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e pronta para gerar mais oportunidades para a empresa.
2º Pilar - Conteúdos relevantes:
Elabore conteúdos relevantes para o público-alvo. Todo conteúdo que sua empresa produz tem (ou deveria ter) um objetivo específico: AJUDAR o seu lead a identificar suas dores, educar sobre as SOLUÇÕES disponíveis no mercado, comunicar um lançamento, mostrar como obter os melhores resultados de seu produto, alavancar o status de autoridade no mercado, entre outros.
O cliente que engaja com o seu conteúdo, o faz por acreditar que aquilo é relevante para si e, possivelmente, para os amigos. Além disso, o seu consumidor deseja ser reconhecido como uma pessoa bem informada. Por isso, você deve criar posts que transmitam esse sentimento de credibilidade. Na dúvida, coloque-se no lugar do cliente.
3° Pilar - Interação:
De nada adianta criar um calendário de publicações, com temas relevantes para a sua audiência, se você não responde as perguntas e comentários. Acredite, o vácuo pode fazer o seu negócio perder grandes oportunidades de vendas. Quando as pessoas comentam, criticam, elogiam e mencionam a sua empresa nas redes sociais, por exemplo, elas esperam uma posição da marca. E quando o feedback acontece de forma clara e próxima, o engajamento digital do seu negócio se fortalece.
Por isso, responda aos comentários deixados nas suas publicações, curta e interaja com as postagens dos seus seguidores. Esclareça dúvidas, dê satisfação, seja descontraído nas respostas... Quanto mais verdadeira e aberta for a interação com seus seguidores, melhor e mais recorrente será o seu engajamento.
4º Pilar - Canais de Divulgação:
A criação de conteúdo relevante é apenas metade da solução para um engajamento eficaz. É preciso distribuir esse conteúdo nos canais que façam sentido para o seu negócio. Isso inclui:
• Redes sociais;
• Blog;
• E-mail marketing;
• Whatsapp
• Parceria de referência com influenciadores on-line e websites.
Dentre vários outros!
Não sabe quais canais de divulgação escolher para a sua empresa? Saiba como defini-los em 7 passos:
1. Tenha objetivos bem definidos;
2. Saiba onde seu público-alvo está;
3. Veja como sua concorrência se posiciona;
4. Revise canais de divulgação já usados;
5. Tenha atenção às possibilidades financeiras;
6. Garanta que todos os canais tenham a mesma identidade
5º Pilar - Plano de Métricas:
Ter um plano de métricas permite você medir os resultados das suas estratégias de conteúdo. E mais do que isso, monitorar os seus resultados é entender e escutar a sua audiência.
Você não pode melhorar aquilo que você não pode mensurar. Métricas avançadas de engajamento de mídia social permitem que você:
• Obtenha análises de engajamento dos posts;
• Melhore a sua taxa de conversação;
• Acompanhe as interações dos usuários.
Mas cuidado com as métricas de vaidade! Você sabe o que são elas? São aqueles números que deixam você muito feliz, mas que, na realidade, não trazem nenhum resultado palpável.
Um bom exemplo de métrica de vaidade são curtidas nas publicações. Embora elas sejam muito legais, não ajudam a tomar decisões e nem oferecem insights.
Acompanhar as métricas deve ser um dos pilares da sua estratégia e deve ser levado a sério.
Agora que você já sabe dos 5 pilares do engajamento, salve este conteúdo para não se esquecer de seus ensinamentos, e compartilhe para que mais amigos possam aprender mais sobre o Marketing Digital.