Desde os primórdios da internet, o e-mail está presente, trazendo agilidade nas comunicações. Com o avanço das redes sociais e outras tecnologias, muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing perdeu espaço. Mas isso está longe de ser verdade.
De acordo com um levantamento da Statista, em outubro de 2021, os brasileiros trocavam cerca de 8,32 bilhões de e-mails, o que colocava nosso país na 8ª posição entre os países que mais enviaram e-mails.
A Statista também trouxe outros dados relevantes sobre o e-mail marketing: 73% dos usuários no mundo se sentem confortáveis se sentem confortáveis com essa mídia e 46% dos usuários preferem ser contatados por e-mail pelas empresas.
Quer entender como aplicar o e-mail marketing para vendas e melhorar os resultados no seu e-commerce ou loja física? Siga conosco!
O que é e-mail marketing?
Antes de pensar em aumentar suas vendas por e-mail, você precisa entender o que é e-mail marketing. Basicamente, essa é uma prática de comunicação que conecta diretamente empresas e público-alvo por meio do e-mail.
Mas atenção, porque não estamos falando de SPAM. Para funcionar, as estratégias de e-mail marketing passam por um ponto essencial, chamado autorização.
Ou seja, as empresas apenas enviam essas comunicações para os usuários que, de alguma forma, informaram seus contatos de e-mail às marcas e desejam receber esse tipo de contato.
Vantagens
Quando a estratégia de e-mail marketing é bem desenvolvida e orientada, ela traz uma série de benefícios, como:
-
alcance previsível, pois você tem uma quantidade definida de contatos e pode trabalhar com as taxas de abertura, entendendo o quanto do seu público tem, efetivamente, recebido e se engajado com a sua mensagem;
-
formato flexível, que permite usar diferentes templates, incluindo textos e elementos gráficos;
-
alto retorno financeiro, de acordo com um estudo da Litmus, para cada 1 dólar investido em e-mail marketing, as empresas obtêm, em média, 42 dólares de retorno. Dependendo da área, esse retorno pode ser maior;
-
é um canal próprio, com uma lista de contatos exclusiva da sua empresa, sem uma quantidade máxima pré-determinada. A lista de leads é um ativo do seu negócio, ao contrário dos contatos das redes sociais, que, caso um dia percam a força, você não poderá exportar esses contatos para usar em outras estratégias.
8 dicas poderosas para aumentar suas vendas usando o e-mail marketing
Agora você já está convencido de como o e-mail marketing é valioso para os negócios? Então confira algumas estratégias que você pode (e deve) usar para aumentar suas vendas!
1- Construa uma base de leads orgânica
Essa é uma das dicas mais importantes. A lista de contatos é um bem extremamente valioso para qualquer negócio. O e-mail marketing permite que você crie um relacionamento com essas pessoas, amadurecendo os leads até que eles decidam realizar a compra.
Assim, conforme você vai “nutrindo” os leads de informações, passa a estabelecer, também, uma relação de confiança.
E não tem como falarmos em confiança, se as pessoas que estão recebendo seus e-mails não têm nenhum conhecimento sobre sua empresa ou não permitiram que sua marca estabelecesse a comunicação.
Comprar listas de contato é um verdadeiro erro. Pois você estará falando com uma audiência não qualificada, que pode não ter interesse no que você vende, gastando esforços de marketing à toa e, ainda, estará “queimando” a imagem do seu negócio, com uma comunicação invasiva e não solicitada.
Por isso, trabalhe com estratégias para captar organicamente esses contatos. Como landing pages para distribuição de materiais ricos, assinatura de newsletter, contato no seu site, entre outras.
2- Segmente sua base
Outra dica crucial é segmentar a sua base de leads. Afinal, uma comunicação genérica pode não satisfazer as necessidades de cada contato e tornar seu e-mail desinteressante, com quedas nas taxas de abertura e de interação.
Neste ponto, a automação de marketing é uma grande aliada. Com softwares específicos, você consegue entender de onde esse lead veio e qual é o grau de maturação dele dentro do funil.
Ou seja, é possível saber se o contato veio após baixar determinado material, considerando o tema dele e também para qual etapa no funil de vendas ele era direcionado. Assim, você tem uma ideia de quais comunicações esse lead pode ter interesse, produtos do seu negócio e estratégias para fazê-lo adentrar nas demais etapas do funil.
Quanto mais segmentada for a sua base, maiores as chances das suas comunicações realmente surtirem efeito nas dúvidas e insegurança dos leads, tornando-as mais efetivas e com maior potencial de vendas.
3- Use as melhores práticas para a criação de e-mail marketing
Existem algumas boas práticas que fazem total diferença nos resultados com e-mail marketing. São elas:
-
foque no seu lead, não no seu produto: pense em qual valor o seu e-mail marketing entrega ao lead e como essa informação irá ajudá-lo a resolver seu problema;
-
use um CTA claro: identifique, de forma clara, qual é o próximo passo que o lead deve tomar. Esse CTA deve ser estratégico. Para o fundo de funil, pode ser uma ação ligada à venda, para as outras etapas, pode ser baixar um conteúdo, se inscrever em uma lista de transmissão ou outras ações;
-
personalize: envie cada e-mail com o primeiro nome do lead. Use um texto conciso, claro e próximo do leitor. Mostre que sua marca se importa com quem está recebendo aquela mensagem e que aquele não é apenas um e-mail de vendas padrão e frio;
-
crie um assunto interessante: o título é o que motiva a pessoa a abrir seu e-mail. Então seja criativo e resuma sobre o que o e-mail aborda. Não crie títulos sensacionalistas e mentirosos. Use títulos que toquem a dor do lead.
-
use pessoas reais como remetentes: ao invés de colocar sua empresa como remetente, use o e-mail de uma pessoa, com o nome, por exemplo, do dono da sua empresa ou de um vendedor. Assim, ao invés de usar [email protected] use [email protected], por exemplo;
-
conte histórias: quando estiver escrevendo seu e-mail, conte uma história ao invés de vender um produto. As histórias são interessantes, inspiradoras e capazes de conectar as pessoas às marcas. Mostre como seus produtos ou soluções ajudaram outras pessoas;
-
mantenha seu e-mail curto: cuidado com o excesso de texto. As pessoas não têm muito tempo para ler e-mails, então garanta que sua mensagem será passada de forma interessante e concisa.
4- Faça testes A/B
Como saber quais títulos chamam mais atenção do seu lead ou o melhor horário para enviar um e-mail marketing? A melhor forma de fazer isso é usando testes A/B.
Isso significa criar duas ou mais versões do seu e-mail e programar diferentes disparos, medindo a taxa de abertura deles e o envolvimento com a publicação, como o número de cliques no CTA.
Dessa forma, você consegue entender o que funciona melhor para sua audiência, deixando seus e-mails mais estratégicos e melhorando seus resultados.
5- Crie um calendário de disparo
E-mails em excesso podem deixar seu lead cansado e saturado da sua marca. Já e-mails escassos não trazem os resultados esperados.
Por isso, o ideal é ter um cronograma dos disparos, entendendo de quantos em quantos dias você deve contatar o lead e quais assuntos enviar, de acordo com os interesses dele e etapa no funil de vendas.
É importante que esse cronograma considere a nutrição do lead. Ou seja, conte com assuntos complementares, que faça com que o usuário entenda cada vez mais sobre sua dor e as soluções que sua empresa oferece, de modo a confiar no seu negócio e ver valor no que você vende.
Por isso, um cronograma estruturado é imprescindível, assim como automatizar os processos.
6- Conheça as políticas anti-SPAM e as regras da LGPD
Nada pior do que criar uma estratégia de e-mail marketing e acabar parando no SPAM, sem conseguir atingir seu público, certo? Por isso, é importante conhecer as políticas anti-SPAM.
A melhor forma de evitar isso é solicitando ao seu novo lead para adicionar o e-mail da sua empresa aos contatos dele. Inclua indicações no seu e-mail de boas-vindas maneiras de fazer isso.
Outro ponto importante é, nos seus envios, evitar usar vários pontos de exclamação e algumas palavras-gatilho de SPAM, como “ativar”, “clique abaixo ou acima” e “compre”.
Algumas dicas valiosas, ainda, incluem: usar um provedor de serviço de e-mail confiável e implementar o double opt-in (após o preenchimento do cadastro, o lead recebe um e-mail para confirmar a inscrição, contando com a autorização do lead para receber suas mensagens).
Para não ferir a LGPD, é preciso incluir outros detalhes nos seus envios e estratégias, como:
-
incluir a opção para o usuário se descadastrar da sua lista de e-mails sempre que quiser;
-
usar uma linguagem clara para solicitar o consenso do lead para guardar os dados dele;
-
apenas coletar os dados necessários e relevantes para o seu negócio;
-
guardar os dados de forma segura, de acordo com as orientações da lei;
-
deletar os dados dos leads que solicitarem.
7- Envie cupons de desconto e recupere carrinhos perdidos
Se os seus leads já estão na fase final do funil ou se abandonaram um carrinho no seu e-commerce, use o e-mail marketing para “fisgá-los” novamente.
Os cupons de desconto são grandes aliados nesse momento. Você pode enviar um voucher para a primeira compra, no caso do lead em fase final de funil, ou um cupom com desconto para o produto que o cliente abandonou no carrinho.
Outra ideia é enviar produtos semelhantes ao que o usuário incluiu no carrinho, porém com mais atrativos ou condições melhores, tentando conquistá-lo novamente e fechar a venda.
Uma ideia bacana é ativar o senso de urgência nesse momento, explicando que o cupom é apenas válido por X dias ou horas.
8- Acompanhe as métricas
Por fim, não se esqueça de acompanhar as métricas para entender como sua estratégia tem funcionado.
São várias as taxas que você pode analisar para entender o que está ou não funcionando, como:
-
taxa de abertura;
-
taxa de cliques no CTA;
-
taxa de compras usando o cupom ou voucher disparado por e-mail;
-
taxa de leads que migraram para outra fase do funil;
-
taxa de vendas provenientes do e-mail.
A partir dessa análise constante, você pode alterar suas estratégias para que elas tragam um retorno melhor e sejam mais consistentes às necessidades da sua audiência.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu que o e-mail marketing é uma estratégia valiosa tanto para vender mais, como para fidelizar e se relacionar com a sua base de contatos. Por meio desse envio estruturado, é possível nutrir seus leads, fazendo com que eles adentrem no funil e criem uma relação de confiança com a sua marca.
Além disso, você pode usar o e-mail marketing para resgatar clientes, especialmente no caso de lojas virtuais, com usuários que tiveram abandono de carrinho.
Para funcionar, contudo, é preciso uma estratégia sólida, com uma lista de contatos orgânica, e-mails bem construídos para as necessidades dos seus leads, CTA claro e um acompanhamento preciso das métricas.
Agora que você já sabe como o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, que tal começar a usá-la de forma certa no seu negócio? Venha conversar com nossos especialistas!