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Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook

Por BeeOn 08/04/2022
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Atualizado 18/09/2023

 

Você sabia que o Facebook possui uma Biblioteca de Anúncios, na qual é possível pesquisar campanhas para se inspirar, acompanhar seus concorrentes e até mesmo denunciar algum anúncio fora das políticas da publicidade?


Lançado em 2019, como forma de tornar a publicidade digital em ações cada vez mais transparentes, a ferramenta permite que qualquer usuário do Facebook possa pesquisar as campanhas que estão sendo veiculadas por meio da plataforma de gestão de tráfego.


Quer entender melhor sobre a Biblioteca de Anúncios, como esse recurso funciona e transformar suas campanhas de mídias pagas? Siga a leitura!

O que é a Biblioteca de Anúncios no Facebook?

A Biblioteca de Anúncios, também chamada de Ad Library, é uma ferramenta que permite pesquisar os anúncios que estão sendo veiculados nos produtos Meta, como Instagram e Facebook.


O recurso ajuda a trazer mais transparência aos anúncios realizados nas plataformas da empresa, sendo possível acessá-la até mesmo fora do login da rede social. Os anúncios políticos, inclusive, podem ser encontrados mesmo estando inativos, desde que tenham sido veiculados há menos de 7 anos.


No gestor, você pode verificar quais anúncios uma página fez, as imagens e copy utilizadas, quando a campanha teve início, entre outras informações. Os dados mais detalhados, contudo, são omitidos, como orçamento e público no qual o anúncio pretende alcançar.

Informações

Além dos materiais citados acima, são várias as informações que você consegue visualizar durante uma busca na Biblioteca de Anúncios, como:

 

  • Criativos: imagens, vídeos, carrossel, etc.;

  • Textos dos anúncios: como títulos e descrições;

  • Links: para onde os anúncios direcionam os usuários;

  • Informações sobre a página anunciante;

  • Canais nos quais os anúncios estão sendo veiculados;

  • Sobre: quando a página foi criada;

  • Alterações no nome da página: se eles existiram e quantas vezes foram feitos.

Onde fica a Biblioteca de Anúncios no Facebook?

Para acessar a Biblioteca de Anúncios, basta visitar a página: www.facebook.com/ads/library no seu computador ou smartphone.


Vale lembrar que qualquer pessoa pode acessar a ferramenta, mesmo que não tenha uma conta no Facebook ou Instagram. Porém, caso seja necessário fazer uma denúncia ou ver um conteúdo adulto, é preciso ter uma conta e estar logado nela.


As pessoas podem pesquisar na Biblioteca de Anúncios usando qualquer termo, nome ou página. As pesquisas podem incluir nomes de políticos, organizações que pagaram por anúncios sobre temas sociais, eleições ou política de um anunciante, diferentes tipos de produtos e também através de uma página específica.

Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios?

A ferramenta conta com diversos rastreadores, incluindo de candidatos políticos, disponibilizando relatórios para ver o total de gastos e os detalhes sobre gastos por anunciante e localização, através do Relatório da Biblioteca de Anúncios


Com a API, também é possível fazer pesquisas personalizadas de palavras-chaves de anúncios armazenados na ferramenta, porém é indicada para pessoas com noções básicas de programação, afinal você precisará concluir algumas etapas para acessar a ferramenta.


Porém, se o seu foco é apenas saber mais sobre o que as marcas andam fazendo, use a Pesquisa de Conteúdo de Marca para encontrar publicações, stories, vídeos e reels no Facebook e no Instagram que envolvam alguma estratégia de tráfego pago


Usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook é muito fácil. Basta seguir o passo a passo:

1) Acesse o site

2) Selecione o país onde os anúncios buscados foram veiculados

3) Escolha entre “todos os anúncios” ou “temas, eleições ou política”

 Se você procura por anúncios comerciais, escolha a primeira opção;

4) No campo de pesquisa, digite o nome da empresa de quem deseja ver os anúncios

5) Clique na página que você procura para ver os anúncios vinculados 

Se preferir ver os resultados gerais para a palavra-chave é só clicar na lupinha;

Insights da Biblioteca de Anúncios

Um ponto muito bacana da biblioteca de anúncios é a possibilidade de usá-la para ter insights e inspirações para suas próprias campanhas, entendendo melhor o que funciona para o seu público e gerando cada vez mais anúncios que convertem em vendas. 


Para isso, existem algumas dicas interessantes, como:

Use os filtros

Refine a sua busca usando filtros como “tipo de mídia”, “idioma”, “plataforma” e “impressões por data”, clicando em “filtros” no canto superior da tela. A partir disso, fica mais fácil entender em quais mídias e formatos, por exemplo, seus concorrentes estão focando seus investimentos e ações.

Compreenda o posicionamento da concorrência

Ao entender melhor o tom de voz, as imagens, a linguagem e os temas abordados pela concorrência, você consegue compreender qual é o posicionamento de mercado, ou seja, como cada empresa deseja ser vista e lembrada pelos clientes.

Acompanhe e descubra tendências

Com a constante mudança do universo do Marketing Digital, estão surgindo cada vez mais novas tendências para o mercado. Pensando nisso, quando você analisa os anúncios mais recentes das empresas, consegue identificar várias dessas tendências - e entender quais são mais relevantes para o seu mercado e o seu público, acompanhando e usando algo semelhante nas suas campanhas.

Novas ideias para seus anúncios

Você pode usar a Biblioteca de Anúncios para ter novas ideias em suas próximas campanhas. 


Por isso, observe os textos que os concorrentes estão usando, além das imagens, vídeos, memes ou ilustrações e também os CTAs, entendendo como essas campanhas estão sendo usadas. 


É importante lembrar que o objetivo nunca deve ser copiar, mas sim, se inspirar e entender o que funciona ou não para o seu público-alvo.

Compreensão do público

Alguns anúncios permitem que você visualize quantos likes ele recebeu e se teve ou não um bom retorno. Melhor do que analisar os likes, é acompanhar os comentários, entendendo se as reações dos usuários têm sido positivas, para verificar quais estratégias funcionam melhor com o público que você deseja atingir.


Pode ser que você esteja pensando em usar uma nova estratégia nas suas campanhas, mas não tenha certeza se ela irá realmente funcionar para a sua audiência. Nesse caso, é possível avaliar na Biblioteca de Anúncios se algum concorrente já usou essa estratégia e qual foi a reação do público, entendendo se é válido investir nela também.

Conclusão

Já deu para perceber que a Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta poderosa na hora de deixar suas campanhas ainda mais otimizadas, não é mesmo?


Afinal, com ela você consegue entender o que a concorrência tem feito, avaliar o impacto dessas ações no público que deseja atingir, descobrir e acompanhar tendências, entender melhor o comportamento do seu público, se inspirar e se aproveitar de muitas outras utilidades.


No entanto, para que uma campanha de mídia paga traga os resultados esperados, é muito importante que ela seja realizada por profissionais experientes, que entendem as características do seu público, do seu setor e da sua empresa.


Gostou de conhecer mais sobre a Biblioteca de Anúncios do Facebook? Saiba mais sobre o Facebook Audience Insights, ferramenta que ajuda a criar campanhas mais relevantes para seu público.

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