logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Como fazer anúncios que convertem em vendas?

Por Beeon 06/02/2023
Compartilhe

Saber como fazer anúncios é extremamente importante. Afinal, se você tem um negócio, precisa saber como divulgar e vender seus produtos e serviços.

Dentro do marketing digital, há algumas possibilidades de anúncios, como no Google e também nas redes sociais, por exemplo Facebook e Instagram.

Embora cada rede tenha sua particularidade, existem algumas dicas gerais que valem para todas e que ajudam a tornar seu anúncio mais chamativo e envolvente. Quer saber quais são essas dicas? Continue a leitura!

Como fazer um anúncio que vende?

Para fazer um anúncio que vende, é preciso ter um bom planejamento, entendendo o porquê de estar realizando aquela ação.

Você pode criar um anúncio para divulgar determinado produto ou serviço do seu comércio, uma promoção, um evento ou, ainda, para fortalecer a sua marca. Cada um desses anúncios precisa ter características distintas.

Assim, o primeiro passo é entender o que você quer anunciar e com qual finalidade, por exemplo, vender mais determinado item, atrair pessoas para sua promoção ou evento, fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio, fortalecer a imagem da sua marca para um determinado público, divulgar uma novidade (como um novo serviço oferecido ou a mudança de sede), entre outros.

Além disso, outras dicas são essenciais. Confira.

Compreenda seu público

É impossível fazer um bom anúncio se você não conhece as características das pessoas que deseja atrair. Ainda mais porque nas ferramentas de anúncios dentro do marketing digital, você pode direcionar suas propagandas para pessoas com características semelhantes às pessoas que compram de você.

Por isso, quanto mais você souber quem são essas pessoas, mais fácil é focar suas ações para criar um anúncio que seja chamativo para esse público.

Foque em entender questões como: idade, gênero, faixa de renda, linguagem, tipos de veículo de informação que usam, redes sociais que mais apreciam, produtos que mais e menos consomem, entre outros.


Foque nas características da sua marca

Por que alguém compraria seu serviço ou  produto e não da concorrência? Esses pontos precisam ser claros no seu anúncio, trazendo valor à sua mensagem. 

E para diferenciar o seu negócio da concorrência, você precisa saber o que o seu público enxerga como diferencial na sua marca.

Um bom serviço de branding é indispensável neste ponto, fortalecendo a identidade da sua marca e gerando conexões com o público que o seu negócio deseja atrair.

Use boas mídias

Bons anúncios devem ser visuais. Então, use sempre boas fotografias ou vídeos, que passem profissionalismo, mas que ajudem a envolver as pessoas e despertar nelas o desejo de consumir ou saber mais.

Se possível use mídias com o produto em uso. Como um vídeo mostrando alguém com determinada roupa ou sapato ou utilizando alguma ferramenta que você venda, demonstrando o quanto o produto ajuda a resolver as demandas que seu público possa ter.

Pense em mídias que criem conexão com o seu público, por isso é tão importante entender as características deles, e, ao mesmo tempo, que desperte um desejo em comprar o que você está anunciando.

Atenção ao texto

Ainda que a imagem e o vídeo sejam indispensáveis, um bom texto também deve estar presente. Ele é o gancho para que a pessoa entender o que está sendo anunciado, compreenda qual é a oferta e saiba como adquirir aquele produto. 

Por isso, seja sucinto, crie uma mensagem clara, evidencie os pontos positivos da sua oferta e use uma linguagem que faça sentido para o seu público.

Vai anunciar para jovens? Pode criar um texto mais descolado, que brinque com as gírias ou expressões que essas pessoas usam. Seu público é mais sério e você precisa passar uma imagem de profissionalismo e confiança? Use um tom neutro, direto e verbos de ação.

E sempre cuide do português. Nada pior para a imagem da sua marca do que erros de ortografia, sintaxe e pontuação. Isso passa uma impressão de falta de seriedade e profissionalismo.

Tenha um CTA claro

Por fim, lembre-se de sempre adicionar um CTA, ou seja, uma chamada de ação. Ele deve ser claro e indicar o próximo passo que a pessoa deve tomar para garantir a sua oferta.

Por exemplo: cadastre-se para garantir seu bônus, compre hoje para garantir 20% de desconto, acesse o site para ver as ofertas, deixe seu e-mail para receber a oferta etc.

As dicas mais importantes para anunciar na internet

As dicas que demos no tópico anterior são gerais e podem ser usadas para todos os anúncios que você for fazer. Agora, se você pretende usar as ferramentas de publicidade online, é preciso conhecê-las mais a fundo para conseguir extrair melhores resultados.

Abaixo, separamos as duas principais usadas atualmente. Mas é claro que, além delas, há outras formas de anunciar na internet, como via WhatsApp Ads ou TikTok Ads, por exemplo. Escolha a rede que faça mais sentido para o seu público.

Facebook Ads

O Facebook Ads é a plataforma para criar e gerenciar os anúncios do Facebook e do Instagram.

Para começar a usá-lo, você precisa ter uma conta comercial no Facebook. Então, clique no primeiro botão do menu no canto superior direito da página e depois em “Ad Anúncio”. Você chegará à central de gerenciamento das campanhas.

O custo do anúncio depende de cada campanha, de quantas pessoas você deseja impactar, do tempo de veiculação das propagandas etc. A plataforma cobra apenas pelos resultados gerados pelos seus anúncios, de acordo com o orçamento que você mesmo pode definir.

Os passos básicos para criar um anúncio usando o Facebook Ads são:

  • Abra o Gerenciador de Anúncios e clique no botão “criar”;

  • Defina o objetivo da sua campanha, como: reconhecimento, consideração ou conversão;

  • Segmente o seu público, usando os dados que você tem sobre as pessoas que compram do seu negócio;

  • Escolha o posicionamento do anúncio. Os posicionamentos automáticos são os indicados pelo Facebook, pois a própria rede fará os ajustes necessários de acordo com o seu orçamento. Com o posicionamento manual, é você que escolhe os locais para mostrar seu anúncio;

  • Defina quanto irá pagar no seu anúncio e por quanto tempo ele será exibido;

  • Crie o conteúdo do anúncio, definindo imagens, vídeos e texto.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Nele, você pode exibir seu anúncio na rede de pesquisa (nas pesquisas tradicionais dos usuários) ou na rede de display (sites parceiros do Google) e também em outros produtos da marca, como o YouTube e até o Gmail.

A rede de pesquisa é, de longe, o tipo de campanha mais concorrido. Você irá criar anúncios de texto que ajudam a atrair cliques para a sua página, fazendo com que mais pessoas conheçam seu negócio ou ajudando a vender seus produtos e serviços.

Basicamente, um anúncio nessa rede é composto de:

  • Título: deve ser chamativo e refletir o que o usuário está pesquisando;

  • Descrição: é onde ficará o seu discurso de vendas. Ele deve ter 80 caracteres e o objetivo é atrair o usuário para o clique;

  • URL de visualização: é como o link aparecerá para o usuário. Tente usar o nome da empresa ou algo relacionado a sua oferta;

  • URL de destino: é para onde o usuário será levado ao clicar no seu anúncio. Deve corresponder ao que está sendo anunciado. Por exemplo, se você está anunciando um tênis em promoção, não pode direcionar o usuário para a home do seu site;

  • Extensões do anúncio: são complementares e podem incluir informações extras como frase de destaque, telefone, envio de mensagem de texto, local (linkando com o Google Maps) etc

Os passos básicos para criar um anúncio nesta rede são:

  • Acesse a sua conta no Google Ads;

  • Defina um objetivo, como: receber mais chamadas na sua empresa, atrair mais visitantes para sua loja física ou direcionar as pessoas para seu site ou landing page;

  • Decida onde anunciar, com um alcance global ou local, dependendo da localização do seu público;

  • Crie sua mensagem;

  • Defina o limite do seu orçamento;

  • Publique seu anúncio.


Para qualquer uma que seja a rede em que você irá anunciar, sempre crie métricas de monitoramento. Assim, será mais fácil entender se as suas campanhas têm trazido o resultado esperado.

No marketing digital, caso algo esteja saindo diferente do planejado, você pode pausar ou editar sua campanha, fazendo testes até otimizar os resultados, evitando perder dinheiro.

Conclusão

Como você viu, para fazer anúncios que vendem é preciso um bom planejamento e ótimo conhecimento das ferramentas disponíveis, entendendo quais delas fazem mais sentido de acordo com as características do seu produto ou serviço e também do público que deseja atrair.

Agora você já sabe como fazer anúncios? Precisando de uma mãozinha nas suas campanhas? Entre em contato com os especialistas da BeeOn e aumente os resultados do seu negócio!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade