Quando a questão é como criar uma identidade visual, vale a pena refletir sobre como você gostaria que o seu negócio fosse percebido pelas pessoas em geral e, principalmente, pelo seu público-alvo.
Mais do que causar uma boa impressão, a identidade visual da sua empresa precisa dialogar com o estilo dos seus consumidores. Geralmente, nos aproximamos daqueles com quem nos identificamos.
Tratando-se de marcas, é natural que as pessoas queiram comprar de negócios com os quais se identificam, tanto pelo estilo quanto pelo posicionamento.
Nesse sentido, a identidade visual desempenha um papel importantíssimo, atraindo potenciais clientes e fortalecendo a imagem da sua empresa na mente deles.
Para descobrir como criar uma identidade visual para se destacar no mercado digital, continue conosco. Vamos te ensinar tudo sobre o assunto!
O que é a identidade visual?
É comum que as pessoas cometam o equívoco de pensar que a identidade visual de uma marca se resume ao logotipo. Na verdade, ele é apenas uma parte do que compõe uma identidade visual.
A identidade visual carrega a responsabilidade de transmitir a imagem e as sensações que o seu negócio deseja passar aos potenciais clientes. Isso acontece através da escolha das cores, da tipografia, da estética das fotos dos seus produtos, dos símbolos e da criação do logotipo.
Cada detalhe deve ser pensado de maneira consciente, já que o intuito é que toda a composição conte uma história e esteja de acordo com os valores da sua marca.
Parece muita coisa para prestar atenção, não é? Mas, na hora da prática, fica mais simples saber como criar uma identidade visual e tudo vai se encaixando.
Qual a importância de se ter uma identidade visual?
A identidade visual é responsável por construir a primeira impressão da marca na mente do público-alvo.
No primeiro contato com a sua empresa, de forma subjetiva, potenciais clientes entenderão a proposta do negócio, a personalidade e o posicionamento da instituição por meio da identidade visual.
Normalmente, transmitimos a nossa singularidade e mostramos quem nós somos para o mundo através de nossas roupas, do corte de cabelo, das gírias que falamos, como nos portamos em público e mais.
Podemos dizer que todas essas características colaboram para que sejamos lembrados. Inclusive, você também já deve ter notado como pessoas autênticas e com um estilo bem definido são mais fáceis de serem lembradas.
O mesmo vale para as marcas. Pense em quantas empresas reconhecemos automaticamente ao ver o seu logotipo e as suas cores marcantes, como é o caso da Nike, Apple, Lacoste, Ferrari e McDonald’s.
Como criar uma identidade visual impactante?
Antes de mais nada, você precisa saber com quem a sua empresa quer gerar conexões e estabelecer um diálogo.
Quanto mais compreender o seu público-alvo, mais fácil será criar uma identidade visual que o impacte.
Portanto, reserve um tempo para pensar sobre idade, gênero, nível de escolaridade, hábitos de consumo, localização, renda e atuação profissional das pessoas que quer trazer para perto do seu negócio.
A partir do momento que você identifica qual é o estilo de vida e as principais referências do seu futuro consumidor, descobre como criar uma identidade visual forte o bastante para atrair a sua atenção.
Para que a sua marca se destaque em meio aos concorrentes, separamos algumas dicas para ajudá-lo.
Descubra a personalidade da sua marca
Depois de entender com quem a sua empresa deseja se conectar, é o momento de pensar na sua personalidade.
Sua marca vai ter um ar descontraído, mais alegre e despojado, utilizará uma linguagem informal e vai incorporar cores abertas?
Ou o intuito é que ela transmita uma imagem minimalista, fazendo o uso de cores sóbrias e fechadas e se apropriando de uma linguagem mais formal e descritiva?
Refletir sobre cada um desses aspectos é um passo importante de como criar uma identidade visual e vai ajudar você a chegar em uma personalidade consistente para o seu negócio.
Encontre a tipografia certa
Uma tipografia tem muito a comunicar e é um elemento extremamente importante para diferenciar a sua marca de outros negócios. Por exemplo:
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Tipografias que possuem serifa contribuem para a construção de uma imagem mais formal, de sofisticação e de confiança, sendo também mais legíveis; -
Tipografias sem serifa sugerem uma certa modernidade e um tom de informalidade, sendo bastante agradáveis. Em geral, são muito utilizadas em títulos e textos digitais;
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Tipografias manuscritas geram o sentimento de algo pessoal, criativo e singular.
Esses são apenas alguns modelos tipográficos. Existe uma quantidade enorme de estilos a serem explorados, não tenha medo de testar para ver o que mais combina com o conceito da sua empresa.
O processo de como criar uma identidade visual também está ligado à experimentação, identificando o que funciona e o que não funciona.
Faça uma boa combinação das cores
Ao falarmos sobre como criar uma identidade visual, as cores também desempenham um papel relevante nessa missão.
Isso porque elas conseguem provocar diferentes emoções e sentimentos, possibilitando que você defina a paleta de cores de acordo com as sensações que pretende nutrir.
Confie na psicologia das cores e conseguirá comunicar exatamente os sentimentos que o seu negócio deseja.
Defina o estilo das suas publicações
Quando as pessoas pensam sobre como criar uma identidade visual marcante, às vezes acabam deixando de analisar como querem o estilo das publicações.
É fundamental que você defina se quer usar ilustrações, se prefere utilizar fotos dos seus produtos ou se gostaria de mesclar os dois formatos nas redes sociais. Também é válido refletir sobre a estética dos seus reels.
Agora que você chegou até aqui e compreendeu melhor como criar uma identidade visual forte e impactante, que tal conferir outros artigos que escrevemos? Explore o blog e aproveite a leitura!