2020 trouxe uma grande adversária: a pandemia. E em meio ao distanciamento social, as empresas tiveram de traçar novas estratégias que conseguissem dar xeques-mate de vendas, à distância.
Conheça as 5 estratégias do Marketing Digital que ajudaram as marcas a virarem o jogo neste ano atípico e desafiador:
1. Conteúdo em vídeo
Levante a mão quem gravou ou viu várias lives e vídeos no TikTok nos últimos meses!
Com muito tempo livre em casa, milhares de pessoas e influenciadores começaram a utilizar a plataforma para gravar vídeos descontraídos e engraçados.
Desde dublagens até as dancinhas coreografadas, os vídeos do TikTok se tornaram uma febre neste ano, e claro que as marcas aproveitaram a alta visibilidade do aplicativo para fecharem parcerias de divulgação com os influencers dessa mídia.
O sucesso desse app foi tanto que o Instagram criou o “Reels” - uma nova função na rede -, que permite que os internautas criem conteúdos divertidos para compartilharem com os seus amigos ou qualquer pessoa no Instagram.
Isto que é uma concorrência afrontosa, não é mesmo? Rs
O fato é que, os conteúdos em vídeo, foi e continua sendo uma forte estratégia no Marketing Digital para o ano de 2021?. Este tipo de conteúdo permitiu que as empresas passassem suas informações de maneira clara, breve, dinâmica e divertida - esta última característica foi extremamente importante para aliviar a tensão do ano.
Se convença ainda mais sobre os benefícios do conteúdo em vídeo com as informações a seguir:
. 60% dos internautas sempre vai preferir ver o vídeo de um conteúdo do que ler um texto, se tiver a oportunidade para isso. Portanto, esse método gera mais engajamento;
. O Google valoriza vídeos de qualidade e, por isso, impulsiona-os ainda mais para o topo das páginas de pesquisa;
. No Marketing Digital, sabemos que um bom storytelling pode revolucionar o marketing de qualquer empresa. E não tem jeito melhor de demonstrar a sua história e/ou mensagem do que por vídeo. Por transformar a ideia em imagens e sons, o vídeo convence mais; e claro, converte melhor;
. Um cliente educado é um cliente em potencial para o Marketing Digital. Se um usuário compreende verdadeiramente sua marca e se identifica com ela, ele se sente muito mais propenso a realizar a compra. O vídeo dá esse aparato ao seu prospect, por meio de depoimentos, gráficos, sons, textos etc;
. O conteúdo em vídeo gera um ROI maior. Isso porque, basta que seu conteúdo seja bom e relevante o suficiente para o seu público-alvo.
2. Anúncios patrocinados
Neste ano, para atingir os clientes pela internet, as empresas tiveram de rever suas estratégias e muitas delas viram os anúncios patrocinados com uma luz no fim do túnel. E o motivo é óbvio: essa tática atrai uma taxa bem maior de possíveis consumidores do que o alcance orgânico. E num ano onde a população mudou radicalmente as prioridades de compra, foi imprescindível investir em anúncios patrocinados para atrair mais visitantes.
E não somente isto!
As marcas tiveram de aprimorar seus conhecimentos em plano de mídia, para que os anúncios fossem feitos de forma mais assertiva possível. Atingindo, assim, o público-alvo e dando os melhores resultados.
3. SEO
Os internautas, neste ano, se tornaram ainda mais criteriosos na hora de escolher um produto ou serviço pela internet, devido à instabilidade financeira e às infinitas opções encontradas na web. Por isso, SEO (Otimização para Motores de Busca) foi uma tendência de peso em 2020.
Isso porque, além de produzir um conteúdo de qualidade, as marcas que quiseram aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca - sendo o Google o principal -, tiveram de apostar em estratégias de ranqueamento.
Quanto melhor for o ranqueamento, maior a chance de conquistar o clique do usuário. Além disso, um bom posicionamento em buscas, gera credibilidade e tem o potencial de atrair um número muito maior de pessoas, que, em sua maioria, se interessam naquilo que está sendo oferecido primeiro.
Resumindo: SEO fortaleceu as estratégias de Marketing Digital em 2020, gerando mais visibilidade e receita às marcas num ano de crise.
Se você deseja ranquear os seus conteúdos na internet, estas práticas precisam estar em suas estratégias:
. Construa títulos atrativos (mas seja conciso);
. Inclua no título e no corpo do texto as palavras-chave principais;
. Combine a palavra-chave com outras long tail;
. Escreva a descrição dos artigos de forma instigante;
. Inclua palavra-chave na URLs;
. Insira links de outros conteúdos em seu material;
. Crie conteúdos completos e de linguagem clara.
4. PODCASTS
Durante a pandemia, o nível de produção de podcasts no Brasil cresceu assustadoramente. Segundo o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil é o Top 3 em produção de podcasts. E claro que as marcas contribuíram para o crescimento desse tipo de conteúdo.
Visa, 99 e Magalu são algumas das empresas que utilizam o formato em áudio para levar informação relevante ao público externo.
Um dos pontos fortes do Podcasts é que ele pode ser ouvido quando e onde o público quiser. Além disso, a facilidade do acesso, a possibilidade de ouvir enquanto dirige e o formato dinâmico, contribuíram para ser uma ferramenta importante para fortalecer a comunicação das empresas em 2020.
5. Marketing de Influência.
Em meio à pandemia, o “novo normal” se tornou estar conectado frequentemente. Diante disso, os influenciadores ganharam mais domínio digital e aproximaram a sua audiência das marcas.
As circunstâncias levaram a se estabelecer uma nova forma de se comunicar, com lives sobre temas diversos do dia a dia, shows onlines patrocinados por marcas, webséries sobre atividades em casa e streamings.
Estas estratégias deram tão certo, que o Instagram aumentou, consideravelmente, a sua taxa de engajamento consideravelmente.
Um estudo recente, feito pela?Squid, empresa especializada em marketing de influência, aponta que:
. Houve um aumento de 24% nesse indicador e;
. 27% no alcance efetivo da ferramenta de ‘stories’ da rede.
Não dá pra negar que os influencers influenciam na decisão de compra dos usuários. E que neste ano, esta influência foi um atalho para as empresas ganharem visibilidade e vendas.
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Como diversos negócios migraram para o mundo digital de forma repentina em 2020, as agências de Marketing Digital tiveram papel importante para orientar e guiar as empresas no melhor caminho frente à crise.
Neste ano, seja para aumentar as vendas, fortalecer a marca ou aproximar os clientes das empresas, a BeeOn cumpriu a sua missão de gerar resultados digitais.
E a prova disso foi a nossa escalada de categoria na RD Station e a conquista de 2º lugar em uma premiação de nível nacional nessa plataforma.
Se em 2021 você deseja alavancar os resultados digitais do seu negócio, conte com quem sabe virar o jogo a seu favor. Entre em contato com a BeeOn e se torne um campeão de vendas.