A Black Friday 2022 já está chegando. Ela acontece no dia 25 de novembro nesse ano, coincidindo com a Copa do Mundo, o que pode ser um ótimo negócio para alguns setores. Esta é uma das datas mais importantes para o comércio, ficando apenas atrás do Natal. Em 2021, a data movimentou cerca de R$4 bilhões, cerca de 5% a mais em relação a 2020. Por isso, é preciso estar atento a todos os cenários.
Para atingir essas metas de vendas, contudo, é muito importante se programar adequadamente. E saber o que não deve ser feito, evitando os erros mais comuns que impedem que você consiga faturar mais. Siga a leitura e entenda melhor!
O que não fazer nesta Black Friday 2022?
Aproveitar a Black Friday 2022 para vender mais e conquistar novos clientes é excelente. Mas a ideia pode se virar contra você, caso não tome alguns cuidados – e invista em estratégias erradas, que podem comprometer a imagem da sua empresa diante dos consumidores. Veja o que você não deve fazer nesse período.
Descontos “de mentirinha”
As propagandas enganosas são campeãs de reclamação dos consumidores durante a Black Friday. Infelizmente, ainda existem muitas empresas que aumentam os preços alguns dias antes da data promocional e depois voltam o produto ao preço normal – divulgando essa baixa como se fosse uma promoção.
Não faça isso! A Black Friday é uma data muito aguardada pelos consumidores e vários acompanham os preços do que desejam comprar. Por isso, eles saberão que os descontos são irreais e acabarão evitando comprar na sua empresa.
Produtos sem estoque
Na ânsia de aumentar a lucratividade, muitos empresários acabam vendendo mais produtos do que têm em estoque. E, é claro, que isso gera uma reação nada agradável entre os consumidores, afinal, nada pior do que comprar e não levar.
Então sempre confira quantos itens de cada produto que entrará na promoção estão em estoque e não faça promoções de itens que não tem como entregar.
Esquecer da política de troca
A política de troca é muito importante e deve ser divulgada de forma clara, para que o consumidor saiba como a promoção valerá no seu estabelecimento. Lembre-se que, caso a compra seja feita online, o consumidor tem o direito ao arrependimento – podendo trocar ou devolver o produto gratuitamente até 7 dias após a compra.
Se você tem uma loja física e um e-commerce, pense em uma política de troca que integre os dois canais. Ou seja, o cliente pode comprar no e-commerce e trocar na loja física, ou vice-versa.
Essas facilidades garantem a satisfação do consumidor – e evitam que ele vá às plataformas digitais, como o Reclame Aqui, reclamar do seu estabelecimento, o que pode manchar a sua imagem.
Não cuidar da infraestrutura do seu site
Na Black Friday é comum que os sites das lojas sofram um aumento grande de tráfego. E, nada pior, do que neste momento o seu site simplesmente cair, impedindo que os consumidores façam ou finalizem suas compras.
Isso é ruim tanto para você, como lojista, como para a experiência do consumidor. Assim, programe-se com antecedência, garantindo que o servidor da sua loja virtual será capaz de suportar o aumento repentino de tráfego.
Não planejar nenhuma campanha de marketing
Apenas esperar que os consumidores procurem espontaneamente a sua loja durante a Black Friday 2022 não é uma das melhores estratégias. Se a ideia é vender mais, você precisa estruturar uma campanha de marketing para divulgar as suas promoções e atrair mais consumidores.
Aproveite, também, para envolver seus clientes antigos e fiéis, disparando lembretes e até vouchers extras promocionais.
Não incluir os produtos mais desejados na promoção
Não tem jeito, os consumidores aguardam a Black Friday para comprar determinados produtos. E eles esperam que você os coloque na promoção. Assim, você conseguirá atrair mais clientes e deixá-los mais satisfeitos.
É claro que você não precisa colocar descontos em todos os seus principais produtos, mas é importante selecionar alguns para também entrarem na promoção – atraindo ainda mais a atenção do público.
Se programe para a Black Friday 2022 estar alinhada com a Copa do Mundo
Neste ano em específico, teremos dois eventos que podem influenciar muito nos resultados de suas vendas. De acordo com uma pesquisa feita pela Nielsen, de uma amostra de 2 mil pessoas, 65,5% pretendem comprar produtos de esporte, principalmente de futebol na Black Friday.
Os consumidores em 2022 estão mais conscientes e se planejaram mais para fazer as compras nesse período, com expectativas de adquirir bons produtos na Black Friday de 2022.
Além disso, 56% dessas pessoas afirmam que juntam dinheiro para gastar especialmente na data e 62% desse público já tem o hábito de fazer compras na Black Friday, também de acordo com a Nielsen.
Esses dois eventos juntos podem gerar grandes oportunidades de personalização nos produtos como roupas, especialmente camisetas e claro, aumentar consideravelmente o giro de vendas.
Como programar a Black Friday?
Agora que você já sabe o que não fazer na Black Friday, que tal descobrir como se programar para aumentar as vendas nesta data? Confira as dicas que separamos!
Analise os concorrentes
É muito importante que você ofereça promoções e preços compatíveis com o mercado. Se os seus concorrentes estão dando descontos mais altos nos mesmos produtos que você vende, os resultados da sua Black Friday podem não ser tão bons. Por isso, quando for planejar a sua campanha, sempre analise o histórico de descontos da concorrência, para ter uma ideia de como o mercado irá se comportar nessa data.
Reforce o seu estoque
Como você viu, não se preocupar com o estoque é um dos erros mais comuns que devem ser evitados na Black Friday. Por isso, uma dica de estratégia é reforçar o seu estoque antes da data.
Pense em quais produtos você irá colocar em promoção e analise as saídas costumeiras da sua loja. Assim, você consegue entender quais são as preferências dos seus consumidores e escolher os melhores produtos para incluir na promoção.
Faça uma negociação com os fornecedores para garantir preços mais atrativos e, com isso, também poder oferecer melhores descontos. Você pode usar uma estratégia de lucros mais agressivos em determinados produtos e garantir um lucro maior em produtos associados.
Mapeie a jornada do cliente e favoreça a fidelização
Aproveite a Black Friday 2022 para fidelizar os clientes. Mapear a jornada do consumidor é muito importante nesse caso, entendendo quais são os principais pontos de contato e criando um relacionamento com essas pessoas.
Você pode ofertar cupons, vouchers de desconto, brindes e outros benefícios durante a compra – e também captar o e-mail dos consumidores para continuar se relacionando com eles mesmo após a Black Friday.
Pense em ações segmentadas de acordo com os produtos que os clientes compraram, por exemplo, oferecendo descontos para produtos similares ou disparando e-mail sobre as novidades no mesmo segmento que a sua loja apresenta.
Crie uma campanha de links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios realizados no Google e nas redes sociais. Eles são excelentes para atrair tráfego para a sua loja virtual. Dias antes da Black Friday, você pode criar uma landing page para que os usuários deixem seus e-mails – e você envie as promoções da data.
Os anúncios podem redirecionar para essa landing page, assim os clientes conseguem se preparar melhor para aproveitar todas as suas ofertas – e você consegue uma lista de contatos qualificados.
Caso vá adiantar a Black Friday, poderá redirecionar os usuários já para a sua página de vendas. Uma estratégia interessante para quem pretende realizar uma semana inteira de promoções, por exemplo.
Como fazer a publicidade ser direcionada para o público certo?
O consumo na Black Friday é alta, por isso um fator importante é captar a atenção do consumidor para o seu site. O cliente está disposto a participar de ações que garantam cupons, descontos ou acesso antecipado a produtos, por exemplo. Isso pode ser um passo simples que pode trazer grandes frutos ao final de toda a campanha.
É importante mencionar, contudo, que essas ações precisam ser muito bem pensadas para chamarem a atenção do consumidor, não fazendo apenas mais uma publicidade insuficiente.
Como também é ano de Copa do Mundo, é necessário agir de forma com que os valores do esporte não atinjam pessoas desqualificadas, pois isso pode ser um fator negativo. O recomendado é antecipar ao máximo as campanhas e estratégias da Black Friday 2022 para ela ser um sucesso na data de compras.
E aí, curtiu nossas dicas para a Black Friday 2022? O ideal é começar a planejar a sua estratégia de marketing antecipadamente. E, para isso, nada melhor do que contar com uma assessoria especializada. Venha conversar com nosso time de especialistas e entenda como podemos ajudá-lo a vender ainda mais nessa data!