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Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?

Por BeeOn 08/04/2022
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Você sabia que o Facebook possui uma Biblioteca de Anúncios, na qual é possível pesquisar campanhas para se inspirar (e até para acompanhar os concorrentes)?

Com essa ferramenta, qualquer usuário do Facebook pode pesquisar as campanhas que estão sendo veiculadas por meio da plataforma de anúncios da rede social. O recurso foi lançado em 2019, como forma de gerar uma publicidade digital mais transparente.

Quer entender melhor como esse recurso funciona e transformar suas campanhas de mídias pagas? Siga a leitura!

O que é a Biblioteca de Anúncios no Facebook?

A Biblioteca de Anúncios, também chamada de Ad Library, é uma ferramenta que permite pesquisar os anúncios que estão sendo veiculados nos produtos Meta, como Instagram e Facebook.

O recurso ajuda a trazer mais transparência nos anúncios realizados nas plataformas da empresa, sendo possível acessá-la até mesmo deslogado da rede social. Os anúncios políticos, inclusive, podem ser encontrados mesmo caso estejam inativos, desde que tenham sido veiculados há menos de 7 anos.

Você pode verificar quais anúncios uma página fez, as imagens e os textos usados, quando a campanha teve início, entre outros. As informações mais detalhadas, contudo, são omitidas, como orçamento e público que o anúncio pretende alcançar.

Informações

São várias as informações que você consegue visualizar em uma busca na biblioteca, como:

  • Criativo: imagens, vídeos, carrossel, etc.;

  • Textos dos anúncios: como títulos e descrições;

  • Links: para onde os anúncios direcionam os usuários;

  • Informações sobre a página anunciante;

  • Canais nos quais os anúncios estão sendo veiculados;

  • Sobre: quando a página foi criada;

  • Alterações no nome da página: se eles existiram e quantas vezes foram feitos.

Onde fica a Biblioteca de Anúncios no Facebook?

Para acessar a Biblioteca de Anúncios visite a página: www.facebook.com/ads/library do seu computador ou smartphone.

Qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, mesmo que não tenha uma conta no Facebook ou Instagram. Mas para fazer uma denúncia ou ver um conteúdo adulto, é preciso ter uma conta e estar logado nela.

As pessoas podem pesquisar na Biblioteca de Anúncios usando qualquer termo, nome ou página. As pesquisas podem incluir nomes de políticos, de organizações que pagaram por anúncios sobre temas sociais, eleições ou política de um anunciante ou página específica.

A ferramenta conta com diversos rastreadores, incluindo de candidatos políticos. Com a API, é possível fazer pesquisas personalizadas de palavras-chaves de anúncios armazenados na ferramenta.

Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios?

Usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook é muito fácil. Basta seguir o passo a passo:

1) acesse o site;

2) selecione o país onde os anúncios foram veiculados e escolha entre “todos os anúncios” ou “temas, eleições ou política”. Se você procura por anúncios comerciais, escolha a primeira opção;

3) no campo de pesquisa, digite o nome da empresa de quem deseja ver os anúncios;

4) clique na página que você procura para ver os anúncios vinculados ou se preferir ver os resultados gerais para a palavra-chave é só clicar na lupinha.

Insights da Biblioteca de Anúncios

Um ponto muito bacana da biblioteca de anúncios é a possibilidade de usá-la para ter insights e inspirações para suas próprias campanhas, entendendo melhor o que funciona para o seu público.

Para isso, existem algumas dicas interessantes, confira.

Use os filtros

Refine a sua busca usando filtros como “tipo de mídia”, “idioma”, “plataforma” e “impressões por data”. É só clicar em “filtros” no canto superior da tela. A partir disso, fica mais fácil entender em quais mídias e formatos, por exemplo, seus concorrentes estão focando seus investimentos e ações.

Compreenda o posicionamento da concorrência

Ao entender melhor o tom de voz, as imagens, a linguagem e os temas abordados pela concorrência, você consegue compreender qual é o posicionamento de mercado da concorrência, ou seja, como cada empresa deseja ser vista e lembrada pelos clientes.

Acompanhe e descubra tendências

Constantemente estão surgindo novas tendências no marketing digital. Quando você analisa os anúncios mais recentes das empresas, consegue identificar várias dessas tendências - e entender quais são mais relevantes para o seu mercado e o seu público, acompanhando e usando algo semelhante nas suas campanhas.

Novas ideias para seus anúncios

Você pode usar a Biblioteca de Anúncios para ter ideias para suas próximas campanhas. Observe os textos que os concorrentes estão usando, as imagens, vídeos, memes ou ilustrações e também os CTAs, entendendo como essas campanhas estão sendo usadas. 

O objetivo, claro, nunca é copiar, apenas se inspirar e entender o que funciona para o seu público.

Compreensão do seu público

Alguns anúncios permitem que você visualize quantos likes ele recebeu e se teve um bom retorno (ou não). Melhor do que analisar os likes, é acompanhar os comentários, entendendo se as reações dos usuários têm sido positivas, para verificar quais estratégias funcionam melhor com o público que você deseja atingir.

Pode ser que você esteja pensando em usar uma nova estratégia nas suas campanhas, mas não tenha certeza se ela irá realmente funcionar para a sua audiência. Nesse caso, é possível avaliar na Biblioteca de Anúncios se algum concorrente já usou essa estratégia e qual foi a reação do público, entendendo se é válido investir nela também.

Conclusão

Já deu para perceber que a Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta poderosa na hora de deixar suas campanhas ainda mais otimizadas, não é mesmo?

Afinal, com essa ferramenta, você consegue entender o que a concorrência tem feito, avaliar o impacto dessas ações no público que deseja atingir, descobrir e acompanhar tendências, entender melhor o comportamento do seu público e se inspirar.

Para que uma campanha de mídia paga, no entanto, traga os resultados esperados, é muito importante que ela seja realizada por profissionais experientes, que entendam as características do seu público, do seu setor e da sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre a Biblioteca de Anúncios do Facebook? Baixe nosso e-book com 10 passos para configurar o Facebook da sua empresa e vender mais!

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