Como aumentar o engajamento no Instagram?

Por BeeOn 10/01/2022
Compartilhe

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas atualmente. O Brasil é o segundo país em número de usuários, apenas atrás dos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa da OpinionBox, 84% das pessoas acessam o Instagram ao menos uma vez por dia e 82% seguem alguma marca ou empresa. 

Por isso, saber como aumentar o engajamento no Instagram é tão importante. Atraindo mais pessoas para a página da sua empresa – e conseguindo engajar essas pessoas com a sua marca, aumentar as taxas de fidelização e, claro, melhorar as conversões em vendas.

Não sabe como fazer isso? Veja as dicas que separamos!

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento é uma maneira de metrificar o nível de interação dos seguidores com a página. Assim, é possível entender quais tipos de conteúdos despertam a atenção do público, motivando-o a se engajar com a comunicação.

Por interação, entende-se as ações do seguidor em relação à publicação, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos no feed, stories, reels e lives.

Uma maneira de medir o engajamento no Instagram é usando o Instagram Insights, ferramenta nativa da plataforma que exibe diferentes métricas que ajudam a calcular o engajamento. O recurso, contudo, só está disponível para contas comerciais ou para criadores de conteúdo.

Medindo o engajamento no Instagram

Não existe uma fórmula oficial para fazer o cálculo do engajamento no Instagram. Uma maneira usual é somar o número de interações (curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários), dividir o resultado pela quantidade de seguidores e multiplicar por 100 para ter um valor em percentual.

Essa não é uma fórmula unânime. Já que alguns especialistas usam, ao invés do número de seguidores, a quantidade de pessoas alcançadas.

Boas taxas de engajamento dependem da quantidade de seguidores que você possui. Páginas com menos de 15 mil seguidores costumam ter taxas de engajamento de 3,68%, já megainfluenciadores, com mais de 1 milhão de seguidores, apresentam índices de 1,21%. Essa quantia também pode variar dependendo do nicho de atuação.

Por que o engajamento no Instagram caiu?

Há algum tempo, o algoritmo do Instagram passou por mudanças. Hoje ele é baseado especialmente em engajamento, como número de curtidas, comentários, tempo de visualização, interações por direct, por stories etc. Assim, os posts mostrados pelos usuários são aqueles que recebem mais interação, pois o algoritmo entende que são esses que os usuários desejam ver.

Outro ponto importante é que o Instagram entrega seus posts apenas para 10% da sua audiência – e somente caso a publicação tenha um bom retorno e ótima taxa de interação nas primeiras horas em que você postá-la, é que ela será entregue aos outros 90%.

Quem usa o Instagram para atingir mais clientes precisa tomar ainda mais cuidado com isso, pois se não houver um bom engajamento, não haverá visibilidade orgânica dos seus posts.

Além disso, quanto mais usuários online (como o aumento exponencial que vimos durante a pandemia), maior será a disputa pela atenção. Assim como, quando há mais anúncios na rede, menos posts orgânicos são mostrados aos usuários.

Outros pontos que influenciam para que sua publicação tenha um bom alcance são:

  • interesses do usuário, de acordo com o comportamento dele no app;

  • relacionamento, dando destaque aos conteúdos das pessoas com quem você interage via direct e também via marcação de fotos, pesquisas e visitas ao perfil;

  • usabilidade, mostrando conteúdos novos e atualizados para quem usa muito a plataforma;

  • perfis seguidos, quem segue muitas pessoas, acaba vendo menos conteúdos, pois o algoritmo atua mais fortemente.

Volta do feed cronológico

Em dezembro de 2021, o Instagram anunciou que a plataforma está trabalhando em novas versões para a visualização do feed, incluindo a volta do feed cronológico – que era usado até 2016.

Outra possibilidade será selecionar um conjunto de pessoas favoritas e ter o conteúdo delas no topo do feed.

Para as empresas, essa é uma alteração interessante, pois pode ajudar a aumentar o engajamento orgânico. Nesse caso, será preciso retornar às origens, compreendendo os horários em que os usuários estão mais ativos, permitindo que o seu conteúdo orgânico possa ser visualizado por mais pessoas, além daquelas que já interagem com a sua marca.

A ideia do Instagram é que o feed funcione de maneira semelhante ao do Twitter atualmente, no qual o usuário pode escolher de que forma deseja ver as publicações.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Independentemente das alterações no algoritmo do Instagram, existem algumas boas práticas que são essenciais para aumentar o engajamento no Instagram. Veja quais são elas.

Crie conteúdos que convidem à interação

Se a ideia é fazer com que as pessoas se envolvam com a sua publicação (e, dessa forma, ela tenha mais alcance), convide as pessoas a interagirem. Enquetes são ótimas ideias – e podem ser usadas também nos Stories, usando a caixinha de perguntas (as respostas podem funcionar, de quebra, como inspiração para futuros posts).

Outra sugestão que funciona muito bem são os concursos, aumentando o número de seguidores, de comentários e de curtidas.

Responda e interaja com os seguidores

Quem posta muito, mas não responde aos fãs, pode passar uma imagem distante e piorar o engajamento no Instagram. Assim, quando os usuários enviarem perguntas ou direct, sempre respondem de maneira gentil e educada.

Essa é uma excelente estratégia para criar uma comunidade forte e que irá oferecer suporte à sua marca.

Capriche na legenda

Embora o Instagram seja uma rede social visual, não se esqueça de caprichar na legenda. Use textos que complementem a mensagem da imagem. Um bom texto prende a atenção do usuário, fazendo com que ele passe mais tempo interagindo com seu conteúdo, aumentando o engajamento e o alcance.

Por isso, capriche na primeira linha que deve capturar a atenção do usuário. Outra dica é pular linhas, dando um espaço entre os parágrafos, para facilitar a leitura. Deixe seu conteúdo mais próximo do usuário, incluindo emojis ou apostando em listas.

No final da legenda, você pode adicionar perguntas para sua audiência, claro quando fizer sentido. Assim você estimulará as pessoas a responder nos comentários. Além disso, não se esqueça de usar técnicas de copywriting.

Use a geolocalização

Muitos usuários usam a busca por cidades ou locais específicos. Se você deseja aumentar o seu alcance regional, essa técnica é bastante interessante. Você pode inserir sua cidade, bairro ou endereço da sua empresa.

Faça menções

Mencionar outros perfis é uma maneira de aumentar o engajamento no Instagram, pois há chances da pessoa compartilhar o seu conteúdo na conta dela. Mas é claro que essa abordagem deve ser feita com critério, marcando perfis que façam sentido com o seu conteúdo.

Use hashtags estratégicas

As hashtags permitem que os usuários encontrem seu conteúdo quando realizam uma busca. Por isso, usar as hashtags é, sem dúvida, uma forma importante de aumentar o engajamento. Obviamente, essa hashtag precisa ter relevância para o post, tendo relação com o contexto da publicação e com os usuários que você deseja atrair.

Poste nos melhores horários

Entender quem são seus seguidores e o comportamento desse público é muito importante. Então, nada de se basear nos horários de pico do Instagram – porque eles são uma média e nem sempre podem fazer sentido para sua audiência.

Use o Instagram Insights para entender melhor o seu público e definir quais são os melhores dias da semana e horários para fazer sua postagem.

Crie conteúdos em vídeo

Os vídeos têm tido um engajamento maior no Instagram, justamente por serem mais envolventes para os usuários. Além disso, como ainda é uma novidade, a plataforma tem priorizado a entrega desse tipo de conteúdo. Assim, os vídeos de qualidade conseguem ter um alcance maior e, consequentemente, mais chances de engajamento.

Crie conteúdos que as pessoas queiram salvar

Uma das melhores formas de aumentar o engajamento é criar conteúdos que incentivem os usuários a salvar essas informações, com um CTA claro para o público clicar no botão salvar. Esse é aquele conteúdo que você sabe que seu público gostará de ler outras vezes, como dicas práticas, receitas, fórmulas etc.

Aproveite o Instagram Stories

Os Stories são ótimas possibilidades de aumentar o engajamento no Instagram e possuem várias ferramentas de interação interessantes como: caixinha de perguntas, enquetes, perguntas e respostas, testes, termômetro etc.

E aí, gostou de saber mais sobre engajamento no Instagram? Para aprofundar seus conhecimentos, veja nossas dicas sobre marketing interativo e entenda como aplicá-lo às suas estratégias!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.