Se você sente que está na hora de começar a empreender e deseja dar o primeiro passo, pode estar se questionando sobre como abrir um e-commerce.
Primeiramente, saiba que a sua decisão de apostar em um comércio eletrônico é bem interessante e assertiva.
Segundo a Nielsen, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, o que indica um crescimento de 1,6% ante ao ano anterior.
Os dados mostram como o mercado está aquecido e, consequentemente, propício para investimentos.
Para ajudá-lo na missão de tirar o sonho do papel e ter o seu próprio negócio, vamos falar sobre como abrir um e-commerce e quais são os passos essenciais para que ele seja bem-sucedido. Continue conosco e aproveite a leitura!
1. Estude sobre o mercado digital
Embora uma loja física e um e-commerce tenham as suas similaridades, vender pela internet é bem diferente de realizar uma venda presencial.
Como o cliente, na hora de efetuar a compra, não tem acesso aos produtos fisicamente, é importante que consiga conferir todos os detalhes, seja através de fotos ou vídeos.
Por se tratar de uma empresa digital e nova, quanto mais informações disponibilizar sobre a política de trocas, de devolução de produtos e de reembolso, mais seguro e confiante um cliente em potencial vai se sentir para comprar.
Também vale a pena reservar um espaço no site para perguntas frequentes, antecipando objeções que podem impedir a compra.
O mercado digital está em constante atualização e vive uma série de aprimoramentos, portanto, também é importante que aprenda sobre as principais tendências do segmento, fisgando todas as oportunidades.
O melhor é que existem diversos cursos de e-commerce para aqueles que querem trabalhar na área.
2. Escolha o seu nicho de atuação
Ao refletirmos sobre como abrir um e-commerce, um dos pontos que merecem mais atenção é a definição do nicho de atuação.
O que você pretende comercializar? Deseja vender produtos ou oferecer serviços? Quer vender roupas ou joias com design autoral?
Podemos afirmar que há demanda para os mais diversos segmentos na internet. Em um ambiente com tantos usuários e pessoas diferentes, é de se imaginar que exista uma quantidade gigantesca de necessidades, algumas mais genéricas e outras bastante específicas.
Para entender as oportunidades do momento, incentivamos que faça uma pesquisa de mercado cuidadosa. Dessa forma, você tem a chance de criar um negócio bem-sucedido e evitar possíveis frustrações.
3. Delimite o seu público-alvo
Quando trata-se de como abrir um e-commerce, é fundamental definir e investigar a fundo quem será o seu público-alvo.
Não poupe esforços para descobrir quem são os seus clientes, como eles se comportam, o que compram pela internet, como se comunicam e em quais canais estão presentes.
Você também deve se atentar a outras informações, como em qual cidade vivem as pessoas que têm interesse em seus produtos, qual é a sua faixa etária e quanto estão dispostas a gastar.
Depois de concluir essa etapa e ter clareza sobre para quem vai vender, trace o perfil do seu cliente ideal, isto é, crie uma ou mais personas para o seu negócio.
Essa é uma ótima estratégia a ser aplicada, tanto por aqueles que não sabem como abrir um e-commerce quanto por quem possui uma empresa há anos.
4. Defina o nome da sua marca
O nome da sua marca também pode colaborar para o sucesso do e-commerce. Quanto mais marcante, maiores são as chances dele ficar gravado na mente das pessoas.
Outro aspecto a ser considerado no momento de escolha é que o nome precisa ser simples e fácil de escrever.
Afinal, o intuito é que clientes em potencial consigam encontrar a marca com facilidade, seja nos buscadores do Google ou nas redes sociais.
Os detalhes fazem toda a diferença ao planejarmos como abrir um e-commerce.
5. Registre o domínio
O domínio nada mais é do que o site da sua loja virtual, ou seja, o endereço que as pessoas digitam na barra de pesquisa do Google para chegar até o seu negócio. Por exemplo, no nosso caso, o domínio é: www.beeon.com.br/.
O mais recomendado é que o domínio do seu e-commerce seja composto pelo nome da marca, garantindo que os seus clientes tenham a certeza de que estão no site certo.
Em geral, registrar um domínio quer dizer pagar e reservar o endereço digital que você escolheu, caso ele esteja disponível. Normalmente, o domínio fica vinculado à sua empresa por um ano, depois desse período, é necessário que realize outro pagamento.
6. Decida uma plataforma de e-commerce
Após cuidar de cada um dos pontos mencionados acima, relacionados a como abrir um e-commerce, é hora de escolher uma plataforma.
Ela será a principal responsável por manter a sua loja virtual em pleno funcionamento, assegurando que as pessoas consigam acessá-la sem ter problemas.
Quando falamos de desenvolvimento de lojas virtuais, pensamos logo na Traycommerce. Essa é uma das plataformas mais usadas, oferecendo uma série de recursos e a estabilidade que você busca, o que colabora para que você venda mais.
7. Divulgue a sua empresa
Não basta saber como abrir um e-commerce, você precisa mostrá-lo para o mundo e a melhor maneira de fazer isso é por meio do marketing.
Diante de um mercado altamente aquecido, é imprescindível que conquiste o seu espaço e ganhe o coração do seu público-alvo, o que o marketing para e-commerce pode ajudar a resolver.
Para que sua empresa seja notada, abrace as estratégias orgânicas, como é o caso do SEO, e aposte nos benefícios do tráfego pago. Essa combinação terá um peso enorme no início e renderá resultados satisfatórios a médio prazo.
Ter um time de especialistas à sua disposição, cuidando de cada detalhe da divulgação do seu e-commerce, pode ser determinante para o bom desempenho do negócio.
Nesse sentido, a BeeOn está pronta para guiar cada passo da sua loja virtual, elaborando as melhores estratégias para vê-la decolar.
Agora que você já sabe tudo sobre como abrir um e-commerce, o que acha de receber a ajuda de quem entende do assunto? Entre em contato conosco e tenha uma excelente performance digital!