Todo mundo já ouviu a expressão “conteúdo é rei”. Mas você sabe como planejar o marketing de conteúdo e transformar suas estratégias em resultados?
De acordo com uma pesquisa da Demand Metric, 90% das organizações em todo o mundo usam conteúdo nos seus esforços de marketing e 80% das pessoas pesquisadas gostam de conhecer mais sobre uma companhia por meio de conteúdo personalizado.
Porém, para garantir que seus conteúdos tragam os resultados esperados, é essencial um planejamento adequado. Confira as dicas que separamos!
O que é marketing de conteúdo?
Podemos definir marketing de conteúdo como uma estratégia de usar conteúdos como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público de uma marca.
Bons conteúdos conseguem atrair tráfego, informar, converter e fidelizar. Mais do que vender, o marketing de conteúdo busca informar a sua audiência, entregando valor a essas pessoas e, dessa forma, diferenciando a sua marca.
Benefícios
Quando o planejamento de marketing de conteúdo é bem feito, sua empresa consegue inúmeros benefícios, como:
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Atrair mais tráfego qualificado para o site do seu negócio;
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Ajudar mais pessoas a descobrirem sua empresa e seus produtos ou serviços;
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Criar um relacionamento com seus leads e clientes;
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Atrair mais leads;
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Ajudar na conversão de leads em clientes;
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Ajudar na fidelização dos clientes;
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Informar seu público, para que eles entendam o valor do seu negócio ou dos produtos/ serviços que vende;
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Educar sua clientela sobre o uso da sua solução;
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Aumento das vendas diretas e também por indicação.
Como planejar o marketing de conteúdo? 9 dicas para atrair e converter
Planejar o marketing de conteúdo é a melhor maneira de garantir que seus esforços trarão o resultado esperado e, claro, otimizar seu orçamento.
Para lhe ajudar, separamos as principais dicas que você deve considerar neste momento.
1- Entenda quem é seu público-alvo
O primeiro passo na hora de planejar o marketing de conteúdo é entender para quem você está escrevendo. Não adianta ter uma visão geral, é importante coletar dados precisos sobre o seu público, de preferência criando uma ou mais personas para o seu negócio.
Entenda, por exemplo, pontos como:
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idade média;
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sexo;
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local de residência;
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nível de escolaridade;
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receios que impedem a compra;
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meios de comunicação que mais usam;
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redes sociais que mais acessam;
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linguagem;
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entre outros.
Quanto mais dados você tiver, mais fácil será criar um conteúdo que realmente engaje e envolva essas pessoas. A partir desses dados, você consegue definir o tamanho ideal dos conteúdos, a linguagem usada, os temas a ser abordados e muitos outros pontos fundamentais.
Seu negócio pode ter uma ou mais personas, dependendo de como ele funciona. Use dados reais para criar sua persona, baseado nos índices de compra, pesquisas, informações dos vendedores, acesso do site e assim por diante.
2- Saiba quais são seus objetivos
Como você viu, o marketing de conteúdo é capaz de trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Por isso, é muito importante pensar, primeiro, em quais são os objetivos do seu negócio, direcionando suas ações para eles.
Uma dica é usar as metas SMART. Ou seja, que sejam específicas, mensuráveis, atribuíveis, realistas e temporais.
Por exemplo: aumentar o tráfego do e-commerce em 10% dentro de 6 meses. Ou aumentar as vendas do produto X em 5% dentro de 1 ano.
Você pode ter mais de um objetivo, é claro, mas eles devem ser possíveis de serem alcançados, dentro da sua estratégia, nicho e orçamento.
3- Pesquise as palavras-chaves
Depois de entender quem é a sua persona e o que você deseja atingir com sua estratégia de conteúdo, é hora de pesquisar quais as principais palavras-chaves para isso e avaliar a concorrência e o volume de buscas.
As palavras-chaves traduzem a intenção de busca dos usuários. Por isso, sempre considere a sua persona neste momento. Inicie por aquelas mais óbvias, como as gerais para o seu mercado, e vá afunilando.
No início, foque nas palavras-chaves de cauda longa, que costumam ter uma concorrência menor. Estamos falando de frases ou expressões.
Por exemplo, ao invés de focar apenas em marketing de conteúdo, você poderia pensar em “para que serve o marketing de conteúdo” ou “quais os benefícios do marketing de conteúdo”.
Pesquise e selecione palavras-chaves para todas as etapas do funil de vendas. Inclusive aquelas voltadas para conversão. Como “agência de marketing em Minas Gerais” ou “marketing de conteúdo em Minas Gerais”.
Compare o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento. No começo da sua estratégia, prefira as palavras com bom volume e que sejam mais fáceis de ranquear. Com o tempo, mire nas mais importantes para o seu setor.
Não se esqueça daquelas palavras-chaves sobre temas relacionados a sua área. Ainda no nosso exemplo de agência de marketing, para atração, você poderia investir em palavras-chaves sobre “vender pela internet”, “renda pela internet”, “abrir um e-commerce”, “empreender pelo celular” etc.
5- Considere as etapas do funil de vendas
O planejamento de marketing de conteúdo deve abranger todas as etapas do funil de vendas. Ou seja: atração, consideração e decisão.
Lembre-se que usuários diferentes serão atraídos para o seu blog ou outro canal. Desde aqueles que ainda estão pesquisando sobre temas relacionados a sua área, até os que já estão decididos pela compra.
Separe as palavras-chaves que você pesquisou dentro do funil e comece a pesquisar para entender quais os temas funcionam melhor para seu público e quem são seus principais concorrentes de SERP.
Estude o conteúdo deles a fundo, para saber como entregar uma versão melhor.
Use as sugestões do Google para entender as perguntas mais usuais dos internautas sobre esse tema. Navegue pelas redes sociais e use as palavras-chaves nas hashtags para entender o que seu público tem falado sobre o tema e quais são as dúvidas mais comuns.
6- Defina os KPIS
Não adianta criar conteúdos, publicar, divulgar e nunca mais se atentar a eles. É preciso aocmpanhar de perto para saber o que está ou não funcionando.
Assim, ainda na fase de planejamento, defina os seus KPIs, ou seja, as métricas que deverão ser acompanhadas para entender os resultados gerados por cada conteúdo. Esses KPIs precisam estar atrelados aos objetivos do seu negócio.
Por exemplo, se uma das suas metas é aumentar a venda de um determinado produto, não adianta metrificar o número de visitas na página inicial do seu site, porque isso não fará sentido.
Algumas ideias do que você pode medir são:
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geração de leads: conversão em landing pages, crescimento da base de contatos;
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educação do mercado: número de páginas visitadas no site, novos inscritos na newsletter e assinantes do RSS;
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geração de vendas: número de novas vendas;
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brand awareness: novos seguidores nas redes sociais, curtidas e compartilhamentos nos conteúdos, número de comentários, visualizações dos vídeos no YouTube;
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ROI, ou seja, o retorno sobre o investimento de toda a sua estratégia de conteúdo ou de peças específicas, como landing pages focadas em vendas.
7- Crie conteúdos para diferentes plataformas
O blog é, sem dúvida, um dos mais importantes em qualquer estratégia de marketing de conteúdo, mas não é o único.
Entenda quais conteúdos funcionam melhor para o seu público e seus objetivos. Você pode (e deve) investir em conteúdos ricos e landing pages, que ajudam na geração de leads e até no fechamento de vendas.
E, claro, lembre-se das redes sociais. Marque presença nas principais em que o seu público está.
Analise quais conteúdos funcionam melhor para cada rede e seja relevante. Não use as redes apenas para vender. Crie conteúdos informativos e interativos, que sejam leves e fáceis de serem consumidos.
Deixe o blog para os conteúdos mais completos, análises, reviews e outras postagens detalhadas.
8- Pense na divulgação
Uma etapa crucial no seu planejamento de marketing de conteúdo é definir os canais de divulgação das suas postagens, para que elas atraiam ainda mais pessoas.
As redes sociais são ótimas. Você pode divulgar tanto o link da postagem, como desmembrar, por exemplo, um conteúdo de blog em uma sequência de posts, vídeos etc.
Outra boa ideia é usar o e-mail marketing, segmentando suas listas e criando disparos de acordo com o interesse do lead e a etapa no funil de vendas.
A divulgação paga também é uma boa ideia, criando anúncios e fazendo outras ações pagas que ajudem a impulsionar a sua campanha. Essa é uma ideia muito interessante especialmente se o seu site é novo e ainda não tem muita autoridade de domínio.
Mas você pode usar as ações pagas sempre que quiser, inclusive na divulgação de campanhas específicas, como uma série de conteúdos focados na Black Friday.
9- Otimize e atualize seu conteúdo
Fique de olho nas métricas de cada conteúdo, entenda qual está performando melhor e pior e sempre otimize e atualize seus posts.
É claro que você deve criar conteúdos focados nas pessoas que deseja atrair, mas não pode deixar os motores de busca de lado. Saiba como o Google funciona, quais são as melhores práticas de SEO e também as questões técnicas, como velocidade do seu site, segurança etc.
Analise os concorrentes de SERP e entenda porque os conteúdos estão nas primeiras posições do Google.
De tempos em tempos, atualize sua informação. Entenda o que os usuários estão pesquisando sobre o tema, quais são as novidades, pesquisas recentes e dados relevantes sobre o tema.
Conclusão
Neste conteúdo, você viu dicas de como planejar o marketing de conteúdo do seu negócio. É claro que essas são orientações gerais e básicas.
Com a assessoria certa, é possível criar conteúdos realmente engajadores e que ajudem a sua empresa a se destacar, atraindo mais leads e fechando mais vendas.
O marketing de conteúdo é um aliado importante de diversas outras estratégias digitais, como o Inbound Marketing. Afinal, é ele que ajuda a atrair leads, nutrir e fidelizar.
Por isso, é importante que todas as suas ações estejam em sintonia e que sua marca use a mesma linguagem em todos os canais, criando unidade.
E, então, gostou das nossas dicas de como planejar o marketing de conteúdo? Quer ter resultados mais expressivos com suas ações de conteúdo? Venha conversar com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!