Atualizações no Marketing Digital para os dentistas

Por Aricia Faria 08/05/2020
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Novas oportunidades para os dentistas no Marketing Digital


Nosso post blog de hoje está cheio de novidades para os dentistas!


Durante muitos anos, as proibições para o marketing envolvendo dentistas foram inúmeras. 

Mas isso tem mudado devido às novas necessidades do mercado. A fiscalização e regras se tornaram mais flexíveis, facilitando o desenvolvimento do marketing para os profissionais odontológicos.


Sabemos que os meios de comunicação tradicionais não trazem os mesmos resultados e nem possuem o mesmo efeito que antigamente. Com isso, marketing digital vem se tornando a principal ferramenta de promoção e sustentação dos negócios.

 

Para se ter uma ideia, 62% da população está ATIVA nas REDES SOCIAIS, de acordo com o relatório Digital in 2018: The Americas, divulgado pelo We are Social e Hotsuite.


Pensando nas possibilidades incontestáveis do Marketing Digital, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), promoveu, em janeiro, alterações que regem profissionalmente os odontologistas a fim de modernizar a forma de atuação desses profissionais no mundo da publicidade.


E essa é a deixa para o nosso próximo ponto: quais são as atualizações que irão impactar a publicidade odontológica?

 

 Para saber quais são elas, continue a leitura!


O QUE É A RESOLUÇÃO 196/2019?


Para entender as mudanças na publicidade dos odontólogos, é preciso conhecer a Resolução 196/2019.


No final de Janeiro de 2019, o CFO lançou a Resolução 196/2019. E essa resolução surgiu para dar mais autonomia e flexibilidade aos profissionais de odontologia, em especial às ações do Marketing Digital.



E QUAIS FORAM ESSAS MUDANÇAS?


- POSTAR O ANTES E DEPOIS

Uma das regras mais conhecidas pelo CFO tratando-se de propaganda, é a proibição de postagens de Antes e Depois. Mas isso mudou! Agora é possível postar antes e depois de tratamentos odontológicos.


- DIVULGAR SELFIES

Fica autorizada a divulgação de selfies de dentistas acompanhados ou não de seus pacientes.


ATENÇÃO: a divulgação de imagens deve ser feita apenas com a autorização prévia dos pacientes. 


Para a publicidade odontológica, essas novas oportunidades surgiram para que os dentistas consigam mostrar RESULTADOS REAIS de tratamentos aos seus pacientes que, por muitas vezes, possuem dúvidas de como e quando devem ser feitos os protocolos e se eles obterão os resultados.


Porém, algumas restrições prevaleceram para manter a ética e segurança no mundo da odontologia. Você se lembra quais são elas? A gente te ajuda!


O QUE AINDA É PROIBIDO NO MARKETING PARA DENTISTAS?


O Conselho de Odontologia se atenta ao impacto elevado nas redes sociais. Apesar do potencial de aproveitamento que elas detêm para as ações de publicidade, é preciso ter um regulamento vigente que preserve a ética e segurança na comunicação dos profissionais com os pacientes nestes meios.


Por isso, cabe lembrar que ainda estão impostas aos dentistas as seguintes restrições:

• Fica proibido a divulgação de procedimentos sendo realizados;

• Em TODAS as imagens e vídeos é necessário conter o nome e o CRO do dentista;

• Fica vetada a utilização de fotos/vídeos em que o nome de equipamentos, instrumentos, e tecidos biológicos apareçam;

• Expressões que caracterizem autopromoção, concorrência desleal, sensacionalismo, mercantilização da odontologia ou promessa de resultados são estritamente proibidos;

• É proibido a utilização de propaganda enganosa, venda casada e serviços gratuitos;

• Anunciar títulos, qualificações e especialidades que não possua é proibido;

• É vetado anunciar serviços que não estejam comprovados cientificamente;

• Não é permitido criticar outros profissionais e técnicas;

• É proibido dar diagnóstico, consultas ou prescrição de tratamento por meios de comunicação em massa;

• Fazer sorteios de serviços como se fossem prêmios é estritamente proibido;

• É desaprovado propagandas que promovem a poluição do meio ambiente.


E aí, se atualizou do que deve ou não ser feito no Marketing Digital para dentistas?


Agora, abra seu bloco de notas do celular, e anote estas próximas 6 dicas para ter um marketing digital odontológico eficiente:


6 DICAS PARA TER UM MARKETING DIGITAL ODONTOLÓGICO EFICIENTE


1. IDENTIFIQUE SEU PÚBLICO-ALVO

Quem mais procura por seus serviços e quem mais vai ao seu consultório? Gênero, idade, classe social… Essas são informações ESSENCIAIS no marketing digital.

2. CONHEÇA SEUS CONCORRENTES

Analisar a concorrência é aproveitar para usar estratégias que podem ser benéficas para seu negócio.

3. USE UMA LINGUAGEM ADEQUADA

Use uma linguagem que seu público compreenderá de primeira. Um texto com muitos termos técnicos pode gerar dúvidas ou desinteresse para aqueles que não são da área.

4. PARTICIPE DE EVENTOS ODONTOLÓGICOS DA SUA REGIÃO

Fortaleça e aumente sua rede de contatos. Participar de eventos aumentará sua popularidade no meio profissional e é excelente oportunidade para conhecer os concorrentes.

5. MOSTRE AS MUDANÇAS

Tudo o que possa agregar valor ao seu consultório sem ferir ao código de ética, precisa ser mostrado. Exponha nas redes sociais as novidades que cativarão seus pacientes.

6. APOSTE EM UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL

Atrair pacientes para sua clínica não é uma tarefa simples. É um processo que exige tempo, estudo e planejamento. Para não errar no Marketing Digital de seu consultório, contrate quem é especialista no assunto, entre em contato com a BeeOn!


 

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