5 principais indicadores de uma loja virtual

Por Janaina Bissoli 16/03/2020
Compartilhe
Para saber se estamos no caminho certo em relação às estratégias do seu e-commerce, precisamos comprovar e acompanhar os resultados dessas ações de alguma forma, concorda? E isso pode ser feito através da análise de indicadores, muito conhecidos como KPIs - Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de Performance, que, para o meio digital, se tornam ainda mais importantes para quantificar os resultados e avaliar as estratégias de uma empresa
 
Existem inúmeros KPIs e cada indicador é escolhido de acordo com os objetivos de cada negócio. Hoje, destacamos aqui  5 dos principais KPIs que demandam maior atenção caso você tenha uma loja virtual.
 
1- Tráfego do site:
 
O tráfego do site é o número de visitas mensais que a sua página recebe. É importante conhecer este número pois assim como uma loja física precisa de um fluxo de clientes no interior da loja, um loja virtual também precisa de pessoas efetuar as vendas. 
 
Além disso, conhecer o público que você atrai para sua loja virtual é fundamental, afinal, é através do tráfego que você saberá se está atraindo ou não potenciais compradores para sua marca. Monitorar diariamente o número e afrequência dos visitantes no site, incluir pontos de conversão, são estratégias que facilitam na hora de entender quais são as necessidades do seu cliente, e definir qual o público de maior interesse. 
 
2 - Taxa de conversão:
 
A taxa de conversão é a porcentagem que indica a quantidade de conversões que tivemos em relação ao número de visitantes. Para chegar ao resultado, basta dividir o número de conversões pelo número de visitantes no site. Por isso, quanto maior o número de acessos, maior será a chance de conversão, aumentando assim a porcentagem da taxa. 
 
3 - Abandono de carrinho:
 
Este é um indicador  super importante, e aqui vão 3 das inúmeras possibilidades e estratégias de aproveitamento das informações: 
 
Primeiro, você pode identificar possíveis falhas ou dificuldades no processo de compra do seu cliente em potencial, que, por algum, motivo não finalizou a compra. 
 
Segundo, você pode compreender melhor o funil de vendas do seu negócio, e saber exatamente, em que momento o seu consumidor estará pronto para de fato adquirir o produto. 
 
Terceiro, você tem total acesso aos produtos que foram colocados no carrinho, e possui ainda a possibilidade de utilizar a estratégia do Remarketing, anunciando estes mesmos produtos para o visitante, ou oferecendo um cupom de desconto para atraí-lo.
 
4 - Ticket médio:
 
Este  indicador  mostra o quanto o seu cliente está gastando na sua loja virtual. Para encontrar o ticket médio dois fatores serão considerados: o valor gasto e o número de meses que o seu cliente é retido na empresa. E você pode estar se perguntando, então como descobrir qual o ticket médio ideal para o meu negócio? 
 
Você encontrará o resultado através da razão entre um valor vendido em um período e o número de pedidos. A ideia é que seu e-commerce lucre mais a cada venda para que o número do seu ticket médio suba. Uma estratégia para aumentar este valor é oferecer produtos complementares àqueles que o seu cliente acabou de adquirir ou oferecer frete gratuito a partir da venda de determinado valor. Neste caso você também passa a ter uma nova percepção sobre o seu consumidor. 
 
5 - CAC (Custo de aquisição do cliente): 
 
Simplificando para você, este indicador  está ligado à quanto você gasta para conquistar um novo cliente. Aqui todos os gastos são considerados, como: divulgação, verba de marketing, eventos, influenciadores e etc. Para chegar ao resultado, basta somar os investimentos de um período e dividi-los pelo número de clientes conquistados neste  mesmo período. Dessa forma você saberá se o lucro é maior do que o valor investido para trazer novos clientes.
 
O nosso conteúdo foi relevante para você? Se estiver com dúvidas de como planejar e mensurar todas essas estratégias e ações, entre em contato com a equipe BeeOn que te auxiliamos nesse desafio! 
 

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.