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9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido

Por BeeOn 08/03/2022
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O e-commerce é um dos setores que mais crescem no Brasil. Em 2021, de acordo com levantamento do PayPal, o Brasil tinha 1,59 milhão de sites de vendas – o que significa 6% do varejo brasileiro. Um número 22,05% maior que em 2020.

O estudo aponta que, em média, 789 novas lojas online foram abertas por dia no país. No acumulado desde 2015, o ritmo de crescimento do setor chega a uma taxa anual de 23,69%.

Esse crescimento é um reflexo direto da digitalização trazida pela pandemia. Um ponto interessante é que mais que a metade dos e-commerces são de pequenas empresas – com faturamento de até R$250 mil, que representam 52,73% do total.

Apesar da expansão, o setor ainda tem muito espaço de crescimento – e com a digitalização mais presente na vida das pessoas, a tendência de comprar online deverá ser cada vez maior. Se você quer abrir um e-commerce, ou já tem um e deseja melhorar os resultados, siga a leitura deste conteúdo.

O que é e-commerce e para que serve?

Um e-commerce é um comércio eletrônico, ou seja, uma loja online. São os negócios que comercializam produtos e serviços pela internet – e que todas as transações comerciais são feitas na plataforma online.

Assim, ter um e-commerce vai muito além do que apenas criar um site. É preciso estruturar o empreendimento, digitalizando todos os processos, como marketing, atendimento ao cliente, vendas e também a entrega, pensando em sistemas de frete eficientes.

E-commerce x Marketplace

Uma dúvida muito comum é em relação às diferenças entre e-commerce e marketplace.  O e-commerce diz respeito à loja online de uma empresa. É uma estrutura própria, na qual você, como gestor, capta seus clientes, faz o atendimento e a entrega, sem intermediação.

O marketplace funciona como um “shopping center online”. Quem detém o marketplace “aluga” espaço para que outras marcas possam vender seus produtos no site de vendas. Por exemplo, o Mercado Livre, no qual vários lojistas fazem a exposição e a venda dos seus produtos – com os processos intermediados pelo Mercado Livre.

Hoje, grandes marcas já possuem marketplace, como Magazine Luiza, Submarino, Americanas, Leroy Merlin etc. Assim, é possível que, ao acessar esses sites, você opte por produtos vendidos e entregues pelas marcas – ou por parceiros que vendem no site, os quais também são responsáveis pelas entregas, mas o processo é intermediado pelo marketplace, que pode interferir caso algum problema aconteça, trazendo mais segurança ao consumidor.

Nada impede que você tenha um e-commerce próprio e também atue nos marketplaces. Afinal, essas grandes marcas têm um poder maior de atratividade, com um tráfego alto. O que significa que você conseguirá atrair mais pessoas e fazer mais vendas, ainda que tenha de pagar taxas.

Outra vantagem é que toda a estrutura já estará pronta. Então, se você é um pequeno lojista e não tem certeza se conseguirá investir em uma infraestrutura para criar seu e-commerce, vender via marketplace é uma boa solução.

Como impulsionar e melhorar o e-commerce?

Agora que já vimos as questões técnicas, que tal algumas dicas para impulsionar as vendas no seu e-commerce? Confira!

1- Cuide da funcionalidade do seu site

O primeiro passo é ter um e-commerce bem montado. Isso significa um site funcional, com navegação intuitiva. Os produtos precisam estar divididos em categorias que façam sentido e é fundamental que o usuário consiga navegar e encontrar o que procura.

Atente-se à qualidade das imagens dos produtos e as descrições, bem como as demais funcionalidades, como contato com a sua loja, informações sobre pagamentos e entrega, políticas de troca e outros dados cruciais para assegurar a segurança na transação comercial.

Se o seu e-commerce é difícil de navegar, tem imagens ruins dos produtos, não tem uma descrição adequada de cada item vendido, não tem formas de contato e o usuário não consegue encontrar o que deseja comprar, definitivamente suas vendas serão baixas.

2- Simplifique o seu check-out

Outro passo muito importante para quem deseja vender mais é ter um check-out simples e otimizado. Você conseguiu o mais difícil: fazer com que o usuário colocasse os itens no carrinho. Agora, é fundamental simplificar a vida do cliente, para que a experiência de compra seja prática e segura.

Um check-out que exige inúmeras informações, múltiplos cadastros, preenchimento de vários dados ou é muito complexo, acaba desmotivando o usuário – que pode abandonar o carrinho e fazer a compra na concorrência.

Assim, pense em como deixar seu check-out mais simples, porém, é claro, sem abrir mão da segurança.

3- Crie uma política de carrinho abandonado

O carrinho abandonado é um momento que requer muita atenção em uma estratégia de e-commerce. Você pode pensar em ações que visam reter esse cliente, chamando a atenção dele novamente para sua loja.

Caso você verifique um número muito alto de carrinhos abandonados no seu e-commerce, tente entender porque isso está acontecendo. As causas são várias como: custos altos com fretes e taxas, check-out complicado e que exige a criação de uma conta, cálculo de frete apenas no check-out, erros no site ou falta de confiança no vendedor para incluir seus dados pessoais.

Muitos desses itens você pode (e deve) corrigir no seu site, para uma experiência de compra agradável e segura. Boas ideias são: melhorar o check-out, oferecer o cálculo de frete em uma etapa anterior, não exigir cadastros para compras, aumentar as opções de pagamento e investir em mais segurança.

Além disso, se, em algum momento, o usuário colocou o e-mail, você pode usar o e-mail marketing para voltar a fazer contato com essa pessoa. Inclusive enviando um cupom de desconto para usar na próxima compra ou mostrar produtos similares ao que o usuário pesquisou. Use a ferramenta para motivar o cliente a retornar à sua loja e finalizar a compra.

4- Invista em SEO

Não tem como o seu e-commerce vender, se ele não atrair clientes. E para isso, investir em SEO é indispensável, garantindo um bom posicionamento no Google para as principais palavras-chaves e frases de busca do seu setor.

Comece entendendo quem forma seu público e fazendo um bom mapeamento de palavras-chaves.

Depois, foque em realizar boas descrições dos seus produtos – usando essas palavras-chaves que você mapeou. Inclua imagens com a função ALT TAG, descreva os produtos, inclua benefícios, informações técnicas, avaliações dos clientes etc.

Outra dica importante é investir em uma estratégia de link building, que eleva o ranqueamento orgânico e gera mais tráfego para o site.

Além disso, mais dicas são: crie bons títulos para as páginas, use uma URL amigável, organize as heading tags, faça boas meta descriptions, faça uma linkagem interna, melhore a velocidade de carregamento e organize a arquitetura do site.

5- Tenha um blog e trabalhe com marketing de conteúdo

Na hora de posicionar o seu e-commerce no Google, um blog é um grande aliado. Além disso, nele, você pode explorar possíveis dúvidas dos seus compradores e educar a clientela.

Para a estratégia funcionar, você precisa mapear corretamente as personas do seu e-commerce, as palavras-chaves e o funil de vendas. Também é essencial criar um cronograma de postagens, assegurando que você terá conteúdos para a fase de atração, consideração e decisão.

Use o blog para fazer link building e também para divulgar alguns produtos do seu e-commerce, além de trazer dicas importantes para os usuários, destacando a sua marca.

6- Invista em fidelização

A fidelização é muito importante para um e-commerce. E você pode criar estratégias e programas de fidelidade, oferecendo benefícios para quem compra sempre com você.

Monte um cadastro com seus compradores e desenvolva uma estratégia de e-mail marketing, oferecendo cupons para novas vendas, políticas de descontos, brindes e outras ações. Também é válido instigar às pessoas a deixarem comentários e avaliações sobre os produtos.

Clientes fiéis compram recorrente, indicam o seu e-commerce e têm tickets de vendas maiores.

7- Crie uma experiência de entrega incrível

Um bom e-commerce não se reduz apenas à estrutura online. É fundamental que você assegure uma experiência completa para o seu cliente. A entrega, portanto, é uma etapa crucial.

Respeite o período de entrega, ofereça a opção do cliente rastrear a entrega, cuide da embalagem do produto e garanta um processo de unboxing agradável. Tudo isso conta pontos para aumentar a confiança no seu e-commerce e melhorar as vendas.

8- Use o poder das redes sociais

Não se esqueça das redes sociais quando criar sua estratégia de marketing digital para o e-commerce. Analise quais redes seus clientes mais usam – e tenha páginas fortes nesses canais.

Use para educar sua clientela, divulgar assuntos interessantes, tirar dúvidas e se relacionar, por exemplo com Stories que mostram os bastidores da sua empresa, lives divulgando produtos ou tirando dúvidas e também com promoções que levam às pessoas até o seu e-commerce.

9- Invista em cross-selling e up-selling

Por fim, uma estratégia bem interessante é a de cross-selling e up-selling. No cross sell, você oferecerá produtos relacionados com o item que o consumidor pretende comprar. E no up sell, você oferecerá desconto para que o comprador troque o item escolhido por um superior, com mais tecnologia ou vantagens.

O cross-selling é o famoso “compre junto” que aparece em muitos e-commerces. Quando o cliente adiciona um item ao carrinho, na parte debaixo o site traz algumas sugestões de outros produtos que os clientes costumam comprar junto. Por exemplo, ao adicionar um videogame ao carrinho, o site traz como sugestão um jogo ou um controle.

A técnica funciona melhor se você oferecer descontos atrativos para que o usuário leve junto os demais produtos.

Já o up-selling é a ideia de mostrar um produto superior ao que o cliente escolheu, com mais tecnologia, funções ou outros benefícios adicionais. Essa é uma forma de incentivar o usuário a comprar um produto mais caro, mas que também traga mais benefícios para ele.

Por exemplo, o usuário escolheu um smartwatch X que custa R$200 a menos que um modelo superior, com mais funções. Quando ele está iniciando o check-out, você adiciona um pop-up com R$100 de desconto para adquirir o modelo mais caro. Essa é uma forma sutil de incentivar o cliente a comprar um aparelho com mais benefícios e tecnologias, por um preço menor.

Viu só quantas estratégias para fazer seu e-commerce crescer e vender mais? Além dessas, existem muitas outras, especialmente de marketing digital, ajudando seu negócio a atrair mais tráfego e fechar mais vendas. Para isso, contar com uma agência especializada é de suma importância. Conheça a BeeOn e saiba como podemos ajudar o seu negócio digital!

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