Que todo negócio é criado com o intuito de trazer bons resultados para o seu idealizador, nós já sabemos. Mas você sabia que quando se trata de uma loja de moda feminina, o desafio para conquistar esse retorno pode ser ainda maior?
Além de ser um grande setor e já possuir um elevado número de concorrentes, esse mercado também é conhecido por ser movido pelo impulso. Afinal, quem nunca comprou algo sem pensar muito bem.
Mas isso não é problema quando boas estratégias de marketing digital são aplicadas em um e-commerce de moda.
Esses métodos devem ser aplicados para aumentar a audiência, despertar a necessidade de compra e também estimular o impulso, tudo para alavancar as vendas do seu negócio.
Quer saber mais sobre essas estratégias e como aplicá-las na sua loja de roupas femininas? Vem que a BeeOn te ensina!
O que é o Marketing Digital?
No nosso atual mundo conectado, é quase impossível seguir em frente com um negócio sem o Marketing Digital.
Desde 1990, essa tecnologia vem transformando a forma de atuação das empresas, se tornando cada vez mais popular, conforme a implementação dos dispositivos digitais pelo mundo.
O processo é um conjunto de ações e estratégias que são veiculadas através de diferentes meios digitais, onde o intuito é óbvio: promover empresas, produtos ou serviços.
Quais benefícios o marketing pode trazer para minha loja de moda feminina?
Como já dissemos antes: o mercado de moda é muito desafiador, em diversos aspectos.
Mas com boas estratégias você pode conquistar um diferencial e se destacar em meios de tantas outras marcas. Além disso, outros benefícios como:
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Mais lucro;
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Aumento do público;
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Relacionamento;
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Reconhecimento da marca;
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Melhor rankeamento nos buscadores;
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Captação de leads qualificados;
Também são consequências de um marketing bem aplicado.
Como fazer o marketing da minha loja de roupas?
Para fazer um bom marketing para uma loja ou e-commerce de moda, é importante combinar e seguir 4 estratégias. Elas são:
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Definir sua persona;
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Captar os Leads;
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Se relacionar;
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Realizar a automação de marketing.
Agora, vamos entender melhor como cada uma funciona.
Definir sua persona
Quando começamos a pensar em montar um negócio, automaticamente já pensamos no cliente ideal que queremos atender.
Esse cliente é definido como persona, e serve para facilitar na hora de criar um conteúdo para a sua estratégia.
A sua persona pode ser uma advogada de 40 anos, uma adolescente de 13 anos que está descobrindo seu estilo ou uma jovem de 22 anos que sabe como curtir seus dias.
Dentro dessas e de tantas outras possibilidades, o primeiro passo é definir e estruturar essa persona. Por exemplo:
Se você souber que seu cliente ideal é a Isabela, que tem 28 anos, é publicitária, solteira, gosta de sair com os amigos e conhecer novos lugares, você irá conseguir entender melhor o tipo de material que pode interessar a Isabela e outras mulheres com o perfil semelhante ao dela.
E agora é preciso atraí-las para o seu negócio.
Captar os Leads
Um lead é aquela persona que escolhe fornecer suas informações de contato, como: nome, e-mail ou telefone, e outras informações que forem importantes para o seu negócio, quando visita o seu site e se interessa por algum conteúdo.
Mas para transformar essa persona em um lead da sua loja de moda feminina é necessário ir além de uma curtida nas redes sociais, opte por trabalhar o relacionamento com o seu cliente em diversos canais, principalmente o e-mail.
Através do e-mail, você poderá contatar o seu lead quantas vezes você quiser e, através de um único encaminhamento, conseguirá falar com várias pessoas de uma vez.
Para conquistar o e-mail dos visitantes do seu site ou e-commerce de moda, será necessário fazer uma troca, pois ninguém irá entregar nada sem que receba algo de volta.
Essa troca pode ser feita através de conteúdos de interesse de sua persona, como:
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Vídeos educativos sobre moda; -
Manuais de tendências;
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Guia de tamanhos;
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Checklist de peças chaves;
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Quiz sobre estilos;
Esses e outros conteúdos podem ser oferecidos em troca do e-mail do seu cliente ideal, mas é importante que gere valor a quem irá recebê-lo.
Se relacionar
Com sua persona definida e com o contato dela em mãos, o próximo passo é melhorar o relacionamento.
O e-mail marketing é um dos meios de comunicação mais ideal para comunicar o público. Através de diferentes segmentações como: o estágio no funil de vendas, dados demográficos, engajamento e interesse, você poderá enviar os conteúdos certos para as pessoas certas.
A presença nas redes sociais também é indispensável. Traçar estratégias para esses canais pode funcionar tanto para públicos mais novos, quanto para um mais velho, tudo irá depender da sua persona e onde ela se encontra no universo digital.
Realizar a automação de marketing
A automação também é uma forma de se relacionar com o lead ou cliente através das conversões.
Por fim, a aplicação de um fluxograma inteligente pode ser muito importante para a otimização do trabalho da sua loja de moda feminina, pois conforme as ações são realizadas pelos clientes, são criadas comunicações automatizadas.
Um exemplo dessa aplicação são os pop-ups de desconto para primeira compra, onde o cliente se cadastra e logo recebe um cupom no e-mail.
Criar uma estratégia de marketing para um e-commerce de moda também requer a aplicação e combinação de outras estratégias, como: SEO, fluxos de nutrição, copy, etc.
Agora você já conhece as estratégias de marketing, e entende sua importância e a diferença que essa aplicação pode fazer na sua loja de moda feminina.
Com uma consultoria de marketing digital, esse trabalho pode se tornar, além de mais fácil, mais profissional e trazer os verdadeiros resultados que você precisa.
Um exemplo disso: é a loja Platô. Um e-commerce de moda que se destacou no mercado através das boas práticas e aplicações das estratégias de marketing digital, saindo de R$60 mil para R$3 milhões de faturamento.
Já está pronto para consolidar sua loja de moda feminina no mercado? Entre em contato com nossos especialistas e conte com a nossa ajuda.