Como trabalhar com o Google Adsense?

Por BeeOn 25/05/2021
Compartilhe

O Google Adsense é o serviço de publicidade do Google que permite que os donos de sites e blogs ganhem dinheiro ao exibir anúncios. Essa é uma forma interessante de monetizar o seu site e de começar a ganhar dinheiro na internet.

Se você não sabe exatamente como o Google Adsense funciona – e nem se essa é a melhor estratégia para lucrar com seu site, siga lendo este conteúdo e entenda tudo sobre o tema!

O que é o Google Adsense?

O Google Adsense é uma maneira dos criadores de sites, blogs e conteúdos virtuais ganharem dinheiro na internet. Ele funciona como uma plataforma de anúncios, em que as marcas remuneram o dono do canal.

Basicamente o Adsense é um mediador, “alugando” um espaço publicitário no seu canal online e revendendo-o a marcas e empresas interessadas. O Google, então, cobra um valor do anunciante e repassa uma parte dessa quantia para os donos dos sites.

Você pode selecionar quais tipos de publicidade não gostaria de ver anunciada na sua página e bloquear um tipo de anúncio em específico. Isso garante que apenas será anunciado no seu site conteúdos que você estiver de acordo.

Com o Adsense, é possível exibir anúncios relevantes e interessantes para seus visitantes – e você poderá, até mesmo, personalizar a aparência e o estilo dos anúncios, de forma que eles combinem com o layout da sua página.

Como funciona o Google Adsense?

O Google Adsense é muito fácil de usar e a participação é gratuita. Ou seja, você não pagará nada para disponibilizar os anúncios e ainda receberá pelos cliques, impressões e interações dos visitantes do seu site com os anúncios.

Vamos ver em detalhes o funcionamento.

Cadastro

Para começar, você precisará se cadastrar na plataforma Adsense. Esse processo é simples, sendo necessário apenas uma conta de e-mail Gmail, um blog ou site com conteúdo original, um número de telefone e um endereço.

Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos, que tenham um site ou um blog, um número de telefone e um endereço postal. Mas, atenção, porque é importante que o seu site não veicule assuntos que incitem a violência, o preconceito e nem com temas sexuais explícitos.

Anúncios

Uma das vantagens do Google Adsense é que ele considera o estilo do seu site para definir quais anúncios podem ser mais interessantes, com afinidade com seu tipo de postagem, aumentando a chance do seu público clicar nestes anúncios.

E, quanto mais cliques você tiver, mais dinheiro irá ganhar.

Na hora de selecionar os anúncios, você também poderá definir os formatos deles. Há opções com design atraente e interativo e outros mais simples e diretos. Algumas opções são:

  • anúncios em texto: são bem simples. Eles consistem em um título, uma ou duas linhas de conteúdo e um link. O formato é o mesmo dos anúncios patrocinados no Google, com a diferença que eles serão incluídos em meio ao texto do seu site;

  • anúncios em links: são ainda mais simples que os anteriores. Esse formato exibe diversos links em sequência, relacionados ao tipo de conteúdo que a sua audiência lê no seu site. O funcionamento é um pouco diferente porque, ao invés do link redirecionar o visitante para a página do anunciante, ele redireciona para uma página do Google com diversos anúncios;

  • anúncios gráficos: banners, com imagens estáticas, exibidos no meio do seu conteúdo. Podem vir no topo da página, em destaque, ou em tamanhos menores, no corpo do texto de um artigo. Há mais de 15 diferentes tamanhos de banners e você poderá escolher o que faz mais sentido pensando no seu layout;

  • anúncios rich media: são anúncios interativos, com vídeos ou banners com animação. Eles são opções mais criativas e com maior potencial de chamar atenção do público, oferecendo, claro, maiores chances de retorno financeiro;

  • conteúdo correspondente: funciona como uma espécie de outras sugestões de leitura com matérias feitas por anunciantes que podem ser lidas pela sua audiência, com similaridades ao conteúdo que você está ofertando. Para oferecer esse tipo de anúncio, é preciso ter um número mínimo de páginas e um volume mínimo de tráfego.

Caso o seu site ou blog seja responsivo, os anúncios também serão adaptados ao tamanho da tela do usuário, garantindo uma boa experiência.

Especificações dos anúncios

O Google considera bastante a experiência dos usuários, por isso evita o excesso de publicidade, que pode acabar prejudicando quem está visitando o seu site. Assim, o número máximo de anúncios que podem ser exibidos por página são 3.

Para inserir o anúncio no seu site, é só usar o código JavaScript gerado pelo parceiro e você poderá colocá-lo onde deseja que seja feita a exibição. Sempre pensando, é claro, no local em que os visitantes consigam visualizá-los, sem interromper a experiência com seu site.

Google Adsense no YouTube

Se você tem um canal no YouTube com bastante acesso, também poderá lucrar com o Adsense. A primeira coisa a fazer é verificar se o seu canal está ativado para monetização (vá em “estúdio de criação” > “canal” > “monetizar” > “ativar”).

Em seguida, vá em “configurações de monetização” e escolha se deseja criar uma conta no AdSense para o seu canal ou vincular seu canal a uma conta já existente.

Quando a inscrição for aprovada, você verá o rótulo “Conta hospedada” na página inicial do AdSense. Para poder optar por essa modalidade, é preciso ter pelo menos um vídeo enviado no YouTube no seu canal, com conteúdo livre de direito autoral.

Ou seja, se você tem vídeos no seu canal que são gravados da TV ou de shows filmados, por exemplo, não poderá monetizá-los.

No YouTube o repasse é de US $0,60 e US $5 a cada mil views, variando de acordo com o nicho de atuação. Então, por exemplo, um vídeo com 100 mil visualizações pode gerar até 500 dólares.

Quais as exigências para um site usar o Google Adsense?

Para poder usar o Google Adsense, o seu site deve seguir algumas regras de aprovação estipuladas pelo Google. São elas:

  • seguir as políticas do Google Adsense;

  • criar conteúdo original e único, sem plagiar outros sites e nem adaptar o conteúdo de outras fontes;

  • atrair de forma genuína o interesse dos usuários (sem usar técnicas para criar falsos números de visitas);

  • oferecer uma boa experiência ao usuário, por exemplo carregando rapidamente, ser de fácil navegação e estar com todas as páginas funcionando;

  • ter um site ou blog que possa ser encontrado pelos robôs do Google.

Quanto se ganha com o Google Adsense?

Para saber o quanto você pode ganhar com o Google Adsense, é importante entender como funciona a monetização na plataforma. Basicamente, existem duas maneiras:

  • custo por clique (CPC): cálculo baseado na quantidade de cliques que um anúncio recebeu. Assim, você será recompensado cada vez que um usuário clicar em um anúncio exposto no seu site;

  • custo por mil (CPM): é o custo por mil impressões. Ou seja, você será pago sempre que o anúncio for exibido para a sua audiência. A cada mil visitas, você receberá um determinado valor.

Quem decide qual forma será usada é o anunciante, que também define o quanto irá pagar. Por exemplo, o anunciante poderá definir que pagará R$1 por clique – e você receberá do Adsense 68% desse valor.

Você pode estimar o quanto irá ganhar usando a calculadora do Adsense. Basta selecionar uma região e uma categoria para ter uma ideia. O Google retornará uma estimativa média baseada em 50 mil visualizações de páginas mensais (e você poderá alterar esse número para a média de visitantes que você recebe por mês).

Por exemplo, um site brasileiro na categoria Casa e Jardim, com 50 mil visitantes por mês, pode lucrar, em média, 3,54 dólares mensais. Mas se você tiver mais de 700 mil visitas por mês, esse valor sobe para cerca de 60 dólares mensais. Esse valor depende muito da categoria escolhida.

Recebimento

O pagamento é sempre feito em dólar, por meio de transferência internacional, uma vez por mês, para os parceiros que atingirem o saldo de 100 dólares ou mais, a cada dia 21.

O valor é convertido em reais, seguindo a cotação do dia. É importante se atentar às taxas que seu banco cobra para esse tipo de transação.

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense?

Já deu para notar que o Google Adsense é uma boa forma de ganhar dinheiro, não é? Mas para conseguir isso, você precisará de um site ou blog com bastante tráfego, ou um canal no YouTube com bastante visualizações. Nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a ganhar dinheiro na plataforma.

Escolha do nicho

Como explicamos, existem nichos que pagam mais e outros menos. Então, é importante verificar isso antes pela calculadora do Google.

Não se esqueça de buscar por um nicho que ofereça uma boa possibilidade de tráfego, mas sem ter tantos concorrentes, porque, neste caso, será mais difícil de posicionar bem o seu site no Google e de atrair tráfego.

Conteúdos de qualidade

Sem dúvida, essa é a principal dica. Afinal, conteúdos ruins não irão atrair visita ao seu site ou canal no YouTube, reduzindo as chances de ganhar dinheiro com anúncios.

É importante fazer uma pesquisa de palavras-chaves para entender quais são as principais para o nicho que você escolheu e produzir conteúdos originais, completos, criativos e que realmente ajudem os usuários que estão pesquisando sobre o tema.

Quanto mais completos e otimizados forem estes conteúdos, maiores as chances de bom posicionamento e de atrair tráfego qualificado.

Posicionamento e tipos de anúncios

Também é importante que você escolha tipos de anúncios que combinem com os seus conteúdos e layout do site – e os posicione de forma adequada e visível, mas sem atrapalhar a navegação do usuário (como anúncios que cobrem parte da tela ou que comprometem imagens, vídeos e outros).

Atente-se ao SEO

Se o seu site oferecer uma experiência ruim ao usuário, dificilmente ele atrairá tráfego qualificado para os anunciantes e você não ganhará dinheiro.

O SEO foca em vários pontos que se relacionam diretamente a esse quesito, como velocidade de carregamento do site, segurança ao usuário, otimização das palavras-chaves e outras questões.

Além disso, o SEO é fundamental, ao lado de um bom conteúdo, para que seu site consiga se posicionar bem no Google, aumentando o número de visitantes.

Use as redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para gerar tráfego para o seu site ou canal no YouTube. Entenda qual é o perfil de pessoas que acessam sites ou canais como o seu e quais redes sociais elas mais usam e crie um perfil ativo.

Crie Newsletters

As newsletters nunca saem de moda e são modos simples de você enviar um compilado dos principais conteúdos publicados no seu blog ou site, aumentando o tráfego. Basta incluir um campo de cadastro para os usuários que desejarem receber esse tipo de notificação.

Como me inscrever no Google Adsense?

Para começar a trabalhar com o Google Adsense é preciso, primeiro, se cadastrar na plataforma. O que é bem simples de ser feito.

O primeiro passo é acessar o Google Adsense. Depois, basta preencher o formulário, com o nome do seu site, endereço, seu e-mail no Gmail e outras informações selecionadas. Clique em salvar e continuar.

Na sequência, selecione o país, leia e aceite os termos de serviço. Clique em criar conta e pronto, você já poderá começar a usar o Adsense.

Assim que a plataforma abrir, após o primeiro acesso, você deverá informar alguns dados para o Google realizar o seu pagamento. É preciso informar se você é pessoa física ou jurídica, seu nome, endereço e número de telefone para contato. Não erre o endereço, pois o Google enviará uma carta com uma senha que você deverá usar na plataforma.

Após verificar o seu número de telefone com um código de verificação, o Google AdSense gerará um código HTML que você deverá inserir em todas as páginas do seu site onde serão exibidos os anúncios. A plataforma indicará entre quais tags você precisará inserir o código. Depois de fazer esse passo, selecione a opção “colei o código no meu site” e clique em “concluído”.

Pronto, seu site será analisado pela equipe do Google e você receberá uma notificação informando se o seu site foi ou não aprovado. Essa comunicação poderá demorar até alguns dias.

Depois de todas essas dicas, você já sabe como funciona o Google AdSense? Continue aprendendo: leia o nosso conteúdo sobre Google Meu Negócio e entenda como essa ferramenta pode ajudar a divulgar a sua empresa!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: as 9 melhores ferramentas
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.