Para saber se estamos no caminho certo em relação às estratégias do seu e-commerce, precisamos comprovar e acompanhar os resultados dessas ações de alguma forma, concorda? E isso pode ser feito através da análise de indicadores, muito conhecidos como KPIs - Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de Performance, que, para o meio digital, se tornam ainda mais importantes para quantificar os resultados e avaliar as estratégias de uma empresa
Existem inúmeros KPIs e cada indicador é escolhido de acordo com os objetivos de cada negócio. Hoje, destacamos aqui 5 dos principais KPIs que demandam maior atenção caso você tenha uma loja virtual.
1- Tráfego do site:
O tráfego do site é o número de visitas mensais que a sua página recebe. É importante conhecer este número pois assim como uma loja física precisa de um fluxo de clientes no interior da loja, um loja virtual também precisa de pessoas efetuar as vendas.
Além disso, conhecer o público que você atrai para sua loja virtual é fundamental, afinal, é através do tráfego que você saberá se está atraindo ou não potenciais compradores para sua marca. Monitorar diariamente o número e afrequência dos visitantes no site, incluir pontos de conversão, são estratégias que facilitam na hora de entender quais são as necessidades do seu cliente, e definir qual o público de maior interesse.
2 - Taxa de conversão:
A taxa de conversão é a porcentagem que indica a quantidade de conversões que tivemos em relação ao número de visitantes. Para chegar ao resultado, basta dividir o número de conversões pelo número de visitantes no site. Por isso, quanto maior o número de acessos, maior será a chance de conversão, aumentando assim a porcentagem da taxa.
3 - Abandono de carrinho:
Este é um indicador super importante, e aqui vão 3 das inúmeras possibilidades e estratégias de aproveitamento das informações:
Primeiro, você pode identificar possíveis falhas ou dificuldades no processo de compra do seu cliente em potencial, que, por algum, motivo não finalizou a compra.
Segundo, você pode compreender melhor o funil de vendas do seu negócio, e saber exatamente, em que momento o seu consumidor estará pronto para de fato adquirir o produto.
Terceiro, você tem total acesso aos produtos que foram colocados no carrinho, e possui ainda a possibilidade de utilizar a estratégia do Remarketing, anunciando estes mesmos produtos para o visitante, ou oferecendo um cupom de desconto para atraí-lo.
4 - Ticket médio:
Este indicador mostra o quanto o seu cliente está gastando na sua loja virtual. Para encontrar o ticket médio dois fatores serão considerados: o valor gasto e o número de meses que o seu cliente é retido na empresa. E você pode estar se perguntando, então como descobrir qual o ticket médio ideal para o meu negócio?
Você encontrará o resultado através da razão entre um valor vendido em um período e o número de pedidos. A ideia é que seu e-commerce lucre mais a cada venda para que o número do seu ticket médio suba. Uma estratégia para aumentar este valor é oferecer produtos complementares àqueles que o seu cliente acabou de adquirir ou oferecer frete gratuito a partir da venda de determinado valor. Neste caso você também passa a ter uma nova percepção sobre o seu consumidor.
5 - CAC (Custo de aquisição do cliente):
Simplificando para você, este indicador está ligado à quanto você gasta para conquistar um novo cliente. Aqui todos os gastos são considerados, como: divulgação, verba de marketing, eventos, influenciadores e etc. Para chegar ao resultado, basta somar os investimentos de um período e dividi-los pelo número de clientes conquistados neste mesmo período. Dessa forma você saberá se o lucro é maior do que o valor investido para trazer novos clientes.
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