logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Audience Insights Facebook: o que é?

Por BeeOn 18/02/2022
Compartilhe

Quem trabalha com estratégias de marketing digital sabe a importância de entender sua audiência, garantindo que as ações estão coordenadas com as características desse público. É justamente nesse ponto que o Audience Insights Facebook pode ajudar.

A ferramenta permite que você tenha acesso a informações agregadas sobre dois grupos: pessoas conectadas à sua página e pessoas no Facebook. Dessa forma, é mais fácil criar conteúdos que engajem e atraiam pessoas de interesse para sua empresa.

Ficou interessado? Siga a leitura e entenda melhor!

O que é o Facebook Audience Insights?

É uma ferramenta de análise do Facebook Business que funciona em parceria com o Facebook Ads, a plataforma de anúncios da rede social.

A partir do uso dessa ferramenta, você consegue entender melhor quem forma seu público, criando campanhas mais relevantes para essas pessoas. Entre os pontos que o Facebook Audience Insights permite analisar estão:

  • visão geral sobre os dados demográficos, com detalhamento por idade e gênero, níveis de escolaridade, cargos, status de relacionamento etc.;

  • interesse e hobbies;

  • estilos de vida, com informações que combinam status de relacionamento e localização, trazendo dados sobre os tipos de pessoas interessadas no seu negócio;

  • as principais páginas que seu público curte;

  • informações dos usuários que curtiram sua página ou evento.

Ter esses dados em mãos é fundamental para desenvolver ações e campanhas mais acertadas – e até para compreender melhor quem forma a sua clientela, identificando quais produtos essas pessoas estão mais propensas a comprar, onde esses usuários estão (pensando em promoções segmentadas) e assim por diante.

Quais as vantagens de usar o Audience Insights Facebook?

Já deu para notar que a ferramenta do Facebook é extremamente interessante para as campanhas na rede social, não é? Entre as principais vantagens que ela oferece estão:

  • conteúdo elaborado especificamente para o seu público, com uma chance mais alta de engajamento e conversão;

  • campanhas de branding mais focadas, com propostas de valor identificadas como importantes para essas pessoas;

  • promoções específicas para as características do seu público;

  • grande profundidade de informações, direcionando melhor as campanhas para os objetivos estratégicos da sua marca;

  • conexão mais profunda com seu público, melhorando a fidelização e as demais estratégias.

Como acessar o Audience Insights Facebook?

É possível acessar o Audience Insights pelo link específico ou por meio do Gerenciador de Anúncios. Nesse caso, clique no menu superior, no canto superior esquerdo e, em seguida, clique em “análise e relatórios” e então clique em “Audience Insights”.

Após acessar, você notará que o Audience Insights possui uma grande variedade de seções – vamos entender cada uma em detalhes?

Visão Geral

Nessa aba, você encontrará um panorama das principais informações relacionadas ao seu público. Os dados mostrados são dos últimos 7 dias, mas é possível personalizar o período de acordo com os objetivos da sua estratégia.

Você encontrará uma série de dados em formato de gráficos. Caso queira se aprofundar, é só passar o mouse por cima e visualizar as informações detalhadas. Na parte inferior, estão os dados em relação ao impacto das publicações mais recentes.

Algumas informações presentes nessa aba são: alcance, curtidas na página, mensagens, ações na página, envolvimento e visualizações.

Curtidas

A métrica informa a quantidade de likes dia a dia, compreendendo melhor a progressão dos seus seguidores. 

Outra opção é o “Total Líquido de Curtidas”, referente ao número de novas curtidas subtraído do número de “descurtidas”. A partir desse dado, é possível compreender se sua página é interessante pelo olhar do seu público, evidenciando se os seguidores estão interagindo ou ignorando sua página.

Ainda é possível analisar onde essas curtidas acontecem, na sua página, no feed ou em outros locais.

Seguidores

Para entender melhor quem são seus seguidores, você pode personalizar o intervalo de tempo e avaliar a quantidade de seguidores orgânicos, pagos e também quantas pessoas deixaram de seguir sua página.

Com os gráficos interativos, é possível ter uma ideia do que aconteceu na sua página quando os usuários deixaram de segui-la. E também o que foi feito que ajudou a atrair mais seguidores, criando conteúdos e ações mais interessantes para o seu público.

Alcance

A função mostra os dados de todos os posts realizados na sua página dentro do período selecionado. Você poderá ver informações como: comentários, curtidas, respostas e compartilhamentos.

Nessa aba, também está a parte “reivindicações”, usada caso alguém queira disputar a administração da sua página. E as reações mais comuns que usuários têm nos seus posts – ajudando a compreender melhor o que os seguidores acham das suas postagens.

Outro dado importante nessa aba é a possibilidade de verificar quantos usuários realizaram denúncias, marcaram seus posts como spam ou ocultaram suas publicações. Um índice muito alto nesse ponto exige atenção, sendo necessário repensar suas estratégias, evitando punições do Facebook.

Pessoas

Essa é a aba em que você consegue ter acesso a dados sobre sua audiência, conferindo os dados pessoais dos seus seguidores, como gênero, idioma, idade, localização, entre outros.

Também é possível verificar as pessoas alcançadas e as pessoas envolvidas com suas postagens – e compreender quais conteúdos fazem mais sucesso com sua audiência, o horário que eles mais interagem, entre outras informações importantes para aumentar o engajamento do seu público.

Visualizações

Essa é uma aba crucial para o seu negócio, afinal, você conseguirá compreender de onde está vindo o seu tráfego, por exemplo: motores de busca (Google), anúncios no Facebook e publicações impulsionadas, pessoas que viram sua página em outros posts, e-mail marketing ou digitando diretamente o endereço na barra de navegação.

Ainda é possível verificar as seções que seus usuários estão visitando, como fotos, publicações, eventos etc.

Como usar o Audience Insights Facebook?

Acesse o Audience Insights Facebook e escolha o público que deseja analisar. Você pode selecionar todas as pessoas no Facebook ou apenas aquelas conectadas à sua página.

Quem tem muitas contas no Facebook Ads, deve selecionar a que deseja usar na lista suspensa (parte superior da página). No lado esquerdo estão os filtros ou você pode usar gráficos interativos, refinando seu público. É possível criar e guardar diferentes públicos que podem ser usados para criar anúncios.

Veja as principais dicas que separamos para usar a ferramenta.

Compreenda a sua campanha

Entender o principal objetivo da sua campanha é fundamental para que ela consiga atingir as pessoas certas.

São muitas as questões que você pode fazer para ter dados mais precisos. As duas principais são:

  • o interesse em comum entre a sua empresa e o público que você deseja atingir com a campanha;

  • o interesse que deseja despertar no público com esse anúncio.

Conheça seu público

Outro ponto muito importante é compreender quem é o seu público, pois esses dados deverão ser usados para inúmeras decisões estratégicas. 

Usando o insights, você consegue avaliar uma série de dados, como: idade, gênero, tipos de páginas que essas pessoas curtem, localização, idioma, atividade, dispositivo por qual acessa a rede social, entre outros.

Crie o público ideal

A criação do público ideal é fundamental em qualquer estratégia de marketing. Nesse ponto, você deverá mesclar as informações da sua campanha, com o seu público.

É possível usar os filtros demográficos, interesses e formação e mesclar com dados referentes à idade ou localização.

Por exemplo, se você está criando um anúncio para captar leads divulgando seu e-book gratuito sobre marketing digital, poderia desenvolver um público com pessoas com cargos relacionados à gestão, diretores de marketing ou empreendedores – acima de 25 anos e que residam na região onde você deseja focar suas ações.

A partir da definição do público, suas campanhas serão muito mais certeiras – e os resultados mais expressivos.

E, então, curtiu conhecer melhor o Audience Insights Facebook? Já conhecia essa ferramenta? Continue aprendendo, leia nosso post sobre WhatsApp Ads e transforme seus resultados.

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
08/04/2022 - Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
19/04/2022 - O que é TikTok Ads e como usar essa ferramenta?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
09/05/2022 - Instagram Reels: 11 dicas para lojas online
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é ActiveCampaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
MARKETING DIGITAL
15/03/2022 - Marketing imobiliário: estratégias digitais para sua imobiliária
MARKETING DIGITAL
23/03/2022 - Google Ads para imobiliárias: 7 dicas para suas estratégias!
MARKETING DIGITAL
30/05/2022 - Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!
MARKETING DIGITAL
08/06/2022 - Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
SEO
28/06/2022 - Como otimizar o SEO do meu site?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
REDES SOCIAIS
12/04/2022 - Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
INBOUND MARKETING
27/01/2022 - Como gerar tráfego orgânico?
INBOUND MARKETING
20/05/2022 - 8 formas de vender mais pelo e-mail marketing
INBOUND MARKETING
14/06/2022 - 9 estratégias de Inbound Marketing para e-commerces
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
E-COMMERCE
01/02/2022 - 10 cursos de e-commerce para quem deseja trabalhar na área
E-COMMERCE
09/02/2022 - Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?
E-COMMERCE
08/03/2022 - 9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido
E-COMMERCE
29/03/2022 - 10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022
E-COMMERCE
16/05/2022 - Qual a melhor plataforma de vendas online?
E-COMMERCE
21/06/2022 - O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.