7 dicas para ter uma identidade visual consistente.

Por BeeOn 14/09/2020
Compartilhe

7 dicas para ter uma identidade visual consistente

A identidade visual é indispensável para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Afinal, é por meio desse conjunto de elementos visuais que a sua marca comunica aos clientes seus produtos, serviços, diferenciais, valores e ainda consegue despertar sensações nas pessoas, favorecendo a compra e a identificação.

Quando a identidade visual é bem pensada e construída, é possível conquistar uma série de benefícios. O primeiro, sem dúvida, é a lembrança na mente do consumidor, pois a sua marca passa a se destacar da concorrência. Além disso, consegue-se criar uma primeira impressão favorável, estimulando o consumo.

Apesar de entender a importância, você ainda não tem certeza de como conquistar uma identidade visual consistente para a sua marca? Siga a leitura e entenda melhor!

O que é identidade visual?

A identidade visual é a combinação de elementos visuais que representam a sua marca. Por isso, esse termo não é sinônimo de logotipo. O logotipo faz parte da identidade visual – e até pode ser o símbolo principal e mais representativo do conceito da sua empresa.

Contudo, outros pontos compõem a identidade visual, como: tipografia, cores, formatos e até palavras ou frases, como é o caso dos slogans que ajudam o público a gravar na mente, de maneira rápida e objetiva, a principal missão da marca, seu diferencial ou o que você vende.

Quais as dicas para uma identidade visual adequada?

Agora que você já sabe o que é identidade visual, veja as dicas mais importantes que separamos.

1- Entenda quem é a sua empresa e a sua marca

A identidade visual deve representar a essência da sua marca e da sua empresa. Por isso, é indispensável fazer bem a lição de casa. Saiba qual é a missão, visão e valores do seu negócio – e traduza tudo isso na sua identidade visual.

Vamos supor que você tenha uma empresa de tecnologia e que a essência do negócio esteja relacionado com modernidade, vanguardismo e pioneirismo. Uma identidade visual com cores monótonas e que passe uma impressão de tradicionalismo não estará em sintonia com o que a sua empresa é e nem como ela se posiciona no mercado.

Um bom exercício para ajudar nesse sentido é pensar na sua empresa como uma pessoa. Quais adjetivos você usaria para descrevê-la? Por exemplo: moderna, arrojada, criativa, disruptiva, tradicional, familiar, engajada, sustentável, pet friendly etc. Todos esses aspectos devem ser transmitidos na sua identidade visual, passando sentimentos favoráveis ao seu público e comunicando quem é o seu negócio.

2- Avalie as características do seu público-alvo

Uma boa identidade visual deve fazer sentido entre as pessoas que você deseja atrair. Por isso, não se esqueça de analisar as características do seu público-alvo. Avalie itens como: idade, faixa de renda, profissão, localização e também aspectos comportamentais.

Se você trabalha atendendo pessoas jovens, criativas e descoladas, é importante que a sua identidade visual acompanhe essas características e consiga dialogar adequadamente com essas pessoas.

O contrário também ocorre. Imagine que o seu público seja mais tradicional. Uma identidade visual muito moderna, colorida ou diferente poderá “assustar” essas pessoas, correndo-se o risco de elas não entenderem o conceito ou de acharem que a sua marca não é o perfil delas. É por isso que essa sintonia é fundamental.

3- Não perca de vista seus concorrentes

Nós não estamos sugerindo que você copie a identidade visual de outras empresas. Apenas analise o que os seus concorrentes estão fazendo e como estão fazendo. Isso é o que chamamos de benchmarking, uma pesquisa sobre marcas que oferecem o mesmo produto ou serviço que o seu.

Analise os pontos fortes e fracos das identidades visuais desses negócios e, a partir disso, pense em oportunidades para diferenciar a sua empresa, criando uma marca que realmente se destaque no seu segmento.

4- Crie uma boa primeira impressão

A primeira impressão é extremamente importante para a marca, pois, muitas vezes, você não terá outras chances para impactar o seu público. É ela, por exemplo, que faz com que o consumidor pegue o seu produto para analisar em uma gôndola de supermercado, em detrimento da concorrência.

Pense que a identidade visual irá compor toda a comunicação da sua empresa, estando presente nos cartões de visita, no site, nas redes sociais, na assinatura dos e-mails, no outdoor, na fachada e assim por diante.

Por isso, ela precisa causar uma boa impressão nos seus consumidores, comunicando de forma diferenciada e atrativa a personalidade e os diferenciais da sua empresa e expressando o que você vende.

5- Seja consistente

Não é incomum encontrarmos empresas que ficam modificando continuamente a sua identidade visual, seja alterando as cores, a tipografia ou a própria identidade completamente de tempos em tempos.

É claro que atualizar a sua marca é importante, principalmente para empresas há muitos anos no mercado, pois o que era interessante e consistente com seu público ou portfólio há 20 anos, pode não ser mais a realidade atual. Contudo, essa atualização deve ser muito bem pensada e planejada e ocorrer esporadicamente.

Se em cada material ou comunicação você alterar a proporção, as cores, a forma, a tipografia etc. a sua marca acabará perdendo a identidade e a força da comunicação – e não criará mais um laço com os consumidores. Na verdade, isso pode confundir seus clientes e parceiros de negócios, que talvez acreditem que a empresa mudou de dono, não comercializa mais os mesmos serviços ou está passando por alguma fase de alteração.

6- Analise todos os detalhes

Todos os detalhes da sua identidade visual devem ser muito bem pensados e planejados – e devem fazer sentido. Não adianta, por exemplo, usar uma tipografia só porque você “gosta”, se ela não tiver sintonia com as cores, os símbolos e nem a identidade da sua marca.

Os detalhes são fundamentais e devem estar em sintonia, permitindo expressar de forma condizente e adequada os diferenciais do seu negócio, o que você vende e para quem são esses produtos ou serviços.

7- Crie um manual de identidade visual

Uma dica muito importante é criar um manual de identidade visual, principalmente quando você trabalha com fornecedores ou outros parceiros de negócios que podem criar propagandas usando a sua marca.

Nesse documento devem constar todas as formas aceitáveis de uso da sua identidade visual, incluindo as alterações possíveis para diferentes aplicações, como assinatura de e-mail, outodoor, posicionamento horizontal e vertical, em impressões em branco e preto etc.

Qualquer ação publicitária ou de marketing deve seguir o que está disposto no manual, seja para a aplicação nos uniformes dos funcionários ou para uma ação de panfletagem, por exemplo. Assim, você consegue garantir uniformidade no uso.

Neste conteúdo, você aprendeu que a identidade visual é de suma importância para qualquer empresa, já que é esse conjunto de elementos que ajudará a comunicar quem a sua empresa é, o que ela vende e o seu principal diferencial/missão, tornando-a única na mente dos consumidores e diferenciando o seu negócio da concorrência.

Gostou das dicas que separamos? Se está em busca de uma boa identidade visual para a sua marca, venha conversar conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.