O Tiktok foi, sem dúvidas, a rede social de maior sucesso durante a pandemia e, mesmo com o passar desse momento conturbado, a plataforma ainda continua atraindo muitos usuários. Por isso, esse é o momento perfeito para descobrir como anunciar no TikTok.
Com uma impressionante popularidade entre os jovens, conteúdos criativos e alto potencial de viralização, o TikTok se transformou em uma grande oportunidade de negócio, atraindo a atenção de diferentes empresas e profissionais de marketing a investirem em uma estratégia dentro deste universo.
Quer saber mais sobre como anunciar no TikTok e quais as melhores formas de investir em estratégias dentro do app? Siga essa leitura.
O que é o TikTok Ads?
Assim como a maioria das redes sociais da atualidade, o TikTok também possui seu serviço de anúncios pagos na plataforma, conhecido como TikTok Ads.
Com essa ferramenta, é possível criar campanhas para alcançar o público que acessa o aplicativo de forma mais eficiente, podendo segmentá-las com filtros demográficos e comportamentais.
Saiba como anunciar no TikTok
Muitas pessoas e empresas começaram a apostar na criação de conteúdo para esta rede social, com o objetivo de alcançar novas pessoas e gerar mais renda, afinal a possibilidade de viralização e monetização do app são muito promissoras.
Mas o que muitas delas não sabem é que existe outra possibilidade de dar visibilidade para sua marca ou serviço, através dos anúncios pagos.
O Ads do aplicativo oferece formatos flexíveis para campanhas e a possibilidade de criativos ousados para gerar maior conexão com os usuários.
Confira abaixo o passo a passo de como anunciar no TikTok.
Crie sua conta no gerenciador de anúncios do app
Antes de anunciar no TikTok, primeiro é necessário criar sua conta no Gerenciador de Anúncios da rede.
Para isso, vá até a página do gerenciador e preencha os campos com seu e-mail ou telefone e senha. Em seguida, clique em “enviar código” para receber o código de verificação no meio de comunicação cadastrado; insira o código, concorde com os termos e condições da plataforma e clique em “Sign Up” para criar seu login.
Complete suas informações
Para completar o seu cadastro, preencha os campos com as informações básicas sobre o seu negócio, como o país e região onde está, seu fuso horário, moeda para cobrança e um nome mais próximo possível do nome legal da marca. Ao finalizar, revise as informações inseridas e clique em “Registrar” para finalizar.
Faça seu primeiro login
Para passar pela fase de revisão, é importante que todas as suas informações estejam corretas.
Por isso, ao fazer seu primeiro login, preencha o formulário indicado pelo pop-up na tela inicial, com informações sobre a empresa, dados de cobrança, formas de pagamento e site. Após preencher tudo com atenção, envie seus dados para a aprovação, clicando em “enviar”.
Defina seus objetivos de campanha
Agora chegou a hora de saber como anunciar no TikTok de forma prática.
Para aumentar as chances de alcançar sua audiência com mais precisão, é necessário definir um objetivo para seus anúncios. No TikTok estão disponíveis três categorias, sendo elas:
Reconhecimento
Alcance: Exiba seus anúncios para o maior número possível de pessoas, conquistando o máximo de impressões do seu público-alvo pelo preço mais eficiente.
Consideração
Tráfego: direcione o público para qualquer URL;
Visualizações de vídeo: maximize as visualizações do seu anúncio;
Interação comunitária: faça com que mais pessoas se envolvam com sua conta TikTok, direcionando seguidores ou aumentando o tráfego para sua página.
Conversão
Vendas de produtos: venda produtos de sua loja, site e aplicativo.
Download de app: induza o público a baixar seu aplicativo;
Conversões do site: incentive as pessoas a realizar ações específicas em seu site, como adicionar itens a um carrinho ou registrar-se em uma newsletter.
Geração de leads: formulários pré-prontos para coletar prospectos.
Defina o público alvo
Assim como toda campanha, realizar a veiculação de uma propaganda com foco em um público específico também será de grande colaboração para resultados mais otimizados.
Por isso, tenha em mente a sua persona e use as ferramentas de segmentação de público do aplicativo, definindo:
-
gênero;
-
idade;
-
localização;
-
língua;
-
interesses;
-
comportamentos;
-
características do smartphone.
Defina um orçamento
Com as duas principais características da campanha alinhadas, chegou o momento de definir um orçamento para anunciar no TikTok.
No aplicativo é possível escolher entre um orçamento diário ou vitalício, estipulando um limite de gastos para a veiculação dos anúncios.
Também é possível definir o período de atividades da campanha, escolhendo opções que fazem mais sentido para sua estratégia e gestão financeira.
Crie seu anúncio
Depois de algumas configurações importantes, chegou a hora de desenvolver seus anúncios.
O primeiro passo é escolher o formato, entre vídeo ou Spark, e adicioná-los ao Gerenciador de Anúncios, vale saber que o vídeo final pode ter até 01 minuto de conteúdo, depois é só complementar com uma boa copy e o link para conversão.
Participe ao vivo
Quando o seu anúncio é publicado, o sistema de leilão inteligente do TikTok Ads Manager garantirá que o conteúdo seja mostrado à audiência certa no momento certo.
Avalie seus resultados
Como sempre falamos por aqui, as métricas são importantes para qualquer estratégia. Por isso, fique de olho no engajamento do seu público e nas taxas de conversão, assim será possível compreender o que está dando certo ou o que será necessário melhorar.
Quais são os tipos de anúncios no TikTok?
Agora que você já sabe como anunciar no TikTok, que tal entender um pouco mais sobre os tipos de anúncios na plataforma?
Anúncios de imagens
Apesar de não ser possível fazer anúncios em formato de imagem no TikTok, a empresa possui outros aplicativos, como BuzzVídeo, TopBuzz e Babe, onde é possível anunciar com imagens no feed de notícias, incluindo a marca e o texto do anúncio.
Anúncios de vídeos
O modelo mais utilizado para anúncios nessa rede social são os vídeos, podendo ser veiculados tanto no próprio TikTok como também nos outros apps da marca.
Cada anúncio pode conter um vídeo entre 05 segundos e 01 minuto, uma imagem de display de anúncio, nome da marca e texto, que serão transmitidos em uma tela cheia no feed For You dos usuários.
Anúncios Spark
Além desses, também existem os anúncios Spark, que permite o impulsionamento de conteúdos orgânicos da conta para os usuários.
Em algumas pesquisas feitas pelo próprio aplicativo, é possível perceber que esse tipo de anúncio gera até 24% mais conversões, além de quase 150% a mais de engajamento.
Conclusão
Longe de ser apenas um aplicativo de dancinhas virais, o TikTok já se tornou a rede social mais valiosa do mundo e amada por grande parte dos brasileiros.
Por isso, saber como anunciar no TikTok é uma ação importante para quem busca dar visibilidade para sua empresa e aumentar o número de vendas, afinal já tem muita marca olhando para essa plataforma como uma ferramenta de marketing.
Que tal encontrar outras estratégias que podem auxiliar no crescimento do seu negócio e colocá-las em ação junto aos seus novos anúncios dessa rede social? Acesse nosso blog e confira outros conteúdos infalíveis para o seu sucesso.