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Como melhorar o atendimento ao cliente para aumentar as vendas?

Por João Victor 20/07/2023
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Um consumidor satisfeito pode contribuir muito mais para o sucesso do seu negócio do que você imagina. Por isso, é tão importante descobrir como melhorar o atendimento ao cliente.

Muito provavelmente, você já deve ter escutado que “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Essa é uma frase célebre do Phillip Kotler, considerado o pai do marketing.

Cada vez mais, percebemos o quanto oferecer um atendimento de qualidade e estabelecer um relacionamento com o cliente é benéfico para a empresa e os seus consumidores, contribuindo para a retenção e fidelização de quem precisa da marca.

Se você se preocupa com aqueles que confiam no seu negócio, está na hora de aprender como melhorar o atendimento ao cliente. Continue a leitura e confira todas as dicas que separamos para ajudá-lo!

O que é o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente nada mais é do que o suporte e a atenção que a sua empresa oferece desde o primeiro contato até o pós-venda.

Essa área não deve ser apenas para resolver problemas, mas também para proporcionar uma experiência mais satisfatória aos seus consumidores.

Quanto mais o cliente sentir que o seu negócio se importa verdadeiramente com o bem-estar dele, maior será o seu nível de confiança.

Ao pensar em como melhorar o atendimento ao cliente, é de extrema importância que os seus funcionários estejam preparados para:

  • Ouvir atentamente as dores do cliente;

  • Compreender o que o usuário precisa naquele momento;

  • Responder as suas principais dúvidas;

  • Respeitar a frustração do consumidor;

  • Solucionar rapidamente e de forma eficiente o problema do cliente.

Dia após dia, percebemos que não tem como melhorar o atendimento ao cliente se você não o coloca como foco. A partir do momento que ele ganha uma posição central dentro da empresa, torna-se possível ter clientes mais felizes e obter mais sucesso nos negócios.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Quando pensamos em formas de como melhorar o atendimento ao cliente, a empatia deve ser como uma bússola e nortear os seus principais passos.

Promover um atendimento ao consumidor cada vez mais satisfatório é um processo, ou seja, não acontece de repente e leva tempo.

O mais aconselhado é que você implemente práticas e medidas aos poucos em sua empresa, criando um padrão e uma cultura de atendimento que se alinham aos valores do negócio.  

Como nos preocupamos com o rumo do seu empreendimento, preparamos algumas dicas para que consiga atender ainda melhor os seus clientes e aumentar as suas vendas.

5 passos para melhorar o atendimento ao cliente

1.  Seja atencioso

Quando um cliente busca sua empresa para comunicar um problema, é fundamental que a equipe ouça com atenção o que está sendo comunicado.

Nada de dar respostas genéricas e nem de tratar a insatisfação manifestada como se fosse algo pequeno.

Esse é o momento do seu negócio prestar atenção no que o consumidor está dizendo e fazer perguntas para compreender melhor a queixa, isto é, oferecer mesmo um acolhimento.

Depois de entender a situação e ter todas as informações necessárias para ajudá-lo, apresente a melhor solução encontrada.

2.  Priorize a agilidade no atendimento

Existe coisa pior do que ter um problema e não conseguir resolvê-lo de maneira rápida, tendo que esperar horas e até mesmo dias?

Com certeza, você já deve ter passado por uma situação estressante como essa e sabe o quanto é ruim.

Portanto, se a demora no atendimento tem sido uma reclamação frequente por parte dos seus clientes, é melhor se atentar a isso.

Procure sempre a redução do tempo na espera por atendimento, contudo, sem perder a qualidade.

3.  Conheça o seu público

Descobrir quem compra da sua marca é indispensável para elaborar qualquer estratégia. Por isso, existem diversas ferramentas gratuitas para definir público-alvo.

À medida que você entende quem são os seus consumidores por faixa etária, gênero, renda e estilo de vida, fica mais fácil se comunicar com eles e entender como melhorar o atendimento ao cliente.

 4.  Peça feedbacks aos seus clientes

A maneira mais eficiente de descobrir como melhorar o atendimento ao cliente e como os seus consumidores se sentem é perguntando diretamente a eles.

Para colher esse tipo de informação, você pode criar um formulário e enviá-lo por e-mail para a sua base ou incluir em seu site uma pesquisa de satisfação do cliente

Por meio dessa estratégia, a sua empresa demonstra aos consumidores o quanto se importa com a opinião deles, sobretudo, para proporcionar uma experiência mais agradável e positiva.

Os feedbacks possibilitam que o seu negócio saiba exatamente como melhorar o atendimento ao cliente, já que você consegue entender no que está falhando e qual é a imagem que está transmitindo.

5.  Invista no relacionamento com o cliente

Um cliente satisfeito traz inúmeras oportunidades para a empresa, isso porque as chances de comprar novamente são bem altas e ele pode até recomendar os seus serviços ou produtos para amigos e familiares.

Portanto, crie conteúdos que possam interessá-lo, mantenha um contato regular, atualize ele sobre as novidades, ofereça um cupom de desconto exclusivo e se mostre presente. É imprescindível que o cliente não te perca de vista.

Uma coisa é certa, o marketing de relacionamento pode trazer diversos benefícios para sua empresa.  

Agora que você já sabe como melhorar o atendimento ao cliente para aumentar suas vendas, o que acha de mergulhar em outros artigos do blog? Continue a leitura e aprenda ainda mais sobre marketing! 

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