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Como otimizar o SEO do meu site?

Por BeeOn 28/06/2022
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Em janeiro de 2022, existiam mais de 5,1 bilhões de usuários na internet. Em dezembro de 2021, o número de sites era de quase 2 bilhões. Para que um usuário navegando na rede consiga encontrar o seu site, é importante investir em técnicas para otimizar seu domínio.

SEO é um conjunto de técnicas de otimização que visam tanto deixar o site mais agradável para o usuário, como melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google.

Com tanta concorrência, as técnicas de SEO se tornaram imprescindíveis. Afinal, sem elas, é muito mais difícil atrair tráfego qualificado e, claro, ganhar dinheiro na rede, posicionar melhor sua marca e diferenciar seu negócio.

Não sabe como otimizar seu site? Veja as dicas que os especialistas em SEO da BeeOn separaram!

Por que otimizar um site?

Há muitas razões para otimizar um site. Primeiro, você conseguirá criar um site mais produtivo e adequado para a navegação dos usuários. Além disso:

  • ajuda a crescer o tráfego orgânico, ou seja, os usuários que chegam até o seu site sem que você tenha que fazer anúncios no Google ou nas redes sociais;

  • ajuda a transformar esse tráfego em leads e os leads em compradores;

  • melhora as conversões feitas no seu site, ou seja, você conseguirá aumentar suas vendas e captar mais leads;

  • oferece a sua audiência o que ela procura e espera ao visitar seu site;

  • melhora o ranqueamento do seu site, tornando-o “encontrável” no Google para as palavras-chaves relevantes para o seu setor;

  • fortalece a sua marca;

  • é uma estratégia com custo acessível, especialmente quando comparamos os resultados trazidos;

  • posiciona melhor o seu site na pesquisa orgânica, o que gera mais confiança para o usuário do que os anúncios, melhorando a credibilidade da sua marca e do que você vende.

O que é um site otimizado?

Um site otimizado é aquele que possui um conjunto de características que permitem que o algoritmo do Google consiga entender sobre o que é sua página, seu conteúdo e seus produtos. 

E, dessa forma, fazer com que esse site fique bem ranqueado para as palavras-chaves mais importantes para suas estratégias.

Vamos supor que você tenha um comércio de tênis. Quando seu site é bem otimizado, ele consegue ranquear nas primeiras posições para palavras-chaves interessantes. 

Ou seja, termos que os usuários que querem comprar tênis estão pesquisando no Google. Como: promoção de tênis, melhor tênis de corrida, como comprar tênis, loja online de tênis etc.

Lembrando que uma mesma palavra-chave é capaz de trazer resultados diferentes, dependendo de onde o usuário está. Quem procura por “clínica veterinária 24 horas”, receberá sugestões de clínicas próximas a sua localidade. Por isso, o ranqueamento será diferente em São Paulo e em Belo Horizonte, por exemplo.

Ao contar com uma boa estratégia de SEO, você consegue posicionar bem o seu site para palavras-chaves relevantes dentro da sua estratégia de marketing digital.

E, com isso, atrair mais tráfego para que mais pessoas conheçam seu negócio, sua marca e seus produtos. O que aumenta as chances de vendas e de outras conversões importantes para suas estratégias. Como captação de leads, caso você use uma estratégia de Inbound Marketing.

Como otimizar o SEO do meu site?

Mas, afinal, como otimizar o SEO de um site? Não existe uma “receita de bolo” que funcione para todo mundo. Afinal, o Google usa mais de 200 fatores de ranqueamento

Ou seja, os robôs do Google analisam diferentes pontos para definir o que é mais ou menos relevante de acordo com a pesquisa feita pelo usuário.

Por isso, cada estratégia de SEO deve ser única. Pensada e elaborada para o seu site, seu público e seu setor.

Mas isso não significa que não existam dicas gerais que você pode aplicar no seu site. Confira as principais.

Analise os dados do seu site

Antes de pensar em qualquer estratégia, é preciso entender a realidade atual do seu site.

Por exemplo, se você recebe poucos visitantes, contudo a maior parte dessas pessoas clicam no seu CTA ou compram seus produtos, você não tem nenhum problema grave de SEO.

Agora, se você recebe muitos visitantes, mas sua taxa de conversão é baixa, isso é um problema a ser resolvido.

A melhor forma de entender sua situação atual é usando o Google Search Console. Lá você poderá analisar relatórios e comportamentos dos usuários nas páginas do seu site. E assim entender o que precisa ser melhorado.

Avalie pontos como: número de visitantes, número de visitantes por página, número de visitantes por sessão única, taxa de rejeição, de onde são as pessoas que visitam seu site, entre outras questões.

Não consegue achar esses relatórios? Então pode ser que seu site não esteja no Google. E aí vai ser difícil conseguir acessos mesmo.

Se você está com esse problema, sugerimos a leitura do nosso conteúdo com todos os motivos para a situação e como reverter o quadro.

Faça uma pesquisa de palavras-chaves

Agora é o momento de começar a traçar sua estratégia. A primeira pergunta que você deve fazer é para quais palavras-chaves seu site precisa ser otimizado. Para isso, você deve estudar a persona do seu negócio.

Dessa maneira, será mais fácil entender o comportamento dessas pessoas. Lembrando que a palavra-chave é, justamente, a tradução de uma intenção do usuário. 

Quando você sabe o que essas pessoas querem, suas principais dúvidas e inseguranças, fica mais fácil pensar nos termos que elas usariam para pesquisar na rede.

Existem várias ferramentas que podem lhe ajudar nesse momento. Como: Ubersuggest, Planejador de Palavras-Chave do Google, Keyword Tool io, Semrush, entre outros.

Pense em palavras-chaves para todos os estágios dentro do funil de vendas. Ou seja, para atração, consideração e decisão. 

Entenda que nem todos os usuários que chegam até o seu site estão prontos para comprar. Então, analise palavras-chaves também para quem ainda está pesquisando sobre o assunto.

Não foque apenas em palavras-chaves específicas. Pense em termos de pesquisa que sejam relevantes. Dúvidas que os usuários podem ter (a partir de dúvidas reais dos seus clientes). Localização e outros pontos também ajudam a criar um mapa de palavras-chaves consistente.

Produza conteúdo

Uma das melhores técnicas de SEO é aliar um blog ao seu site. Assim, você poderá produzir conteúdo relacionado às palavras-chaves que você pesquisou. 

Isso aumenta o poder de ranqueamento do seu site. E também de atração. Pois, mais pessoas irão conhecer sua marca por meio dos seus conteúdos.

Claro que, para funcionar, não basta apenas postar qualquer conteúdo. Ele precisa ser otimizado para as palavras-chaves, ter sentido e significado para suas personas, ser informativo e inédito e ser estratégico.

Conteúdos completos são os mais bem ranqueados pelo Google. Isso não necessariamente significa um monte de palavras sem sentido. Mas sim um conteúdo capaz de oferecer uma visão completa ao usuário sobre sua pesquisa. 

Foque em levar informação de qualidade e relevante para os usuários e você terá melhores chances de ranqueamento.

Nesses conteúdos, uma dica de ouro é criar um bom CTA. O CTA é uma chamada de ação que indica o próximo passo que o visitante deve tomar. Assim, seus posts no blog serão mais estratégicos.

São vários os CTAs que você pode usar, dependendo da etapa do funil de vendas a qual o conteúdo se relaciona. Por exemplo: seguir nas redes sociais, assinar a newsletter, baixar um conteúdo rico, compartilhar o conteúdo, ler outro conteúdo complementar, visitar a página de vendas da empresa ou contatar um vendedor.

Use as técnicas de SEO nas páginas do seu site

Dentro das páginas do seu site, existem muitas otimizações que você pode fazer para que elas ranqueiem melhor e também sejam mais atrativas e instigantes para seu público. Isso é o que chamamos de SEO On Page.

Algumas dicas são:

  • use a palavra-chave principal na URL da página;

  • mantenha uma URL amigável (se a página é de tênis de corrida use: www.dominio.com.br/tenis-de-corrida ao invés de www.dominio.com.br/haysa-quen-tenis%%%.html por exemplo);

  • use as palavras-chaves importantes na descrição dos seus produtos e nos textos institucionais;

  • nos conteúdos do seu site, use hierarquização com H1, H2, H3 etc.;

  • nas H2 e H3, use variações da palavra-chave principal;

  • atente-se a velocidade de carregamento do seu site. Sites muito lerdos não ranqueiam bem;

  • assegure que seu site tem um design responsivo, ou seja, funciona adequadamente em qualquer tamanho de tela que o usuário esteja navegando;

  • crie boas meta descriptions para suas páginas, de preferência com a palavra-chave principal para cada uma delas;

  • se você tem um e-commerce, atenção à descrição dos produtos. Crie um conteúdo informativo, com as principais palavras-chaves, dividido em H1, H2, H3 e com informações visuais, como fotos e vídeos;

  • otimize o seu site para ser mobile friendly, ou seja, para oferecer uma boa navegação para quem o acessa via smartphone;

  • atente-se a qualidade dos links das suas páginas, conferindo se nenhum está quebrado;

  • use HTTPS que é mais seguro;

  • tenha um layout amigável e um design adequado para que seu visitante encontre o que busca e consiga navegar sem problemas no seu site;

  • adicione alt text nas suas imagens com uma descrição concisa escrita do que está sendo mostrado na imagem;

  • use CTAs claros, que favoreçam a conversão.

Atente-se aos backlinks

Os links são muito importantes em estratégias de SEO. Tanto os internos como os externos. Por isso, atenção quando for usá-los. 

Nos seus conteúdos de blog, é importante usar links externos que apontem para sites confiáveis. Como institutos de pesquisa, institutos governamentais, imprensa etc.

Também é importante incluir links internos. Eles ajudam o usuário a navegar pelo site. Dentro de um conteúdo, faça links para outros que complementam o assunto e sejam relevantes para o usuário.

Outro ponto que influencia no ranqueamento é receber links que apontem para seu site de outros sites confiáveis. Isso indica para o Google que você é referência no assunto.

Ao criar bons conteúdos, você aumenta as chances de receber espontaneamente esses links. Você também pode investir em estratégias de conteúdo. Por exemplo, criando pesquisas relevantes sobre seu setor que têm alto poder de atratividade. Ainda é possível fazer parcerias, técnicas de guest post, entre outras ações.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que otimizar o SEO de um site é muito importante. Pois, assim você consegue ranquear melhor para as palavras-chaves relevantes para seu setor e suas estratégias.

Essa é uma ótima maneira de atrair tráfego qualificado para seu site. O que significa mais chances de conversão, com vendas, atração de leads, entre outros.

São muitas as técnicas de SEO que você pode usar. As mais importantes são: definição correta de palavras-chaves, conteúdos de qualidade e autorais, além das otimizações técnicas, como velocidade, sites responsivos e layouts amigáveis.

É claro que, além dessas dicas, existem muitas outras maneiras de otimizar um site. Tudo depende do seu setor, seus objetivos, as características do seu setor e do seu público, além dos objetivos do seu negócio.

Por isso, é muito importante contar com uma assessoria especializada. A BeeOn é especialista em SEO e em performance digital, para que seu site tenha mais acessos e você venda mais. Ficou interessado? Entre em contato com nossos especialistas e entenda como podemos ajudá-lo!

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