Anunciar nas redes sociais é uma das maiores estratégias para gerar tráfego, visto o forte crescimento de pessoas ativas na internet nos últimos anos. Por isso, saber como fazer um anúncio no Facebook para impulsionar o crescimento do seu negócio é um conhecimento indispensável.
Muitas pessoas acreditam que o Facebook não é mais um rede social ativa, mas os dados da DataReportal dizem o contrário: onde apontam que essa é a plataforma com o maior número de usuários ativos mensais em 2023.
Com vista ao seu grande potencial, que tal aprender como fazer anúncio no Facebook, configurar o Facebook Ads e criar campanhas na plataforma?
Continue sua leitura para descobrir!
Por que fazer anúncios no Facebook?
Além de conectar milhares de pessoas em todo o país, os anúncios no Facebook também são o caminho perfeito para levar o seu produto ou serviço a novos clientes.
O Facebook Ads conta com inúmeras ferramentas de segmentação e análise, além de ser um investimento democrático e acessível, onde é possível determinar o quanto se quer gastar com cada campanha.
Ou seja, com uma boa estratégia e o uso correto dessas ferramentas, a sua chance de obter resultados será ainda maior.
O que é o Facebook Ads?
Entre as várias ferramentas disponibilizadas pela rede social, o Facebook Ads é o que possibilita a criação de anúncios em diversos formatos, sejam vídeos, carrosséis ou stories, oferecendo também diversas formas de pagamento.
Além desta, também é possível contar com o Gerenciador de anúncios para administrar suas campanhas que estão no ar, o Gerenciador de negócios que permite gerenciar várias páginas de negócios do Facebook que estejam ativas e contas de anúncios e a Biblioteca de anúncios para se inspirar e acompanhar seus concorrentes.
Descubra em quais tipos de anúncios seus concorrentes estão investindo e se inspire para suas futuras ações: Clique aqui para descobrir tudo sobre a Ads Library.
Como fazer um anúncio no Facebook passo a passo
Se você se sente pronto para dar mais visibilidade ao seu negócio e levá-lo a outro nível apostando nos anúncios pagos, então o próximo passo é entender como fazer anúncio no facebook, confira.
1. Crie e configure sua conta no Gerenciador de Negócios
Antes de fazer anúncio no Facebook, o primeiro passo é criar e configurar sua conta no “Gerenciador de Negócios”.
Para isso, basta acessar a página do gerenciador, criar ou acessar sua conta e começar a configuração dos pontos-chave do seu negócio.
Após a configuração base, agora você deverá clicar em “Criar uma nova conta de anúncios” e seguir as instruções indicadas pela ferramenta e por fim começar a criar seus novos anúncios.
2- Defina seus objetivos e personas
Com o acesso liberado, agora chegou a hora de planejar.
Para que as campanhas sejam eficazes e tragam o resultado esperado, é necessário definir seus objetivos e entender o público no qual se deseja alcançar.
Alguns dos objetivos do anúncio que você pode escolher são:
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Receber mais mensagens
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Atrair mais visitantes para o site
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Promover sua empresa localmente
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Promover sua Página
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Turbinar sua publicação
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Gerar mais cadastros
Com um objetivo claro e metas definidas, agora é hora de definir o público-alvo que se deseja atingir e garantir o bom desempenho do anúncio. Para isso, o Facebook Ads, dispõe de alguns itens para realizar essa segmentação, como:
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Locais: Onde é possível escolher em quais países e cidades o seu anúncio irá aparecer.
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Idade: Se sua persona é mais jovem ou velha, aqui é possível restringir o seu anúncio apenas para uma determinada audiência.
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Gênero: Esse campo permite que você direcione o conteúdo apenas para homens ou mulheres, se desejar.
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Idiomas: Filtre o seu público através do idioma falado por ele.
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Interesses: Aqui você poderá alcançar pessoas de acordo com seus interesses, páginas curtidas, etc. Sendo uma ótima opção para alcançar novas pessoas.
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Comportamento: Nessa segmentação é possível alcançar qualquer tipo de pessoa com base em seu comportamento recente na rede social, como o aparelho utilizado para o acesso.
3- Desenvolva a campanha
Com o objetivo e público definidos, agora você já pode começar a fazer anúncio no Facebook.
Os textos e imagens escolhidos para o anúncio também irão determinar o sucesso da campanha.
Isso acontece, pois quanto mais objetiva for a sua mensagem, mais destaque você poderá garantir em meio aos outros posts. Por isso, a copy e o design devem estar muito bem alinhados ao público e ao objetivo.
Outra dica importante, que você talvez já saiba, é que os anúncios que fogem do padrão sempre irão despertar mais atenção da persona, afinal as pessoas já estão cansadas de mais do mesmo.
Além disso, não se esqueça do mais importante: um botão de ação - CTA. Aquele que será responsável por direcionar as pessoas para a próxima etapa e alcançar o objetivo de sua campanha.
4- Defina o orçamento e a duração
Após garantir que a campanha está pronta para ir ao ar, o último passo é definir quanto deseja gastar por dia e por quantos dias deseja que o anúncio seja veiculado.
Um orçamento diário é o valor médio que você gastará em um anúncio por dia. Por exemplo: ao definir um orçamento diário de R$10,00 ao longo de cinco dias, você receberá uma cobrança total de até R$50,00.
Além disso, também é possível selecionar os dias e horários desejados para fazer a veiculação dos anúncios.
5- Não deixe de acompanhar os resultados
Com a campanha completa e publicada, a partir de agora é importante acompanhar todos os indicadores e observar o desempenho da campanha para futuros ajustes e melhorias.
Além dos indicadores mais comuns como CPC - custo por clique - e CPM - custo por mil impressões -, também é importante se atentar ao alcance e à frequência de exibição dos anúncios.
Mas tenha cuidado, exibir o mesmo anúncio para as mesmas pessoas repetidas vezes pode desqualificar a campanha, assim como ter um alcance muito grande e poucos cliques pode ser um sinal de que algo não está dando certo.
Conclusão
Agora que você já tem o passo a passo de como fazer um anúncio no Facebook, está na hora de ousar na criatividade e alcançar os objetivos do seu negócio.
Além disso, testar diferentes tipos de abordagem também pode ser uma boa estratégia para entender o que de fato funciona com o seu público.
Também é importante entender mais profundamente sobre as estratégias que envolvem uma campanha, desde o briefing até os resultados.
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