Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!

Por BeeOn 02/10/2020
Compartilhe

Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!

Uma dúvida muito comum nesta época entre os empreendedores é sobre como vender mais e melhor. Afinal, qual negócio não deseja expandir sua atuação e seus lucros?

A boa notícia é que existem diferentes possibilidades para ampliar seus resultados, inclusive aproveitando-se dos benefícios trazidos pela internet. Siga conosco e veja as dicas que separamos!

5 dicas para vender mais e melhor

Analisar melhor o seu negócio e se preocupar com a experiência do consumidor é uma excelente maneira de vender mais. Veja algumas dicas importantes nesse sentido.

1- Crie um vínculo

A venda é uma espécie de parceria com o cliente. Portanto, para que ele continue comprando de você, é importante que haja um vínculo – o que é conseguido com bom atendimento, compreensão das necessidades, preferências e hábitos do consumidor e, claro, excelente atendimento, além de um produto ou serviço de qualidade.

Para conseguir fortalecer esse vínculo, foque seus esforços em entender quem são seus clientes e direcionar seus esforços a essas características. Busque saber o que essas pessoas querem ou esperam de empresas como a sua, como se relacionam com outras marcas, quais são seus valores e outros detalhes fundamentais.

2- Personalize o atendimento

Quanto mais personalizado for o atendimento que você oferece, maiores as chances de conseguir um cliente fidelizado e com ticket médio alto. Em qualquer estabelecimento, a personalização no atendimento é uma dica poderosa.

Crie um cadastro dos seus consumidores habituais, com informações detalhadas sobre os produtos ou serviços que ele mais consome, dados pessoais, dias e horários que costuma comprar etc. Assim será mais fácil enviar promoções personalizadas, dar dicas de novos produtos ou serviços de acordo com os itens que ele costuma comprar e também orientá-lo melhor em relação às suas necessidades e desejos.

3- Treine continuamente suas equipes de vendas

Times bem treinados conseguem resultados acima da média. Para identificar quais treinamentos são mais indicados, faça uma análise dos pontos fortes e fracos das suas equipes e saiba o que precisa ser melhorado para alcançar os resultados esperados.

Os treinamentos internos também são fundamentais. Seus vendedores precisam ser especialistas no seu produto ou serviço, conhecendo a fundo cada aspecto ou detalhe do que você vende e do funcionamento do negócio. Assim, eles estarão preparados para responder a todas as dúvidas que possam surgir e trabalharem como verdadeiros consultores dos seus clientes.

4- Pratique o upsell e o crossell

O upsell é a técnica de oferecer um novo produto ao cliente após ele ter comprado com a sua empresa e o crossell consiste na venda de produtos complementares no fechamento do negócio.

Embora sejam técnicas simples, elas conseguem trazer excelentes resultados. Se você já vendeu determinado produto a um cliente, por que não oferecer um complementar ou ligar para ver se ele não está precisando de outras soluções que o seu negócio disponibiliza?

Por exemplo, se você vendeu um computador, poderá oferecer uma impressora ou um cartucho de tinta. Caso tenha um varejo, pode incluir os produtos complementares já na gôndola, como acontece com os supermercados que agrupam macarrão e molho de tomate, tornando mais fácil a vida do consumidor e estimulando a compra de produtos complementares.

Os sites também usam bastante essas estratégias, dando dicas de produtos que talvez você queira incluir na sacola ou que outras pessoas compraram junto.

5- Desenvolva um script de vendas

Planejar e organizar as rotinas e estratégias de vendas na sua empresa, é uma excelente maneira para vender mais e melhor. Você pode montar um script de vendas para orientar suas equipes.

Ele deve incluir os principais passos e ações que devem ser tomados após cada uma das interações ou atitudes dos consumidores, como as ações no pós-venda, o envio de vouchers e cupons de descontos para compras futuras, o tempo de espera até uma resposta antes de entrar em contato novamente e até dicas para lidar com possíveis inseguranças que impeçam o fechamento do negócio.

Como vender mais pela internet

A internet está cada vez mais presente nas empresas brasileiras, sobretudo após a pandemia de Coronavírus que acelerou essa migração digital. Apesar disso, você ainda não sabe como vender mais pela internet? Veja as dicas que separamos!

1- Fortaleça seu posicionamento online

O posicionamento online é importantíssimo para quem deseja vender pela internet. Afinal, é ele que fará com que seus clientes encontrem a sua empresa quando procurarem por marcas que vendam itens semelhantes aos seus.

Para isso, é imprescindível:

·         contar com um site responsivo e otimizado para os mecanismos de busca;

·         dispor de bons conteúdos institucionais, otimizados para as principais palavras-chaves do seu setor;

·         se for um e-commerce, ter páginas de descrição dos produtos completas, com todas as informações, imagens e vídeos que facilitem o contato do consumidor com o produto;

·         aliar um blog à página institucional da empresa, oferecendo conteúdos relevantes, gratuitos e otimizados para as principais palavras-chaves;

·         estar presente nas principais redes sociais usadas pelos seus clientes;

·         ter uma identidade visual adequada e atrelada aos valores e diferenciais da sua empresa.

2- Conheça a jornada do consumidor

A jornada do consumidor é o “caminho” que percorremos até decidirmos por comprar determinado produto. Isso significa que nem todos os usuários que chegam até o seu site, blog ou e-commerce estão na mesma fase de decisão.

Alguns ainda estão descobrindo os produtos ou serviços que você vende (e analisando como eles solucionam seus problemas), outros estão buscando mais informações e pensando se essa é realmente uma boa ideia de compra e alguns já estão mais decididos, apenas comparando as empresas.

Para cada um desses clientes, você deverá oferecer conteúdos e interações adequadas, fazendo com que eles adentrem cada vez mais no funil. Ou seja, os que chegam ainda descobrindo o seu negócio, com o tempo, deverão migrar para a fase final, decidindo por comprar de você.

Quanto mais você conhecer a jornada do seu consumidor, mais fácil será desenvolver estratégias que ajudem a fazer com que as pessoas adentrem no funil, resolvendo dúvidas e inseguranças que as impedem de fechar negócios.

3- Diversifique os canais de venda

Oferecer facilidade ao consumidor é indispensável atualmente. Com a alta concorrência e as rotinas cada vez mais corridas, as pessoas não querem perder tempo quando se decidem por uma compra. E se você não oferece facilidade, o concorrente poderá fazê-lo.

Os varejistas já estão começando a compreender a importância do omnichannel. Ou seja, da capacidade de vender e atender o consumidor por diversos canais. Nesse sistema, o usuário poderá descobrir os produtos pelo seu site, ir até a sua loja física para experimentar, tocar, medir e visualizar fisicamente o produto e depois fazer a compra pela internet, de casa, com todas as facilidades que a modalidade traz.

A entrega também pode ser variável. É possível que o consumidor retire o produto na sua loja física ou o receba em casa, de modo a se adequar a sua rotina e necessidades.

Se você não tem uma grande estrutura para atuar dessa forma, ofereça mais alternativas, como venda pelo site, pelas redes sociais, por marketplaces e outros.

4- Conheça as diferentes alternativas do marketing digital

Existem inúmeras estratégias de marketing digital disponíveis. Conhecê-las é fundamental para vender mais pela internet. 

Você pode investir em anúncios nas redes sociais ou no Google, fazer remarketing (captando de volta o usuário que se interessou pelo seu produto, mas não finalizou a compra), usar técnicas de inbound marketing (para atrair e se relacionar com possíveis clientes, educando o consumidor e desenvolvendo uma relação com ele), entre outros.

Quanto mais você conhecer sobre o assunto, mais fácil será pensar nas estratégias que funcionem melhor para seus objetivos e para a realidade da sua empresa.

Como vender mais no Instagram

Não sabe como vender mais no Instagram? Separamos mais algumas dicas para lhe ajudar:

·         crie conteúdos educativos, inspiradores e que entretenham e engajem seus seguidores;

·         crie vídeos sobre seus produtos e serviços;

·         use hashtags;

·         use os stories para fazer enquetes e entender melhor o seu público e que tipo de conteúdo essas pessoas desejam;

·         tenha frequência nas postagens, criando um calendário editorial;

·         ofereça dicas aos seus seguidores;

·         crie competições e sorteios que visem engajar os seguidores e expandir o conhecimento da sua marca;

·         crie chamadas para ações, direcionando os usuários para tomarem uma ação estratégica;

·         descubra formadores de opinião estratégicos para seu nicho;

·         fique de olho na concorrência.

Depois de todas essas ideias, você já sabe como vender mais e melhor? Venha conversar conosco e saiba como podemos ajudá-lo a expandir seus resultados!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.