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Assessoria de Marketing: os benefícios para a sua empresa!

Por Beeon 24/05/2023
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O marketing é fundamental para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Porém, com tantos serviços nesse setor, nem sempre é fácil encontrar o ideal, não é mesmo? Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre a assessoria de marketing.

Muitas vezes confundida com os serviços de uma agência de marketing tradicional, a assessoria oferece um atendimento mais especializado, ajudando a divulgar e posicionar melhor o seu negócio.

Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos!

O que faz a assessoria de marketing?

A assessoria de marketing presta um serviço especializado para a sua empresa, ajudando desde o desenvolvimento de estratégias até a implementação destas, visando divulgar e posicionar corretamente a sua marca diante dos públicos de interesse.

Esse serviço pode ser encontrado em diferentes vertentes do marketing, como a assessoria de marketing digital, de endomarketing (voltando para o público interno da organização), entre outros.

O principal diferencial da assessoria está no serviço de inteligência oferecido, voltado exclusivamente para o seu negócio e pensando em ações que ajudem a atingir as metas da empresa, como mais vendas, maior divulgação da marca, lançamento de novos produtos, proximidade com o público-alvo etc.

Assim, os assessores farão, primeiro, um diagnóstico da sua marca e dos canais de divulgação da sua marca. A partir disso, eles determinarão o que precisa ser modificado, pensando nos objetivos do negócio.

E, então, de posse dessas informações, farão o planejamento estratégico de marketing, com a definição das estratégias e o correto posicionamento da sua marca.

Serviços

São muitos os serviços que uma assessoria de marketing pode prestar, dependendo das necessidades da sua empresa. Algumas opções são: 

  • Planejamento estratégico de marketing;

  • Gestão de tráfego;

  • Gestão estratégica dos canais de marketing (site, blog, e-commerce, redes sociais, entre outros);

  • Definição de estratégias de Inbound, SEO, Content Marketing etc.;

  • Gestão de conversões (vendas);

  • Otimização das conversões;

  • Otimização dos processos internos de marketing;

  • Produção e gerenciamento de conteúdos;

  • Criação, gerenciamento e otimização das campanhas e ações de marketing.

Assessoria de Marketing x Agência de Marketing: quais as diferenças?

Uma dúvida comum de muitos empresários é se a assessoria de marketing e a agência de marketing trabalham da mesma maneira.

A diferença é que a assessoria trabalha de forma mais personalizada, como se fosse uma consultoria, voltada especialmente para o desenvolvimento das estratégias.

Enquanto a agência realiza a terceirização completa dos seus serviços de marketing.

Assim, se você tem um time de marketing dentro do seu negócio, mas não está atingindo os resultados que deseja, pode contratar uma assessoria. 

Esses profissionais irão trabalhar em conjunto com as suas equipes internas, desenvolvendo e otimizando as estratégias existentes focando nas metas do seu negócio.

Agora se a sua empresa não tem um time interno de marketing, a agência é a mais indicada. Afinal, ela terá os profissionais certos para executar cada uma das atividades e também será capaz de desenhar estratégias e personalizar o serviço de acordo com a sua demanda.

Nada impede, contudo, que uma agência de marketing preste os dois serviços. Ou seja, trabalhe como agência para empresas que não têm um time interno, e também ofereça serviços de assessoria e consultoria, para aquelas que contam com times internos de marketing e comunicação. 

Por que contratar uma assessoria de marketing?

A assessoria de marketing é um serviço cada vez mais em alta, justamente por oferecer inteligência estratégica para as empresas.

Em geral, quem trabalha com assessoria são profissionais com anos de mercado e muita experiência e expertise, sendo capazes de transferir para o seu time interno e a sua empresa todo esse know how.

Eles trazem uma visão de fora e conseguem analisar os processos internos e as estratégias que não estão funcionando, além de terem uma visão “macro”, acompanhando outras empresas do seu setor e também estando atualizados com as principais tendências e estratégias de marketing.

Assim, se você sente que suas ações de marketing não têm trazido o retorno esperado, custam mais do que a média ou não têm ajudado a sua empresa a se destacar no mercado, a assessoria pode ser um ótimo caminho para otimizar todas essas questões.

Com uma boa assessoria de marketing, sua empresa terá vantagens como:

  • Melhora nas suas estratégias;

  • Definição correta de público-alvo e personas;

  • Otimização dos recursos destinados à área de marketing;

  • Melhores resultados na percepção e força da sua marca;

  • Aumento das conversões;

  • Melhora no ranqueamento e posicionamento Google do seu site, blog ou e-commerce;

  • Melhora o reconhecimento do público e a aproximação com seus consumidores;

  • Traz mais retorno sobre seus investimentos em marketing;

  • Auxilia no planejamento estratégico e definições de ações de marketing para os próximos anos;

  • Promove a interligação dos canais, garantindo uma marca coesa;

  • Escala dos resultados;

  • Cria uma linguagem única para a sua marca, trazendo identidade à ela;

  • Melhora os resultados de marketing globais da sua empresa.

Como contratar uma assessoria de marketing?

Para garantir todos esses resultados, é importante contratar uma boa assessoria de marketing, que realmente consiga agregar para a sua marca.

Ao analisar as opções, considere alguns pontos, como:

  • Conhecimento e expertise na sua área, com cases de sucesso ou clientes atendidos no seu setor;

  • Comprovação de resultados, por meio de cases de sucesso;

  • Experiência em marketing, com um time de especialistas com bom tempo de mercado e as principais certificações do setor;

  • Indicação de outros clientes (você pode conferir as opiniões deles no site da empresa e redes sociais, como Facebook, Instagram ou LinkedIn);

  • Atendimento personalizado e humanizado;

  • Mensuração de resultados e entrega de relatórios e outras formas de avaliação do serviço prestado.

Como você viu, a assessoria de marketing é um serviço especializado e personalizado, capaz de melhorar o posicionamento da sua marca nos diversos canais de comunicação. Assim, você conseguirá otimizar o seu investimento, melhorando os resultados alcançados.

Gostou de conhecer mais sobre o serviço de assessoria de marketing? Pensando em contratar algo assim para a sua empresa? Venha conversar com os especialistas da BeeOn e saiba como podemos ajudá-lo!

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