Já ouviu falar do novo assunto do momento? A Central de Transparência de Anúncio do Google.
O Google lançou recentemente uma nova ferramenta que tem o intuito de aumentar a transparência e o controle dos anúncios que aparecem para os usuários através dos serviços do Google, como a pesquisa, Youtube e Discover, o Ads Transparency Center.
Mas você sabe como realmente irá funcionar esse lançamento? Confira esse artigo para descobrir todos os detalhes.
O que é o Ads Transparency Center?
Como resultado de uma longa jornada de trabalho, o Google vem lançando diversas exigências e plataformas com o intuito de melhorar e facilitar a forma como os anúncios são expostos.
Entre elas, podemos citar a Verificação de Anunciantes - exigência feita a partir de 2018 nos Estados Unidos -, o Programa Global de Verificação de Anunciantes - introduzido em 2020 - e a Central de Anúncios - lançado em outubro de 2022.
E agora, sua última novidade é a Central de Transparência de Anúncio, que permite aos usuários fazer a verificação de todos os anúncios de um anunciante, as regiões em que foram exibidos, a data de exibição e o formato do anúncio, ou seja, é possível personalizar as propagandas e gerenciar as configurações de privacidade, permitindo a escolhas das marcar e temas que serão veiculados
Desta forma os usuários poderão ter mais controle sobre o que estão vendo, e evitar ilusões com anúncios fraudulentos.
Como a ferramenta irá funcionar?
Na Central de Transparência de Anúncio, o usuário poderá pesquisar tanto por uma empresa quanto por um anúncio em específico, encontrar todas as informações sobre esse anunciante e visualizar todas as campanhas veiculadas na plataforma do Google por ele.
Os usuários poderão curtir, bloquear ou reportar um anúncio, escolher a frequência com que deseja ver as publicidades de determinada empresa ou segmento, ativar ou desativar o anúncio, entre outras opções.
Porém, o Google alerta que a personalização não garante que mais ou menos anúncios vão aparecer no geral, ele diz que ao solicitar a redução dos anúncios sobre determinado assunto ou marca, esses anúncios começarão a ser veiculados com menos frequência. No entanto, eles poderão continuar aparecendo em alguns casos.
Por que o Ads Transparency Center é uma novidade positiva?
O combate contra falsos conteúdos está cada vez maior. E o Google está cada vez mais atento a esses e outros anúncios que infligem as políticas da plataforma e outras questões relacionadas à segurança das pessoas e à publicidade.
No último relatório do Google que detalha o avanço da empresa no combate a esse tipo de conteúdo, divulgado em 2022, a plataforma identificou um aumento de 2 milhões de anúncios removidos em relação ao ano anterior.
No total, foram 5,2 bilhões de anúncios removidos, 4,5 bilhões restringidos e 6,7 milhões de contas de anunciantes suspendidas.
Ainda divulgado pela empresa, a tendência é que o número de anúncios fraudulentos continue diminuindo, e para seguir com essa queda a empresa está expandindo essas ações, o que ocorre com o lançamento da Central de Transparência de Anúncio.
Com essa nova ferramenta, o Google se compromete em proteger as pessoas oferecendo uma experiência com anúncios mais segura, confiável e transparente.
Como utilizar a Central de Transparência de Anúncio?
Para quem não possui muita familiaridade com anúncios, utilizar os benefícios da plataforma pode ser um pouco confuso.
É possível acessar a Central de Transparência de Anúncios diretamente acesssando o endereço ou então clicando nos três pontos ao lados dos anúncios e selecionando “Minha central de anúncios".
Na Plataforma é possivel perquisar por um anúncio e encontrar informações sobre os anunciantes.
Acesso pelo browser
Acesso pelo browser
O usuário poderá também estar navegando por algum site e se deparar com um anúncio de seu interesse, e se ficar na dúvida de que aquele produto ou serviço é realmente confiável, a central de anúncios poderá ajudar!
Lá é possível procurar pelo anunciante e descobrir mais sobre ele antes de realizar a compra. Confira o exemplo disponibilizado pelo Google.
Simulação de pesquisa na Central de Anúncios.
Outra forma de deixar sua experiência com anúncios ainda mais satisfatória é através da personalização, onde é possível curtir, bloquear ou denunciar rapidamente um anúncio e personalizar ainda mais a sua experiência com a publicidade através de seus interesses.
Agora as experiências para os usuários e também para os anunciantes poderão ser ainda mais satisfatórias com essa novidade.
E aí, está ansioso para começar a utilizar essa nova ferramenta?
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