8 cursos de marketing digital gratuitos

Por BeeOn 24/08/2021
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Quer aprender mais sobre o universo digital? Os cursos de marketing digital são ótimas alternativas. E a boa notícia é que existem cursos excelentes e gratuitos, inclusive de empresas renomadas no mercado.

Seja para quem quer aprender mais, ou para quem deseja reciclar e renovar seus conhecimentos, o que não faltam são opções. Veja as melhores que separamos!

  1. Ótimo curso para empreendedores: Sebrae

O curso de marketing digital para o empreendedor do Sebrae é excelente para quem é gestor de um negócio e deseja obter resultados melhores com suas estratégias digitais. 

Online, o curso tem duração de 2 horas e é destinado a microempresários, empresários de pequeno porte, artesãos e pessoas que estão pensando em abrir uma empresa.

Em seis módulos, você aprenderá mais sobre as estratégias de marketing digital, o que é inbound marketing, vendarketing, métricas mais usadas no marketing digital e como montar um departamento de marketing digital.

Embora seja um curso introdutório, é excelente para os empreendedores começarem a criar suas estratégias, contratarem uma boa agência ou montarem seu próprio departamento de marketing.

  1. Melhor curso introdutório para profissionais: RD Station

Se você é profissional da área de comunicação e deseja começar a trabalhar com marketing digital, o curso da RD Station é uma excelente opção. Ele tem duração de 6 horas e 10 aulas, além de oferecer certificado.

No curso, você aprenderá e receberá dicas para melhorar suas estratégias de marketing e vendas, encontrará novas maneiras de promover produtos ou serviços, entenderá como criar uma boa campanha mesmo com pouco dinheiro e terá um certificado para começar a trabalhar na área.

As aulas são ministradas por André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais e um dos principais nomes do marketing digital no Brasil, premiado pela revista PEGN na categoria serviços, em 2015, eleito empreendedor Endeavor, em 2017, eleito Forbes Under30, em 2019, e premiado como profissional do ano em Inbound Marketing pelo Prêmio Digitalks em 2016, 2017 e 2018.

  1. Melhor curso de marketing de conteúdo: Rock Content

O marketing de conteúdo é um dos pilares de qualquer estratégia digital. E se você deseja aprender mais sobre essa técnica, nossa recomendação é o curso de marketing de conteúdo da Rock Content.

Com carga horária de 4 horas, o curso lhe ensinará a:

  • Definir os objetivos e KPI para uma estratégia de marketing de conteúdo;

  • Estruturar as personas para seu negócio;

  • Determinar os melhores canais e formatos de conteúdo para suas personas;

  • Escolher o CMS e outros detalhes técnicos para iniciar seu blog corporativo;

  • Implementar melhores práticas para produzir ótimos conteúdos no seu blog;

  • Aplicar SEO on page e off page para melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos;

  • Otimizar a produção e a divulgação dos conteúdos nas redes sociais;

  • Construir listas de e-mails, fazer o disparo de e-mails e qualificar leads;

  • Estabelecer as melhores métricas para acompanhar suas ações de e-mail marketing;

  • Construir um funil de vendas;

  • Aplicar a metodologia de vendarketing.

  1. Melhor curso para redes sociais: Impulsione com Facebook

Se a ideia é aprender mais sobre marketing nas redes sociais, que tal aprender diretamente com o Facebook? A rede social mais usada no mundo tem um curso gratuito próprio, com 17 episódios que vão lhe ajudar a ter mais resultados nos seus anúncios e ações.

Você vai aprender como estabelecer sua presença online, a melhor forma de se comunicar com seus clientes, como começar a vender online, a personalização de anúncios, as formas de otimizar os resultados, como usar os stories, reels, imagens e IGTV e muito mais!

  1. Curso introdutório completo: Google

O Google é uma das maiores autoridades do universo digital – e também investe muito em oferecer conhecimentos a todos que desejem aprender mais. O curso de fundamentos do marketing digital é uma opção completa tanto para empreendedores, como para quem deseja aprender mais sobre o assunto.

São 40 horas de curso e 26 módulos, com tutoriais em vídeo e certificação reconhecida. Todos os módulos foram criados por instrutores do Google, com exercícios práticos e exemplos do mundo real que ajudam a transformar conhecimento em ação.

Para quem é da área, o curso do Google ajuda a melhorar o currículo, encontrar um emprego dentro do setor de marketing digital e, claro, impulsionar sua carreira.

Entre os diferentes módulos, você aprenderá a construir sua presença na web, planejar sua estratégia de negócios online, entender como funcionam os motores de busca e o Google Search Console, ter noções de SEO e SEM, noções básicas de redes sociais, como conseguir bons resultados com tráfego pago e muito mais.

  1. Primeiros passos no marketing digital: Tera

Este curso é excelente para quem está começando no marketing digital, para profissionais em transição de carreira e para profissionais que estão buscando desenvolver skills de marketing digital ou são de áreas tradicionais do marketing que desejam se atualizar para o contexto digital.

São mais de 10 horas de conteúdo gratuito para você aprender com 28 experts do setor. Como especialistas digitais da Magalu, Guaraná Antártica, Google, RD Station, Rappi, iFood e muito mais.

Você irá aprender mais sobre: transformação digital no marketing, estratégias de marketing digital, como usar dados para direcionar a criatividade e como construir seu currículo para alcançar as melhores vagas na área.

  1. Melhor curso de Inbound gratuito: Rock Content

Quer dar os primeiros passos no Inbound Marketing? Esse curso da Rock Content é uma excelente forma de entender mais sobre essa estratégia.

Com uma carga horária de 5 horas, você aprenderá a:

  • Aplicar a metodologia Inbound;

  • Estruturar uma estratégia de Inbound;

  • Produzir conteúdos relevantes para seus potenciais clientes;

  • Entender como criar um blog;

  • Usar técnicas de SEO e estratégias de social media para atrair clientes;

  • Usar CTAs e landing pages para aumentar o engajamento e a conversão;

  • Planejar um fluxo de nutrição de leads;

  • Adotar o Inside Sales;

  • Compreender a importância do Customer Success.

  1. Melhor curso de Analytics para iniciantes: Google

Quer melhorar os resultados das suas estratégias digitais usando o Google Analytics? Ninguém melhor que o próprio Google para lhe ajudar nessa jornada, com este curso online.

Você aprenderá a criar uma conta, implementar um código de acompanhamento e configurar filtros de dados. Além disso, será capaz de navegar na interface e nos relatórios do Google Analytics, configurar painéis e atalhos. O curso ainda ensina como analisar relatórios básicos de público-alvo, aquisição e comportamento – e como configurar metas e acompanhamento de campanhas.

A plataforma do Google também conta com curso avançado de Analytics e os primeiros passos com o Google Analytics 360.

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