O Inbound Marketing não é mais nenhuma novidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot com mais de 4000 empresas, 73% delas já usam o Inbound como a principal estratégia de marketing digital.
Versátil e eficaz, o Inbound pode ser usado por empresas de diferentes segmentos, inclusive os e-commerces. Tanto é verdade que até existe uma expressão específica para esse tipo de estratégia, o Inbound Commerce.
Se você tem uma loja virtual e precisa aumentar as vendas, confira as dicas que separamos!
O que é Inbound Commerce?
O Inbound Commerce é a aplicação do Inbound Marketing para os e-commerces. Assim, são usadas as estratégias básicas do Inbound para atrair e converter clientes, aumentando as vendas.
O Inbound Marketing e, consequentemente, o Inbound Commerce é baseado na interação constante entre marcas e possíveis clientes, visando atrair mais pessoas para o seu e-commerce e, claro, fechar mais vendas.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de alcançar o público certo. Ou seja, suas ações são concentradas em pessoas com perfil semelhante aos seus clientes. Assim, há mais chances de transformar leads em compradores.
E, além de aumentar a captação de leads e as vendas, o Inbound Marketing também é um aliado do branding. Em outras palavras, ele consegue fortalecer a sua marca, diferenciando-a da concorrência e fazendo com que ela se torne uma autoridade dentro do seu nicho.
Lembre-se que, atualmente, as vendas online não são feitas apenas dentro do seu e-commerce. Os marketplaces têm um papel fundamental nisso. Como Mercado Livre, Amazon etc. Ainda há os usuários que já realizam compras via assistentes de voz, como Alexa e Google Assistente.
Ao ter uma estratégia sólida e eficiente de Inbound Marketing, você consegue fazer a sua marca crescer em todos esses canais, pois ela se tornará mais acessível e conhecida.
Então, em resumo, o Inbound Commerce é capaz de:
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aumentar o número de visitantes no seu e-commerce;
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aumentar a taxa de conversão;
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aumentar o ticket médio;
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melhorar a autoridade de marca;
Inbound marketing para e-commerces: as principais estratégias
Já está convencido que o Inbound Marketing para e-commerces é uma excelente ideia? Pois saiba que o foco do Inbound não é trabalhar apenas com uma estratégia, mas sim com um mix delas, capazes de atingir seu público e se relacionar melhor com essas pessoas.
Confira as estratégias mais valiosas que a equipe da BeeOn separou!
1- Mapeie suas buyer personas
Toda boa estratégia de Inbound Marketing começa com planejamento. Por isso, a etapa inicial é mapear suas buyer personas. Estamos falando de perfis semifictícios que traduzem as principais características dos seus clientes ideais.
Para isso, você pode usar dados variados, reunindo as principais características comportamentais, demográficas, educacionais e também as motivações, metas, inseguranças e desejos dos seus clientes.
Após fazer esse mapeamento, responda 3 questões chave sobre seu público:
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Quantos são novos compradores?
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Qual a frequência de compra dos clientes?
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Quanto eles gastam em média?
A partir dessas questões, você consegue analisar o valor de cada cliente, entendendo se o seu maior público é formado por pessoas que acabaram de descobrir sua loja ou que já se conectam com ela, a frequência de compra dessas pessoas e o quanto elas consomem dos seus produtos.
É possível, até mesmo, dividir seus consumidores em modalidades como:
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competitivos: são rápidos, estruturados e tomam decisões de compras lógicas;
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espontâneos: são rápidos, desestruturados e tomam decisões de compras baseadas nas emoções;
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metódicos: são lentos para decidir, estruturados e tomam decisões de compras baseados na lógica;
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humanísticos: são lentos para decidir, desestruturados e tomam decisões de compras baseados na emoção.
Ao entender todos esses pontos, fica mais fácil moldar suas ações, tornando-as mais eficazes. Até mesmo pensando na disposição dos produtos no seu e-commerce.
2- Defina as palavras-chaves estratégicas
Agora que você já compreende mais a fundo quem são seus compradores, pense em quais palavras-chaves eles usam para pesquisar sobre os produtos que seu e-commerce vende.
Separe essas palavras-chaves dentro do funil de vendas. Lembre-se que nem todas as pessoas estão prontas para comprar. Algumas podem estar pesquisando sobre soluções para seus problemas, outras entendendo as diferenças entre os produtos disponíveis e, finalmente, aquelas que já querem comprar.
A palavra-chave traduz, justamente, a intenção do usuário. Vá além das palavras óbvias e pense também em expressões. Não se esqueça que, como explicamos, as pessoas também estão pesquisando via comando de voz. Por isso, use expressões naturais do nosso dia a dia.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas. Além das palavras-chaves relacionadas diretamente às peças que você vende, como calça jeans ou cropped, pense em outras. Por exemplo: “tendências de calça jeans para 2022”, “o que é calça mom”, “como usar cropped” ou até “como comprar roupa pela internet”.
3- Invista em SEO
SEO é um conjunto de estratégias que otimizam seu site para que ele consiga alcançar as primeiras posições no Google para as palavras-chaves relevantes que você selecionou na sua estratégia.
Existem estratégias de SEO on page, que são feitas diretamente no seu site, e off page, que envolvem o relacionamento com outros sites. Como postar conteúdos em blogs de outras pessoas, ser usado como fonte para alguma matéria jornalística, participar de uma pesquisa de mercado etc.
No SEO on page há vários pontos importantes. Especialmente os mais técnicos. Por exemplo:
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URL com uma única palavra-chave que não seja maior que 125 caracteres. O ideal é que a URL corresponda ao page title tag;
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meta descriptions únicas e que incluam de forma natural a palavra-chave alvo, com menos de 300 caracteres;
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H1 com uma palavra-chave primária (a principal para qual deseja ranquear);
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H2 e H3 com a palavra-chave primária e secundárias ou expressões relacionadas à pesquisa do usuário;
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todas as imagens do site devem ter um alt text com a palavra-chave principal;
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rich snippets para ajudar os mecanismos de busca a entenderem o contexto do seu conteúdo. Por exemplo, incluindo o nome dos produtos, bullet points ou reviews de consumidores.
É claro que essas são apenas algumas dicas de SEO. Há muitos outros pontos que você precisa analisar. Como a velocidade de carregamento do seu e-commerce, a usabilidade e facilidade de navegação dele, o layout responsivo, entre outros.
4- Crie um blog
O blog é um dos canais mais importantes no Inbound Marketing. Afinal, a estratégia de usar conteúdos valiosos para captar leads e se relacionar com essas pessoas é a mais essencial de qualquer estratégia de Inbound.
Lembre-se que, ao contrário das estratégias tradicionais que usam promoções agressivas, o que queremos com o Inbound é colocar sua marca como uma parceira do usuário. Por isso, você deve oferecer informações valiosas às pessoas. De modo que elas confiem no seu negócio e queiram comprar de você.
Estratégias bem sucedidas de blog compartilham informações valiosas e expertise para os possíveis consumidores e clientes da marca. Esses conteúdos promovem confiança, aumentam a lealdade da marca e, claro, atraem leads e aumentam as vendas.
Mas não é criar qualquer conteúdo que vai trazer esses resultados. Você precisa entender as dores da sua persona, as palavras-chaves que ela mais usa e trazer informação prática e útil.
Voltando ao nosso exemplo de uma loja de roupas. Você pode usar seu blog para responder questões essenciais do dia a dia das suas personas. Como: tipos de tecidos de roupas, itens que estão em alta, dicas de moda e combinações de peças, dicas para comprar roupas online, informações sobre as principais tendências e assim por diante.
A linguagem também deve ser próxima a da sua persona. Se o seu público é formado por adolescentes, entenda as gírias e expressões deles. Já se irá falar com um público B2B, foque em uma linguagem mais formal.
Você também pode usar o blog para apresentar os produtos da sua loja, com link para eles. Por exemplo, ao listar as calças jeans em tendência em 2022, use fotos dos produtos que vende e dê a sugestão para o leitor conhecer as novidades.
5- Use conteúdos criados pelos seus clientes
Sua loja recebe bons reviews? Use isso na sua estratégia de Inbound Marketing! Essas opiniões ajudam a criar mais confiança e a diferenciar o seu negócio.
Além disso, elas ajudam a aumentar o seu ranking no tráfego orgânico e atraem visitantes para o seu site.
6- Aposte em uma estratégia de social media
As mídias sociais têm um papel importante nas estratégias de Inbound. Elas conseguem disseminar seu conteúdo, introduzir a sua marca para novas pessoas, aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com seus leads e clientes.
Gerar conteúdo rico e valioso é crucial. Mas você deve sempre entender as particularidades de cada rede. Não foque apenas em vendas e conteúdos promocionais. Traga informação, dicas práticas e inspiração para seus seguidores.
7- Use anúncios
Os anúncios, ou tráfego pago, também compõem uma estratégia de Inbound Marketing. Você pode tanto usar anúncios no Google, como nas redes sociais, por exemplo Facebook Ads, Instagram Ads, Pinterest Ads e TikTok Ads.
A dica é sempre usar um anúncio por produto. Assim fica mais fácil para o usuário entender sua ação e se sentir motivado a comprar.
Na pesquisa do Google, não é possível usar imagens. Então foque em um texto claro, conciso, com um CTA bem posicionado e que desperte a atenção do usuário.
Nas mídias sociais, trabalhe com boas imagens ou vídeos dos produtos. Capazes de despertar o desejo de consumo do usuário. E, claro, sempre tenha uma legenda adequada, explicativa e com um CTA claro.
Você pode usar alguns gatilhos mentais em suas ações pagas. O mais indicado é o de escassez. Como descontos que duram por alguns dias ou horas. Isso costuma ter um forte efeito na audiência que não quer perder a promoção.
O remarketing é outra estratégia muito eficiente. Ela consiste em mostrar anúncios para pessoas que já visitaram seu site.
Por exemplo, um usuário navegou em alguns produtos que você vende, até chegou a adicioná-los no carrinho, mas desistiu da compra. O remarketing irá “seguir” esse usuário com promoções e descontos desses produtos, de forma que ele fique “tentado” a finalizar a compra.
8- Aposte no poder do e-mail marketing
O e-mail marketing é um pilar essencial no Inbound e que pode desempenhar várias funções.
Ao captar os leads, o e-mail marketing entra para nutrir essas pessoas, até que elas estejam prontas para comprar de você.
Lembra que falamos que nem todos os usuários que interagem com a sua marca estão prontos para comprar? O e-mail marketing, nesse caso, irá nutrir essas pessoas com conteúdos, dicas e informações até que elas se sintam preparadas para comprar.
Você também pode usar o e-mail marketing para abandono de carrinho, com promoções e descontos para que o cliente feche a compra.
Ou para fidelização. Por exemplo, disparando um e-mail com voucher de desconto para a próxima compra ou para quem deixar uma avaliação da experiência de compra no seu site ou Google Meu Negócio.
E, claro, o e-mail marketing também pode funcionar para disparar promoções, novidades e outros assuntos relacionados ao seu e-commerce.
9- Invista em landing pages
As landing pages são chamadas de “páginas de conversão”. Elas podem ser usadas em várias etapas do funil de vendas e com diferentes finalidades.
Por exemplo, você pode usar essas landing pages para disseminar conteúdos ricos e captar leads. É possível criar um e-book sobre um tema estratégico para suas personas e liberá-lo apenas para quem deixar seu contato.
Ou você pode usar a landing page para uma promoção específica, já no fundo de funil. Por exemplo, para a Black Friday. Capte o contato das pessoas interessadas em receber antecipadamente as promoções de Black Friday da sua loja. Ou crie uma landing page apenas para essa promoção específica.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu que o Inbound Marketing é um grande aliado de empresas de diferentes setores, especialmente dos e-commerces.
Com uma estratégia bem feita, é possível aumentar o número de leads, de vendas e de reconhecimento da sua marca. Assim, você consegue vender mais não apenas na sua loja virtual, mas em todas as demais plataformas, como marketplaces, redes sociais, entre outros.
É claro que, para conseguir todos esses benefícios, contar com ajuda especializada é fundamental. A BeeOn é especialista em Inbound Marketing focado em e-commerces. Contamos com soluções completas para sua empresa vender mais e fortalecer sua marca nos canais digitais.
Achou interessante? Então entre em contato com nossas equipes e saiba como podemos ajudá-lo a vender mais e escalar o crescimento da sua loja virtual!