As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.

Por Aricia Faria 21/12/2020
Compartilhe

2020 trouxe uma grande adversária: a pandemia. E em meio ao distanciamento social, as empresas tiveram de traçar novas estratégias que conseguissem dar xeques-mate de vendas, à distância.


Conheça as 5 estratégias do Marketing Digital que ajudaram as marcas a virarem o jogo neste ano atípico e desafiador: 

1. Conteúdo em vídeo

Levante a mão quem gravou ou viu várias lives e vídeos no TikTok nos últimos meses!


Com muito tempo livre em casa, milhares de pessoas e influenciadores começaram a utilizar a plataforma para gravar vídeos descontraídos e engraçados.


Desde dublagens até as dancinhas coreografadas, os vídeos do TikTok se tornaram uma febre neste ano, e claro que as marcas aproveitaram a alta visibilidade do aplicativo para fecharem parcerias de divulgação com os influencers dessa mídia.


O sucesso desse app foi tanto que o Instagram criou o “Reels” - uma nova função na rede -,  que permite que os internautas criem conteúdos divertidos para compartilharem com os seus amigos ou qualquer pessoa no Instagram.


Isto que é uma concorrência afrontosa, não é mesmo? Rs


O fato é que, os conteúdos em vídeo, foi e continua sendo uma forte estratégia no Marketing Digital para o ano de 2021?. Este tipo de conteúdo permitiu que as empresas passassem suas informações de maneira clara, breve, dinâmica e divertida - esta última característica foi extremamente importante para aliviar a tensão do ano.


Se convença ainda mais sobre os benefícios do conteúdo em vídeo com as informações a seguir:


. 60% dos internautas sempre vai preferir ver o vídeo de um conteúdo do que ler um texto, se tiver a oportunidade para isso. Portanto, esse método gera mais engajamento;


. O Google valoriza vídeos de qualidade e, por isso, impulsiona-os ainda mais para o topo das páginas de pesquisa;


. No Marketing Digital, sabemos que um bom storytelling pode revolucionar o marketing de qualquer empresa. E não tem jeito melhor de demonstrar a sua história e/ou mensagem do que por vídeo. Por transformar a ideia em imagens e sons, o vídeo convence mais; e claro, converte melhor;


. Um cliente educado é um cliente em potencial para o Marketing Digital. Se um usuário compreende verdadeiramente sua marca e se identifica com ela, ele se sente muito mais propenso a realizar a compra. O vídeo dá esse aparato ao seu prospect, por meio de depoimentos, gráficos, sons, textos etc;


. O conteúdo em vídeo gera um ROI maior. Isso porque, basta que seu conteúdo seja bom e relevante o suficiente para o seu público-alvo.

2. Anúncios patrocinados

Neste ano, para atingir os clientes pela internet, as empresas tiveram de rever suas estratégias e muitas delas viram os anúncios patrocinados com uma luz no fim do túnel. E o motivo é óbvio: essa tática atrai uma taxa bem maior de possíveis consumidores do que o alcance orgânico. E num ano onde a população mudou radicalmente as prioridades de compra, foi imprescindível investir em anúncios patrocinados para atrair mais visitantes.


E não somente isto!


As marcas tiveram de aprimorar seus conhecimentos em plano de mídia, para que os anúncios fossem feitos de forma mais assertiva possível. Atingindo, assim, o público-alvo e dando os melhores resultados.

3. SEO

Os internautas, neste ano, se tornaram ainda mais criteriosos na hora de escolher um produto ou serviço pela internet, devido à instabilidade financeira e às infinitas opções encontradas na web. Por isso, SEO (Otimização para Motores de Busca) foi uma tendência de peso em  2020.


Isso porque, além de produzir um conteúdo de qualidade, as marcas que quiseram aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca - sendo o Google o principal -, tiveram de apostar em estratégias de ranqueamento.


Quanto melhor for o ranqueamento, maior a chance de conquistar o clique do usuário. Além disso, um bom posicionamento em buscas, gera credibilidade e tem o potencial de atrair um número muito maior de pessoas, que, em sua maioria, se interessam naquilo que está sendo oferecido primeiro.


Resumindo: SEO fortaleceu as estratégias de Marketing Digital em 2020, gerando mais visibilidade e receita às marcas num ano de crise.


Se você deseja ranquear os seus conteúdos na internet, estas práticas precisam estar em suas estratégias:

. Construa títulos atrativos (mas seja conciso);

. Inclua no título e no corpo do texto as palavras-chave principais;

. Combine a palavra-chave com outras long tail;

. Escreva a descrição dos artigos de forma instigante;

. Inclua palavra-chave na URLs;

. Insira links de outros conteúdos em seu material;

. Crie conteúdos completos e de linguagem clara.

 

4. PODCASTS

Durante a pandemia, o nível de produção de podcasts no Brasil cresceu assustadoramente. Segundo o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil é o Top 3 em produção de podcasts. E claro que as marcas contribuíram para o crescimento desse tipo de conteúdo.


Visa, 99 e Magalu são algumas das empresas que utilizam o formato em áudio para levar informação relevante ao público externo.


Um dos pontos fortes do Podcasts é que ele pode ser ouvido quando e onde o público quiser. Além disso, a facilidade do acesso, a possibilidade de ouvir enquanto dirige e o formato dinâmico, contribuíram para ser uma ferramenta importante para fortalecer a comunicação das empresas em 2020.

5. Marketing de Influência.

Em meio à pandemia, o “novo normal” se tornou estar conectado frequentemente. Diante disso, os influenciadores ganharam mais domínio digital e aproximaram a sua audiência das marcas.


As circunstâncias levaram a se estabelecer uma nova forma de se comunicar, com lives sobre temas diversos do dia a dia, shows onlines patrocinados por marcas, webséries sobre atividades em casa e streamings. 


Estas estratégias deram tão certo, que o Instagram aumentou, consideravelmente,  a sua taxa de engajamento consideravelmente. 


Um estudo recente, feito pela?Squid, empresa especializada em marketing de influência, aponta que:

. Houve um aumento de 24% nesse indicador e;

. 27% no alcance efetivo da ferramenta de ‘stories’ da rede. 

Não dá pra negar que os influencers influenciam na decisão de compra dos usuários. E que neste ano, esta influência foi um atalho para as empresas ganharem visibilidade e vendas.

-

Como diversos negócios migraram para o mundo digital de forma repentina em 2020, as agências de Marketing Digital tiveram papel importante para orientar e guiar as empresas no melhor caminho frente à crise.


Neste ano, seja para aumentar as vendas, fortalecer a marca ou aproximar os clientes das empresas, a BeeOn cumpriu a sua missão de gerar resultados digitais. 


E a prova disso foi a nossa escalada de categoria na RD Station e a conquista de 2º lugar em uma premiação de nível nacional nessa plataforma.

 

Se em 2021 você deseja alavancar os resultados digitais do seu negócio, conte com quem sabe virar o jogo a seu favor. Entre em contato com a BeeOn e se torne um campeão de vendas.



 

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.