Um consumidor satisfeito pode contribuir muito mais para o sucesso do seu negócio do que você imagina. Por isso, é tão importante descobrir como melhorar o atendimento ao cliente.
Muito provavelmente, você já deve ter escutado que “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Essa é uma frase célebre do Phillip Kotler, considerado o pai do marketing.
Cada vez mais, percebemos o quanto oferecer um atendimento de qualidade e estabelecer um relacionamento com o cliente é benéfico para a empresa e os seus consumidores, contribuindo para a retenção e fidelização de quem precisa da marca.
Se você se preocupa com aqueles que confiam no seu negócio, está na hora de aprender como melhorar o atendimento ao cliente. Continue a leitura e confira todas as dicas que separamos para ajudá-lo!
O que é o atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente nada mais é do que o suporte e a atenção que a sua empresa oferece desde o primeiro contato até o pós-venda.
Essa área não deve ser apenas para resolver problemas, mas também para proporcionar uma experiência mais satisfatória aos seus consumidores.
Quanto mais o cliente sentir que o seu negócio se importa verdadeiramente com o bem-estar dele, maior será o seu nível de confiança.
Ao pensar em como melhorar o atendimento ao cliente, é de extrema importância que os seus funcionários estejam preparados para:
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Ouvir atentamente as dores do cliente;
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Compreender o que o usuário precisa naquele momento;
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Responder as suas principais dúvidas;
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Respeitar a frustração do consumidor;
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Solucionar rapidamente e de forma eficiente o problema do cliente.
Dia após dia, percebemos que não tem como melhorar o atendimento ao cliente se você não o coloca como foco. A partir do momento que ele ganha uma posição central dentro da empresa, torna-se possível ter clientes mais felizes e obter mais sucesso nos negócios.
Como melhorar o atendimento ao cliente?
Quando pensamos em formas de como melhorar o atendimento ao cliente, a empatia deve ser como uma bússola e nortear os seus principais passos.
Promover um atendimento ao consumidor cada vez mais satisfatório é um processo, ou seja, não acontece de repente e leva tempo.
O mais aconselhado é que você implemente práticas e medidas aos poucos em sua empresa, criando um padrão e uma cultura de atendimento que se alinham aos valores do negócio.
Como nos preocupamos com o rumo do seu empreendimento, preparamos algumas dicas para que consiga atender ainda melhor os seus clientes e aumentar as suas vendas.
5 passos para melhorar o atendimento ao cliente
1. Seja atencioso
Quando um cliente busca sua empresa para comunicar um problema, é fundamental que a equipe ouça com atenção o que está sendo comunicado.
Nada de dar respostas genéricas e nem de tratar a insatisfação manifestada como se fosse algo pequeno.
Esse é o momento do seu negócio prestar atenção no que o consumidor está dizendo e fazer perguntas para compreender melhor a queixa, isto é, oferecer mesmo um acolhimento.
Depois de entender a situação e ter todas as informações necessárias para ajudá-lo, apresente a melhor solução encontrada.
2. Priorize a agilidade no atendimento
Existe coisa pior do que ter um problema e não conseguir resolvê-lo de maneira rápida, tendo que esperar horas e até mesmo dias?
Com certeza, você já deve ter passado por uma situação estressante como essa e sabe o quanto é ruim.
Portanto, se a demora no atendimento tem sido uma reclamação frequente por parte dos seus clientes, é melhor se atentar a isso.
Procure sempre a redução do tempo na espera por atendimento, contudo, sem perder a qualidade.
3. Conheça o seu público
Descobrir quem compra da sua marca é indispensável para elaborar qualquer estratégia. Por isso, existem diversas ferramentas gratuitas para definir público-alvo.
À medida que você entende quem são os seus consumidores por faixa etária, gênero, renda e estilo de vida, fica mais fácil se comunicar com eles e entender como melhorar o atendimento ao cliente.
4. Peça feedbacks aos seus clientes
A maneira mais eficiente de descobrir como melhorar o atendimento ao cliente e como os seus consumidores se sentem é perguntando diretamente a eles.
Para colher esse tipo de informação, você pode criar um formulário e enviá-lo por e-mail para a sua base ou incluir em seu site uma pesquisa de satisfação do cliente.
Por meio dessa estratégia, a sua empresa demonstra aos consumidores o quanto se importa com a opinião deles, sobretudo, para proporcionar uma experiência mais agradável e positiva.
Os feedbacks possibilitam que o seu negócio saiba exatamente como melhorar o atendimento ao cliente, já que você consegue entender no que está falhando e qual é a imagem que está transmitindo.
5. Invista no relacionamento com o cliente
Um cliente satisfeito traz inúmeras oportunidades para a empresa, isso porque as chances de comprar novamente são bem altas e ele pode até recomendar os seus serviços ou produtos para amigos e familiares.
Portanto, crie conteúdos que possam interessá-lo, mantenha um contato regular, atualize ele sobre as novidades, ofereça um cupom de desconto exclusivo e se mostre presente. É imprescindível que o cliente não te perca de vista.
Uma coisa é certa, o marketing de relacionamento pode trazer diversos benefícios para sua empresa.
Agora que você já sabe como melhorar o atendimento ao cliente para aumentar suas vendas, o que acha de mergulhar em outros artigos do blog? Continue a leitura e aprenda ainda mais sobre marketing!