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Como otimizar o perfil do Instagram para ter destaque na rede?

Por BeeOn 04/04/2024
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Quando o assunto é marketing digital, as redes sociais são os recursos chave para quem quer expandir o alcance e melhorar o desempenho de uma marca. Por isso, saber como otimizar o Instagram a favor de seus objetivos no mercado será crucial para alcançar maior destaque. 


Desde 2012, após ser adquirido pela atual empresa Meta, o Instagram vem ganhando mais e mais espaço no marketing digital e, em 2024, será o canal nº 1 em crescimento, segundo análise realizada pela Conversion. 


Mas, para utilizar a rede social da maneira certa, as empresas precisam ir além de um simples perfil comercial no aplicativo. Também é necessário ter cuidado com o que está sendo feito e ainda aplicar estratégias eficientes para aumentar o reconhecimento da marca e engajar a comunidade. 


Se você está aqui para saber mais sobre como otimizar o instagram para os mecanismos de busca, sugerimos que continue essa leitura para entender todos os detalhes e ainda conferir nossas dicas exclusivas de como aumentar o tráfego da sua empresa. 


Veja só!

Por que as empresas devem estar no Instagram?

Pesquisas recentes mostram que, atualmente, são mais de 1 bilhão de pessoas presentes no Instagram todos os meses e que 63% desses usuários fazem login diariamente em suas contas. 


Com isso em mente, já é possível entender como essa rede social é um ótimo lugar para empreendedores divulgarem seus produtos ou serviços. 


Afinal, além de ser uma plataforma popular, conforme as métricas citadas acima, a rede ainda conta com diferenciais como:


  • É altamente visual: se destacando por ser uma rede baseada em imagens, com muito estímulo visual, e facilitando na hora de mostrar e explicar seus produtos, além de permitir a compra dentro da própria plataforma;

  • Expõe o seu negócio para o mundo: como o aplicativo é usado em vários países do mundo, você pode alcançar uma audiência global e expandir seus negócios, conquistando clientes em outras regiões;

  • Permite anunciar para potenciais clientes: os anúncios do Instagram são uma excelente maneira de divulgar seus produtos, podendo criar segmentações com base no seu público alvo, região e segmento.

Como otimizar o perfil do Instagram?

Agora que você já sabe qual é a rede social mais popular do mundo e também qual a sua importância para o marketing digital de empresas, agora iremos te contar em detalhes como otimizar o Instagram. Confira nossas dicas. 

1º PASSO: Deixe o perfil no modo público  

Antes de começar a otimizar o Instagram para o motores de busca, o primeiro passo é configurá-lo para o modo público, de forma que todos aqueles que acessarem o seu perfil possam conferir suas publicações. 


Para isso, vá até as configurações de sua página, clique em “privacidade da conta” e certifique-se de que a opção “conta privada” está desativada. 

2º PASSO: Faça o bom uso das palavras-chave 

As palavras-chave são os termos utilizados pelos usuários durante uma pesquisa nos buscadores, a fim de obter as melhores respostas e soluções. 


As práticas de SEO realizadas dentro do Instagram também precisam ser relevantes para o seu público-alvo. Afinal, para que seu perfil apareça nos resultados das buscas desse público, é preciso entender o que procuram, falam, e, principalmente, seus reais interesses e hábitos dentro da internet.


Na rede social, as boas práticas de SEO poderão ser utilizadas em hashtags, legendas de fotos, comentários e também na área de descrição do perfil. 

Palavras-chave na bio

A bio é aquela pequena descrição que aparece logo abaixo de sua foto de perfil e é extremamente importante para otimizar o Instagram. Isso porque o texto presente nessa descrição é acessível para os mecanismos de busca.


Use esse espaço de maneira clara, informativa e atraente, mas sem deixar a descrição técnica demais. Afinal, ela deve comunicar a personalidade que você quer transmitir para agradar o seu público, assim como comunicar a solução oferecida para o mesmo. 

Palavras-chave na legenda 

Apesar de não levar as suas postagens até o ranking do Google, as legendas possibilitam que seu perfil seja encontrado em buscas dentro do Instagram com o uso das palavras-chave. 


Além disso, nessa etapa também será importante fazer o uso das hashtags. Dessa forma, os usuários do Instagram conseguem localizar suas postagens quando pesquisarem pelas hashtags mais populares na própria rede social.

3º PASSO: Faça linkagens diretas para seus posts

A integração entre os canais é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Por isso, utilize o site e outras redes sociais da marca para promover seus posts preferidos no Instagram.


Criar uma página de blog para a sua marca também será uma boa maneira de otimizar seu perfil no Instagram. Afinal, ao gerar conteúdo de qualidade, você poderá compartilhá-lo em suas redes sociais, melhorando o ranqueamento e aumentando o engajamento.

4º PASSO: Use o Instagram Business e suas ferramentas

Com o grande número de usuários e a grande presença de marcas na rede, o Instagram vem recebendo atualizações cada vez mais voltadas para o desempenho dessas empresas, como a introdução do Instagram Business.


A novidade tornou-se algo praticamente obrigatório para marcas presentes na rede,  permitindo, por exemplo, conectar sua página diretamente com o Facebook e organizar informações como seu website, endereço, telefone de contato e até colocar link na bio do perfil. 


Entre as novidades, podemos citar algumas revolucionárias, como o uso da disposição de métricas para análise, podendo visualizar:


  • quantas pessoas acessaram o perfil;

  • o nível de engajamento dos posts;

  • os dados demográficos do público;

  • e muitos outros.


Além disso, as ferramentas permitem a criação de anúncios segmentados para uma audiência personalizada por você, de acordo com o tipo de perfil que deseja alcançar.

5º PASSO: Invista no marketing de influência 

Conforme os conceitos do marketing 4.0, por Philip Kotler, as pessoas de hoje estão mais propensas a confiar na indicação feita por outras pessoas do que em conteúdos publicitários, compreendendo o fenômeno dos digitais influencers. 


Com essa visão, compreendemos como realizar parcerias com influenciadores pode gerar um grande impacto positivo para sua marca. Pois, além dos conteúdos criados e acompanhados pelo público, ter uma indicação da sua página por esses profissionais presentes nas mídias sociais, poderá aumentar significativamente seu tráfego e reputação.


Mas ainda é preciso certificar-se de que o influenciador escolhido para a parceria tenha relevância para sua persona.

Conclusão

Nos dias atuais, utilizar o instagram é quase uma regra para as marcas que buscam conquistar uma melhor presença online. Por isso, saber como otimizar o perfil do Instagram será um passo mais que essencial para destacar-se na rede que cresce cada vez mais no cenário do marketing digital.


Considerando as características do algoritmo, não será fácil ter o seu perfil bem ranqueado no Google. Porém, seguindo os passos até aqui apresentados, como configurar seu perfil e separar um investimento para o marketing de influência, sua empresa poderá se posicionar estrategicamente para melhorar o alcance, engajamento e reconhecimento da marca no mercado. 


E aí, está pronto para aproveitar ao máximo o potencial do Instagram e alcançar novos horizontes em suas estratégias de marketing digital? Aproveite agora mesmo e solicite o seu diagnóstico gratuito em nosso site! 

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