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Como aumentar o engajamento no Instagram?

Por BeeOn 10/01/2022
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O Instagram é uma das redes sociais mais usadas atualmente. O Brasil é o segundo país em número de usuários, apenas atrás dos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa da OpinionBox, 84% das pessoas acessam o Instagram ao menos uma vez por dia e 82% seguem alguma marca ou empresa. 

Por isso, saber como aumentar o engajamento no Instagram é tão importante. Atraindo mais pessoas para a página da sua empresa – e conseguindo engajar essas pessoas com a sua marca, aumentar as taxas de fidelização e, claro, melhorar as conversões em vendas.

Não sabe como fazer isso? Veja as dicas que separamos!

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento é uma maneira de metrificar o nível de interação dos seguidores com a página. Assim, é possível entender quais tipos de conteúdos despertam a atenção do público, motivando-o a se engajar com a comunicação.

Por interação, entende-se as ações do seguidor em relação à publicação, como curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos no feed, stories, reels e lives.

Uma maneira de medir o engajamento no Instagram é usando o Instagram Insights, ferramenta nativa da plataforma que exibe diferentes métricas que ajudam a calcular o engajamento. O recurso, contudo, só está disponível para contas comerciais ou para criadores de conteúdo.

Medindo o engajamento no Instagram

Não existe uma fórmula oficial para fazer o cálculo do engajamento no Instagram. Uma maneira usual é somar o número de interações (curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários), dividir o resultado pela quantidade de seguidores e multiplicar por 100 para ter um valor em percentual.

Essa não é uma fórmula unânime. Já que alguns especialistas usam, ao invés do número de seguidores, a quantidade de pessoas alcançadas.

Boas taxas de engajamento dependem da quantidade de seguidores que você possui. Páginas com menos de 15 mil seguidores costumam ter taxas de engajamento de 3,68%, já megainfluenciadores, com mais de 1 milhão de seguidores, apresentam índices de 1,21%. Essa quantia também pode variar dependendo do nicho de atuação.

Por que o engajamento no Instagram caiu?

Há algum tempo, o algoritmo do Instagram passou por mudanças. Hoje ele é baseado especialmente em engajamento, como número de curtidas, comentários, tempo de visualização, interações por direct, por stories etc. Assim, os posts mostrados pelos usuários são aqueles que recebem mais interação, pois o algoritmo entende que são esses que os usuários desejam ver.

Outro ponto importante é que o Instagram entrega seus posts apenas para 10% da sua audiência – e somente caso a publicação tenha um bom retorno e ótima taxa de interação nas primeiras horas em que você postá-la, é que ela será entregue aos outros 90%.

Quem usa o Instagram para atingir mais clientes precisa tomar ainda mais cuidado com isso, pois se não houver um bom engajamento, não haverá visibilidade orgânica dos seus posts.

Além disso, quanto mais usuários online (como o aumento exponencial que vimos durante a pandemia), maior será a disputa pela atenção. Assim como, quando há mais anúncios na rede, menos posts orgânicos são mostrados aos usuários.

Outros pontos que influenciam para que sua publicação tenha um bom alcance são:

  • interesses do usuário, de acordo com o comportamento dele no app;

  • relacionamento, dando destaque aos conteúdos das pessoas com quem você interage via direct e também via marcação de fotos, pesquisas e visitas ao perfil;

  • usabilidade, mostrando conteúdos novos e atualizados para quem usa muito a plataforma;

  • perfis seguidos, quem segue muitas pessoas, acaba vendo menos conteúdos, pois o algoritmo atua mais fortemente.

Volta do feed cronológico

Em dezembro de 2021, o Instagram anunciou que a plataforma está trabalhando em novas versões para a visualização do feed, incluindo a volta do feed cronológico – que era usado até 2016.

Outra possibilidade será selecionar um conjunto de pessoas favoritas e ter o conteúdo delas no topo do feed.

Para as empresas, essa é uma alteração interessante, pois pode ajudar a aumentar o engajamento orgânico. Nesse caso, será preciso retornar às origens, compreendendo os horários em que os usuários estão mais ativos, permitindo que o seu conteúdo orgânico possa ser visualizado por mais pessoas, além daquelas que já interagem com a sua marca.

A ideia do Instagram é que o feed funcione de maneira semelhante ao do Twitter atualmente, no qual o usuário pode escolher de que forma deseja ver as publicações.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Independentemente das alterações no algoritmo do Instagram, existem algumas boas práticas que são essenciais para aumentar o engajamento no Instagram. Veja quais são elas.

Crie conteúdos que convidem à interação

Se a ideia é fazer com que as pessoas se envolvam com a sua publicação (e, dessa forma, ela tenha mais alcance), convide as pessoas a interagirem. Enquetes são ótimas ideias – e podem ser usadas também nos Stories, usando a caixinha de perguntas (as respostas podem funcionar, de quebra, como inspiração para futuros posts).

Outra sugestão que funciona muito bem são os concursos, aumentando o número de seguidores, de comentários e de curtidas.

Responda e interaja com os seguidores

Quem posta muito, mas não responde aos fãs, pode passar uma imagem distante e piorar o engajamento no Instagram. Assim, quando os usuários enviarem perguntas ou direct, sempre respondem de maneira gentil e educada.

Essa é uma excelente estratégia para criar uma comunidade forte e que irá oferecer suporte à sua marca.

Capriche na legenda

Embora o Instagram seja uma rede social visual, não se esqueça de caprichar na legenda. Use textos que complementem a mensagem da imagem. Um bom texto prende a atenção do usuário, fazendo com que ele passe mais tempo interagindo com seu conteúdo, aumentando o engajamento e o alcance.

Por isso, capriche na primeira linha que deve capturar a atenção do usuário. Outra dica é pular linhas, dando um espaço entre os parágrafos, para facilitar a leitura. Deixe seu conteúdo mais próximo do usuário, incluindo emojis ou apostando em listas.

No final da legenda, você pode adicionar perguntas para sua audiência, claro quando fizer sentido. Assim você estimulará as pessoas a responder nos comentários. Além disso, não se esqueça de usar técnicas de copywriting.

Use a geolocalização

Muitos usuários usam a busca por cidades ou locais específicos. Se você deseja aumentar o seu alcance regional, essa técnica é bastante interessante. Você pode inserir sua cidade, bairro ou endereço da sua empresa.

Faça menções

Mencionar outros perfis é uma maneira de aumentar o engajamento no Instagram, pois há chances da pessoa compartilhar o seu conteúdo na conta dela. Mas é claro que essa abordagem deve ser feita com critério, marcando perfis que façam sentido com o seu conteúdo.

Use hashtags estratégicas

As hashtags permitem que os usuários encontrem seu conteúdo quando realizam uma busca. Por isso, usar as hashtags é, sem dúvida, uma forma importante de aumentar o engajamento. Obviamente, essa hashtag precisa ter relevância para o post, tendo relação com o contexto da publicação e com os usuários que você deseja atrair.

Poste nos melhores horários

Entender quem são seus seguidores e o comportamento desse público é muito importante. Então, nada de se basear nos horários de pico do Instagram – porque eles são uma média e nem sempre podem fazer sentido para sua audiência.

Use o Instagram Insights para entender melhor o seu público e definir quais são os melhores dias da semana e horários para fazer sua postagem.

Crie conteúdos em vídeo

Os vídeos têm tido um engajamento maior no Instagram, justamente por serem mais envolventes para os usuários. Além disso, como ainda é uma novidade, a plataforma tem priorizado a entrega desse tipo de conteúdo. Assim, os vídeos de qualidade conseguem ter um alcance maior e, consequentemente, mais chances de engajamento.

Crie conteúdos que as pessoas queiram salvar

Uma das melhores formas de aumentar o engajamento é criar conteúdos que incentivem os usuários a salvar essas informações, com um CTA claro para o público clicar no botão salvar. Esse é aquele conteúdo que você sabe que seu público gostará de ler outras vezes, como dicas práticas, receitas, fórmulas etc.

Aproveite o Instagram Stories

Os Stories são ótimas possibilidades de aumentar o engajamento no Instagram e possuem várias ferramentas de interação interessantes como: caixinha de perguntas, enquetes, perguntas e respostas, testes, termômetro etc.

E aí, gostou de saber mais sobre engajamento no Instagram? Para aprofundar seus conhecimentos, veja nossas dicas sobre marketing interativo e entenda como aplicá-lo às suas estratégias!

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