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Conteúdo Topo de Funil: quais são e como usar na estratégia de marketing?

Por João Victor 04/07/2023
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Se você se interessa por marketing digital, em algum momento, deve ter se esbarrado no termo topo de funil.

 

Também conhecido como ToFu, ele se refere ao primeiro estágio do funil de vendas. Ou seja, trata-se da etapa em que o cliente toma consciência que possui uma necessidade, mas ainda não sabe qual é o seu problema e nem como chegar a uma solução.

 

Como os usuários não conseguem identificar com clareza a sua dor, embora tenham uma, esse é o momento de produzir conteúdos educativos, trazer respostas e mostrar que eles têm um problema.

 

Quer saber como criar conteúdo para o topo de funil e como usá-lo em sua estratégia de marketing? Preparamos este conteúdo completo para que você fique por dentro do assunto. Então, continue conosco e aproveite as dicas!

 

O que é o topo de funil?

Conforme você viu, o topo de funil está associado ao despertar do cliente para um problema.

 

Sabe aquele momento em que vira uma chave e você percebe que tem uma necessidade que precisa ser atendida, no entanto, não sabe exatamente do que precisa? É isso!

 

Por exemplo, você sente que precisa melhorar a sua presença digital na internet, mas ainda não está claro o que deve ser feito.

 

Em horas como essa, é comum que queira se informar e acabe pesquisando sobre o que é e como funciona o marketing digital.

 

Por isso mesmo, os conteúdos informativos, que possuem um tom didático, fazem todo sentido para essa fase do funil, atraindo visitantes para os canais da sua empresa e educando eles para que se transformem em clientes.

 

Como criar conteúdo para o topo de funil?

Como o topo de funil é o primeiro contato de um cliente em potencial com uma empresa, o mais indicado é criar conteúdos de fácil entendimento, com uma linguagem simples, acessível e sobre temas mais generalizados.

 

Também é importante ter claro que o principal objetivo dessa fase é atrair os usuários para os canais de comunicação do seu negócio, mais do que fechar uma venda.

 

Portanto, não hesite em compartilhar informações úteis, já que esse tipo de material pode alimentar o interesse de possíveis consumidores pelo seu segmento de mercado.

 

Se o foco do topo de funil não é vender, deixe para falar sobre os benefícios do seu produto, do seu serviço ou da sua empresa em outro momento.

 

Explore diferentes formatos de conteúdo

Pensando em uma forma de ajudá-lo a criar o conteúdo certo para essa etapa de funil, separamos algumas dicas para você.

 

Redes sociais

Cada vez mais, temos visto como as redes sociais podem ser consideradas excelentes canais para estreitar relacionamentos.

 

Por meio delas, você consegue estabelecer um diálogo mais íntimo com os seus consumidores, principalmente, pela facilidade de interagir diretamente com a empresa, seja através de comentários em uma postagem, marcações ou até mesmo via DM.

 

Nesses ambientes, os usuários buscam por conteúdos mais fáceis de serem consumidos, isto é, mais curtos e rápidos. 


Por isso, começar o diálogo com o seu público-alvo pelas redes sociais é uma ótima forma de despertar o interesse deles e levá-los para o seu site.

 

Artigos para blog

Com certeza, produzir artigos para blog deve ser uma estratégia explorada pela sua empresa em toda oportunidade. Esse tipo de conteúdo pode ajudar os usuários em todos os estágios da jornada de compra.  

 

Por se tratar do topo de funil, algumas dicas de conteúdos são:

 

  • Lista de possíveis erros e o que não fazer;

  • Explicar um conceito ligado ao seu segmento;

  • Falar sobre uma das dores de seu cliente em potencial.

 

Newsletters

Geralmente, as newsletters trabalham com temas que interessam todo o funil de vendas, visto que são enviadas para toda a base de contatos.

 

Podemos dizer que elas são uma aposta bastante interessante para quem também deseja atingir o topo de funil, ainda mais se considerarmos a sua diversidade de assuntos.

 

e-Books

Disponibilizar e-books gratuitos sobre assuntos relacionados à sua área de atuação é uma ótima estratégia para as empresas que querem captar leads.

 

Embora a produção desse tipo de conteúdo necessite de mais esforço e cuidado, os usuários se sentem mais confortáveis em preencher o campo do e-mail e outros dados adicionais em um formulário em troca dele.

 

Para atingir o público que está nesse estágio do funil, o seu e-book pode ser um guia básico ou um compilado de dicas sobre um determinado assunto.

 

Como não errar ao criar conteúdo para topo de funil?

Por ser o primeiro contato do público com o seu conteúdo, aconselhamos que foque em temas mais simples e evite assuntos complexos.

 

Também vale a pena incorporar links ao longo dos artigos do seu blog, levando o usuário para outros textos que possam interessá-lo. Além de encurtar o caminho até conteúdos semelhantes, essa é uma estratégia importante de marketing digital e de SEO.


Depois de chegar até aqui, deve ter percebido que o topo de funil é a etapa em que você educa clientes em potencial, por isso, não tenha medo de transmitir informações de um jeito bastante didático.


O que acha de aumentar os seus conhecimentos sobre marketing digital e aprender como vender mais através do e-mail marketing? Aproveite o conteúdo que preparamos! 




 

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