logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?

Por BeeOn 12/04/2022
Compartilhe

O WhatsApp é um dos apps mais usados pelos brasileiros para se comunicarem. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Mobile Time, 99% dos brasileiros têm o WhatsApp instalado e 80% usam o app para se comunicar com as marcas. Por isso, saber como fazer a divulgação para WhatsApp é muito importante.

Mais do que apenas divulgar o link do WhatsApp, você pode usá-lo como uma verdadeira ferramenta de marketing, nutrindo seus leads e aumentando as chances de vendas e de fidelização.

Não sabe como fazer isso? Continue a leitura que a gente te ensina!

Como fazer divulgação para WhatsApp?

O WhatsApp é uma ferramenta poderosíssima de marketing - e pode ser usada tanto para se relacionar com os clientes que você já possui, como para nutrir seus leads, aumentando as chances de conversão.

Porém, para isso, é fundamental que você use o WhatsApp Business e faça um planejamento adequado das suas ações, entendendo muito bem quem forma seu público.

Separamos algumas sugestões para transformar a sua divulgação para WhatsApp. Confira.

WhatsApp Ads

Uma forma inteligente de divulgar o WhatsApp da sua empresa é usando a plataforma de anúncios do Facebook. Assim, você pode direcionar os clientes interessados para entrarem em contato com a sua empresa por meio do WhatsApp.

Essa opção, de WhatsApp Ads, pode ser feita tanto para os anúncios no Facebook, como no Instagram. Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado, tirar as dúvidas do cliente e já fechar a venda.

A opção funciona tanto para quem não tem um canal de vendas (como um e-commerce) e centraliza as vendas no WhatsApp, como para quem realiza vendas mais consultivas ou complicadas. 

Por exemplo, um corretor de imóveis pode se beneficiar bastante com essa opção, pois o lead é direcionado para um atendimento mais preciso, tirando suas dúvidas e agendando uma visita. Os setores que necessitam de agendamento também ganham muito com essa modalidade, pois o cliente ou paciente pode tirar suas dúvidas e já agendar uma consulta ou procedimento.


WhatsApp Newsletter

Que tal usar o WhatsApp para nutrir seus leads e engajar os clientes, ajudando na fidelização e na conversão? Para isso, você pode criar várias listas de transmissão, dividindo seus clientes e leads por interesse ou fase no funil de vendas.

Por exemplo, se você tem um consultório de odontologia e a sua lista de pacientes têm pessoas que realizaram diversos tratamentos, separe os contatos por tratamentos. Dessa forma, será mais fácil enviar divulgações, promoções ou mensagens de acordo com o interesse dessas pessoas.

Você pode fazer outras segmentações que sejam mais interessantes para o seu negócio. Uma imobiliária, por exemplo, pode criar listas de transmissão de interessados em comprar casas, outra para apartamentos, mais uma para imóveis de luxo - e assim por diante. Ou, ainda, uma lista com as pessoas que alugam imóveis cadastrados na sua imobiliária.

A partir de então, é só começar a nutri-los com conteúdo rico e informação valiosa, como voucher de desconto para algum serviço ou produto relacionado ao interesse do cliente ou lead, anúncios importantes sobre seu negócio (mudança de valor de algum serviço contratado, novas marcas ou produtos, mudança de sede etc.), dicas e conteúdos relevantes publicados no blog da empresa, materiais ricos para baixar, entre outros.

A vantagem é que muitas pessoas têm o hábito mais frequente de checar o WhatsApp ao invés do e-mail, assim você também pode usar esse canal como nutrição de leads ou para relacionamento com os clientes.

Não se esqueça de personalizar a mensagem, para que o cliente sinta-se realmente diferenciado. Além disso, entender muito bem quem forma sua base de clientes e leads é essencial, analisando qual tipo de mensagem e conteúdo é mais relevante para sua audiência.

Essa é, ainda, uma ótima maneira de fazer com que os leads adentrem o funil de vendas. Pois, você poderá nutri-los com informação valiosa, ao mesmo tempo em que permite a troca de informações com seu negócio, fazendo com que essas pessoas ganhem confiança e decidam comprar da sua empresa.

SAC

Uma boa experiência não é mais um diferencial, mas sim uma exigência dos consumidores. E como eles estão cada vez mais conectados, é essencial que você ofereça um bom suporte e atendimento, resolvendo as demandas rapidamente e de forma online.

Nesse sentido, o WhatsApp é perfeito, já que a maioria dos brasileiros usa e tem familiaridade com o app, tornando mais simples e efetiva a comunicação.

Além disso, você pode usar chatbots para fazerem o primeiro atendimento, filtrando as demandas e respondendo as dúvidas mais usuais, otimizando o tempo dos seus atendentes humanos.

Pesquisas de opinião

Você sabe se o seu negócio realmente tem atendido as demandas do seu público? Quais novos produtos ou serviços poderiam ser lançados? Como melhorar seu atendimento ou a experiência de venda dos seus clientes? Você pode descobrir tudo isso usando o WhatsApp para enviar pesquisas de opinião e satisfação.

É possível usar a automação de marketing, junto dos contatos de cada cliente, para disparar uma mensagem automática após uma compra ou um serviço prestado. Assim, cada cliente poderá dar a sua opinião sobre sua satisfação com atendimento, produto ou serviço e até as campanhas de marketing e relacionamento.

Essa é uma ótima maneira de avaliar os gaps que ainda precisam ser resolvidos no seu negócio, oferecendo um atendimento e uma experiência de excelência na sua empresa.

Lembretes

Quem trabalha com serviços de agendamento, como clínicas de estética, cabeleireiros, manicures, dentistas, veterinários, petshops, médicos, psicólogos, nutricionistas etc. podem usar o WhatsApp para enviar lembretes desses agendamentos, reduzindo as faltas e otimizando a agenda dos profissionais.

Esse também pode ser um canal de comunicação importante para quem trabalha com serviços por assinatura. Por exemplo, para enviar o boleto de cobrança mensal, informes sobre reajustes, informação sobre como migrar para outros planos (e a possibilidade de fazer essa migração direto pelo WhatsApp), entre outros.

O que não fazer no marketing via WhatsApp?

Como você viu, são inúmeras as possibilidades de usar o WhatsApp para divulgar sua empresa e aumentar as vendas. Contudo, também existem algumas práticas que não são nada interessantes e deveriam ser descartadas.

Contato não solicitado

Esse, sem dúvida, é um dos principais erros quando o assunto é divulgação para o WhatsApp. Ao criar suas listas de transmissão apenas inclua clientes ou leads que disponibilizaram seus contatos para a sua empresa. Ou seja, clientes que preencheram um cadastro ou leads que incluíram seus dados em um formulário ou newsletter.

Algumas empresas, recentemente, têm “pescado” o contato de usuários em redes sociais ou até comprando dados e enviado mensagens não solicitadas a essas pessoas, com promoções, propagandas etc.

A prática é um verdadeiro “tiro no pé”. Primeiro, porque você não tem ideia se aquela pessoa está dentro do perfil do seu negócio, então terá que disparar muitas mensagens para ter um retorno positivo. E, segundo, porque você corre o risco de “queimar” seu negócio com esse público.

Afinal, a maioria das pessoas não gostam de receber spam pelo WhatsApp e ainda pode questionar como a sua empresa conseguiu o número de telefone dela, que é um dado pessoal. 

Por isso, apenas envie mensagens a quem ofereceu o seu contato e deseja se relacionar com a sua empresa. E, caso vá criar uma lista de nutrição de leads ou newsletter, lembre-se de sempre oferecer a opção para o usuário deixar de receber suas mensagens.

Grupos

Outro erro muito comum é criar grupos de WhatsApp para divulgação e adicionar os clientes. Assim, ao invés de segmentá-los em uma lista de transmissão, a empresa cria grupos sobre diferentes temas ou voltados para diferentes clientes e usa essa tática para nutrir os leads e se relacionar com os clientes.

Novamente, essa é uma prática que pode ser vista como abusiva e intrusiva por algumas pessoas. Afinal, nem todos gostam de participar de grupos - e você não tem certeza de que as pessoas estão realmente recebendo suas mensagens, tornando mais complicado gerenciar os resultados.

Caso, para sua estratégia, montar grupos seja realmente interessante, certifique-se, antes, de que o cliente deseja ser incluído. O que você pode fazer é montar um grupo sobre determinado assunto relevante e divulgá-lo nas suas ações de marketing, enviando o link para quem estiver interessado em participar.

Você pode usar esses grupos para pré-lançamento de um produto ou serviço (como um grupo de clientes VIP com desconto e informações especiais) ou um grupo para trocas de informações relevantes sobre algo relacionado ao seu setor (uma empresa de cervejas artesanais, por exemplo, pode montar um grupo para trocar informações sobre cervejas ou eventos de degustação). 

Excesso de imagens ou vídeos

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas e queira divulgar a nova coleção. Você já separou seus contatos em listas de transmissão de acordo com o interesse deles. Agora é só mandar todas as 20 imagens das suas roupas e os vídeos da nova coleção, certo? ERRADO!

Ninguém gosta de receber um monte de arquivo de mídia, lotando e sobrecarregando o celular. Pense, sempre, na comodidade do seu cliente. Ao invés de enviar todas essas imagens, você pode pensar em uma mensagem bacana, explicando as novidades e enviar um link, no qual o cliente pode acessar e ver as imagens. Muito mais eficiente.

Áudios e textos com erros de português

Enviar áudios é, realmente, muito prático. Mas nem sempre é o mais efetivo na hora de entregar uma mensagem. Caso o seu cliente esteja na rua ou durante o trabalho, dificilmente ele irá parar para ouvir o seu áudio. Se você fizer o envio da mensagem por escrito, há mais chances da pessoa ler e interagir.

Além disso, é claro, tenha cuidado com os textos que envia. Erros de português, excesso de emoticons e falta de cordialidade podem queimar seu negócio e minar a confiança das pessoas na sua marca.

Como criar link de divulgação do WhatsApp?

Outra forma muito usada na divulgação para o WhatsApp é criar o link em que o usuário clica e pode começar uma conversa com o seu negócio.

Você pode usar esse link em várias comunicações, como no site da empresa ou e-commerce, blog, e-mail etc. 

Existem várias formas de criar esse link, que pode ser feito tanto manualmente, como por meio de geradores de links. E, ainda, é possível incluir mensagens instantâneas, trazendo ainda mais facilidade para os clientes.

Sobre este assunto, nós montamos um conteúdo completo, explicando passo a passo como criar link de divulgação do WhatsApp de várias maneiras e também como usar esse link para vender mais. Acesse o conteúdo para ver em detalhes as dicas.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu várias maneiras de usar o WhatsApp para divulgar seu negócio, se relacionar com seus clientes e leads e fechar mais vendas. E também algumas dicas do que não fazer usando esse meio de comunicação.

Para que essas estratégias funcionem, contudo, é muito importante que você use o WhatsApp Business (que permite o acesso via web e o uso de tecnologias de automação e chatbots) e crie uma estratégia eficiente, entendendo quem forma seu público e quais as melhores formas de abordar essas pessoas.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será criar ações que realmente convertem e melhorem a experiência do seu cliente com o seu negócio, além de nutrir seus leads de forma correta.

Gostou das nossas dicas para fazer a divulgação para o WhatsApp? Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar a sua empresa a vender mais e a se destacar na internet!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
18/02/2022 - Audience Insights Facebook: o que é?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
08/04/2022 - Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
19/04/2022 - O que é TikTok Ads e como usar essa ferramenta?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
09/05/2022 - Instagram Reels: 11 dicas para lojas online
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é ActiveCampaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
MARKETING DIGITAL
15/03/2022 - Marketing imobiliário: estratégias digitais para sua imobiliária
MARKETING DIGITAL
23/03/2022 - Google Ads para imobiliárias: 7 dicas para suas estratégias!
MARKETING DIGITAL
30/05/2022 - Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!
MARKETING DIGITAL
08/06/2022 - Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão
MARKETING DIGITAL
20/07/2022 - 4 tipos de anúncio para sua empresa bombar
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
SEO
28/06/2022 - Como otimizar o SEO do meu site?
SEO
06/07/2022 - 10 estratégias de SEO para e-commerce
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
INBOUND MARKETING
27/01/2022 - Como gerar tráfego orgânico?
INBOUND MARKETING
20/05/2022 - 8 formas de vender mais pelo e-mail marketing
INBOUND MARKETING
14/06/2022 - 9 estratégias de Inbound Marketing para e-commerces
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
E-COMMERCE
01/02/2022 - 10 cursos de e-commerce para quem deseja trabalhar na área
E-COMMERCE
09/02/2022 - Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?
E-COMMERCE
08/03/2022 - 9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido
E-COMMERCE
29/03/2022 - 10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022
E-COMMERCE
16/05/2022 - Qual a melhor plataforma de vendas online?
E-COMMERCE
21/06/2022 - O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?
E-COMMERCE
13/07/2022 - Como criar minha loja online na Nuvemshop?
E-COMMERCE
01/08/2022 - Marketplace: 7 dicas para vender mais!
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.