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Audience Insights Facebook: o que é?

Por BeeOn 18/02/2022
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Quem trabalha com estratégias de marketing digital sabe a importância de entender sua audiência, garantindo que as ações estão coordenadas com as características desse público. É justamente nesse ponto que o Audience Insights Facebook pode ajudar.

A ferramenta permite que você tenha acesso a informações agregadas sobre dois grupos: pessoas conectadas à sua página e pessoas no Facebook. Dessa forma, é mais fácil criar conteúdos que engajem e atraiam pessoas de interesse para sua empresa.

Ficou interessado? Siga a leitura e entenda melhor!

O que é o Facebook Audience Insights?

É uma ferramenta de análise do Facebook Business que funciona em parceria com o Facebook Ads, a plataforma de anúncios da rede social.

A partir do uso dessa ferramenta, você consegue entender melhor quem forma seu público, criando campanhas mais relevantes para essas pessoas. Entre os pontos que o Facebook Audience Insights permite analisar estão:

  • visão geral sobre os dados demográficos, com detalhamento por idade e gênero, níveis de escolaridade, cargos, status de relacionamento etc.;

  • interesse e hobbies;

  • estilos de vida, com informações que combinam status de relacionamento e localização, trazendo dados sobre os tipos de pessoas interessadas no seu negócio;

  • as principais páginas que seu público curte;

  • informações dos usuários que curtiram sua página ou evento.

Ter esses dados em mãos é fundamental para desenvolver ações e campanhas mais acertadas – e até para compreender melhor quem forma a sua clientela, identificando quais produtos essas pessoas estão mais propensas a comprar, onde esses usuários estão (pensando em promoções segmentadas) e assim por diante.

Quais as vantagens de usar o Audience Insights Facebook?

Já deu para notar que a ferramenta do Facebook é extremamente interessante para as campanhas na rede social, não é? Entre as principais vantagens que ela oferece estão:

  • conteúdo elaborado especificamente para o seu público, com uma chance mais alta de engajamento e conversão;

  • campanhas de branding mais focadas, com propostas de valor identificadas como importantes para essas pessoas;

  • promoções específicas para as características do seu público;

  • grande profundidade de informações, direcionando melhor as campanhas para os objetivos estratégicos da sua marca;

  • conexão mais profunda com seu público, melhorando a fidelização e as demais estratégias.

Como acessar o Audience Insights Facebook?

É possível acessar o Audience Insights pelo link específico ou por meio do Gerenciador de Anúncios. Nesse caso, clique no menu superior, no canto superior esquerdo e, em seguida, clique em “análise e relatórios” e então clique em “Audience Insights”.

Após acessar, você notará que o Audience Insights possui uma grande variedade de seções – vamos entender cada uma em detalhes?

Visão Geral

Nessa aba, você encontrará um panorama das principais informações relacionadas ao seu público. Os dados mostrados são dos últimos 7 dias, mas é possível personalizar o período de acordo com os objetivos da sua estratégia.

Você encontrará uma série de dados em formato de gráficos. Caso queira se aprofundar, é só passar o mouse por cima e visualizar as informações detalhadas. Na parte inferior, estão os dados em relação ao impacto das publicações mais recentes.

Algumas informações presentes nessa aba são: alcance, curtidas na página, mensagens, ações na página, envolvimento e visualizações.

Curtidas

A métrica informa a quantidade de likes dia a dia, compreendendo melhor a progressão dos seus seguidores. 

Outra opção é o “Total Líquido de Curtidas”, referente ao número de novas curtidas subtraído do número de “descurtidas”. A partir desse dado, é possível compreender se sua página é interessante pelo olhar do seu público, evidenciando se os seguidores estão interagindo ou ignorando sua página.

Ainda é possível analisar onde essas curtidas acontecem, na sua página, no feed ou em outros locais.

Seguidores

Para entender melhor quem são seus seguidores, você pode personalizar o intervalo de tempo e avaliar a quantidade de seguidores orgânicos, pagos e também quantas pessoas deixaram de seguir sua página.

Com os gráficos interativos, é possível ter uma ideia do que aconteceu na sua página quando os usuários deixaram de segui-la. E também o que foi feito que ajudou a atrair mais seguidores, criando conteúdos e ações mais interessantes para o seu público.

Alcance

A função mostra os dados de todos os posts realizados na sua página dentro do período selecionado. Você poderá ver informações como: comentários, curtidas, respostas e compartilhamentos.

Nessa aba, também está a parte “reivindicações”, usada caso alguém queira disputar a administração da sua página. E as reações mais comuns que usuários têm nos seus posts – ajudando a compreender melhor o que os seguidores acham das suas postagens.

Outro dado importante nessa aba é a possibilidade de verificar quantos usuários realizaram denúncias, marcaram seus posts como spam ou ocultaram suas publicações. Um índice muito alto nesse ponto exige atenção, sendo necessário repensar suas estratégias, evitando punições do Facebook.

Pessoas

Essa é a aba em que você consegue ter acesso a dados sobre sua audiência, conferindo os dados pessoais dos seus seguidores, como gênero, idioma, idade, localização, entre outros.

Também é possível verificar as pessoas alcançadas e as pessoas envolvidas com suas postagens – e compreender quais conteúdos fazem mais sucesso com sua audiência, o horário que eles mais interagem, entre outras informações importantes para aumentar o engajamento do seu público.

Visualizações

Essa é uma aba crucial para o seu negócio, afinal, você conseguirá compreender de onde está vindo o seu tráfego, por exemplo: motores de busca (Google), anúncios no Facebook e publicações impulsionadas, pessoas que viram sua página em outros posts, e-mail marketing ou digitando diretamente o endereço na barra de navegação.

Ainda é possível verificar as seções que seus usuários estão visitando, como fotos, publicações, eventos etc.

Como usar o Audience Insights Facebook?

Acesse o Audience Insights Facebook e escolha o público que deseja analisar. Você pode selecionar todas as pessoas no Facebook ou apenas aquelas conectadas à sua página.

Quem tem muitas contas no Facebook Ads, deve selecionar a que deseja usar na lista suspensa (parte superior da página). No lado esquerdo estão os filtros ou você pode usar gráficos interativos, refinando seu público. É possível criar e guardar diferentes públicos que podem ser usados para criar anúncios.

Veja as principais dicas que separamos para usar a ferramenta.

Compreenda a sua campanha

Entender o principal objetivo da sua campanha é fundamental para que ela consiga atingir as pessoas certas.

São muitas as questões que você pode fazer para ter dados mais precisos. As duas principais são:

  • o interesse em comum entre a sua empresa e o público que você deseja atingir com a campanha;

  • o interesse que deseja despertar no público com esse anúncio.

Conheça seu público

Outro ponto muito importante é compreender quem é o seu público, pois esses dados deverão ser usados para inúmeras decisões estratégicas. 

Usando o insights, você consegue avaliar uma série de dados, como: idade, gênero, tipos de páginas que essas pessoas curtem, localização, idioma, atividade, dispositivo por qual acessa a rede social, entre outros.

Crie o público ideal

A criação do público ideal é fundamental em qualquer estratégia de marketing. Nesse ponto, você deverá mesclar as informações da sua campanha, com o seu público.

É possível usar os filtros demográficos, interesses e formação e mesclar com dados referentes à idade ou localização.

Por exemplo, se você está criando um anúncio para captar leads divulgando seu e-book gratuito sobre marketing digital, poderia desenvolver um público com pessoas com cargos relacionados à gestão, diretores de marketing ou empreendedores – acima de 25 anos e que residam na região onde você deseja focar suas ações.

A partir da definição do público, suas campanhas serão muito mais certeiras – e os resultados mais expressivos.

E, então, curtiu conhecer melhor o Audience Insights Facebook? Já conhecia essa ferramenta? Continue aprendendo, leia nosso post sobre WhatsApp Ads e transforme seus resultados.

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