7 dicas para ter uma identidade visual consistente
A identidade visual é indispensável para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Afinal, é por meio desse conjunto de elementos visuais que a sua marca comunica aos clientes seus produtos, serviços, diferenciais, valores e ainda consegue despertar sensações nas pessoas, favorecendo a compra e a identificação.
Quando a identidade visual é bem pensada e construída, é possível conquistar uma série de benefícios. O primeiro, sem dúvida, é a lembrança na mente do consumidor, pois a sua marca passa a se destacar da concorrência. Além disso, consegue-se criar uma primeira impressão favorável, estimulando o consumo.
Apesar de entender a importância, você ainda não tem certeza de como conquistar uma identidade visual consistente para a sua marca? Siga a leitura e entenda melhor!
O que é identidade visual?
A identidade visual é a combinação de elementos visuais que representam a sua marca. Por isso, esse termo não é sinônimo de logotipo. O logotipo faz parte da identidade visual – e até pode ser o símbolo principal e mais representativo do conceito da sua empresa.
Contudo, outros pontos compõem a identidade visual, como: tipografia, cores, formatos e até palavras ou frases, como é o caso dos slogans que ajudam o público a gravar na mente, de maneira rápida e objetiva, a principal missão da marca, seu diferencial ou o que você vende.
Quais as dicas para uma identidade visual adequada?
Agora que você já sabe o que é identidade visual, veja as dicas mais importantes que separamos.
1- Entenda quem é a sua empresa e a sua marca
A identidade visual deve representar a essência da sua marca e da sua empresa. Por isso, é indispensável fazer bem a lição de casa. Saiba qual é a missão, visão e valores do seu negócio – e traduza tudo isso na sua identidade visual.
Vamos supor que você tenha uma empresa de tecnologia e que a essência do negócio esteja relacionado com modernidade, vanguardismo e pioneirismo. Uma identidade visual com cores monótonas e que passe uma impressão de tradicionalismo não estará em sintonia com o que a sua empresa é e nem como ela se posiciona no mercado.
Um bom exercício para ajudar nesse sentido é pensar na sua empresa como uma pessoa. Quais adjetivos você usaria para descrevê-la? Por exemplo: moderna, arrojada, criativa, disruptiva, tradicional, familiar, engajada, sustentável, pet friendly etc. Todos esses aspectos devem ser transmitidos na sua identidade visual, passando sentimentos favoráveis ao seu público e comunicando quem é o seu negócio.
2- Avalie as características do seu público-alvo
Uma boa identidade visual deve fazer sentido entre as pessoas que você deseja atrair. Por isso, não se esqueça de analisar as características do seu público-alvo. Avalie itens como: idade, faixa de renda, profissão, localização e também aspectos comportamentais.
Se você trabalha atendendo pessoas jovens, criativas e descoladas, é importante que a sua identidade visual acompanhe essas características e consiga dialogar adequadamente com essas pessoas.
O contrário também ocorre. Imagine que o seu público seja mais tradicional. Uma identidade visual muito moderna, colorida ou diferente poderá “assustar” essas pessoas, correndo-se o risco de elas não entenderem o conceito ou de acharem que a sua marca não é o perfil delas. É por isso que essa sintonia é fundamental.
3- Não perca de vista seus concorrentes
Nós não estamos sugerindo que você copie a identidade visual de outras empresas. Apenas analise o que os seus concorrentes estão fazendo e como estão fazendo. Isso é o que chamamos de benchmarking, uma pesquisa sobre marcas que oferecem o mesmo produto ou serviço que o seu.
Analise os pontos fortes e fracos das identidades visuais desses negócios e, a partir disso, pense em oportunidades para diferenciar a sua empresa, criando uma marca que realmente se destaque no seu segmento.
4- Crie uma boa primeira impressão
A primeira impressão é extremamente importante para a marca, pois, muitas vezes, você não terá outras chances para impactar o seu público. É ela, por exemplo, que faz com que o consumidor pegue o seu produto para analisar em uma gôndola de supermercado, em detrimento da concorrência.
Pense que a identidade visual irá compor toda a comunicação da sua empresa, estando presente nos cartões de visita, no site, nas redes sociais, na assinatura dos e-mails, no outdoor, na fachada e assim por diante.
Por isso, ela precisa causar uma boa impressão nos seus consumidores, comunicando de forma diferenciada e atrativa a personalidade e os diferenciais da sua empresa e expressando o que você vende.
5- Seja consistente
Não é incomum encontrarmos empresas que ficam modificando continuamente a sua identidade visual, seja alterando as cores, a tipografia ou a própria identidade completamente de tempos em tempos.
É claro que atualizar a sua marca é importante, principalmente para empresas há muitos anos no mercado, pois o que era interessante e consistente com seu público ou portfólio há 20 anos, pode não ser mais a realidade atual. Contudo, essa atualização deve ser muito bem pensada e planejada e ocorrer esporadicamente.
Se em cada material ou comunicação você alterar a proporção, as cores, a forma, a tipografia etc. a sua marca acabará perdendo a identidade e a força da comunicação – e não criará mais um laço com os consumidores. Na verdade, isso pode confundir seus clientes e parceiros de negócios, que talvez acreditem que a empresa mudou de dono, não comercializa mais os mesmos serviços ou está passando por alguma fase de alteração.
6- Analise todos os detalhes
Todos os detalhes da sua identidade visual devem ser muito bem pensados e planejados – e devem fazer sentido. Não adianta, por exemplo, usar uma tipografia só porque você “gosta”, se ela não tiver sintonia com as cores, os símbolos e nem a identidade da sua marca.
Os detalhes são fundamentais e devem estar em sintonia, permitindo expressar de forma condizente e adequada os diferenciais do seu negócio, o que você vende e para quem são esses produtos ou serviços.
7- Crie um manual de identidade visual
Uma dica muito importante é criar um manual de identidade visual, principalmente quando você trabalha com fornecedores ou outros parceiros de negócios que podem criar propagandas usando a sua marca.
Nesse documento devem constar todas as formas aceitáveis de uso da sua identidade visual, incluindo as alterações possíveis para diferentes aplicações, como assinatura de e-mail, outodoor, posicionamento horizontal e vertical, em impressões em branco e preto etc.
Qualquer ação publicitária ou de marketing deve seguir o que está disposto no manual, seja para a aplicação nos uniformes dos funcionários ou para uma ação de panfletagem, por exemplo. Assim, você consegue garantir uniformidade no uso.
Neste conteúdo, você aprendeu que a identidade visual é de suma importância para qualquer empresa, já que é esse conjunto de elementos que ajudará a comunicar quem a sua empresa é, o que ela vende e o seu principal diferencial/missão, tornando-a única na mente dos consumidores e diferenciando o seu negócio da concorrência.
Gostou das dicas que separamos? Se está em busca de uma boa identidade visual para a sua marca, venha conversar conosco e descubra como podemos ajudá-lo!