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Captação de leads: quais as principais estratégias

Por Irine Bueno 24/02/2023
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Quem procura colocar o Marketing Digital em prática para alavancar sua empresa, já espera, como consequência das ações, a geração de leads para seus produtos e serviços. 


Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem diferentes oportunidades para se gerar a demanda necessária através da captação, indo desde os mais comuns como os formulários de contato, a conteúdos “ocultos” já realizados pela empresa.


Por isso, neste artigo iremos apresentar as melhores estratégias para a captação de leads de qualidade. Continue a leitura para descobrir. 


O que é geração de leads?

Antes de descobrir como funciona a captação de um lead, é importante entender que essa expressão é utilizada para nos referirmos às pessoas que demonstraram interesse em algum produto ou serviço da empresa, independente da forma como essa demonstração foi feita.  


Para realizar a captação do lead será necessário colocar em prática uma ou mais estratégias de inbound para atrair a atenção do público alvo. 


O objetivo das estratégias é se relacionar com o visitante, a fim de  realizar a captação voluntária de suas informações de contato. 


Mas, para que isso aconteça será necessário ofertar materiais de valor, como ebooks, cursos, infográficos, etc. Assim, ao realizar a troca de conteúdos por informações pessoais, o visitante passa a ser lead. 


Porém, um lead ainda não será o suficiente para atingir as metas de sua empresa, por isso, o próximo passo será transformar o lead em cliente, através das estratégias de automação. 


Por que os leads são tão importantes?

Através da interação desses futuros leads, é possível avaliar como está o interesse dos visitantes nos conteúdos ofertados e também sua conversão. Desta forma, se a taxa de conversão for positiva significa que o conteúdo está atrativo para o público alvo. 


Com o anseio para realizar rapidamente uma venda, as empresas acabam ignorando a jornada de compra do consumidor, por isso acabam perdendo uma grande fatia de leads em estágio de aprendizagem e consideração, mas que ainda não estão preparados para a oferta final. 


Outro ponto importante está relacionado em manter o pipeline de vendas sempre saudável, pois dessa forma é possível nutrir os leads com mais calma e realmente abordá-los quando estiver pronto para o seu serviço. 


Quais benefícios a captação de leads pode trazer?

Além de ser muito importante para alcançar o cliente potencial e convertê-lo, a captação de leads também pode trazer outros benefícios, como: 


  • Conseguir os principais meios de contato do cliente potencial;

  • Se posicionar como autoridade de conteúdo do seu nicho;

  • Educar o mercado sobre a área de atuação da sua empresa;

  • Entender o interesse de seus visitantes;

  • Fazer comunicação direta pelos meios de contato do cliente;

  • Nutrir no tempo certo os leads;

  • Manter o pipeline de vendas sempre ideal;

  • Realizar as vendas com mais recorrência e volume. 


Como fazer captação de leads?

Até aqui, já foi possível entender como a captação de leads é importante para alavancar uma empresa. 


Mas para que esse crescimento seja constante, é  necessário praticar algumas estratégias de sucesso para essa captação. Por isso, separamos as ideais para alcançar o sucesso desejado. Confira abaixo:


Ofereça conteúdos e materiais ricos

Como citamos anteriormente, os visitantes costumam trocar suas informações de contato por conteúdos que lhe são atrativos. 


Por isso, é importante pensar em materiais exclusivos, ricos e diferenciados, ou seja, algo com a percepção de valor elevado. Para isso, existem alguns tipos de conteúdos que podem ser explorados nessa estratégia, como:


  • E-books;

  • Guias;

  • Cursos;

  • Infográficos;

  • Ofertas relâmpago. 


Faça a aplicação das landing pages com sabedoria

Uma das ferramentas mais conhecidas e diretas para fazer a captação de leads, são as landing pages


Essas páginas possuem o objetivo de direcionar o visitante a uma oferta específica, com foco em captar, de forma voluntária, os dados do futuro lead, para isso será importante aplicar as boas práticas na construção e criação dessa estratégia. 


Realize as boas práticas dos CTAs

Para que se tenha a eficácia desejada, as call to action (CTA) devem ser precisas e claras em relação às ofertas, e sempre acompanhadas por um botão para que se possa realizar a ação, podendo estar presentes em todos os anúncios, produtos, e-mails, etc. 


Cuidado com os formulários

Podemos concordar que, para captar e converter um lead, será necessário obter algumas informações sobre ele, uma atividade que pode ser feita através dos formulários. 


Porém, deve-se ter noção da quantidade de dados solicitados, pois ninguém quer ficar horas preenchendo espaços sem fim em um formulário. 


Por isso, elabore um apenas com as informações fundamentais para o seu mercado, sem sobrecarregar o visitante. 


Certificados de segurança

Além de ter cuidado para não assustar os visitantes com os longos campas para preencher nos formulários, será importante convencê-lo de que disponibilizar dados para sua empresa será uma escolha segura


Para isso, existem certificados de segurança que podem ser utilizados para tranquilizar o usuário. 


Entenda o funil de vendas

Entender a trajetória do lead e em que estágio do funil de vendas ele se encontra será essencial para adotar o uso dos meios e ferramentas ideais


Pois, criar uma lista sem fim de leads frios, sem a intenção de aplicar estratégias coerentes para a nutrição nos estágios de venda, não será proveitoso. 


Explore novos canais

Para manter um bom ritmo de atração de leads, será importante explorar as diferentes ferramentas digitais. Afinal, quanto mais visitantes qualificados, maiores as chances de conversão. 


Faça testes e acompanhe os resultados

Coloque em prática suas diferentes ideias e verifique sua eficácia através de testes. Essa prática será bastante importante para se entender melhor as práticas do público e aplicar melhorias nas ações realizadas. 


Alguns KPIs a serem considerar são: 


  • Quantidade de leads gerados;

  • Quantidade de leads qualificados e desqualificados;

  • Quantidade de leads em cada etapa do funil;

  • Custo de aquisição de clientes (CAC);

  • Retorno sobre investimento (ROI).


Agora você já sabe as melhores formas de realizar a captação de leads para o seu negócio e como eles podem ajudar a crescer o seu negócio. 


Então, está na hora de começar a realizar essas boas práticas com as estratégias apresentadas e encontrar uma nova realidade com o marketing digital. 


Lembre-se também que, para obter resultados ainda mais vantajosos em todo o ciclo da empresa com o lead, será importante contar com uma equipe especializada. Fale agora com nossos especialistas e garanta uma consultoria completa de marketing digital para a sua empresa.





 

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