logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Consultoria para e-commerce: como a estratégia pode ajudar a sua loja virtual!

Por Beeon 17/01/2023
Compartilhe

A consultoria para e-commerce é uma ótima maneira de destacar a sua loja virtual, aumentando as visitas ao seu site e, claro, as vendas.

O consultor é capaz de oferecer uma visão global, ajudando em diferentes questões, desde as estratégias gerais de venda até as pontuais, como a atração de tráfego.

Esse, inclusive, é um ponto sensível para a maioria dos e-commerces. De acordo com o Relatório da Conversion, a principal forma de entrada dos usuários nas lojas virtuais é pelo tráfego direto. Ou seja, as pessoas que digitam o endereço diretamente no navegador. Em segundo lugar está a busca orgânica e , em terceiro, a busca paga. 

Para aumentar o tráfego em todas essas formas, uma boa estratégia de marketing é essencial, divulgando o seu negócio para as pessoas certas.

Ficou interessado? Continue lendo e entenda como a consultoria para e-commerce pode ajudar a sua loja virtual a alcançar os resultados esperados!

O que é uma consultoria de e-commerce?

A consultoria de e-commerce é um serviço que ajudará a otimizar o seu negócio virtual. O consultor é um especialista do setor e fará análises na sua loja virtual, indicando melhorias e estratégias que ajudem a alcançar os objetivos do negócio.

Assim, o especialista conseguirá propor soluções e estratégias efetivas capazes de, realmente, resolver alguns problemas que seu e-commerce pode apresentar e  auxiliar o gestor na tomada de decisões.

Quais as vantagens da consultoria para sua loja virtual?

A principal vantagem da consultoria para e-commerce é o fato de ela ser personalizada. 

Um especialista em marketing digital será capaz de analisar de forma neutra e imparcial o seu negócio online e, dessa forma, propor soluções personalizadas, de acordo com as características da sua empresa, mercado e loja virtual.

Ele oferecerá “atalhos” e “hacks” que ajudem no crescimento sustentável do e-commerce, sempre focando na experiência do usuário e nas melhores práticas do setor.

O consultor pode prestar serviços mais técnicos, como otimização de site, até mais amplos, como auxílio na precificação, definição dos canais de divulgação, melhores estratégias de marketing digital etc.

Assim, as vantagens que um serviço desse tipo oferece são inúmeras, como:

  • Otimização dos investimentos e dos recursos, investindo em ações com bom ROI para o seu segmento e o tipo de negócio virtual que você tem;

  • Criação de estratégias globais, que integrem diferentes canais e foquem nos diferenciais da sua marca e dos seus produtos e serviços;

  • Embasamento em resultados (e não em “achismos” que podem trazer prejuízos financeiros e à reputação da sua marca);

  • Aumento da captação de leads;

  • Aumento das receitas;

  • Fortalecimento da identidade de marca;

  • Melhora na experiência dos clientes;

  • Melhora nas taxas de conversão;

  • Entre outros.

Como funciona o serviço de um consultor de e-commerce?

O consultor de e-commerce fará uma orientação personalizada para a sua empresa. Por isso, os serviços podem variar, de acordo com as características e necessidades do seu negócio.

Tudo deve começar com um bom diagnóstico, quando o profissional ou o time irá analisar o seu e-commerce, o setor em que ele atua, a força da sua marca e outras questões.

A partir daí, ele poderá propor soluções ou serviços para os problemas identificados e também para as metas que a sua organização possui. 

Conheça alguns dos pontos que podem ser tratados em uma consultoria e-commerce.

Branding e Identidade Visual

O consultor é capaz de criar ações que visem  fortalecer a sua marca, fazendo com que mais pessoas conheçam e lembrem da sua empresa e, assim, procurem pelo seu negócio diretamente quando pensarem em comprar produtos ou serviços que você vende.

Mapeamento do produto estrela

O produto estrela é o principal  produto do seu e-commerce. Ele é capaz de atrair consumidores e de alavancar a venda de outros itens, sendo um produto que sempre terá procura e pelo qual o seu negócio é reconhecido.

Muitas vezes, os negócios online investem em produtos que estão em alta no momento, mas que não conseguirão manter as vendas no longo prazo, tornando a empresa insustentável.

Assim, entender qual é o seu principal produto é fundamental para desenhar todas as outras estratégias e ações.

Estratégias para os diferentes canais de venda

Ao mapear e definir a sua persona (ou personas), o consultor poderá criar estratégias distintas para aplicativos, marketplaces, redes sociais, venda por e-mail marketing ou whatsapp, entre outras opções além da sua loja virtual.

Ampliar e otimizar os canais de venda é, sem dúvidas, uma forma de atender melhor seus clientes e de aumentar as suas vendas. Porém, isso deve ser feito de forma estratégica, entendendo qual canal deve ter maior e menor investimento e como fazer a divulgação e a gestão dessas plataformas.

Definição de estratégias de Inbound e Marketing de Conteúdo

Essas duas estratégias são pilares importantes na obtenção de tráfego orgânico e também no trabalho de branding, fortalecendo a identidade da sua marca e o reconhecimento dela entre os públicos de interesse.

Para isso, é preciso mapear as personas, as palavras-chaves, o funil de vendas e muitas outras questões, definindo as plataformas de conteúdo e as ações em cada uma delas.

Melhoria na performance 

O consultor é capaz de auxiliar na melhoria da performance do e-commerce e dos demais canais de vendas, como marketplaces

São inúmeras as estratégias e alterações que ele pode propor, como alterações nas descrições dos produtos, inclusão de fotos e vídeos, modificação do check out, escolha dos marketplaces de maior potencial para o seu nicho, definição de quais produtos serão vendidos em quais canais de vendas etc.

Consultoria Técnica

O consultor também pode atuar na parte técnica do seu e-commerce. Por exemplo, nas melhorias de SEO in e off page, inclusão do site no Google, aumento da velocidade, escolha do servidor, escolha da plataforma de e-commerce e outros pontos técnicos que influenciam na experiência do consumidor com a sua loja virtual.

Criação de campanhas

As campanhas são muito importantes para os e-commerces, atraindo a atenção do público certo. Os anúncios podem ser feitos no Google, nas redes sociais e em outras plataformas.

O consultor ajudará a definir quais canais são mais e menos interessantes, as principais palavras-chaves, otimizações técnicas dos anúncios, entre outros. 

É possível tanto criar campanhas gerais, para divulgação e fortalecimento da sua marca, como ações específicas, por exemplo para a Black Friday.

Integração do físico e online

Se, além do e-commerce, você tem uma loja física, o consultor pode ajudar com estoque, vendas omnichannel e definição de uma marca única e integrada, oferecendo uma excelente experiência aos seus consumidores e destacando o seu negócio.

Gestão do negócio

O consultor  também pode ajudar em partes práticas relacionadas à gestão da sua empresa, como precificação, política de frete, gestão de notas e contabilidade, entre outros pontos.

Como contratar uma consultoria de e-commerce?

Já está convencido que a consultoria de e-commerce é um parceiro importante para melhorar os resultados do seu negócio? Pois, para atingir todos esses pontos, é importante contratar uma empresa séria e responsável. 

Alguns dos pontos que você deve analisar, ao contratar o consultor, são:

  • Conhecimento de mercado;

  • Conhecimento técnico da equipe;

  • Cases e resultados trazidos para outras empresas;

  • Expertise na sua área de atuação;

  • Serviços que oferece;

  • Dados reais de melhora de vendas ou de aumento de tráfego;

  • Formas de contratação;

  • Entre outros.

Uma boa empresa, certamente, terá dados reais para lhe mostrar, como cases de sucesso atingidos com outros clientes e uma equipe de profissionais técnica e com bastante experiência.

A BeeOn é a parceira ideal para fazer o seu negócio digital alavancar. Somos uma agência de marketing digital focada no aumento das vendas e promoção de empresas na internet, por meio de uma gestão inteligente, personalizada e estratégia de negócios, com um marketing digital de alto impacto.

Agora que você já sabe como funciona uma consultoria para e-commerce, que tal dar esse importante passo para o seu negócio digital? Faça um diagnóstico gratuito e descubra como vender mais usando a internet!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade