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Como montar uma paleta de cores para o Instagram?

Por Irine Bueno 09/08/2023
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Você sabia que uma paleta de cores para Instagram é uma importante estratégia para deixar o seu perfil profissional ou comercial mais atraente? 


Seja como forma de diferenciação de marca, organização e escaneabilidade do perfil ou para utilizar as técnicas da psicologia das cores ao seu favor, o trabalho de identidade visual vem fazendo total diferença para quem busca se destacar no universo digital. 


Quer saber mais sobre a paleta de cores para Instagram e como definir a ideal para o seu negócio? Siga essa leitura

Para que serve uma paleta de cores?

A paleta de cores é um conjunto de cores que possuem tonalidades harmônicas quando estão em união. 


Esse é um conceito muito utilizado para a criação de uma identidade visual para uma marca como uma estratégia de marketing, esteja ela presente ou não nos meios digitais, com o intuito de passar diferentes informações e até mesmo sentimentos ao público. 


Afinal, estudos do neuromarketing comprovam que as cores são capazes de causar diferentes sensações nas pessoas, tanto boas quanto ruins. 


Por isso, na hora de criar uma identidade visual, é preciso levar em conta inúmeras características como o nicho, público alvo, objetivos, entre muitas outras, para que as mesmas façam sentido para a marca.


A paleta de cores para Instagram, em específico, também deve seguir os mesmo conceitos da identidade visual e servirá para deixar o seu feed mais harmonioso e atrativo para os visitantes.


Aqui, o conjunto de cores, definidos através de uma análise do mercado, público e comportamento, irá evitar uma página bagunçada e sem sentido, o guiando nas produções criativas e transmitindo mais autoridade para quem acessa seu perfil na rede social.

Saiba como montar sua paleta de cores para o Instagram

Escolher uma paleta de cores para usar em suas redes sociais é um grande passo para garantir que o seu perfil seja mais atrativo, porém essa tarefa pode não ser tão fácil assim. 


Confira abaixo algumas dicas de como escolher e montar a sua paleta de cores para Instagram. 

Entenda o seu mercado e a psicologia das cores

O primeiro passo para escolher a paleta de cores e criar a sua identidade visual, é fazendo um estudo aprofundado sobre o seu mercado, para que as cores estejam alinhadas ao nicho e também aos seus objetivos. 


Para a identidade da marca, descreva a essência e propósito dela, as características que fazem parte da sua personalidade e seus diferenciais.


Além disso, também é importante entender sobre as cores e o sentimento que cada uma delas pode passar, afinal a psicologia das cores pode ser uma grande aliada das marcas que desejam aumentar o poder de persuasão e, consequentemente, o número de conversões.


Confira alguns exemplos de significado das cores segundo a psicologia:

 

  • Amarelo: Essa é a cor do sol, um tom quente, feliz e acolhedor. Além disso, costuma estar associada a concentração e criatividade, ideal para agências de publicidade, por exemplo.

  • Azul: O azul é um tom frio frequentemente associado à segurança, confiança e harmonia, usado em marcas de saúde, além de empresas de tecnologia e marcas associadas à água. 

  • Vermelho: É um tom quente, que representa intensidade e desejo. No comércio ela é frequentemente usada em restaurantes, pois é associada à sensação de abrir o apetite e despertar a fome.

  • Verde: Na psicologia das cores, ele está associado ao equilíbrio, perseverança e à esperança, estando presente em muitas marcas relacionadas ao frescor e à prosperidade.

  • Branco: Associado à leveza, pureza e paz, a cor é muito utilizada em renovações e celebrações. No design, o branco é utilizado como respiro, que nada mais são do que espaços vazios que oferecem leveza e neutralidade.

Utilize ferramentas de criação

Existem muitas ferramentas que podem ajudar a criar uma paleta de cores para o Instagram com base na cor primária e secundária do seu negócio. 


Por isso explorar todos os tons, desde os vibrantes aos mais suaves, e também diferentes combinações, como: 

Confinação análoga

São cores vizinhas no círculo cromático, gerando pouco contraste.

Combinação complementar

São as cores opostas no círculo cromático, gerando alto contraste.


Combinação monocromática

É o uso de uma única cor em diferentes tonalidades. 


Como dissemos, existem caminhos mais práticos para gerar sua paleta de cores, como ferramentas próprias para essa criação. 


Essas ferramentas permitem escolher entre diferentes combinações a partir de um tom específico e uma determinada quantidade de cores. 


Entre algumas soluções, podemos citar:

Adobe Color

Gratuito e fácil de utilizar, o Adobe Color oferece possibilidades de gerar paletas de cores através do disco de cores (inserindo o código da cor), extrair tema (detectando as cores de uma imagem) e extrair gradiente (também da imagem selecionada), além de permitir o uso dos temas de cores salvos em produtos da Adobe, como o Photoshop.

Khroma Colors

Essa é mais uma opção gratuita para combinações de cores para o seu perfil no Instagram. Com a inteligência artificial do site, no Khroma Colors é possível pré-selecionar cores e filtrar as melhores opções.

Shutterstock Colors

A proposta do site é fornecer uma galeria de cores pré-definidas e mostrar as combinações monocromáticas, análogas, contrastantes e tríade. Além disso, é possível pesquisar por fotos no banco de imagens da Shutterstock que contenham a cor da paleta selecionada. 

Coolors

Um recurso bem interessante da Coolors, uma das mais populares ferramentas para paleta de cores, é o verificador de contraste de cores, que calcula a taxa de contraste das cores do texto e do seu plano de fundo.


Desta forma, se a cor do texto não estiver legível com a cor de fundo você pode testar, na mesma tela, qual cor ficará melhor.

Transmita emoções e sentimentos

Já falamos por aqui, a forma como a psicologia das cores funciona em relação aos lados emocionais e sentimentais dos consumidores, afinal esses traços costumam falar mais alto que o racional no momento da compra. 


Por isso, busque gerar reações emocionais, sentimentais e gatilhos através dos tons, como entusiasmo, segurança, tranquilidade, equilíbrio, desejo, entre muitos outros. 


E lembre-se que a harmonização dos tons é ideal para atingir a mensagem que deseja passar para quem visita o seu perfil. 

Conclusão

Definir uma paleta de cores para a identidade visual do seu negócio é apenas uma das estratégias de marketing mais importantes para garantir o melhor reconhecimento da marca. 


Nas redes sociais, por exemplo, existem outros detalhes que devem ser levados em conta, como a forma de comunicação da marca, o design de seus projetos, os conteúdos compartilhados, entre outros. 


Com sua paleta de cores para Instagram definida, agora é hora de aprender sobre outras grandes estratégias que ajudarão a levar o seu negócio à outro patamar. 


Acesse nosso blog e confira outros conteúdos completos. 


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