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Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?

Por BeeOn 12/04/2022
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O WhatsApp é um dos apps mais usados pelos brasileiros para se comunicarem. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Mobile Time, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado e 80% usam o app para se comunicar com as marcas. Por isso, saber como fazer a divulgação para WhatsApp é muito importante.

Mais do que apenas divulgar o link do WhatsApp, você pode usá-lo como uma verdadeira ferramenta de marketing, nutrindo seus leads e aumentando as chances de vendas e de fidelização.

Não sabe como fazer isso? Continue a leitura que a gente te ensina!

Como fazer divulgação para WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta poderosíssima de marketing - e pode ser usada tanto para se relacionar com os clientes que você já possui, como para nutrir seus leads, aumentando as chances de conversão.

Porém, para isso, é fundamental que você use o WhatsApp Business e faça um planejamento adequado das suas ações, entendendo muito bem quem forma seu público.

Separamos algumas sugestões para transformar a sua divulgação para WhatsApp. Confira.

WhatsApp Ads

Uma forma inteligente de divulgar o WhatsApp da sua empresa é usando a plataforma de anúncios do Facebook. Assim, você pode direcionar os clientes interessados para entrarem em contato com a sua empresa por meio do WhatsApp.

Essa opção, de WhatsApp Ads, pode ser feita tanto para os anúncios no Facebook, como no Instagram. Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado, tirar as dúvidas do cliente e já fechar a venda.

A opção funciona tanto para quem não tem um canal de vendas (como um e-commerce) e centraliza as vendas no WhatsApp, como para quem realiza vendas mais consultivas ou complicadas. 

Por exemplo, um corretor de imóveis pode se beneficiar bastante com essa opção, pois o lead é direcionado para um atendimento mais preciso, tirando suas dúvidas e agendando uma visita. Os setores que necessitam de agendamento também ganham muito com essa modalidade, pois o cliente ou paciente pode tirar suas dúvidas e já agendar uma consulta ou procedimento.


WhatsApp Newsletter

Que tal usar o WhatsApp para nutrir seus leads e engajar os clientes, ajudando na fidelização e na conversão? Para isso, você pode criar várias listas de transmissão, dividindo seus clientes e leads por interesse ou fase no funil de vendas.

Por exemplo, se você tem um consultório de odontologia e a sua lista de pacientes têm pessoas que realizaram diversos tratamentos, separe os contatos por tratamentos. Dessa forma, será mais fácil enviar divulgações, promoções ou mensagens de acordo com o interesse dessas pessoas.

Você pode fazer outras segmentações que sejam mais interessantes para o seu negócio. Uma imobiliária, por exemplo, pode criar listas de transmissão de interessados em comprar casas, outra para apartamentos, mais uma para imóveis de luxo - e assim por diante. Ou, ainda, uma lista com as pessoas que alugam imóveis cadastrados na sua imobiliária.

A partir de então, é só começar a nutri-los com conteúdo rico e informação valiosa, como voucher de desconto para algum serviço ou produto relacionado ao interesse do cliente ou lead, anúncios importantes sobre seu negócio (mudança de valor de algum serviço contratado, novas marcas ou produtos, mudança de sede etc.), dicas e conteúdos relevantes publicados no blog da empresa, materiais ricos para baixar, entre outros.

A vantagem é que muitas pessoas têm o hábito mais frequente de checar o WhatsApp ao invés do e-mail, assim você também pode usar esse canal como nutrição de leads ou para relacionamento com os clientes.

Não se esqueça de personalizar a mensagem, para que o cliente sinta-se realmente diferenciado. Além disso, entender muito bem quem forma sua base de clientes e leads é essencial, analisando qual tipo de mensagem e conteúdo é mais relevante para sua audiência.

Essa é, ainda, uma ótima maneira de fazer com que os leads adentrem o funil de vendas. Pois, você poderá nutri-los com informação valiosa, ao mesmo tempo em que permite a troca de informações com seu negócio, fazendo com que essas pessoas ganhem confiança e decidam comprar da sua empresa.

SAC

Uma boa experiência não é mais um diferencial, mas sim uma exigência dos consumidores. E como eles estão cada vez mais conectados, é essencial que você ofereça um bom suporte e atendimento, resolvendo as demandas rapidamente e de forma online.

Nesse sentido, o WhatsApp é perfeito, já que a maioria dos brasileiros usa e tem familiaridade com o app, tornando mais simples e efetiva a comunicação.

Além disso, você pode usar chatbots para fazerem o primeiro atendimento, filtrando as demandas e respondendo as dúvidas mais usuais, otimizando o tempo dos seus atendentes humanos.

Pesquisas de opinião

Você sabe se o seu negócio realmente tem atendido as demandas do seu público? Quais novos produtos ou serviços poderiam ser lançados? Como melhorar seu atendimento ou a experiência de venda dos seus clientes? Você pode descobrir tudo isso usando o WhatsApp para enviar pesquisas de opinião e satisfação.

É possível usar a automação de marketing, junto dos contatos de cada cliente, para disparar uma mensagem automática após uma compra ou um serviço prestado. Assim, cada cliente poderá dar a sua opinião sobre sua satisfação com atendimento, produto ou serviço e até as campanhas de marketing e relacionamento.

Essa é uma ótima maneira de avaliar os gaps que ainda precisam ser resolvidos no seu negócio, oferecendo um atendimento e uma experiência de excelência na sua empresa.

Lembretes

Quem trabalha com serviços de agendamento, como clínicas de estética, cabeleireiros, manicures, dentistas, veterinários, petshops, médicos, psicólogos, nutricionistas etc. podem usar o WhatsApp para enviar lembretes desses agendamentos, reduzindo as faltas e otimizando a agenda dos profissionais.

Esse também pode ser um canal de comunicação importante para quem trabalha com serviços por assinatura. Por exemplo, para enviar o boleto de cobrança mensal, informes sobre reajustes, informação sobre como migrar para outros planos (e a possibilidade de fazer essa migração direto pelo WhatsApp), entre outros.

O que não fazer no marketing via WhatsApp?

Como você viu, são inúmeras as possibilidades de usar o WhatsApp para divulgar sua empresa e aumentar as vendas. Contudo, também existem algumas práticas que não são nada interessantes e deveriam ser descartadas.

Contato não solicitado

Esse, sem dúvida, é um dos principais erros quando o assunto é divulgação para o WhatsApp. Ao criar suas listas de transmissão apenas inclua clientes ou leads que disponibilizaram seus contatos para a sua empresa. Ou seja, clientes que preencheram um cadastro ou leads que incluíram seus dados em um formulário ou newsletter.

Algumas empresas, recentemente, têm “pescado” o contato de usuários em redes sociais ou até comprando dados e enviado mensagens não solicitadas a essas pessoas, com promoções, propagandas etc.

A prática é um verdadeiro “tiro no pé”. Primeiro, porque você não tem ideia se aquela pessoa está dentro do perfil do seu negócio, então terá que disparar muitas mensagens para ter um retorno positivo. E, segundo, porque você corre o risco de “queimar” seu negócio com esse público.

Afinal, a maioria das pessoas não gostam de receber spam pelo WhatsApp e ainda pode questionar como a sua empresa conseguiu o número de telefone dela, que é um dado pessoal. 

Por isso, apenas envie mensagens a quem ofereceu o seu contato e deseja se relacionar com a sua empresa. E, caso vá criar uma lista de nutrição de leads ou newsletter, lembre-se de sempre oferecer a opção para o usuário deixar de receber suas mensagens.

Grupos

Outro erro muito comum é criar grupos de WhatsApp para divulgação e adicionar os clientes. Assim, ao invés de segmentá-los em uma lista de transmissão, a empresa cria grupos sobre diferentes temas ou voltados para diferentes clientes e usa essa tática para nutrir os leads e se relacionar com os clientes.

Novamente, essa é uma prática que pode ser vista como abusiva e intrusiva por algumas pessoas. Afinal, nem todos gostam de participar de grupos - e você não tem certeza de que as pessoas estão realmente recebendo suas mensagens, tornando mais complicado gerenciar os resultados.

Caso, para sua estratégia, montar grupos seja realmente interessante, certifique-se, antes, de que o cliente deseja ser incluído. O que você pode fazer é montar um grupo sobre determinado assunto relevante e divulgá-lo nas suas ações de marketing, enviando o link para quem estiver interessado em participar.

Você pode usar esses grupos para pré-lançamento de um produto ou serviço (como um grupo de clientes VIP com desconto e informações especiais) ou um grupo para trocas de informações relevantes sobre algo relacionado ao seu setor (uma empresa de cervejas artesanais, por exemplo, pode montar um grupo para trocar informações sobre cervejas ou eventos de degustação). 

Excesso de imagens ou vídeos

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e queira divulgar a nova coleção. Você já separou seus contatos em listas de transmissão de acordo com o interesse deles. Agora é só mandar todas as 20 imagens das suas roupas e os vídeos da nova coleção, certo? ERRADO!

Ninguém gosta de receber um monte de arquivo de mídia, lotando e sobrecarregando o celular. Pense, sempre, na comodidade do seu cliente. Ao invés de enviar todas essas imagens, você pode pensar em uma mensagem bacana, explicando as novidades e enviar um link, no qual o cliente pode acessar e ver as imagens. Muito mais eficiente.

Áudios e textos com erros de português

Enviar áudios é, realmente, muito prático. Mas nem sempre é o mais efetivo na hora de entregar uma mensagem. Caso o seu cliente esteja na rua ou durante o trabalho, dificilmente ele irá parar para ouvir o seu áudio. Se você fizer o envio da mensagem por escrito, há mais chances da pessoa ler e interagir.

Além disso, é claro, tenha cuidado com os textos que envia. Erros de português, excesso de emoticons e falta de cordialidade podem queimar seu negócio e minar a confiança das pessoas na sua marca.

Como criar link de divulgação do WhatsApp?

Outra forma muito usada na divulgação para o WhatsApp é criar o link em que o usuário clica e pode começar uma conversa com o seu negócio.

Você pode usar esse link em várias comunicações, como no site da empresa ou e-commerce, blog, e-mail etc. 

Existem várias formas de criar esse link, que pode ser feito tanto manualmente, como por meio de geradores de links. E, ainda, é possível incluir mensagens instantâneas, trazendo ainda mais facilidade para os clientes.

Sobre este assunto, nós montamos um conteúdo completo, explicando passo a passo como criar link de divulgação do WhatsApp de várias maneiras e também como usar esse link para vender mais. Acesse o conteúdo para ver em detalhes as dicas.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu várias maneiras de usar o WhatsApp para divulgar seu negócio, se relacionar com seus clientes e leads e fechar mais vendas. E também algumas dicas do que não fazer usando esse meio de comunicação.

Para que essas estratégias funcionem, contudo, é muito importante que você use o WhatsApp Business (que permite o acesso via web e o uso de tecnologias de automação e chatbots) e crie uma estratégia eficiente, entendendo quem forma seu público e quais as melhores formas de abordar essas pessoas.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será criar ações que realmente convertem e melhorem a experiência do seu cliente com o seu negócio, além de nutrir seus leads de forma correta.

Gostou das nossas dicas para fazer a divulgação para o WhatsApp? Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar a sua empresa a vender mais e a se destacar na internet!

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