Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?

Por Aricia Faria 19/08/2020
Compartilhe
O que é, o que é? Cria conteúdo, influencia seus seguidores e traz resultados satisfatórios para as marcas pelas redes sociais?
 
Se Digital Influencer foi a sua resposta, então ela está correta!
 
O tema de hoje é sobre o Marketing de Influência: estratégia que vem desempenhando um papel importante na decisão de compra dos consumidores conectados.
 
Vamos conhecer mais sobre como essa tática pode impactar as suas vendas? Acompanhe:
 
O que é o Marketing de Influência?
O Marketing de Influência é uma estratégia digital integrada, que utiliza o poder de influência dos produtores de conteúdo independentes, com um grande número de público engajado na internet, para veicular informações em favor das marcas.
 
A grande sacada dessa estratégia de marketing é criar uma ponte entre a marca e o público influenciado pelos influenciadores digitais, gerando, para a empresa, valor e confiança de forma mais rápida para os possíveis clientes.
 
Antigamente e até nos dias de hoje, o Marketing "Boca a Boca" sempre teve alta eficiência para as empresas. Nos sentimos mais motivados a adquirir um produto ou serviço se, alguém que conhecemos, admiramos ou nos identificamos o indica e aprova. 
 
E o mesmo acontece com o Marketing de Influência, com a diferença que no digital, as informações são compartilhadas remotamente, de forma rápida e atrativa e com um alto alcance de pessoas.
 
Aproveitando dessa identificação do público com os influenciadores, as marcas têm a oportunidade de divulgar e apresentar os seus produtos e serviços para uma audiência com segmentação já construída.
 
Como identificar um influenciador?
Os influenciadores digitais são aquelas pessoas que têm um grande público engajado em seus canais on-line (Facebook, Instagram, Youtube etc) e possui alto poder de influência sobre ele.
 
Existem influenciadores para todos os tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, culinária, arquitetura, e por ai vai.
 
No Brasil, podemos citar o Whindersson Nunes como um forte exemplo de influenciador digital. Desde 2013, em seu canal no Youtube, ele tem compartilhado vídeos de humor e entretenimento e ganhado milhões de inscritos/seguidores tanto em seu canal quanto em suas redes sociais.
 
Whindersson é um excelente exemplo de que a criação de conteúdo on-line é uma troca. Capaz de transformar não só a vida dos influenciados, como também a do influenciador. 
 
Mas não pense que para ser um Digital Influencer é preciso ter milhares de seguidores nas redes sociais. Apenas o número de "seguindo" ou "inscritos" não é determinante para identificar um verdadeiro influenciador digital. Afinal, já não é segredo pra ninguém que muitas pessoas pagam para aumentar o número de seguidores, através de aplicativos, por exemplo. Portanto, uma pessoa pode ter milhares de seguidores em seus canais de comunicação, mas seu público pode não se interessar verdadeiramente pelo seu trabalho.
 
Por isso, ao escolher um Digital Influencer para representar a sua empresa, verifique o nível de engajamento em suas publicações, solicite suas métricas no Instagram e Facebook, por exemplo, pergunte às empresas divulgadas pelo influenciador se elas obtêm resultados satisfatórios com a parceria e, claro, verifique se o perfil do influenciador faz sentido para o seu negócio. 
 
E aqui cabe ressaltar um fato importante: pessoas comuns dão mais credibilidade. Influenciadores são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. É fácil vê-los fazendo compras no supermercado, acordando sem maquiagem ou passando por problemas no trânsito, por exemplo.
 
Seus seguidores confiam neles e nas suas indicações, pois entregam conteúdos do dia a dia e não somente material comercial, o que faz com que suas publicações tenham mais veridicidade. 
 
Ainda não está convencido de que o Marketing de Influência é uma excelente alternativa para impactar as vendas do seu negócio?
 
Confira mais alguns motivos para investir nessa estratégia:
 
Acessibilidade
Para fechar parcerias com influenciadores digitais, não é preciso ter um orçamento enorme ou vínculo com agência de publicidade. Basta entrar em contato diretamente com eles e verificar suas formas de negociação. O interessante desse tipo de parceria, é que muitos influenciadores aceitam diferentes formas de pagamento, podendo-se citar a permuta - que é muito utilizada pelas as empresas nesse tipo de serviço . 
 
Para encontrar influenciadores no segmento da sua marca, esteja presente nos canais digitais e entenda onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.
 
Resultados Reais
De acordo com uma pesquisa realizada pelo marketplace de influencers Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o Marketing de Influência afirmam que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores da sua marca.
 
Ainda na pesquisa realizada pela Tomoson, 22% dos participantes apontaram o Marketing de Influência como o método mais rápido de aumento de aquisição de clientes, contra 17% que citaram a busca orgânica.
 
Atalho para alcançar o público certo
O marketing de influência é um grande facilitador de segmentação de público. Os influenciadores já possuem uma audiência construída, portanto, nessa estratégia de divulgação, não é preciso investir tanto no mapeamento de pessoas que possam ser seus potenciais clientes. O que precisa ser feito é uma análise da aderência dessa audiência com o público-alvo do negócio. E, por isso, é muito importante que antes de fechar a parceria, seja apresentado dados e informações sobre os seguidores do influenciador. 
 
Como exemplo, é comum ver marcas de esportes contratarem influencers conectadas com o universo de academia, saúde e corpo - para conquistar clientes e seguidores ideais.
 
Potencializa a imagem da marca
A marca que busca reconhecimento e posicionamento pode aproveitar o espaço do marketing de influência para fortalecer sua imagem, valores e história.
 
Além disso, na prática, associar uma empresa a um produtor de conteúdo digital melhora ações como o rankeamento nos sites de busca, incentivado pelas ações de SEO dos canais do influenciador. Parece uma boa carona, não é mesmo?
 
Complementa a estratégia de conteúdo
Outra vantagem do Marketing de Influência, é o enriquecimento da estratégia de conteúdo da empresa. Com o material autêntico dos influenciadores, as marcas garantem materiais originais que podem ser usados para complementar o planejamento de mídia social do empreendimento. 
 
Variedade de formatos
Existem alguns formatos para contratar um influenciador digital que já são utilizados com maior frequência no mercado publicitário: posts patrocinados, parcerias e campanhas.
 
No caso das publicações patrocinadas, a divulgação é paga e geralmente é identificada como uma publicidade no próprio conteúdo. Pode ser intermediado por agências ou feita diretamente pela empresa.
 
Já as parcerias adotam muito a prática de enviar presentes e amostras de um determinado produto — os famosos “recebidos” publicados pelos influenciadores.  O produtor de conteúdo recebe a encomenda e, em troca, divulga a sua opinião nas redes sociais.
 
No formato de campanhas, o influenciador é envolvido com mais intensidade no propósito da divulgação. Podendo até estar a frente nas campanhas das marcas e participar no desenvolvimento de novos produtos.
 
Outro ponto importante que deve ser salientado é que empresas que investem em influencers agregam também benefícios econômicos, pois o investimento para produzir o material — como fotos e vídeos — e para a distribuição contam com as ações do próprio influenciador.
 
-
 
Notou que Marketing de Influência não é apenas um modismo, mas sim uma nova tática que vem trazendo resultados REAIS para milhares de empresas?
 
E, antes de finalizarmos, gostaríamos de reforçar alguns pontos importantes que precisam estar na aplicação do Marketing de Influência:
 
1. Tenha objetivos claros;
2. Conheça seu público;
3. Encontre os influenciadores corretos;
4. Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores;
5. Não escolha o influenciador somente pelo número de seguidores;
6. Defina uma estrutura para a parceria;
7. Respeite a liberdade criativa do influenciador.
 
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Marketing de Influência? Então compartilhe este conteúdo com aquele empreendedor que você sabe que está precisando de ajuda para aumentar as vendas em seu negócio. 

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.