logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Chat GPT: saiba tudo sobre a nova ferramenta

Por Irine Bueno 21/03/2023
Compartilhe

Se você é uma pessoa que acompanha as notícias ou gosta de estar por dentro das novidades do mundo da tecnologia, provavelmente já ouviu falar do Chat GPT.


Mas afinal, você sabe o que realmente é essa ferramenta?


Para compreender melhor sobre um dos assuntos mais comentados do ano, neste artigo iremos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse famoso chatbot. Está curioso? Continue essa leitura. 


O que é Chat GPT?

O Chat GPT se trata de um novo algoritmo de chatbot autônomo baseado em inteligência artificial (IA). Isso significa que você pode conversar com a IA através de um simples chat. 


Pode parecer até mentira, mas acredite, isso realmente funciona. 


Desenvolvido pela OpenAI, um laboratório de pesquisa em inteligência artificial dos EUA, Chat GPT é a sigla para Generative Pre-trained Transformer - traduzido para algo como “transformador pré-treinado generativo”.


Sua criação se baseia em milhares de exemplos de linguagem humana, um enorme banco de dados de textos extraídos da própria internet, livros e sites, e um algoritmo de aprendizagem profunda. 


O que faz um Chatbot?

Para entender facilmente como essa novidade da tecnologia funciona, o primeiro passo é compreender os chatbots. 


Estes, são softwares capazes de manter uma conversa com o usuário de forma natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas. 


Você provavelmente já deve ter tido contato com esse tipo de software, seja em conversas de atendimento ao cliente, como através dos famosos assistentes virtuais: Siri, Alexa e Google Assistente, que também são chatbots. 


Apesar de parecer mágica, isso na verdade se trata de ciência através da programação, onde os chatbots conseguem conversar e responder nossas perguntas. 


Como funciona o Chat GPT?

Como já dissemos acima, o banco de dados do chat GPT é composto por tudo que está na internet e baseando-se em padrões e no cruzamento desses dados, essa inteligência artificial transforma qualquer questionamento em resposta. 


Mas então, qual é a diferença entre ele e outros chatbots? 


O diferencial é que as respostas criadas pela nova IA podem ser mais elaboradas e criativas, com aquele toque “mais humano”


Diferente dos mecanismos de busca comuns, o chat GPT é capaz de contextualizar o assunto e elaborar qualquer tipo de texto, como:

 

  • Letras de músicas;

  • Poesias;

  • Receitas;

  • Códigos de programação;

  • Resenhas; 

  • Trabalhos acadêmicos;

  • Legendas para fotos;

  • Conteúdo para redes sociais; 

  • E muitos outros. 


Como utilizar o Chat GPT?

Para quem nunca teve a oportunidade de fazer um teste, ou para quem possui receio em utilizar o chat GPT, mostraremos de perto, como essa IA funciona e como você pode utilizá-la ao seu favor. 


Vale lembrar que, apesar de ser desenvolvida por um grupo norte americano, o chat já está disponível em português. 


Outra consideração importante é que, devido ao grande número de acessos ao serviço, o mesmo vem passando por algumas instabilidades.

 

1° passo: acesse o site 

 

Site da OpenAI

Site da OpenAI

 
 
 

Para poder acessar o Chat GPT, o primeiro passo é acessar o site do OpenAI. Para ter acesso ao serviço e dar início à sua experiência clique em “Try ChatGPT”.


2° passo: faça seu login

 

Página de login para o Chat GPT

Página de login para o Chat GPT

 
 
 

O próximo passo será fazer um login. Para isso, o sistema permite que você faça o seu acesso de três diferentes formas - onde será possível escolher qual mais lhe agrada. 

  1. Com uma conta Google;

  2. Com uma conta Microsoft;

  3. Com uma conta criada direto na plataforma.

 

3° passo: verifique os termos de uso

 

Página de login para o Chat GPT

 

 

Após decidir e realizar o seu login, você precisará comunicar o seu nome, confirmar ser maior de idade e verificar os termos de uso. E, se caso concordar com os termos expostos e quiser continuar com a experiência, clique em “continue”.


4° passo: faça a verificação com seu telefone

 

Página de verificação para o Chat GPT
 
 

O último passo, antes de finalmente começar a sua experiência, é fazer a verificação do seu número de telefone.


Para isso, selecione o país em que está localizado, adicione um número de telefone válido com o DDD e clique em “send code”.


Com isso, você receberá um código em seu telefone que deverá ser confirmado na página seguinte. 

 
 

5° passo: aproveite sua experiência

 

Página inicial do Chat GPT

Página inicial do Chat GPT

 
 

 

Após terminar o login, o próximo passo será começar a fazer suas perguntas. 


Para isso, basta clicar na aba para inserir texto no final da página e digitar a sua pergunta. 

 

Exemplo de pergunta para o Chat GPT

Exemplo de pergunta para o Chat GPT

 
 
 

Acima, você pode observar um exemplo de como o chat GPT funciona. Na experiência, é possível perceber que o algoritmo é muito intuitivo e nos dá a sensação de realmente estar conversando com um ser humano. 

 

 

Exemplo de pergunta para o Chat GPT

 


Além disso, a ferramenta é capaz de processar informações relacionadas a perguntas que não podem ser respondidas, como acontecimentos imprevisíveis.


Outro ponto importante a se destacar é que a ferramenta evita o uso de expressões preconceituosas, palavras sem nexo e assuntos que envolvem opiniões pessoais.  


Quais são as vantagens e desvantagens do Chat GPT?

Assim como qualquer outra novidade no mercado, o chat GPT vem causando muitas discussões pelo mundo, relacionado a suas vantagens e desvantagens. 


Com toda sua inovação tecnológica a ferramenta gera diversas reflexões, como se irá substituir o trabalho humano, se irá influenciar na educação ou transformar a maneira como escrevemos. 


Apesar das especulações, ainda é cedo para afirmar quais serão os reais impactos para a vida das pessoas. Mas, é possível pontuar algumas vantagens e desvantagens que podem ser consideradas ao uso da ferramenta. 

 

Vantagens

 

  • Resposta rápida e eficaz: A resposta do chat GPT aos usuários acontece de forma instantânea, além de eficaz, na hora de solucionar uma questão. 

  • Fácil acesso: Como mostramos no passo a passo, o acesso à plataforma é gratuito e sem empecilhos, podendo ser acessado em qualquer horário ou local. 

  • Banco de informações diverso: Por possuir um algoritmo baseado em informações disponíveis na internet, é possível perguntar sobre diversos assuntos diferentes. 


Desvantagens

 

  • Respostas limitadas: Mesmo com sua tecnologia avançada, a ferramenta ainda é limitada em assuntos muito específicos ou complexos.

  • Robôs não podem substituir o trabalho humano: Apesar dos robôs estarem cada vez mais substituindo o trabalho humano, ele nunca poderá substituir um atendimento humanizado, não importa o quão evoluído seja. 

  • Impacto no desenvolvimento educacional: Por ser capaz de realizar trabalhos escolares e acadêmicos, esse tipo de IA pode sim prejudicar o desenvolvimento educacional.


Apesar de todas as especulações e importantes discussões para o mercado, vale a pena viver essa experiência e acompanhar as atualizações sobre o tema. 


Pois, tudo o que causa impacto na tecnologia, também gera impacto ao mercado. E entender até onde irão essas tecnologias será essencial para se adequar a essas tendências e manter sua empresa com destaque no mercado digital.


Gostou desse tipo de conteúdo e quer ficar por dentro de todos os assuntos que geram impacto no marketing digital?


Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades.

 

 

 

 

 

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade