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Como fazer vendas online: 7 dicas para melhorar suas vendas pela internet

Por Irine Bueno 24/01/2024
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O crescimento das empresas na internet é notável a cada dia e o ambiente online tem se tornado um espaço promissor para quem deseja empreender. Mas, para saber aproveitar as oportunidades e alcançar resultados cada vez melhores, o primeiro passo é entender como fazer vendas online. 


Com as mudanças de hábitos dos consumidores, o espaço digital vem se tornando um ambiente competitivo, muito visado por aqueles que querem empreender de forma simples e sem grandes investimentos. 


Mas, tendo em vista tamanha concorrência, saber como fazer vendas online e se destacar no mercado ainda é um desafio para muitas pessoas. 


Por isso, nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre o atual cenário do e-commerce no Brasil e ainda lhe dar o passo a passo do que fazer para melhorar o desempenho do seu negócio na internet. Ansioso para descobrir? Continue essa leitura!

Vale a pena ter uma loja virtual? 

A modalidade de vendas online vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos e o comércio eletrônico tornou-se uma parte essencial da vida cotidiana.


Segundo os dados disponibilizados pela Receita Federal no Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, o e-commerce cresceu 20% em 2022 quando comparado a 2021, com uma soma de R$187 bilhões em transações contra R$155 bilhões do ano anterior.


E, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de que a curva de crescimento do e-commerce seja mantida também para os próximos quatro anos.


Para 2024, a estimativa é de que o faturamento do e-commerce seja de R$205,11 bilhões. Isso representa um aumento de 10,45%, comparando com a previsão de vendas de 2023.


Com esse panorama, podemos entender como uma loja virtual poderá proporcionar a alavancagem do seu negócio, com o aumento de suas vendas, alcance de novos clientes e, fortalecimento e visibilidade da sua marca. Mas o grande segredo para tudo isso está em como fazer vendas online. 

O que é preciso para fazer vendas online?

Começar a vender na internet será uma grande oportunidade para diversificar os canais de venda do seu negócio e, consequentemente, melhorar o desempenho dele. 


Para dar início a essa nova fase do seu empreendimento, é necessários seguir alguns procedimentos padrões, como: 


  • Identifique qual será o seu produto ou serviço;

  • Entenda o seu público-alvo, concorrência e demanda;

  • Escolha a plataforma de vendas;

  • Faça o registro de domínio;

  • Configure sua loja virtual, adicionando informações sobre os produtos;

  • Integre métodos de pagamento seguros;

  • Estabeleça opções de envio e políticas claras;

  • Desenvolva estratégias de Marketing Digital para e-commerce;

  • Implemente um sistema de atendimento ao cliente;

  • Esteja ciente das leis e regulamentações relacionadas ao comércio eletrônico;

  • Faça o gerenciamento de estoque.


Lembre-se que a adaptação às necessidades do mercado, a atenção ao cliente e o acompanhamento constante das tendências serão essenciais para desenvolver o seu negócio neste novo ambiente.


Leia mais em: Como abrir um e-commerce: 7 passos para dar início ao seu.

Estratégias para melhorar suas vendas pela internet

Se você acha que já sabe tudo sobre como fazer vendas online, devemos dizer que talvez você esteja um pouco enganado. 


Ter um bom desempenho em vendas na internet vai muito além de montar um site com seus produtos, é preciso estar atento a muitos outros fatores como as atualizações do mercado digital, o desempenho da página na web, as estratégias de marketing e muito mais. 


Por isso, agora vamos listar algumas dicas importantes para garantir que todo o seu planejamento seja implementado com sucesso. 

Mantenha seu site em excelentes condições 

Ao começar a vender na internet, é preciso entender que o site é a sua loja e o mesmo estará disponível 24 horas para qualquer pessoa. 


Com isso em mente, é importante manter o site sempre otimizado, organizado, atualizado, seguro, agradável e convidativo. Afinal, ninguém sente vontade de entrar em um estabelecimento confuso e desorganizado, e o mesmo serve para uma loja na internet. 


  • Invista em segurança: Mostre ao cliente que o ambiente é seguro para transações online; 

  • Tenha um site responsivo e funcional: A experiência do usuário durante a compra também contribui para a sua fidelização;

  • Garanta um visual atrativo: No ambiente online, é muito fácil o cliente desistir de uma compra, por isso mantenha o site com um layout agradável aos olhos;

  • Otimize o site para smartphones: A maior parte das pessoas acessam a internet por meio de celulares, por isso invista em uma versão Mobile Friendly para a sua loja. 

Construa uma relação com os clientes 

Da mesma forma que em uma loja física, no digital os clientes também gostam de manter uma relação amigável com quem está lhe vendendo algo. Para garantir essa sensação a quem visita o seu site, as dicas são:


  • Evite uso excessivo de pop-ups desnecessários;

  • Ofereça conteúdos relevantes para o cliente, como cupons ou testes e amostras grátis do que você está vendendo;

  • Envie por e-mail conteúdos e dicas de qualidade;

  • Aposte no remarketing focado em relacionamento e conteúdo;

  • Ofereça consultorias a respeito de seu produto ou serviço.

Seja sempre sincero sobre o que está vendendo

Não prometer o que não se pode cumprir é uma regra básica para todas as áreas da vida e, em um e-commerce, isso não poderia ser diferente. Por isso, seja claro em todos os processos e evite que seu cliente se decepcione com sua empresa.


  • Nunca ofereça algo que você não tem: verifique estoques para evitar situações em que o cliente finaliza a compra de um produto esgotado;

  • Dê detalhes de seus produtos, serviços ou conteúdos;

  • Seja sincero quanto aos prazos de entrega, valor de frete e outras burocracias;

  • Caso ocorra algum problema, seja sincero e demonstre que você está disposto a resolver.

Esteja conectado ao cliente 

Com o grande avanço das inteligências artificiais, as pessoas estão cada vez mais interessadas em saber quem ou o que está por trás das marcas. 


Pensando nisso, além do relacionamento amigável, como citamos acima, manter um acompanhamento humanizado para os seus clientes será essencial, mostrando que sua marca está presente não só para vender, mas para ajudar.


  • Implemente chats e formulários de contato em seu site e responda todas as mensagens de forma rápida e solícita;

  • Trabalhe a interação em suas redes sociais;

  • Envie e-mails utilizando o nome de uma pessoa, em vez da sua marca;

  • Adote uma comunicação amigável e próxima.

Invista em Marketing Digital

O investimento em marketing digital é um dos pontos chaves sobre como fazer vendas online, isso porque o sucesso das vendas é um dos principais resultados de uma estratégia de marketing atrelada a uma estratégia de vendas. Por isso, não negligencie o investimento em marketing digital. 


  • Estude sobre marketing e marketing digital: existe toda uma variedade de cursos online, artigos e materiais disponíveis para quem quer aprender;

  • Entenda quais técnicas e estratégias mais se adequam ao seu negócio;

  • Estude seu público, seus clientes e o hábito de compra deles;

  • Trabalhe com redes sociais;

  • Invista em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Aplique as boas práticas de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas a um conteúdo, página ou site, fazem com que estes sejam mais facilmente encontrados pelo Google e outros mecanismos de busca.


Com essa definição, você já pode entender a importância dessa estratégia para alcançar novos clientes, afinal, quem não gostaria de aparecer nas primeiras páginas do Google? 


Além disso, o SEO é um tipo de marketing orgânico, ou seja, você não estará gastando para colocar a sua loja em destaque. Para isso: 


  • Pesquise palavras e termos chave que tenham relação com seu negócio e faça um plano para utilizá-las em seu site;

  • Faça títulos e descrições atrativas para seu portal e seus conteúdos;

  • Busque parcerias que possam garantir alguns links para seu site.


Saiba mais em: Descubra a importância das métricas de SEO para o seu e-commerce.

Trabalhe o pós-vendas

Por fim, para melhorar suas vendas online, você deve continuar cativando até quem já comprou seus produtos. 


Afinal, quem já é cliente da sua empresa pode comprar mais vezes se tiver tido uma boa experiência, além de indicar seu negócio para amigos e ainda oferecer feedbacks valiosos sobre seu processo de venda.


  • Envie e-mails com a opção da pessoa avaliar ou dar feedback sobre a compra;

  • Inclua em seu site uma seção de feedbacks e avaliações;

  • Mostre a ela conteúdos, produtos ou serviços relacionados aos que ela adquiriu de sua empresa;

  • Envie conteúdos com dicas e tutoriais para melhorar o uso daquilo que foi adquirido.

Conclusão

À medida que exploramos as estratégias essenciais para impulsionar suas vendas online, fica evidente que o e-commerce oferece oportunidades significativas para o crescimento dos negócios.


Mas, para isso, é importante compreender que o sucesso vai além da implementação básica, sendo necessário aprimorar constantemente suas estratégias para se destacar no mercado digital.


Neste conteúdo, você pôde ver em detalhes como fazer vendas online, desde a construção do site até a construção de relações sólidas com os clientes. 


Mantendo seu site em excelentes condições, construindo relações significativas e investindo em marketing digital, você estará no caminho certo para aprimorar suas vendas online.


Agora, queremos ajudar você a dar o próximo passo em direção ao sucesso digital.


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