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Como vender no Tik Tok: como usar a plataforma ampliar o seu negócio

Por Irine Bueno 08/11/2023
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O TikTok e todo o seu sucesso já não é mais novidade para ninguém, afinal, a plataforma já está há algum tempo entre as redes sociais mais utilizadas no mundo. Mas e você, que possui o seu próprio negócio, já está por dentro das estratégias de como vender no TikTok? 


O sucesso do aplicativo faz com que milhares de pessoas passem grande parte de seus dias navegando pelos conteúdos disponíveis. No Brasil, por exemplo, o TikTok usufrui de um ótimo engajamento já que 81% dos usuários brasileiros dizem acessar a plataforma pelo menos uma vez ao dia, segundo a Opinion Box


Nesse sentido, quem empreende e está de olho nas tendências digitais já deve ter avistado as grandes oportunidades de faturamento dentro do App. 


Por isso, se você quer aproveitar para colocar a sua marca na vitrine mais famosa dos últimos tempos e da forma correta, então você está no lugar certo! Confira o conteúdo completo a seguir e saiba como vender no Tik Tok. 

Porque a rede social se tornou uma boa plataforma de vendas?

O Tik Tok e o estilo de vídeos que encontramos na plataforma já existiam antes mesmo de seu grande sucesso, isso porque seus antecessores, Vine e Musically, que também causaram burburinhos em suas épocas, seguiam essa mesma linha criativa. 


A diferença entre o Tik Tok e os demais, é que o novo aplicativo teve ao seu favor os tempos de quarentena pela pandemia da Covid-19, onde ultrapassou 2 bilhões de downloads nas lojas de aplicativos, ainda no início de 2020. 


Nesse período, a rede social apareceu com a missão de ser uma distração para a situação, trazendo um novo espaço livre para a criatividade, permitindo a criação e compartilhamento de vídeos curtos em diversos formatos, seja para humor, moda, culinária, etc. 


Mas além dessa importante porta de entrada, o que prende tanto a atenção do usuário está na união entre os vídeos curtos e o algoritmo do App, que funciona com base na indicação de que a experiência foi positiva, por meio de likes ou compartilhamento, fazendo com que o resto do conteúdo que chega até o usuário seja parecido. 


Mesmo quando um vídeo específico não agrada, existe a chance que o próximo seja engraçado, fofo, ou curioso, fazendo com que o usuário se sinta encorajado a assistir outro e assim por diante. Essa expectativa é um dos elementos que pode levar ao vício. 


Nesse contexto, podemos considerar que tanto o número de usuários quanto de criadores de conteúdo na plataforma são gigantescos, o que recentemente abriu novas portas para outros diferentes tipos de conteúdos, como vídeos de unboxings de pacotes, compras, resenhas de produtos, entre outros. 


Como resultado, esse tipo de conteúdo costuma despertar o interesse de outras pessoas em algum produto que está sendo mostrado no vídeo, fazendo com que elas comprem o produto por causa do TikTok.


Ou seja, além das características fundamentais que a plataforma oferece como o alcance global e altos níveis de engajamento, agora o aplicativo também possui um grande poder de influência sobre a decisão de compra dos usuários, algo que poderá ajudar o seu e-commerce a crescer mais rápido. 

O que fazer pra vender no TikTok?

Agora que você já sabe mais sobre a capacidade de alcance e influência da plataforma, chegou  a hora de falar sobre o assunto que você tanto quer saber: como vender no TikTok. 


Para isso, confira o passo a passo com dicas essenciais para colocar o rosto da sua marca nesse ambiente. 

Marque presença

Assim como qualquer outra rede social, vender no TikTok também irá exigir que a sua marca tenha no plano de marketing as principais estratégias para a plataforma. 


Por isso, antes de lançar algum produto ou colocar em ação alguma outra grande estratégia, é importante que você esteja marcando sua presença na plataforma. Aproveite para lançar pequenos “spoilers” ou participar de trends que engajam o público da rede social.

Aproveite as tendências 

Grande parte das tendências atuais estão surgindo no TikTok e se espalhando para outras plataformas. 


Por isso, é importante estar atento e saber identificar uma nova tendência, seja ela uma música, coreografia ou ação, e analisar qual a melhor forma de adaptá-la à realidade do seu negócio.


Ou seja, aqui vale a pena ousar na criatividade e pensar como um criador de conteúdo e não agir necessariamente como uma empresa ou produto. 

Seja constante em suas publicações  

Após criar o seu perfil, não adianta tentar reproduzir apenas uma tendência ou outra, pois, assim como qualquer outra rede social, a constância das publicações será uma grande aliada ao seu crescimento. 


Se possível, publique conteúdos de três a quatro vezes por semana, explorando as diferentes trends e outras possibilidades de edição. Mas, se esse volume for intenso para a rotina da sua empresa, você pode começar com menos publicações. 

Exponha o seu produto

De que adianta conquistar um alto volume de visualizações no seu perfil, se os visitantes não sabem sobre o que se trata o seu produto.


Para isso, um tipo de conteúdo que já é comum na plataforma e pode ser interessante para a sua marca são vídeos de unboxing, onde uma pessoa mostra o processo de abertura e apresentação de um produto novo, mostrando detalhes, demonstrando o uso prático e incentivando a interação.

Compartilhe links na descrição

Outra dica importante que pode ajudar no aumento das vendas no Tik Tok, é utilizar links na descrição do seu perfil que encaminham para a sua loja virtual ou para algum produto específico, facilitando a forma como os visitantes irão encontrar a sua marca.


Porém, é importante saber que apenas perfis com mais de 1 mil seguidores podem colocar links na descrição. Mas a boa notícia é que esse não é um número necessariamente difícil de atingir, principalmente se você seguiu as dicas que demos ao longo deste artigo. 

Anuncie com o Tik Tok Ads

Assim como a maioria das redes sociais, o Tik Tok também possui seu serviço de anúncios pagos na plataforma, conhecido como Tik Tok Ads.


Com essa ferramenta, é possível criar campanhas para alcançar o público que acessa o aplicativo de forma mais eficiente, podendo segmentá-las com filtros demográficos e comportamentais. 


Quer saber como anunciar no tiktok? Confira esse conteúdo completo. 

Conclusão

Nesse artigo, foi possível entender a forma como o Tik Tok alcançou tantos usuários e como essa plataforma pode ser importante para uma marca.


Com o grande número de pessoas dentro deste aplicativo, de diferentes gerações, gênero e região, a plataforma se torna um ótimo local não só para dar visibilidade a uma marca ou produto, como também será uma ferramenta ideal para intensificar as suas vendas. 


Se você gostou desse conteúdo e achou que as dicas acima irão fazer a diferença para o seu negócio daqui em diante, então não deixe de acessar o nosso blog e conferir outros conteúdos completos que irão ajudar no seu desenvolvimento. 


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