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Como vender mais pelo WhatsApp?

Por BeeOn 21/11/2022
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Um dos aplicativos favoritos dos brasileiros, o WhatsApp, é uma ferramenta que pode ser usada nas vendas. Por isso, não há como evitar pensar em como vender mais pelo WhatsApp. 

Se você pensa em como vender mais pelo WhatsApp, mas não tem as habilidades e/ou o tempo necessário para construir um site, o aplicativo é o canal que pode ajudá-lo a alcançar seus clientes imediatamente, sem nenhum custo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens diretas mais usado no mundo; cerca de 1,3 bilhão de pessoas o usam para se comunicar diariamente com amigos e familiares, passando mais tempo conversando do que em seus perfis do Facebook ou Instagram.

Por isso, apesar de o WhatsApp não ter nascido como ferramenta de marketing, as empresas podem utilizar esse canal para vender seus produtos e/ou serviços. 

Considerando as oportunidades de marketing e de divulgação que o WhatsApp oferece, existem várias, incluindo a venda de produtos de moda feminina, por exemplo. 

Então, vamos entender como e o que você pode fazer com o marketing do WhatsApp.

Como começar a vender mais pelo WhatsApp?

Aqui está um breve resumo dos passos que você deve seguir para vender mais pelo WhatsApp:

  • Baixe o aplicativo WhatsApp Business

  • Crie uma página de negócios

  • Defina horários de funcionamento, mensagens de boas-vindas e descrição do negócio

  • Baixe o WhatsApp Web 

  • Anuncie online e offline a presença da sua empresa no WhatsApp

  • Gerencie os chats recebidos e comece a vender

Baixe o aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente na Play Store e nasceu visando ajudar as empresas a criarem um perfil comercial no app. 

Sua funcionalidade e interface de usuário são muito semelhantes à versão tradicional do aplicativo.

Crie uma página de negócios

Após baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone, você terá que criar seu perfil comercial. 

É importante observar que você não pode usar o mesmo número de telefone que já usa para o WhatsApp e precisará comprar um novo um que será dedicado especificamente ao seu negócio.

Assim que o aplicativo estiver aberto, você será solicitado a verificar seu número de telefone, escolher o nome da sua empresa (não podendo ser alterado posteriormente) e configurar uma foto de perfil.

Para alterar seu perfil comercial do WhatsApp, você precisará:

1) Abrir o WhatsApp Business> clique no botão Menu> Configurações> Configurações da empresa> Perfil

2) Clique em “Editar” no canto superior direito

3) Edite os campos e salve as alterações

Defina os horários de funcionamento, mensagens de boas-vindas e descrição do negócio

Esta seção de configurações é uma das principais diferenças que você notará em relação ao aplicativo tradicional. A partir daqui você pode configurar:

1) Horário de funcionamento da sua empresa

2) Uma mensagem de boas-vindas que será enviada assim que a primeira mensagem do cliente for recebida

3) Mensagem de ausência, enviada quando contactado fora do horário de funcionamento

4) Respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas frequentes de seus usuários

Baixe o WhatsApp Web 

Nesta fase você terá que decidir qual ferramenta usar para gerenciar seus chats.

Se você está começando, espera um baixo volume de mensagens e está sozinho no gerenciamento dos bate-papos, pode escolher o WhatsApp Web, a interface da área de trabalho que permite responder aos bate-papos do seu PC.

Anuncie online e offline a presença da sua empresa no WhatsApp

Neste ponto, você terá que garantir que os clientes o encontrem. 

Na verdade, no WhatsApp você não tem a possibilidade de ser pesquisado por nome ou localização; você terá que fornecer seu número de telefone para seus clientes para permitir que eles entrem em contato com você.

Você pode fazer isso em sua loja física, imprimindo o número em sua placa ou em seus recibos. 

De forma on-line, você pode usar o WhatsApp Ads, sua conta do Google MyBusiness, em sua página do Facebook ou em seu site por meio de um widget de clique para conversar para vender mais pelo WhatsApp.

Para os mais experientes em tecnologia, você pode até promover sua empresa com anúncios que levam o usuário a iniciar um bate-papo diretamente com você.

Gerencie os chats recebidos e comece a vender mais pelo WhatsApp

Após seguir essas etapas, você pode finalmente começar a conversar com seus usuários e vender seus produtos e serviços.

Agora é a sua vez: com base na natureza dos seus produtos e serviços, você pode usar esse canal de comunicação para orientar seus contatos na compra e, porque não, apoiá-los na fase de pós-venda.

Por que optar por usar o WhatsApp como meio de comunicação?

O WhatsApp permitirá que você alcance seus usuários onde quer que estejam e estabeleça um relacionamento pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e estará propenso a comprar de você no futuro.

Além disso, como você viu, usar essa ferramenta para apoiar seus clientes durante a fase de compra é simples e basicamente gratuito.

Se você gostou deste guia e gostaria de saber mais sobre como usar o WhatsApp e outros grandes aplicativos de mensagens diretas para expandir seus negócios, você pode dar uma olhada em nosso blog.

A extensão que pode mudar o jogo do seu negócio 

A RD Station é uma poderosa ferramenta de automação de marketing, que contém em um só lugar, recursos para criar uma estratégia eficiente de marketing, sendo ela eficiente e produtiva. 

A ferramenta tem funcionalidades que visam atrair, converter e se relacionar com seu público alvo, permitindo uma análise completa dos resultados das ações realizadas, como, por exemplo, vender mais pelo WhatsApp e as campanhas feitas dentro da plataforma. 

A plataforma que possui várias funcionalidades, permite: 

  • Organizar, planejar e executar uma estratégia para atrair visitantes qualificados para sua empresa. 

  • Aumentar conversão de visitantes para clientes e boas oportunidades de negócio 

  • Construir um relacionamento com o cliente durante sua jornada de compra 

  • Identificar e fechar novas vendas

  • Promover dados para a análise de resultados, permitindo a otimização dos processos de marketing e de vendas. 

A extensão da RD Station é uma das principais ferramentas de automação que podem te auxiliar nas estratégias de vendas. 

Ter esse ativo na sua empresa significa mais profissionalismo e resultados ainda melhores, permitindo ações que visam alcançar seus objetivos de forma mais simples. 

A BeeOn hoje conta com a extensão da RD Station e pode te auxiliar com seus objetivos, analisando as métricas, entendendo seus resultados e trabalhando para fazer seu negócio crescer ainda mais. 

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