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Como gerar tráfego orgânico?

Por BeeOn 27/01/2022
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Quando uma pessoa visita o seu site de forma espontânea, sem qualquer ligação com anúncios pagos, podemos chamar essa ação de tráfego orgânico.

Diante dessa possibilidade, conquistar a atenção do seu cliente sem gastar dinheiro com anúncios patrocinados, é o sonho de muitas empresas. Muito provavelmente, o tráfego orgânico também é o seu.

Afinal, atrair o seu público para os seus canais digitais e mantê-lo constantemente engajado, é um dos principais focos do marketing digital.

Se você quer entender o que é e como gerar tráfego orgânico, as suas principais vantagens e quais são as diferenças entre tráfego pago e orgânico, acompanhe o conteúdo até o final!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é o resultado de visitas espontâneas, ou seja, acessos conquistados de forma natural após alguém realizar uma busca no Google, sem qualquer uso de anúncio.

Isso significa que quando se trata de tráfego orgânico, não existem custos de anúncios, as visitas podem continuar acontecendo a qualquer momento.

Na realidade, as visitas de tráfego orgânico são consequência de conteúdos relevantes, bem produzidos e de acordo com as estratégias de SEO.

Nesse sentido, o investimento está muito mais associado à produção de materiais ricos e de qualidade, os quais rendem resultados por mais tempo, do que anúncios pontuais que entregam o conteúdo apenas durante o tempo de campanha.

Tráfego orgânico: o que é?

Diferente do tráfego pago, o qual oferece visibilidade imediata ao seu site, blog ou rede social à medida que investe em anúncios, o tráfego orgânico exige um tempo maior e uma certa constância.

Um grande aliado na missão de ranquear o seu site e colocá-lo nos primeiros resultados do Google, é o marketing de conteúdo.

Quanto mais você entende o seu público alvo e produz conteúdos de qualidade, solucionando as suas principais dores, maiores são as chances de obter relevância.

Se um cliente encontra a solução que busca com a sua marca, certamente, também consumirá outros conteúdos disponíveis, assim como deve divulgar o seu blog para outras pessoas.

Sabe o que isso quer dizer? Quando oferece materiais pertinentes, você se comunica melhor com o seu público alvo, atraindo mais visitas e sendo relevante para o Google.

Assim, os resultados obtidos com o tráfego orgânico são muito mais consistentes, já que não dependem de um investimento direto e frequente. Para mantê-los com bom desempenho, são necessárias apenas atualizações e otimizações. 

Como aumentar seu tráfego orgânico

Como profissional de marketing, o desafio é garantir que, quando as pessoas procurarem um produto ou serviço como o seu, encontrem você e não seu concorrente. Veja como você pode chegar à SERP:

  • Otimize seu conteúdo para seus leitores, não para mecanismos de pesquisa;

  • Publique conteúdo de qualidade regularmente;

  • Use palavras-chave de cauda longa em seu conteúdo;

  • Inclua meta's e links internos;

  • Aproveite as mídias sociais.

O que é tráfego orgânico no Instagram?

Agora que você chegou até aqui, já sabe o que é tráfego orgânico e alguns fatores que ajudam a atrair o cliente para os seus canais digitais.

No Instagram, o tráfego orgânico está diretamente associado à quantidade de pessoas que chegam até o seu perfil de forma natural e involuntária, o que ocorre quando os seus conteúdos possuem alto índice de engajamento.

Por sua vez, o fenômeno do engajamento só é possível partir da combinação de posts valiosos e a regularidade correta.

A plataforma entende quando isso acontece, assim, tende a entregar o seu conteúdo para um número de usuários ainda maior. 

Reels

Atualmente, o Reels é a ferramenta que oferece maior alcance orgânico no Instagram, os algoritmos são generosos com os vídeos curtos.

Tanto o nível de visibilidade quanto o engajamento desse formato, demonstram um desempenho melhor do que as publicações estáticas.

Em geral, cada vez mais pessoas têm sido atraídas pelos conteúdos visuais, dinâmicos e rápidos vinculados ao Instagram, aumentando o tráfego orgânico.

Muito provavelmente, você também já passou boas horas consumindo Reels, perdendo até mesmo a noção de tempo. É difícil, quase impossível, visualizar apenas um. 

O que é orgânico no marketing digital?

Depois de ler atentamente cada palavra, você entende que quando falamos de orgânico, estamos falando de estratégias de marketing digital que, independente de recursos financeiros para anúncio, permitem alcançar o seu público.

Ou seja, não existem custos diretos.   

E se tratando de marketing digital e tráfego orgânico, o palco principal é do SEO. Você já ouviu falar e não sabe o que é?

Fique tranquilo, explicaremos o que precisa saber!

SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, quer dizer, Otimização de Mecanismos de Busca.

Resumidamente, o SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para garantir a indexação e um bom rankeamento nos resultados dos buscadores, entre as principais práticas está o uso estratégico de palavras-chave.

Como a internet é um mar de informações, através do SEO, o Google busca facilitar a navegação.

Dessa forma, os conteúdos que aparecem na primeira página dos buscadores são aqueles considerados os melhores, conforme as diretrizes de cada um – Google, Yahoo ou Bing. 

Como SEO aumenta o tráfego orgânico?

O SEO aumenta o tráfego orgânico, fazendo com que suas páginas da web tenham uma classificação mais alta em mecanismos de pesquisa como o Google. 

Quando você otimiza páginas para determinadas palavras-chave, você tem uma classificação mais alta para essas consultas de pesquisa e gera mais tráfego orgânico.

Dicas para escrever blogs incríveis que geram tráfego

  • Não tente exceder ou reduzir a contagem de palavras de um blog desnecessariamente. Se você pode explicar o tópico em 1500 palavras, não aumente o tamanho. Se o seu tópico precisar de 5.000 palavras, não tente terminá-lo cedo.

  • Escreva pelo menos 8-10 títulos para cada postagem do blog e selecione o melhor entre eles.

  • Um pequeno título de clickbait é bom. Mas não prometa algo no título que você não está oferecendo no conteúdo.

  • Crie um cluster de conteúdo. Isso significa criar uma página pilar que cubra um tópico completamente e vincular páginas filhas que cobrem seus subtópicos.

  • Sempre revise seu blog três vezes após concluí-lo.

  • Crie uma persona para entender que tipo de leitores lerão um blog específico.

  • Otimize seu conteúdo, título e URL para melhor legibilidade, SEO e CTR.

  • Crie blogs compartilháveis, como blogs relacionados a estatísticas, resumos de especialistas etc.

Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que, conforme investe em anúncios, aumenta a visibilidade do seu conteúdo.

Isto é, por meio do uso de anúncios publicitários, ele mostra com evidência o seu site, blog ou rede social para um número maior de usuários.

As visitas não são espontâneas, mas intencionalmente conduzidas.

Se trata de uma estratégia que só funciona quando há o investimento de dinheiro, o que é completamente diferente do tráfego orgânico.

Os resultados são mais rápidos, porém temporários. Desse modo, duram apenas até o horário e a data limite estabelecida pelo gestor de tráfego.

Após o término da campanha, o conteúdo não recebe mais destaque, precisando de mais aplicações financeiras caso o interesse seja o de continuar a receber visibilidade, diferente do tráfego orgânico.

Vantagens do tráfego orgânico

Deu para perceber que as vantagens são inúmeras, não é mesmo?

Mas como nós adoramos listas e acreditamos no seu poder de organização, preparamos uma com as principais vantagens:

  • O custo é mais baixo e o investimento é pontual;

  • Os conteúdos colaboram para uma relação mais próxima com o cliente;

  • Obtenção de escalabilidade;

  • O tempo de duração dos resultados é muito maior;

  • Proporciona autoridade à sua empresa;

  • Ao identificar o seu negócio entre os primeiros colocados no ranking do Google, gera mais confiança para o usuário;

  • O tráfego orgânico resulta em leads altamente qualificados;

  • A busca orgânica é uma abordagem sustentável a longo prazo;

  • É impulsionado pela intenção do cliente;

  • Traz clientes altamente engajados;

  • Melhora a fidelidade à marca;

  • Vantagem competitiva sustentável;

  • ROI orientado pela intenção do cliente;

  • Maiores taxas de conversão.

Se interessou pelos benefícios do tráfego orgânico? Então, está na hora de se atentar às estratégias de marketing apresentadas e aprender mais. Explore outros conteúdos no nosso blog! 

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