logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão

Por BeeOn 08/06/2022
Compartilhe

O marketing digital é um dos grandes trunfos das empresas atualmente. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele também é um aliado importante para o setor de eventos. Com as estratégias certas, você consegue atrair mais público para suas ações e torná-las um sucesso de público e de vendas.

Um exemplo é o case de sucesso da BeeOn, o Arapuca Festival. A ação teve um retorno de 20 vezes sobre o investimento e lotou o Mineirão, em Belo Horizonte. Quer entender melhor como conseguimos esse resultado? Siga a leitura!

O que é o Arapuca Festival?

O Arapuca é um festival de música que começou em 2014. Inicialmente, era uma festa de república da cidade de Lavras-MG. Conforme as edições foram acontecendo, o evento passou a ganhar reconhecimento na região. Especialmente por causa da qualidade dos shows, atrativos artísticos e ambientes alternativos.

Devido à pandemia, o Arapuca ficou 2 anos sem ter uma edição. Para marcar a volta do festival, os organizadores decidiram dar um passo ousado: transformar o Arapuca, de um evento universitário, em um festival de música.

O passo foi dado, também, mudando a casa temporariamente. Dessa vez, o retorno do evento aconteceria em Belo Horizonte, mais precisamente no Mineirão.

Para lotar a casa nova, o marketing foi um dos principais aliados. Afinal, seria preciso alcançar uma marca histórica no número de ingressos vendidos.

O que é marketing de eventos? Por que investir?

Com o retorno dos eventos presenciais, o marketing para eventos se tornou ainda mais indispensável. 

A pandemia fez com que cada vez mais as pessoas usassem a internet para consumir informação, produtos e serviços. E, isso significa, que elas também estão mais propensas a buscarem e comprarem ingressos para eventos nas plataformas digitais.

Assim, investir no marketing digital é uma das melhores alternativas. Pois é possível despertar o interesse do seu público, falar diretamente com as pessoas que importam, organizar a venda de ingressos e controlar os lotes.

Além disso, ao incluir a venda online, você consegue acompanhar as métricas de vendas. E, se caso elas estiverem abaixo do esperado, é possível criar ações rapidamente para reverter a situação. Assegurando o sucesso de público do seu evento.

A base de leads, com os contatos dos participantes e interessados, pode ser trabalhada até a próxima edição do seu evento ou outros eventos realizados pela sua empresa. O que fortalece a sua marca e traz mais facilidade de vendas em eventos posteriores.

Vantagens

São muitas as vantagens que o marketing digital para eventos oferece. Como:

  • segmentação do público, com mais venda de ingressos;

  • seleção dos canais de acordo com as personas que deseja alcançar;

  • mais facilidade para metrificar os resultados;

  • ótimo retorno sobre o investimento;

  • possibilidade de acompanhar as vendas por lotes, criando ações estratégicas para impulsionar as vendas;

  • planos de divulgação que englobam mídia paga e orgânica;

  • fortalecimento da marca do seu evento;

  • captação de leads para informação sobre eventos posteriores;

  • economia.

Quais estratégias de marketing para eventos foram usadas?

Já deu para notar que o marketing digital para eventos é indispensável, não é mesmo?

Para o Arapuca, a BeeOn utilizou uma série de estratégias capazes de atrair novo público, lotar o Mineirão e ainda melhorar o relacionamento com os leads, fortalecendo a marca do festival.

Algumas das estratégias usadas foram:

  • anúncios com públicos segmentados;

  • copywriting com linguagem descolada e midiática, de acordo com as características do público do festival;

  • disparos estratégicos de e-mail marketing;

  • uso de códigos de rastreio nos sites;

  • plano de mídia e conteúdos alinhados.

Resultados

Os resultados alcançados foram bastante expressivos. Entre os destaques está o retorno sobre anúncios ativos (ROAS) de 20,33. Isso significa que a cada R$1 investido em anúncio, o festival teve R$20,33 em vendas.

Além disso, o Arapuca, é claro, foi inesquecível para os festeiros, que curtiram ao som de Luísa Sonza, Zé Felipe, Chapeleiro e outros hitmakers de sucesso. Os organizadores agora têm uma boa base de leads para trabalhar, assegurando o interesse e o desejo do público em participar das próximas edições.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o marketing digital também pode (e deve) ser aplicado ao setor de eventos. 

Com uma estratégia adequada e focada no público que deseja atrair, é possível aumentar as vendas e fortalecer a imagem do seu evento. O que traz mais facilidade na hora de captar público para as próximas edições ou eventos desenvolvidos pela sua empresa.

Quer entender detalhadamente a estratégia usada pela BeeOn e os resultados alcançados pelo Arapuca Festival? Baixe o case de sucesso e entenda como foi alcançado o retorno de 20 vezes sobre o investimento!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade