Se você é proprietário de um e-commerce, sabe que não é uma tarefa simples sair na frente da concorrência. Mais do que ter um bom preço, quando falamos de como atrair clientes para a loja virtual, é preciso contar com estratégias eficientes.
Em meio a tantas marcas e uma infinidade de informações à disposição, os consumidores têm se tornado cada vez mais criteriosos, fazendo pesquisas antes de comprar, compartilhando suas percepções nas redes sociais e avaliando o atendimento recebido de maneira rigorosa.
O fato é que todos nós queremos colecionar boas experiências, principalmente, ao adquirir um produto ou serviço. Por isso, ao pensarmos em como atrair clientes, é fundamental elaborar um plano de marketing assertivo, capaz de fisgar quem precisa do seu negócio.
Para ver a sua loja virtual decolar e crescer mais do que nunca, neste conteúdo, compartilharemos uma série de dicas valiosas. Continue conosco até o final!
O que atrai um cliente?
Antes de mais nada, todo empreendedor tem que conhecer a fundo o público-alvo e a persona do seu negócio. Afinal, como agradar um grupo de pessoas se você não sabe quais são as suas preferências, desejos, dores e necessidades?
A partir do momento que entende o perfil dos seus consumidores, descobre como atrair clientes para a sua loja virtual, construindo uma comunicação efetiva e ações que fazem sentido para a sua empresa.
Depois de saber com quem o seu negócio deseja estabelecer conexões, é hora de brilhar em jogo.
1. Esteja presente nas redes sociais
Para que o seu negócio seja notado, é imprescindível que ele seja visto. Atualmente, já são mais de 4 bilhões de pessoas ativas nas redes sociais, o que representa 59% da população mundial.
Ainda, de acordo com um levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo.
Sendo assim, se a sua empresa não produz conteúdos regularmente para as mídias sociais ou, pior ainda, nunca posta, está perdendo bilhões de oportunidades de criar conexões e atrair pessoas.
Conforme o seu negócio se faz presente nesses meios, consegue construir comunidades, criando espaços onde os clientes se sentem confortáveis para compartilhar experiências, recomendações e até mesmo se tornarem defensores da marca.
Além do engajamento direto com o público, estabelecer uma presença ativa nas redes sociais também colabora para que a sua marca seja encarada como autoridade em sua área.
2. Saiba aproveitar as datas comemorativas
Quando o assunto é como atrair clientes, as datas comemorativas desempenham um papel de extrema importância. Isso porque elas criam um senso de urgência e de motivação entre os consumidores, aquecendo os negócios e, consequentemente, as vendas.
Em geral, eventos especiais como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães e mais, oferecem a oportunidade de você fazer a sua marca se destacar, sobretudo, ao criar promoções atrativas e campanhas envolventes.
Outro ponto que merece atenção é que, em momentos como esses, os esforços de comunicação precisam ser massivos. Por isso, vale a pena criar banners temáticos para a sua loja virtual, e-mail marketing com ofertas e investir em tráfego pago.
3. Invista em SEO
Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar sites, blogs e páginas da web.
Com ele, é possível construir uma presença forte e melhorar o rankeamento do seu site nos motores de busca como, por exemplo, Google, Yahoo! e Bing.
Dito isso, aqueles que querem entender como atrair clientes para seu e-commerce de maneira eficiente, aumentar sua visibilidade online e transmitir aos usuários uma imagem positiva de credibilidade e autoridade, precisam incorporar o SEO em suas estratégias de conteúdo.
4. Crie boas promoções
Não tem jeito, todo mundo ama ofertas e promoções. O que significa que, quando bem planejadas, elas são capazes de aumentar a taxa de conversão de leads em clientes, o ticket médio e até mesmo colaborar para a retenção de clientes.
Para obter os resultados esperados, é indispensável que você considere a precificação dos produtos, a margem de lucro da sua empresa e os custos fixos e variáveis para não sair em desvantagem e evitar qualquer tipo de prejuízo.
Se você está empenhado em descobrir como atrair clientes, saiba que, sem dúvidas, essa é uma excelente maneira de levar mais pessoas para a sua loja virtual.
5. Ofereça um atendimento de excelência
Empreendedores que querem ter um negócio bem-sucedido precisam priorizar o atendimento ao cliente, visto que dependendo do suporte oferecido uma empresa pode se destacar no mercado ou consolidar uma reputação corporativa negativa.
Além disso, experiências ruins com o atendimento do seu negócio podem resultar em um alto índice de insatisfação por parte dos clientes, não fidelização do público e muitas avaliações negativas. Este é o oposto de como atrair clientes.
Dessa forma, é primordial que você conte com uma equipe bem preparada para tirar dúvidas, resolver situações inconvenientes e que tenha uma comunicação assertiva.
6. Invista em marketing digital
Como você deve ter percebido ao longo do conteúdo, a presença online não é mais uma opção, mas uma necessidade para as empresas que desejam prosperar e alcançar o sucesso.
Considerando o cenário em que vivemos, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, investir em marketing digital é essencial quando pensamos em como atrair clientes, aumentar o alcance de uma marca, chamar a atenção de maneira positiva, educar os consumidores e mensurar resultados.
7. Dê atenção ao pós-venda
Cuidar do pós-venda é mais um passo de como atrair clientes. Quanto mais você garantir a satisfação de quem compra da sua empresa, além de fidelizar os seus consumidores, mais pessoas chegarão até ela.
O que acontece é que clientes felizes e satisfeitos possuem grandes chances de indicar a sua marca para o seu círculo social e até mesmo para pessoas da internet.
Agora que você já sabe tudo sobre como atrair clientes para sua loja virtual, o que acha de colocar as dicas em prática? Faça um diagnóstico gratuito com a BeeOn e receba a ajuda de especialistas!