logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?

Por BeeOn 26/02/2021
Compartilhe

É inegável o poder do WhatsApp para as empresas. Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 99% dos brasileiros usam a ferramenta – e 93% fazem uso diário. Por isso, se você quer vender mais, é fundamental criar um link do WhatsApp.

Dessa maneira, será mais simples para seus clientes conversarem com a sua loja, dispensando a necessidade de adicionar o seu número aos contatos deles.

E, a boa notícia, é que gerar esse link é bem simples – e você poderá usá-lo em diferentes comunicações do seu e-commerce. Continue a leitura e aprenda mais! 

Por que gerar link para WhatsApp?

Além do fato do WhatsApp ser bastante utilizado pelos brasileiros, gerar um link e compartilhá-lo nos seus canais digitais ajuda a melhorar a comunicação dos seus clientes com a sua empresa.

Entre os benefícios de investir nessa ideia estão:

. facilidade de criar o link WhatsApp;

. possibilidade de explorar um canal de comunicação bastante usado pela sua clientela, facilitando a vida dos clientes e melhorando a experiência deles com a sua marca;

. encurta o processo de vendas, pois o cliente não tem mais a necessidade de adicionar você aos contatos, bastando acessar o link para rapidamente tirar uma dúvida ou pedir um orçamento;

. aumenta as chances de vendas, já que o contato próximo e rápido torna a comunicação mais eficiente – e você tem mais chances de “vender o seu peixe”;

. pode ser aplicado em vários canais, ou seja, o mesmo link poderá ser compartilhado nas redes sociais da sua empresa, alavancando suas vendas e atingindo mais potenciais clientes.

Como gerar link para WhatsApp?

Basicamente, existem duas maneiras de gerar o link para WhatsApp: manualmente ou por um site gerador de links. 

De qualquer forma, é importante destacar que esse link é mais indicado para quem utiliza o WhastApp Business, já que pode não ser muito seguro divulgar seu número pessoal nas redes sociais.

Então, se você ainda não usa essa versão, primeiro atualize a sua conta no WhatsApp para a versão Business. 

Com ele, você conseguirá realizar diferentes tarefas importantes para os negócios, como separar os contatos pessoais dos profissionais e adicionar um perfil completo da sua empresa (nome da empresa, horário de funcionamento, site etc.).

Manualmente

Para criar o link para WhatsApp manualmente, é muito fácil, basta acessar um link. Veja abaixo:

1. copie o link: https://api.whatsapp.com/send?phone=

2.  na parte depois do sinal de igual (=), adicione o número do WhatsApp da sua empresa, incluindo o código do país e o DDD (55+ o seu DDD sem o zero + o número de telefone).

Atenção! Quando você for inserir o número de telefone da sua empresa, confirme se a conta do WhatsApp foi criada com a adição do “9” na frente dos oito dígitos. As contas mais antigas podem estar sem esse “9”.

Com mensagem pronta

Você também poderá criar o link incluindo uma mensagem personalizada. A mensagem será enviada pela pessoa que clicar no seu link.

Para isso, use os mesmos parâmetros que explicamos no tópico anterior, porém, inclua na URL do seu link do WhatsApp:

. &text=mensagem%20de%20exemplo

Sempre que precisar usar um espaço, inclua %20 no link. Também não é possível escrever com acentuação.

O modelo inteiro do link é: https://api.whatsapp.com/send?phone=Telefone&text=Mensagem

Então, depois do sinal de igual, você deve alterar a palavra “telefone” para incluir o seu número com o código do Brasil (55) + DDD + seu telefone e, depois de “text=”, você deve incluir a sua mensagem.

Esse recurso é bem bacana para especificar de onde está vindo cada cliente. Você pode incluir para a pessoa, ao clicar no link, lhe enviar uma mensagem como “oi, vi seu anúncio no Facebook e estou interessado”. 

Assim, será mais fácil contabilizar quantos contatos seu anúncio no Facebook tem trazido – e entender se esta ação é interessante para seu e-commerce.

Gerador de links

Outra alternativa, além do link manual, é usar sites geradores de links. O que eles fazem, basicamente, é facilitar a criação do link do WhatsApp, usando uma interface mais amigável e simples.

Abaixo, separamos algumas opções:

. JivoChat;

. WhatsApp Link da Camila Porto;

. WhatsApp Link Generator.

Todas essas opções são muito fáceis de usar, basta você digitar o seu telefone e a sua mensagem e o programa retornará com seu link.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business conta com uma forma ainda mais simples de gerar um link curto. Normalmente, ele é criado automaticamente quando você cria a sua conta no WhatsApp Business.

Para visualizá-lo, basta: abrir o WhatsApp Business e tocar em “configurações” > “ferramentas comerciais”. Em seguida, clique em “link curto” e visualize o link criado automaticamente.

Em seguida, você pode clicar na figura do “clip” para copiar o link e colá-lo no seu site ou nas suas redes sociais, tocar no símbolo de compartilhamento para enviá-lo aos seus clientes, tocar no botão próximo à mensagem para ativar a mensagem padrão que seus clientes enviarão ao entrarem em contato com você por meio do link ou tocar no lápis para criar e editar a mensagem padrão.

Caso seus clientes desejem, eles podem editar a mensagem padrão antes de enviá-la.

Onde colocar o link para WhatsApp e como impulsionar minhas vendas?

O link para WhatsApp pode ser usado em diferentes estratégias no seu e-commerce, ajudando a impulsionar as vendas. Veja algumas ideias que separamos.

Redes Sociais

Uma dúvida muito comum de vários usuários é sobre como colocar link do WhatsApp no Instagram. Nesse caso, você poderá incluir o link na sua bio, no perfil da sua empresa e também nos Stories, já que as publicações não aceitam links.

Além disso, você poderá incluir o link na página do Facebook do seu negócio e em outros perfis nas redes sociais que você tenha da sua empresa.

E-commerce

Não se esqueça de incluir o link também na página inicial do seu e-commerce, junto da opção de chat online. Outra possibilidade é incluir o link em uma página de produto, permitindo que os clientes tirem dúvidas específicas antes da compra – o que ajuda a reduzir o abandono de carrinho.

Site corporativo

O site e o blog da empresa também são ótimos locais para você incluir o link do WhatsApp, por exemplo: na navegação principal, em links de ajuda no rodapé do site, na barra lateral do blog, em artigos fundo de funil do seu blog ou na página de contato e de solicitação de orçamento.

Vídeos do YouTube

As empresas que contam com um canal no YouTube não podem perder a oportunidade de incluir o link neste local, principalmente naqueles vídeos estratégicos, além de um link fixo na área de contato do perfil.

Você poderá adicionar o link tanto na descrição quanto nos cards dos vídeos, junto de chamadas de ação.

Outras ideias

Dependendo das estratégias que você usa, o link do WhatsApp pode ser incluído, por exemplo, em materiais ricos, como os e-books e webinars e também nas apresentações de slide (ao final da apresentação, como uma forma de contato com seu negócio).

Cuidados ao usar o link do WhatsApp

Embora seja muito prático, o link do WhatsApp também pode acabar sendo utilizado por pessoas má intencionadas, afinal, qualquer pessoa que veja o seu link saberá exatamente qual é o seu telefone completo.

Para que isso não ocorra, uma dica bacana é usar um encurtador de links, como o Bitly, escondendo o número do seu telefone.

Outro ponto é que, qualquer pessoa que clicar no seu link, poderá lhe enviar uma mensagem – como é o caso de pessoas que enviam conteúdos suspeitos, SPAM e outras ações maliciosas. Se você receber alguma mensagem que parece suspeita, bloqueie o contato.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil criar link do WhatsApp para divulgar sua empresa e vender mais? Quer transformar o seu e-commerce e atrair ainda mais clientes? Entre em contato conosco e descubra como uma estratégia digital pode auxiliar a sua marca e as suas vendas!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade