A evolução do Marketing Digital

Por BeeOn 12/11/2020
Compartilhe

Para conseguirmos prever o futuro e nos adiantar às tendências, é fundamental compreendermos o passado. Nesse sentido, analisar a evolução do marketing e a história dessa ciência é de suma importância.

Afinal, dessa maneira, conseguimos entender o quanto já avançamos, as técnicas e conhecimentos que já foram usados e como evoluímos ao patamar de hoje, inclusive em termos de marketing digital. A partir de tudo isso, podemos pensar em quais serão as tendências e novidades para os próximos anos, adiantando nossas ações e nos posicionando à frente da concorrência.

Que tal embarcar conosco nessa viagem? Siga a leitura!

O que é marketing e como surgiu?

Definir marketing não é uma tarefa simples. Isso porque existem diferentes visões sobre esse conhecimento. Inicialmente, marketing podia ser entendido como uma troca de produtos por dinheiro ou trocas de mercadorias.

Atualmente, ele é visto como um processo social e administrativo por meio do qual organizações e indivíduos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e da troca de valores com os outros.

Outra possibilidade é definir marketing como um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que sejam valiosas para os clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Surgimento

O marketing sempre esteve ligado à nossa sociedade, desde a época do escambo. Porém, como um processo sistematizado, ele nasceu junto do surgimento do capitalismo, no século XV.

Nesse período, iniciam-se os processos produtivos, as fábricas e a expansão do mercantilismo, nascendo a figura dos intermediários, ou seja, dos atacadistas e varejistas.

Foi durante a revolução industrial que o marketing começou a ganhar mais força. Afinal, nessa época, houve intensificação da produção massiva de produtos padronizados, surgindo o primeiro problema em relação ao mercado: a lei de oferta e demanda.

Assim, o marketing surge como uma forma de resolver a necessidade das indústrias de diferenciarem seus produtos e de despertarem no público o desejo de consumir. De lá para cá, muita coisa mudou e a evolução do marketing foi gigantesca.

Quais são as 4 fases do marketing?

Para compreender melhor a evolução do conceito de marketing, diversos estudiosos, em especial Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, dividem a história em 4 fases. Vamos ver em detalhes cada uma delas.

Marketing 1.0

É o marketing das primeiras gerações, quando o importante era produzir e oferecer os produtos a todos que tivessem interesse em comprá-los. Os produtos eram mais básicos, sem muita padronização e o principal objetivo das companhias era otimizar seus processos para conseguir oferecer um preço acessível e atingir a massa.

É por isso que essa fase é conhecida como o marketing focado no produto. E uma frase que define bem o período é a de Henry Ford, que diz “qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

Nesse sentido, a comunicação era feita da empresa para o cliente de forma vertical, sem troca de informações e o objetivo era a padronização em grande escala. O marketing, portanto, era guiado pela lei da oferta e da procura, sem reconhecer a necessidade da criação de demanda, ajustando as diferenças entre oferta e procura apenas com o ajuste de preços.

Marketing 2.0

A partir de 1920, o cenário mundial começa a se transformar, impulsionado, principalmente, por uma elite em evolução, que começava a demandar por produtos e serviços com qualidade superior. É nesse período que ocorre a segunda revolução industrial, que melhorou o padrão de vida da população.

Com mais dinheiro, os clientes passaram a comprar mais e a se tornarem mais exigentes, escolhendo marcas e fornecedores e também comprando mais itens supérfluos.

Assim, as empresas passaram a perceber que existiam outros fatores capazes de influenciar a decisão de compra do cliente, como os impulsos e as motivações psicológicas, não atreladas apenas a lei da oferta e da procura.

Outro ponto que influencia esse período é o aumento da concorrência, o que também aumenta a quantidade de produtos que o cliente tem à disposição. Tudo isso faz com que a comunicação se inverta, sendo o consumidor o responsável por estipular como quer o produto e quanto deseja pagar. 

Assim, a interação entre cliente e empresa fica maior e o profissional de marketing começa a ter de segmentar o mercado e desenvolver produtos cada vez mais especializados.

As campanhas de marketing passam a trabalhar um lado mais emotivo, atingindo coração e mente dos consumidores e criando neles o desejo de compra. As campanhas de marketing passam a personificar as marcas, tentando criar uma relação mais pessoal.

O marketing 2.0 é conhecido como a era focada no consumidor.

Marketing 3.0

Esse é um conceito mais recente e que também foca no consumidor, contudo está mais ligado a aspirações, valores e espírito humano. O objetivo é fornecer soluções para os problemas da sociedade.

Dessa forma, não basta apenas a empresa incluir o cliente no seu processo de produção e venda, ela precisa trazer um retorno positivo à sociedade, ganhando força a responsabilidade corporativa.

Essa é a revolução da informação, com o consumidor captando e interpretando dados sobre as marcas e indo mais além na tomada de decisão, ponderando também sobre os benefícios que as empresas trazem e o impacto positivo que conseguem deixar.

No marketing 3.0 as empresas precisam criar relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes, além de incluir nesse processo todos os stakeholders. O objetivo das ações de marketing é fidelizar os consumidores, pois as empresas perceberam que é mais caro conquistar novos clientes do que manter os que já possui.

Neste sentido, as empresas passam a se diferenciar pela sua missão, visão e valores e é por isso que o marketing 3.0 é conhecido como a era do marketing focada nos valores.

Marketing 4.0

Esse é um conceito muito recente lançado por Philip Kotler. O marketing 4.0 é uma ampliação do marketing 3.0, com a adaptação dos produtos e serviços para a era digital, buscando fornecer aos consumidores a estrutura necessária em cada fase da jornada de compra.

O mundo se tornou mais inclusivo e a internet faz parte da nossa rotina diária. Os clientes estão o tempo todo buscando por novos produtos e soluções na rede, ao mesmo tempo em que trocam informações e avaliam as empresas e suas experiências.

A conectividade se torna um fator primordial e é claro que o marketing deve acompanhar essa evolução, entendendo esse novo perfil do consumidor e a nova forma de pesquisar por produtos e tomar decisões de compra, envolvendo a rede.

A ideia é unir experiências online e offline para trazer ainda mais facilidade aos consumidores e buscar desenvolver uma verdadeira base de fãs, que são clientes extremamente fiéis e que trabalham como advogados da marca, defendendo a empresa nas redes sociais e outros meios de interação virtual.

Como foi a evolução do marketing digital?

Embora a internet tenha sido criada em 1969, foi apenas a partir da década de 1990 que ela começou a se tornar mais popular. E, portanto, foi somente nesse período que o marketing digital ganhou força.

Com o aumento de usuários e do acesso à internet, nascem as primeiras ações de comércio eletrônico, além dos blogs e das redes sociais, um cenário perfeito para as empresas começarem a divulgar seus produtos de maneira diferenciada.

Aos poucos, a internet passa a fazer parte da nossa forma de nos relacionar com o mundo e também com as empresas – e traz maior empoderamento aos clientes, que agora podem transmitir informações, opinar, compartilhar experiências e pesquisar ativamente sobre as empresas, marcas e produtos.

Esse novo modo de agir e de se comportar tem um impacto profundo na evolução do marketing, fazendo com que os profissionais precisem criar novas maneiras de encantar e fidelizar os consumidores.

Inbound marketing

Dentro desse cenário de revolução, é que surge o inbound marketing, uma nova forma de pensar e realizar as estratégias digitais baseada no comportamento desse novo consumidor.

Os profissionais perceberam que, ao invés de desenvolver inúmeras ações para atrair os clientes, as marcas deveriam trabalhar para oferecer informação rica e valiosa às pessoas, fazendo com que os consumidores entrem em contato com a empresa, e não o contrário.

Assim, começam a surgir novas formas de relacionamento, por meio do marketing de conteúdo, do e-mail marketing, dos vídeos e das interações nas redes sociais. Para melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas, surgem novas áreas dentro do marketing digital: os links patrocinados e o SEO (otimização para mecanismos de busca).

Todas essas vertentes unidas ajudam as empresas a se destacarem no mundo virtual e a conquistarem cada vez mais clientes, com estratégias alinhadas ao marketing 4.0 descrito por Kotler.

Qual será o futuro do marketing?

E daqui pra frente, você consegue visualizar onde a evolução do marketing chegará? Os especialistas já apontam alguns caminhos, que estão começando a ser trilhados agora e que deverão se tornar ainda mais fortes nos próximos anos. São eles:

·         uso da inteligência artificial, com análises mais profundas e detalhadas sobre o mercado, ajudando a direcionar as campanhas digitais, com maiores possibilidades de segmentação de público e com geração de conteúdo com mais qualidade;

·         a presença da realidade aumentada para ajudar os consumidores a visualizarem e interagirem com diferentes produtos e serviços, modificando a tomada de decisão;

·         o aumento da consciência ambiental, com os consumidores mais preocupados e engajados, buscando comprar de marcas sérias e conscientes, que busquem soluções para o planeta;

·         presença forte da automação de marketing, tornando as inúmeras tarefas mais escaláveis;

·         uso cada vez maior do big data para compreender o comportamento do consumidor e tomar decisões mais estratégicas, considerando o grande volume de dados gerados continuamente pelos usuários;

·         aumento exponencial da personalização, entregando para os clientes ofertas específicas e soluções sob demanda.

Gostou de conhecer mais sobre a evolução do marketing? Quer se manter por dentro das principais tendências do setor e alinhar suas estratégias ao marketing do futuro? Venha conversar com nossos profissionais e descubra como podemos ajudá-lo!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: as 9 melhores ferramentas
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.